[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Pessoal, boa noite.

Alguém sabe se esse e-Sim da Claro, que é possível ativar pelo app, é compatível com o 5G SA deles?

Obrigado!
Não. Apenas o chip físico 5G é compatível, mas precisa assinar o plano SA pra poder ter acesso a esse chip.

PS: me refiro ao iOS.
 
Última edição:
Não. Apenas o chip físico 5G é compatível, mas precisa assinar o plano SA pra poder ter acesso a esse chip.
De acordo com a lista de aparelhos compatíveis com o 5G da Claro (https://www.claro.com.br/files/104379/x/7b73d0eac1/20240606-planilha-aparelhos-5g.pdf), ela descreve que o eSIM 5G SA está disponível para o Android por enquanto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para quem tem plano da Tim Express, seja Controle ou Pós Pago: Eles retiram os bônus sem aviso prévio e podem ou não deixar aderir ao novo bônus, pois o regulamento não é preciso.

Aconteceu comigo após a renovação do plano semana passada. Tenho o Plano Tim Controle Express L 6.0. Ele tem 6GB do plano + 20GB de Bônus Internet + 4GB de Bônus Promo. Observa que a internet base do plano é ridiculamente pequena e grande parte são "bônus".

O que aconteceu: Removeram o Bônus Promo de 4GB. Li no regulamento que poderia aderir ao Bônus Promo Black Friday, que tem 10GB. Fiz a solicitação no *144 e não consegui. Entrei em contato com o atendimento pelo chat e, depois de mais de 1 hora de enrolação, disseram que não sou elegível e que os bônus podem ser cancelados a qualquer tempo.

Depois desse novo atendimento ruim e bagunçado, estou considerando migrar de operadora após 15 anos na Tim (com o mesmo número).
Já entrou em contato com a Ouvidoria? Geralmente eles são mais preparados para resolverem isto.
 
Reclama no consumidor.gov e diz que te prometeram 100gb que eles dão. O meu, de 100gb, consegui assim, eles não deram o prometido e foram obrigados a colocar mais.

Reclama na Ouvidoria ou no consumidor.gov.

Liga na Ouvidoria primeiro, que eles te dão o bônus. A TIM é a melhor de relacionamento com o cliente em relação à retenção. Vivo e Claro são bem piores.

Não tem necessidade de migrar por causa disso.
Como mencionado logo abaixo, a Tim tem um excelente atendimento de retenção, até mesmo pelo Reclame Aqui se você for cordial e sem fazer aqueles textos agressivos.
Eu mesmo no meu último fiz uma brincadeira e a atendente ao me ligar confessou que "riu muito" ao ler a minha reclamação, pois as pessoas quase sempre são grosseiras e eles estão lá pra satisfazer o cliente e não desagradá-lo.

Resultado: 40gb por 12 meses sem nem pedir.

Como alguns colegas relataram, não cancele só por isso. Eu sei que é chato o que você passou, mas em uma Anatel você consegue até mais que 100GB. Sei porque essa semana consegui ativar tais bonificações em uma linha. Inclusive, se você quiser um igual, ele é o Tim Black A Light 6.0. Geralmente oferecido por R$ 34,99. Tem 10GB base, redes sociais ilimitadas + o bônus que você vai “chorar” e será feliz com ele ☺️

De acordo com a lista de aparelhos compatíveis com o 5G da Claro (https://www.claro.com.br/files/104379/x/7b73d0eac1/20240606-planilha-aparelhos-5g.pdf), ela descreve que o eSIM 5G SA está disponível para o Android por enquanto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já entrou em contato com a Ouvidoria? Geralmente eles são mais preparados para resolverem isto.
Conferi o plano da minha mãe no Meu Tim dela (o plano é igual ao meu, pago no meu cartão de crédito). Cancelaram TODOS os bônus. Só resta o pacote em si.

Ontem abri chamado pelo chat para o caso dela e o argumento foi o mesmo, que o bônus pode ser cancelado a qualquer tempo e as adesões seriam para migrações/novos clientes.

Vou ver se entro em contato com a ouvidoria hoje. Dependendo da resposta vou fazer a portabilidade para a Vivo. Quero um plano com pacote de dados razoável, não um ruim cheio de "bônus" que podem cortar ao bel prazer.
 
De acordo com a lista de aparelhos compatíveis com o 5G da Claro (https://www.claro.com.br/files/104379/x/7b73d0eac1/20240606-planilha-aparelhos-5g.pdf), ela descreve que o eSIM 5G SA está disponível para o Android por enquanto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já entrou em contato com a Ouvidoria? Geralmente eles são mais preparados para resolverem isto.
Ouvidoria da claro é N1 Premium, só sabem seguir procedimento em tela
 
Conferi o plano da minha mãe no Meu Tim dela (o plano é igual ao meu, pago no meu cartão de crédito). Cancelaram TODOS os bônus. Só resta o pacote em si.

Ontem abri chamado pelo chat para o caso dela e o argumento foi o mesmo, que o bônus pode ser cancelado a qualquer tempo e as adesões seriam para migrações/novos clientes.

Vou ver se entro em contato com a ouvidoria hoje. Dependendo da resposta vou fazer a portabilidade para a Vivo. Quero um plano com pacote de dados razoável, não um ruim cheio de "bônus" que podem cortar ao bel prazer.
Esses bônus costumam ter a validade de 12 meses. No caso de vocês eles cortaram antes?
 
Esses bônus costumam ter a validade de 12 meses. No caso de vocês eles cortaram antes?
Migramos pro plano Tim Controle Express L 6 em outubro.

Os bônus anuciados no site da Tim não foram ativados, tive que abrir reclamação no chat pros 2 planos (cheguei a postar aqui).

Agora, quando renovou, os bônus sumiram (no meu foi o de 4GB, o da minha mãe foi tudo, ou seja, os 24 GB). Só durou 1 mês.
 
Migramos pro plano Tim Controle Express L 6 em outubro.

Os bônus anuciados no site da Tim não foram ativados, tive que abrir reclamação no chat pros 2 planos (cheguei a postar aqui).

Agora, quando renovou, os bônus sumiram (no meu foi o de 4GB, o da minha mãe foi tudo, ou seja, os 24 GB). Só durou 1 mês.
Liga na ouvidoria.

0800 882 0041

O meu é o Tim Black A Light, mês passado o bônus de 30 GB sumiu do nada, liguei e na mesma hora ativaram novamente .
 
A Anatel adiou a chamada verificada pra 2025:

O mais curioso é esse trecho:
“Outro ponto de atenção é que os smartphones somente exibirão o selo de verificação caso estejam conectados em redes 4G ou 5G com a tecnologia VoLTE ativa. No momento, apenas TIM e Vivo oferecem a funcionalidade a todos os clientes, enquanto a Claro restringe as chamadas por 4G apenas para usuários do pós-pago, que custam mais de R$ 100 mensais na versão de entrada do portfólio.”

O engraçado nisso é que o Chamada Verificada seria comercializado por operadoras para clientes empresariais, logo, seria um incremento na receita pra própria Embratel/Claro. A Claro deveria estar levando isso como prioridade haha
 
Perguntar aqui que o povo entende: qual seria o motivo da Tim instalar uma baciada de ERB com a tecnologia WCDMA e também com a banda B5, como pode ser observado hoje em muitas cidades do interior de SP no EBRS: https://erbs.tech/news?page=1&uf=SP

edit: não sei se existe isso, mas pelo que estou vendo são erbs que já estavam instaladas. será que tá entrando no sistema renovação de estações? existe isso?

Um adendo: ao mesmo tempo em que a Tim é uma mãe pra liberar desconto e bônus em gigas, é começar a chover aqui no interior de SP que o serviço cai totalmente, impressionante isso.
Não lembro de ser assim um tempo atrás.
 
Última edição:
De acordo com a lista de aparelhos compatíveis com o 5G da Claro (https://www.claro.com.br/files/104379/x/7b73d0eac1/20240606-planilha-aparelhos-5g.pdf), ela descreve que o eSIM 5G SA está disponível para o Android por enquanto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já entrou em contato com a Ouvidoria? Geralmente eles são mais preparados para resolverem isto.
Apenas me corrigindo: esqueci de dizer que não estava disponível é apenas para o iOS.
 
Resultado da ouvidoria Tim: restabeleceram o bônus de 20GB no plano da minha mãe. O bônus de 4GB nas duas linhas ou a adesão ao bônus de 10GB da black friday, sem chance.

Tentaram empurrar o plano Black família com uns 40 reais de desconto (condicionado a fidelidade, saindo por 179,90) e o Black A Express com o mesmo desconto por 6 meses (ficaria 79,90 cada um). Recusei as duas ofertas.

Se no mês seguinte cancelarem o bônus vou fazer a portabilidade das duas linhas, deixei isso claro pra atendente.
 
Resultado da ouvidoria Tim: restabeleceram o bônus de 20GB no plano da minha mãe. O bônus de 4GB nas duas linhas ou a adesão ao bônus de 10GB da black friday, sem chance.

Tentaram empurrar o plano Black família com uns 40 reais de desconto (condicionado a fidelidade) e o Black A Express com o mesmo desconto por 6 meses. Recusei as duas ofertas.

Se no mês seguinte cancelarem o bônus vou fazer a portabilidade das duas linhas, deixei isso claro pra atendente.
Vá no consumidor.gov com esse protocolo, peça mais internet e mais desconto que eles dão numa boa lá. Tô com 115gb por 20,99.
 
Resultado da ouvidoria Tim: restabeleceram o bônus de 20GB no plano da minha mãe. O bônus de 4GB nas duas linhas ou a adesão ao bônus de 10GB da black friday, sem chance.

Tentaram empurrar o plano Black família com uns 40 reais de desconto (condicionado a fidelidade, saindo por 179,90) e o Black A Express com o mesmo desconto por 6 meses (ficaria 79,90 cada um). Recusei as duas ofertas.

Se no mês seguinte cancelarem o bônus vou fazer a portabilidade das duas linhas, deixei isso claro pra atendente.
Como aparece agora no Meu TIM esse bônus? Está como 12 meses descrito ou apenas bônus?
 
Como aparece agora no Meu TIM esse bônus? Está como 12 meses descrito ou apenas bônus?
"Promo 20GB de Internet 12M" nos dois planos. É o bônus de 12 meses. Agora os dois planos tem 26GB.

Vá no consumidor.gov com esse protocolo, peça mais internet e mais desconto que eles dão numa boa lá. Tô com 115gb por 20,99.
Vou pensar. Estou cansada de lidar com o atendimento da Tim. 7 protocolos e quase 8 horas perdidas no último mês.

Tenho até medo de que baguncem tudo novamente (2 protocolos foram para corrigir erros deles mesmos).

A Anatel adiou a chamada verificada pra 2025:

O mais curioso é esse trecho:
“Outro ponto de atenção é que os smartphones somente exibirão o selo de verificação caso estejam conectados em redes 4G ou 5G com a tecnologia VoLTE ativa. No momento, apenas TIM e Vivo oferecem a funcionalidade a todos os clientes, enquanto a Claro restringe as chamadas por 4G apenas para usuários do pós-pago, que custam mais de R$ 100 mensais na versão de entrada do portfólio.”

O engraçado nisso é que o Chamada Verificada seria comercializado por operadoras para clientes empresariais, logo, seria um incremento na receita pra própria Embratel/Claro. A Claro deveria estar levando isso como prioridade haha
Que saco. Recebo muita ligação de números aleatórios (coisa de 12 por dia). Minha lista de bloqueio está enorme.
 
"Promo 20GB de Internet 12M" nos dois planos. É o bônus de 12 meses. Agora os dois planos tem 26GB.


Vou pensar. Estou cansada de lidar com o atendimento da Tim. 7 protocolos e quase 8 horas perdidas no último mês.

Tenho até medo de que baguncem tudo novamente (2 protocolos foram para corrigir erros deles mesmos).
Esse bônus vai se manter pelos 12 meses.

Experiência própria, já passei raiva com a TIM e com a Vivo (na vivo sou cliente fibra há 6 anos, fui pós por menos de uma semana e easy de backup há 2 meses) e te digo, entre os atendimentos, o da TIM é infinitamente melhor e resolvem. Na Vivo passei muito mais raiva.

Migrei pro Vivo Total Pro, Fibra + Pós e não veio a internet toda que era oferecida, liguei pra reclamar, não funcionava VoLTE, VoWiFi, camcelei a linha.

No Vivo Easy, não funcionava o VoLTE e o 5G SA.

A TIM tem seus problemas, mas o atendimento dá de lavada na Vivo.
 
sim fiz uma dessas chamadas com o meu tim black , so achei curioso que so um dos lados que tem o plano com o 5g sa muuuito diferente ta doido, aqui eu forço só pra ficar no NR only
 
Vou deixar o relato da minha experiência aqui usando o Intelbras GX3000 e espero ajudar tanto o amigo com dúvida quanto os demais ai do fórum.

Eu fui uma dessas pessoas que comprou esse CPE mega barato, consegui ele por 900 reais no Mercado Livre depois de passar dias garimpando firme. A questão de comprar um GX3000 oriundo da Brisanet é um mistério que você não tem como saber a não ser que o vendedor seja honesto e te diga da onde veio, pois esse roteador não vem com nenhuma personalização física com a logo da Brisanet ou de qualquer outra operadora, mesmo que ela exista, eu ao menos nunca vi ser comercializado.

Uma forma de você descobrir se o seu CPE é da Brisanet é acessando as configurações dele, indo em atualização do sistema e verificar a versão do software, se estiver na versão 02.03.24 ou 02.03.32 significa que ele é Brisanet, se estiver na versão 02.03.17 significa que ele é um Retail Intelbras e você não terá o risco da Brisanet bloquear o seu IMEI por falta de pagamento da fatura do antigo dono ou por algo do tipo.*

*Na versão 02.03.32 (Brisanet) a Intelbras implementou um bloqueio via Software para que o CPE trabalhe apenas em modo 5G SA, sendo necessário downgrade caso você queira utilizar com outra operadora que não dê acesso à rede 5G SA em qualquer plano, como a TIM e a Claro.

Quando você adquire o CPE Retail da Intelbras, ele virá com um firmware totalmente inferior em relação a todas as atualizações que eles fazem para as operadoras, esse é um ponto negativo e desonesto por parte da Intelbras, pois o CPE tem alguns problemas de funcionamento que são puramente relacionado a maneira com que o Software interage com o Modem, vou citar alguns exemplos brevemente abaixo:

1 - O software na versão Retail não oferece uma seleção de bandas que você deseja se conectar, ou seja, você fica refém do CPE selecionar uma banda de forma automática de acordo com critérios do software totalmente quebrados, onde muita das vezes o CPE acaba se conectando a uma banda com sinal ruim enquanto você tem outras bandas disponíveis na região que possuem um bom sinal.

2 - Algumas vezes ao ligar na tomada ou reinciar pelo sistema o CPE pode não reconhecer o seu chip e falando com a Intelbras eles já confirmaram que é um problema de software e que um dia irão resolver, mas que não podem disponibilizar um software mesmo que seja na versão beta para corrigir isso.

3 - Alta oscilação na troca de banda conectada quando você estiver utilizando um chip com suporte apenas ao 5G NSA, devido ao sistema de seleção automática de rede, o CPE não consegue parar quieto em uma banda específica e para quem utiliza a internet para fazer um simples acesso SSH, pode ficar estressado com isso.

4 - Por padrão e que a Intelbras simplesmente ignora a pergunta quando é feita a ela, o CPE agrega apenas 1 banda do 4G + 1 banda do 5G, sendo ela a N78 independente da operadora e se comparado com outras soluções como os Zyxel NR5103EV2 ou o Huawei CPE Pro, todos eles agregam pelo menos 2 bandas do 4G + 1 banda do 5G em NSA, trazendo um desempenho muito melhor.

A Intelbras tem diversas versões de firmware disponíveis após essa 02.03.17 que por algum motivo eles estão liberando apenas para as operadoras, um bom exemplo disso é que a versão da Brisanet é muito mais estável e ainda tem os controles de banda que você pode selecionar qual você quer se conectar. Caso alguém compre e queira o firmware deles eu posso fornecer já que a Intelbras não faz questão de melhorar o próprio produto.

De resto é um bom CPE, está de acordo com o release 16 do 3GPP, possui Wifi AX3000 por padrão e ainda por cima é totalmente compatível com as bandas que utilizamos aqui no Brasil, além disso possui uma excelente captação, já testei em locais indoor onde o meu iPhone não conseguia sinal 4G e 5G, mas o CPE se conectava maravilhosamente bem na rede da operadora e fornecia no mínimo 100mb de velocidade após agregar a banda N78.

Dificilmente você vai encontrar um CPE mesmo no mercado internacional que dê suporte ao LTE CAT19 e que tenha velocidades teóricas de 3.47Gbps em NSA e 2.47Gbps em SA.

Por fim, vamos torcer para que a Intelbras deixe de ser palhaça e libere os firmwares atualizados para o público em geral, junto com a atualização de software do Modem que eles tanto seguram como se fosse algo em segredo de justiça, pois o Hardware do CPE é excelente, eles fizeram a combinação perfeita e criaram um produto imbatível, mas que acaba sendo detonado pelo software quebrado que eles produziram.
Boa tarde meu amigo,vc poderia me fornecer essa atualização da Brisanet? Desde já te agradeço. Não acho ele em lugar nenhum!!!!
 
Bom dia, pessoal

Pela primeira vez desde que estou com o plano TIM Black A light, com o Plugin 5G Plus, eu estourei o pacote de 50GB.

E meu celular segue travado na n78 SA.

Ainda não tinha visto comentário acerca disso aqui no fórum, se mesmo usando todo o pacote, o celular se manteria na rede Standalone, mas se mantém e isso é ótimo.
 
Bom dia, pessoal

Pela primeira vez desde que estou com o plano TIM Black A light, com o Plugin 5G Plus, eu estourei o pacote de 50GB.

E meu celular segue travado na n78 SA.

Ainda não tinha visto comentário acerca disso aqui no fórum, se mesmo usando todo o pacote, o celular se manteria na rede Standalone, mas se mantém e isso é ótimo.
Você tem o regulamento atualizado desse plugin 5G Plus? 50GB adicional por 20 reais parece ser interessante.
 
Está aí o regulamento atualizado: https://timbrasil.widen.net/content/4xkfuf29l0/pdf/regulamento-plugin-5g-plus.pdf

Incluíram os planos controle na abrangência do plugin . Os DDD's por enquanto continuam os mesmos

Verdade, 20 reais por 50GB e acesso à rede SA deles que funciona muito bem.
Pelo que li aqui nenhum plano Express está incluso, seja Controle ou Pós-Pago, e o motivo seria esse:

"o plugin só poderá ser contratado com pagamento via fatura do cliente."

Uma pena.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo