[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Alguém já percebeu que os celulares da Samsung agora estão com a opção de desativar o VoLTE oculta para o usuário?

Há um tempo atrás percebeu-se que isto estava acontecendo com a operadora Vivo, tanto na Samsung como na Motorola e na Apple (não sei dizer se com marcas com menor market share e que suportam o VoLTE da Vivo) e isto parece que foi por solicitação da operadora. Nesses dias, a linha pós-paga da Claro do meu marido ficou sem funcionar o VoLTE + VoWIFI por algumas horas. Ao acessar as configurações, cadê a opção de ativar/desativar as chamadas 4G? Fiz o teste com um chip da TIM e também não aparecia a opção. Pelo jeito, a Samsung agora está "obrigando" o usuário a utilizar as chamadas pelo 4G. Quem não quiser usar, terá que mudar para 3G/2G.
Mas para que carga d'agua tu quer fazer ligação em 2G/3G?

Alguém já percebeu que os celulares da Samsung agora estão com a opção de desativar o VoLTE oculta para o usuário?

Há um tempo atrás percebeu-se que isto estava acontecendo com a operadora Vivo, tanto na Samsung como na Motorola e na Apple (não sei dizer se com marcas com menor market share e que suportam o VoLTE da Vivo) e isto parece que foi por solicitação da operadora. Nesses dias, a linha pós-paga da Claro do meu marido ficou sem funcionar o VoLTE + VoWIFI por algumas horas. Ao acessar as configurações, cadê a opção de ativar/desativar as chamadas 4G? Fiz o teste com um chip da TIM e também não aparecia a opção. Pelo jeito, a Samsung agora está "obrigando" o usuário a utilizar as chamadas pelo 4G. Quem não quiser usar, terá que mudar para 3G/2G.
Sinceramente?

Na Tim o 3G sempre foi sofrível. Se tivesse opção de desligar o 3G no celular Samsung ficaria muito feliz.

5G NSA Claro Flex, teste em Curitiba - PR no bairro Mercês próximo a Paróquia Nossa Senhora das Mercês

6416985080.png

Iphone 13

Mas para que carga d'agua tu quer fazer ligação em 2G/3G?
O problema não é isto, mas a instabilidade que o VoLTE às vezes enfrenta. Teve momentos que o recurso na Vivo apresentava problemas no servidor, não chegando nem a chamar. Aí quando eu desativava o VoLTE, a chamada conseguia ser concluída. Foram diversas vezes que isto aconteceu, e não passou rápido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deve ser para atrasar o desligamento do 2G/3G.
Como eu relatei sobre a Claro, o VoLTE não é 100% à prova de falhas, e pode apresentar diversos comportamentos. Tenho um plano pós-pago da Vivo na cidade de São Paulo e já mencionei há um tempo atrás que, no meio de uma ligação, num lugar que não tem zona de sombra, começou com o 4G e no meio dela (não no começo) fez handover para o 3G. Já tive ligações interrompidas abruptamente, sem perda de sinal.

Última edição:
Gente voces nao estao com quedas na internet no SA da vivo? É rapido, porem se eu vou fazer download de alguma coisa nao tao leve no SA, o icone do 5G sai e volta, ai a internet cai. Esses dias tambem fui fazer uma transmissao ao vivo em um evento que eu estava, e a transmissao estava caindo, ainda ficou gravado como 360p só na quailidade, isso foi no facebook e usando o s24 plus da samsung. Tive que desativar aqui e voltei a usar o NSA, vou deixar assim mesmo, muitos bugs, nao funciona mais o chamada wifi com o SA ativo tambem, sms demora a chegar.

Gente voces nao estao com quedas na internet no SA da vivo? É rapido, porem se eu vou fazer download de alguma coisa nao tao leve no SA, o icone do 5G sai e volta, ai a internet cai. Esses dias tambem fui fazer uma transmissao ao vivo em um evento que eu estava, e a transmissao estava caindo, ainda ficou gravado como 360p só na quailidade, isso foi no facebook e usando o s24 plus da samsung. Tive que desativar aqui e voltei a usar o NSA, vou deixar assim mesmo, muitos bugs, nao funciona mais o chamada wifi com o SA ativo tambem, sms demora a chegar.
Comentei sobre há algumas semanas. A conexão cai completamente assim que o aparelho troca de antena. E se você estiver uma região com muitos equipamentos próximos, piorou. Mesmo você parado, a conexão vai e volta sucessivas vezes.

Comentei sobre há algumas semanas. A conexão cai completamente assim que o aparelho troca de antena. E se você estiver uma região com muitos equipamentos próximos, piorou. Mesmo você parado, a conexão vai e volta sucessivas vezes.
Do jeito que esta o SA pra mim nao compensa, queria saber se o SA do claro pos tambem tem dessas quedas, se for desse jeito vai ser horrivel o SA.

Aqui (Curitiba-Flex) aparece os ícones (VoLTE e VoWIFI), mas funcionar de fato não funciona... muito semelhante ao que ocorria com o Easy antes da implantação do VoLTE e VoWiFi... acredito que esta pra ser liberado "geral" na Claro... e atraso do Origem Verificada pode esta relacionado a isso, talvez um prazo maior solicitado pela Claro pra implementação do VoLTE e VoWiFi... mas só acho.

Resolvi testar e coloquei um chip pré da Claro em um Motorola e apareceram os ícones de VoLTE e de Voz Wi-Fi, mas sem funcionar, por óbvio. Também me lembrou da época em que os ícones começaram a aparecer nas linhas Vivo Easy e, depois de um tempo, as funcionalidades foram ativadas de verdade.

Última edição:
Deve ser para atrasar o desligamento do 2G/3G.
Me mudei pra uma região onde o único jeito de não cair uma chamada indoor da TIM é desativando o VoLTE. Essa opção (desativar ou não) só deveria ser “automática/obrigatória” com o fim de redes 3G e 2G. Infelizmente, muitas vezes, a chamada “se sustenta” muito mais em uma rede 2G/3G do que em uma rede 4G/5G. Nem sempre o VoLTE é a melhor opção, por mais contraditório que isso possa parecer. Com os refarms de um eventual desligamento dessas tecnologias obsoletas, o funcionamento do VoLTE será muito melhor. Espero que a Claro libere logo o VoLTE e VoWiFi pra todo mundo.

Resolvi testar e coloquei um chip pré da Claro em um Motorola e apareceram os ícones de VoLTE e de Voz Wi-Fi, mas sem funcionar, por óbvio. Também me lembrou da época em que os ícones começaram a aparecer nas linhas Vivo Easy e, depois de um tempo, as funcionalidades foram ativadas de verdade.
Espero que a Claro libere essas funcionalidades em breve; no caso do Vivo Easy, demorou alguns meses.

Boa tarde! Passei a virada ontem aqui em Santos, teve queima de fogos aqui na praia . E com a multidão, mesmo usando ontem o 5G SA da Vivo e da TIM estava horrível. Na TIM ainda consegui mandar mensagem e fotos no whats. Na Vivo nem isso.

Achei que com o SA a rede não ficaria congestionada aqui, mas ficou.

Boa tarde! Passei a virada ontem aqui em Santos, teve queima de fogos aqui na praia . E com a multidão, mesmo usando ontem o 5G SA da Vivo e da TIM estava horrível. Na TIM ainda consegui mandar mensagem e fotos no whats. Na Vivo nem isso.

Você verificou se realmente estava conectado no Standalone? Estar ativo não significa que está usando.

Outra coisa é que, se estiver usando o Non-Standalone, pode ser as frequências 4G, por isso não conseguiu usar por estar congestionado.

Você verificou se realmente estava conectado no Standalone? Estar ativo não significa que está usando.

Outra coisa é que, se estiver usando o Non-Standalone, pode ser as frequências 4G, por isso não conseguiu usar por estar congestionado.
No FTM do iPhone estava em SA e ativa apenas a N78 no 5G tanto na Vivo quanto no TIM, e no nPerf constava SA.

Mas isso eu estava na areia.

Quando me afastei da orla e vim pro prédio, na segunda avenida da praia, a conexão voltou, aí não sei se trocou de antena.

Não. Inclusive imaginei que seu aparelho fosse Android, por ter dado certo. Nunca consegui trocar eSim para iOS pelo autoatendimento do app Meu Vivo.

No iOS eu também já consegui gerar eSIMs nas linhas pré direto pelo aplicativo. Só não testei com linhas Easy.

E aquela outra função do iOS de converter chip físico em eSIM também funcionou aqui.

Última edição:
No iOS eu também já consegui gerar eSIMs nas linhas pré direto pelo aplicativo. Só não testei com linhas Easy.

E aquela outra função do iOS de converter chip físico em eSIM também funcionou aqui.
Pelo que percebo a limitação tem sido trocar eSim pelo app Meu Vivo para aparelhos iOS.

Aqui onde moro já faz umas duas semanas que o 4G da Tim não abre nem o Google.
E o pior é que minha outra operadora é a Claro, que é até pior, porque não funciona a Internet no 3G, e no 4G ela só fica em roaming na Tim, que já está ruim na própria Tim...

Apareceu no Meu TIM agora a pouco um pacote de internet de "5GB Internet Promocional 7.0":

Screenshot-20250103-191006-Meu-TIM.jpg

Não recebi comunicação da TIM (geralmente eles informam quando adicionam pacote no plano). Alguém sabe se teve alguma promoção deles?

Users who are viewing this thread

Voltar