[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Pessoas, queria saber a opinião de vocês sobre qual é o roteador 4g com saída LAN com melhor custo benefício disponível no Brasil ou importando.

Quero conectar meus dispositivos na praia, mas como não vou com frequência, acho um desperdício assinar um plano só pra lá. Só que rotear pelo telefone tem sido bem ruim, me prende o aparelho e o alcance é bem limitado. Pensei num aparelho dedicado usando um chip pré-pago pra colocar no roteador.

Pessoas, queria saber a opinião de vocês sobre qual é o roteador 4g com saída LAN com melhor custo benefício disponível no Brasil ou importando.

Quero conectar meus dispositivos na praia, mas como não vou com frequência, acho um desperdício assinar um plano só pra lá. Só que rotear pelo telefone tem sido bem ruim, me prende o aparelho e o alcance é bem limitado. Pensei num aparelho dedicado usando um chip pré-pago pra colocar no roteador.
Usei um ZTE MF253V 4G e achei um bom custo-benefício. Gostaria de um 5G mas os preços ainda estão proibitivos.

Eu indicaria o GX 3000 da Intelbras, pois já ficaria pronto para uso futuro em 5G.

Amigos, considerando que os pré-pagos hoje estão nivelados em 30 reais em todas as operadoras, qual delas está com melhor custo/benefício? Preciso comprar dois chips para minhas filhas, pois elas estão usando os números meu e da minha mulher para WhatsApp. Estes números são de Porto Alegre, sendo o meu mais antigo que tenho desde 2004 e pretendo mantê-lo visando um retorno ao RS em breve. Estou na região da Penha, zona leste de São Paulo.

Aliás, que sacrifício para conseguir um chip novo mantendo o mesmo número! Pelo fato de ser DDD 51 tentando reaver o chip em São Paulo e ainda sendo pré-pago, só consegui na 7ª loja própria da TIM que fui atendido com mais boa vontade. Pré-pago é pior que leproso para eles.
O antigo Claro Flex é bom

TIM lançou hoje no spectrum um monte de refarm da b3/7/28 pro NR, mas somente NSA em várias cidades pequenas pelo br.

Pelo visto 2025 vai ser o ano dos refarms na azulzinha.
Me lembro que em 2018 ela chegou a fazer um monte de refarm de 3G para 4G , naquela estratégia agressiva de levar o 4G para mais municípios.

Talvez ela queira fazer o mesmo no 5G , a ver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E ainda tem que ter o (E) Sim card específico para tal.
Lembrando que para iPhone o eSIM 5G SA não é compatível.

Me lembro que em 2018 ela chegou a fazer um monte de refarm de 3G para 4G , naquela estratégia agressiva de levar o 4G para mais municípios.

Talvez ela queira fazer o mesmo no 5G , a ver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Lembrando que para iPhone o eSIM 5G SA não é compatível.
Aconteceu no estado de sp, mas lembro de ser em 2016, ela refarmou as erbs com 1800 no 2g pro 4g numa tacada só, era época que nem volte tinha.

Aconteceu no estado de sp, mas lembro de ser em 2016, ela refarmou as erbs com 1800 no 2g pro 4g numa tacada só, era época que nem volte tinha.
Sim, me lembro disso.

Minha cidade natal, no sul do RJ, recebeu uma ERB dessa forma, em novembro de 2015 em 1800 2G pro 4G.

Uma cidade de 10 mil habitantes em 2015 recebendo 4G através do refarm.

Estou curioso para ver como será no 5G.

No seu iPhone, você usa a opção 5G Automático ou 5G Ativado?

No iPhone não tem como forçar apenas o NR, como nos androids, então o ideal é usar o 5G Ativado. Eu uso assim, e no meu TIM, ele preferencialmente fica em SA. Só percebo que está no NSA quando recebo ou realizo ligações.

No meu Vivo Easy linha de backup a mesma coisa, ele fica no SA com o 5G ativado.

Mas uma “falha” que notei no iPhone é a seguinte. Na minha linha da TIM que é a minha principal, eu deixo ele em 5G ativado e ele fica sempre em SA, até com o WiFi ligado, percebo isso vendo o FTM. Se eu ligo o Voz WiFi (na TIM não tem o serviço, mas ele deixa ativar), ele fica em NSA, quando estou no WiFi. Então, como não tenho o serviço na TIM, eu deixo o VoWiFi desativado e estou sempre em Standalone.

Na minha linha Vivo Easy que eu tenho o Voz WiFi, acontece o mesmo. No wifi ligado ele fica em NSA, quando utilizo os dados da rede 5G , ele migra pro SA e fica.

Creio eu que possa ser algum gerenciamento do iPhone pra “economizar” energia. Porém, noto que com o SA ligado, eu passei mais duração de bateria do que no NSA.
Isso mesmo! Fiz um teste de velocidade no app Fast.com e na mesma hora ele ativou o 5G SA. Então acredito que existe esse gerenciamento pra economizar bateria. Estou tranquilo com isso pois não tenho tido nenhum problema de lentidão com qualquer rede que seja (5G SA ou 5G NSA), então tá tudo bem.

IHS instala infraestrutura 5G na estação Campo Belo do metrô de SP​

A Vivo vai usar a infra.
A Vivo é a que menos oferece conectividade subterrânea. Falo isso porque noto boa parte do tempo ela com 3G cheio ou sem sinal. Interessante que se ofereça conectividade subterrânea pois isso pode ser um fator decisivo na hora de escolher uma operadora.

"O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), aplicou multa de R$ 2.278.924,94 contra a operadora TIM S/A. A penalidade foi imposta após a análise de diversas reclamações de consumidores, que denunciaram a prática indevida de marketing direto ativo, em desacordo com a legislação estadual."

No Reclame Aqui há diversos casos de clientes que recebem mil mensagens e ligações por dia com propagandas da TIM.

Tenho um número secundário cadastrado no Não Me Perturbe, já reclamei na Anatel e no Consumidor.gov, mas os SMS com "ofertas" nunca param. O que percebi é que são revendas que agem dessa forma e não apenas a TIM diretamente.

A Vivo é a que menos oferece conectividade subterrânea. Falo isso porque noto boa parte do tempo ela com 3G cheio ou sem sinal. Interessante que se ofereça conectividade subterrânea pois isso pode ser um fator decisivo na hora de escolher uma operadora.
No caso da Linha 5- Lilás a cobertura é horrível de todas . Que bom que a Vivo vai usar a infraestrutura da IHS.

Na sexta eu fui em Moema e da estação Santa Cruz até a estação Eucaliptos não tenho sinal nenhum, nem da TIM nem da Vivo.

No caso da Linha 5- Lilás a cobertura é horrível de todas . Que bom que a Vivo vai usar a infraestrutura da IHS.

Na sexta eu fui em Moema e da estação Santa Cruz até a estação Eucaliptos não tenho sinal nenhum, nem da TIM nem da Vivo.
Na época da instalação da infraestrutura de celular nas linhas, cada operadora ficou com uma linha e deveria compartilhar a infra com as outras. A linha 5 ficou de fora, pois à época ela só ia até o Largo Treze e era totalmente aberta. Em 2017 e 2018 quando foi crescendo até chegar na Chácara Klabin, eu imagino que o Metrô não quis firmar contrato para instalar infra em uma linha que em breve iria ser operada por outra empresa. E a Via Mobilidade está há seis anos fingindo que não é com ela.

TIM lançou hoje no spectrum um monte de refarm da b3/7/28 pro NR, mas somente NSA em várias cidades pequenas pelo br.

Pelo visto 2025 vai ser o ano dos refarms na azulzinha.
Isso é para enganar os clientes dizendo (e com ícone 5G) que está expandindo 5G, pois o desempenho vai ser pífio pelo tamanho dos blocos de frequências usadas.

Na época da instalação da infraestrutura de celular nas linhas, cada operadora ficou com uma linha e deveria compartilhar a infra com as outras. A linha 5 ficou de fora, pois à época ela só ia até o Largo Treze e era totalmente aberta. Em 2017 e 2018 quando foi crescendo até chegar na Chácara Klabin, eu imagino que o Metrô não quis firmar contrato para instalar infra em uma linha que em breve iria ser operada por outra empresa. E a Via Mobilidade está há seis anos fingindo que não é com ela.
Saudades da Nextel. Lembro de conseguir fazer chamada pelo WhatsApp na linha amarela sem grandes problemas. Hoje a Claro tomou conta da frequência/sinal dela e obviamente não fornece as mesmas possibilidades até pela quantidade de clientes que ela tem em comparação ao que a Nextel possuía. Mas acredito que essa infraestrutura que um dia foi da Nextel ajuda a Claro a oferecer mais capacidade e assim oferecer uma melhor conectividade subterrânea. A Vivo parece ser a que menos se importa com essa conectividade, já que essa conectividade com a lilás é algo bem específico e que nas demais seu sinal é bem limitado.

Aliás, me parece que a "área de sombra" entre Santa Cruz e Vila Mariana surgiu após a chegada da linha 5 em Santa Cruz. Interessante vocês elogiarem a Claro na Linha 1, pois eu trabalho no Metrô e atualmente estou baseado na estação Vila Mariana. Meu celular Claro fica eternamente no 3G e leva meia hora para enviar um WhatsApp. O Metrô fornece celulares corporativos com chip Vivo para alguns funcionários. Eu preciso rotear a internet do celular corporativo para poder mandar uma mensagem do meu celular pessoal. Então, na minha experiência no trecho Santa Cruz-Vila Mariana, Vivo e Tim > Claro.

Existe um plano pré da Vivo "escondido", pois ela não divulga, que custa R$ 20 por mês com ligações ilimitadas, 4 GB de franquia de internet e WhatsApp ilimitado. Para quem passa o dia no Wi-Fi, usa pouco, etc., é uma opção barata.

Só enviar um SMS escrito VTMENSAL para 9003 (a linha já precisa ser pré).
Eu uso esse de 20,00 na vivo. Pra mim é o melhor custo beneficio e me atende perfeitamente. Como uso pouco os dados moveis, os 4g de franquia dá e ainda sobra kkkk. Seria interessante as demais operadoras liberarem planos com menor quantidade de internet a um menor custo. O meu tim por exemplo, precisaria por 45,00/mes pra ter ligações e dados móveis por 30 dias, sendo que as vezes não chego a usar nem 2gb.
A uns dias atrás procurei esse plano pelo APP e ja não encontrei mais creio que desativaram. Na época que encontrei realmente ele ficava bem nas entocas do app, bem dificil de encontrar rsrs

@VCTGomes Ontem à noite, assim que vi a postagem, fui conferir. A conversão do chip físico para eSIM em um S23 Plus foi feita de forma muito simples. Fiquei impressionado com a praticidade.

A linha é pré e o VoLTE e o Voz Wi-Fi também subiriam na hora. Como nunca solicitei a ativação do SA, testei apenas o NSA.

Estou curioso para saber se a função de tranferir o eSIM de um Galaxy para outro também está disponível, como já existe nos iPhones.

E apenas um acréscimo de informação: agora pela manhã ao abrir o app da Vivo para iOS, meus números Easy também apareceram na opção de gerar eSIM, algo que era não era disponibilizado para as linhas Easy.

Última edição:

@VCTGomes Ontem à noite, assim que vi a postagem, fui conferir. A conversão do chip físico para eSIM em um S23 Plus foi feita de forma muito simples. Fiquei impressionado com a praticidade.

A linha é pré e o VoLTE e o Voz Wi-Fi também subiriam na hora. Como nunca solicitei a ativação do SA, testei apenas o NSA.

Estou curioso para saber se a função de tranferir o eSIM de um Galaxy para outro também está disponível, como já existe nos iPhones.

E apenas um acréscimo de informação: agora pela manhã ao abrir o app da Vivo para iOS, meus números Easy também apareceram na opção de gerar eSIM, algo que era indisponível para as linhas Easy.
O meu apareceu também.

Minha linha Easy agora aparece junto do meu plano Fibra no app Vivo e apareceu lá a opção do eSIM.

E apenas um acréscimo de informação: agora pela manhã ao abrir o app da Vivo para iOS, meus números Easy também apareceram na opção de gerar eSIM, algo que era indisponível para as linhas Easy.
Opa! Bacana demais saber q já está funcionando pra mais pessoas.

Tô bastante curioso pra saber se essa função de transferir eSIMs já está funcionando. Infelizmente ainda não tive nenhuma informação do tipo.

Users who are viewing this thread

Voltar