Vou deixar o relato da minha experiência aqui usando o Intelbras GX3000 e espero ajudar tanto o amigo com dúvida quanto os demais ai do fórum.
Eu fui uma dessas pessoas que comprou esse CPE mega barato, consegui ele por 900 reais no Mercado Livre depois de passar dias garimpando firme. A questão de comprar um GX3000 oriundo da Brisanet é um mistério que você não tem como saber a não ser que o vendedor seja honesto e te diga da onde veio, pois esse roteador não vem com nenhuma personalização física com a logo da Brisanet ou de qualquer outra operadora, mesmo que ela exista, eu ao menos nunca vi ser comercializado.
Uma forma de você descobrir se o seu CPE é da Brisanet é acessando as configurações dele, indo em atualização do sistema e verificar a versão do software, se estiver na versão 02.03.24 ou 02.03.32 significa que ele é Brisanet, se estiver na versão 02.03.17 significa que ele é um Retail Intelbras e você não terá o risco da Brisanet bloquear o seu IMEI por falta de pagamento da fatura do antigo dono ou por algo do tipo.*
*Na versão 02.03.32 (Brisanet) a Intelbras implementou um bloqueio via Software para que o CPE trabalhe apenas em modo 5G SA, sendo necessário downgrade caso você queira utilizar com outra operadora que não dê acesso à rede 5G SA em qualquer plano, como a TIM e a Claro.
Quando você adquire o CPE Retail da Intelbras, ele virá com um firmware totalmente inferior em relação a todas as atualizações que eles fazem para as operadoras, esse é um ponto negativo e desonesto por parte da Intelbras, pois o CPE tem alguns problemas de funcionamento que são puramente relacionado a maneira com que o Software interage com o Modem, vou citar alguns exemplos brevemente abaixo:
1 - O software na versão Retail não oferece uma seleção de bandas que você deseja se conectar, ou seja, você fica refém do CPE selecionar uma banda de forma automática de acordo com critérios do software totalmente quebrados, onde muita das vezes o CPE acaba se conectando a uma banda com sinal ruim enquanto você tem outras bandas disponíveis na região que possuem um bom sinal.
2 - Algumas vezes ao ligar na tomada ou reinciar pelo sistema o CPE pode não reconhecer o seu chip e falando com a Intelbras eles já confirmaram que é um problema de software e que um dia irão resolver, mas que não podem disponibilizar um software mesmo que seja na versão beta para corrigir isso.
3 - Alta oscilação na troca de banda conectada quando você estiver utilizando um chip com suporte apenas ao 5G NSA, devido ao sistema de seleção automática de rede, o CPE não consegue parar quieto em uma banda específica e para quem utiliza a internet para fazer um simples acesso SSH, pode ficar estressado com isso.
4 - Por padrão e que a Intelbras simplesmente ignora a pergunta quando é feita a ela, o CPE agrega apenas 1 banda do 4G + 1 banda do 5G, sendo ela a N78 independente da operadora e se comparado com outras soluções como os Zyxel NR5103EV2 ou o Huawei CPE Pro, todos eles agregam pelo menos 2 bandas do 4G + 1 banda do 5G em NSA, trazendo um desempenho muito melhor.
A Intelbras tem diversas versões de firmware disponíveis após essa 02.03.17 que por algum motivo eles estão liberando apenas para as operadoras, um bom exemplo disso é que a versão da Brisanet é muito mais estável e ainda tem os controles de banda que você pode selecionar qual você quer se conectar. Caso alguém compre e queira o firmware deles eu posso fornecer já que a Intelbras não faz questão de melhorar o próprio produto.
De resto é um bom CPE, está de acordo com o release 16 do 3GPP, possui Wifi AX3000 por padrão e ainda por cima é totalmente compatível com as bandas que utilizamos aqui no Brasil, além disso possui uma excelente captação, já testei em locais indoor onde o meu iPhone não conseguia sinal 4G e 5G, mas o CPE se conectava maravilhosamente bem na rede da operadora e fornecia no mínimo 100mb de velocidade após agregar a banda N78.
Dificilmente você vai encontrar um CPE mesmo no mercado internacional que dê suporte ao LTE CAT19 e que tenha velocidades teóricas de 3.47Gbps em NSA e 2.47Gbps em SA.
Por fim, vamos torcer para que a Intelbras deixe de ser palhaça e libere os firmwares atualizados para o público em geral, junto com a atualização de software do Modem que eles tanto seguram como se fosse algo em segredo de justiça, pois o Hardware do CPE é excelente, eles fizeram a combinação perfeita e criaram um produto imbatível, mas que acaba sendo detonado pelo software quebrado que eles produziram.