[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Se voce nunca pediu para a vivo, seja via chat ou central, a ativação do "5G SA", voce vai usar sempre em NSA. No meu caso eu tinha solicitado a ativação, por isso tive que ligar la e pedir a desativação. No meu aparelho nao da pra escolher entre NSA OU SA, é tipo assim, se estava ativado o SA quando tem sinal de 5G ele fica em SA, quando nao tem sinal 5G ele cai para o 4G normal. Com a desativação, ele opera em conjunto o NSA com as frequências do 4G, e se acaso o sinal do 5G sumir fica só as frequencias 4G em uso, voce pode ver isso no app "NetMonster"
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu ia ligar na vivo e pedir para ativar o SA. Mas pelos relatos vou deixar no NSA mesmo.

Deixar de ativar um serviço e pelo menos experimentar pelos relatos de um Brasil do tamanho do nosso é besteira. Aqui mesmo com o SA ativo poucos ou quase nenhum engasgo e bateria durando bem.
Aqui também. SA ativo, disponibilidade boa de sinal e inclusive em movimento ao trocar de antenas e sem engasgos e ainda notei a melhor duração de bateria em relação ao NSA. Não tenho do que reclamar.

Ando meio esquecida, mas a minha referência ao ping é no uso normal mesmo não ao teste em si. Não esclareci na minha postagem, falha minha.

No uso normal da internet móvel da Tim, há engasgos. Tem vezes que fica mais de 5 segundos para a internet da Tim entrar "no tranco". Seja navegando, seja usando um aplicativo. Vejo o upload ativo e download sem resposta.

Em áreas específicas é ainda pior. Na estação das barcas do Rio de Janeiro (entre o pier e o aeroporto Santos Dumont) e numa avenida do bairro de Icaraí/Niterói, por exemplo (seis a sete quarteirões que acontece). Há sinal 5G/4G (três a quatro barras na tela do celular), mas a latência é BEM grande podendo ficar até 30 segundos para a internet começar a funcionar (download) e se estiver em movimento rápido dificilmente consegue conexão dentro dessas áreas (dentro de um carro, ônibus ou barca).

No 5G melhorou bastante, no 4G acontece com mais frequência, 3G é impraticável.

Meu modelo de celular (A35) não tem eSIM para América do Sul. Pros outros continentes tem.

Samsung é muito estranha.

Isso se chama estratégia. Na visão da Samsung, só países da Europa e Estados Unidos acham o eSIM um diferencial. Enquanto isto, a Motorola percebendo que não há concorrência com essa tecnologia na faixa intermediária está lançando diversos aparelhos aqui no Brasil.

São 35.785 estações 5G (3300-3700 MHz) contra 93.541 estações 4G (700-2600 MHz)... Quanto maior a frequencia, menor o alcance... Onde está a "merda" aí, jovem?
O bom é que pra compensar ainda a expansão da tecnologia, as operadoras têm colocado uma potência maior nas ERBs 5G. Eu estou a 700 metros de distância da ERB mais próxima da TIM com 5G SA e potência de 200W e o sinal fica cheio aqui em casa, mesmo tendo vários prédios a frente.

Com o tempo talvez nem tenha mais tanta necessidade de potências tão altas assim.

São 35.785 estações 5G (3300-3700 MHz) contra 93.541 estações 4G (700-2600 MHz)... Quanto maior a frequencia, menor o alcance... Onde está a "merda" aí, jovem?
Menos é mais o que voce precisa de XYZ estações no 4G para suportar a demanda local com X estações 5G comporta a mesma demanda e isso já foi comprovado várias e várias vezes.

O máximo do LTE é 20MHz e para ter metade da capacidade do NR(50MHz) voce precisa agregar 20+20+10(Vamos supor B7,B3,B28) e com a NR consegue apenas em Single frequency (2300MHz por exemplo). Fora o core dedicado do NR que ainda não está saturado entre outros benefícios.

Isso se chama estratégia. Na visão da Samsung, só países da Europa e Estados Unidos acham o eSIM um diferencial. Enquanto isto, a Motorola percebendo que não há concorrência com essa tecnologia na faixa intermediária está lançando diversos aparelhos aqui no Brasil.
Seria interessante ter a opção.

Porém o fabricante bloqueia por uma estratégia um tanto míope. Fazer o quê.

No momento, não vale a pena usar rede 5G SA, pq só têm as frequencias de 3300-3400 MHz (Claro), 3400-3500 MHz (Vivo) e 3500-3600 MHz (TIM)... São poucas antenas...
Se tem disponível e a conexão pode ser mais estável, porquê não utilizar?

Caso o SA seja instável no local, vai pro NSA ou 4G.

Porém o fabricante bloqueia por uma estratégia um tanto míope. Fazer o quê.
Não se trata de um bloqueio. Ela não coloca o módulo do eSIM nos aparelhos comercializados nos países da América Latina, salvo os tops de linha e o A55. Isto pode ser para manter o custo mais baixo possível, e uma provável visão que nós usuários de intermediários não nos interessamos pelo SIM virtual a ponto de comprar um novo celular por causa disto. O engraçado é que justamente optei por comprar o Moto G84 por este motivo (tinha o Galaxy A52s 5G).

Se tem disponível e a conexão pode ser mais estável, porquê não utilizar?

Caso o SA seja instável no local, vai pro NSA ou 4G.
A resposta é mais complexa. Ter 5G em sua cidade não significa que tenha acesso ao Standalone, pois existe também o NSA (ele só tem frequências dedicadas, mas utiliza o núcleo do 4G para processar os dados).

Isto depende de como a operadora estruturou sua rede, se há cores 5G próximos e se ela tunelou ele para as ERBs de sua cidade. O que rolava muita reclamação dos clientes da Vivo é que não havia uma transição tranquila entre uma antena para outra, causando perda de sinal (má configuração).

Outra coisa. Caso o SA apresente instabilidade, não há opção nos Androids de acessar somente o NSA. Isto só está disponível no iPhone.

Última edição:
A "merda" está no fato que ter o 5g SA habilitado não impede o uso do 4g.

Vc também desconsidera que a potência do transmissor também influi no alcance. Uma erb 5g pode transferir em potência de 257w ou mais, ao passo que o do 4g mal chega a 80w, de forma que as vezes o 5g chega aonde o 4g não chega.

Nesses locais, aonde ambos tem sinal fraco, o 5G SA é útil por permitir uma velocidade maior que o 4g.

Ademais, as três operadoras usam, ainda que em menor grau a banda n40 para 5g

Agora entendeu o tamanho da besteira que vc falou?

Não se trata de um bloqueio. Ela não coloca o módulo do eSIM nos aparelhos comercializados nos países da América Latina, salvo os tops de linha e o A55. Isto pode ser para manter o custo mais baixo possível, e uma provável visão que nós usuários de intermediários não nos interessamos pelo SIM virtual a ponto de comprar um novo celular por causa disto. O engraçado é que justamente optei por comprar o Moto G84 por este motivo (tinha o Galaxy A52s 5G).
Pelo que andei lendo seria um bloqueio de software feito pela Samsung.

Se for esse o caso, acho que capar uma funcionalidade para certos países é uma abordagem equivocada. É só minha opinião.

A resposta é mais complexa. Ter 5G em sua cidade não significa que tenha acesso ao Standalone, pois existe também o NSA (ele só tem frequências dedicadas, mas utiliza o núcleo do 4G para processar os dados).

Isto depende de como a operadora estruturou sua rede, se há cores 5G próximos e se ela tunelou ele para as ERBs de sua cidade. O que rolava muita reclamação dos clientes da Vivo é que não havia uma transição tranquila entre uma antena para outra, causando perda de sinal (má configuração).

Outra coisa. Caso o SA apresente instabilidade, não há opção nos Androids de acessar somente o NSA. Isto só está disponível no iPhone.
Se o SA não funciona, o celular vai conectar ao NSA/4G, certo?

Pode até dar uma travadinha ocasional, mas se ficar bem ruim dá para colocar apenas no 4G/LTE (O Android da Samsung permite colocar só para conectar no 3G/4G/LTE, não sei se os outros fabricantes tem a mesma configuração). Não é o ideal, mas dá para quebrar o galho.

Bom dia. Troquei meu TIM por Claro pós pago e estou com algumas dúvidas.

Primeiro ponto é em relação ao Vowifi, logo que ativei a linha consegui ativar, porém agora só fica o Volte, alguém consegue dar uma luz do que fazer?

Outra dúvida é em relação ao SA, aqui aparentemente está funcionando em NSA mas conseguindo pegar velocidade na casa de 1 gigabit externamente e 700 dentro de casa, para ativar o SA tem que entrar em contato com a claro? E a última dúvida é em relação ao ESim, pela claro só indo na loja deles? Na Tim foi fácil migrar pelo aplicativo.

Na olx tem um pessoal vendendo o modem 5g intelbras gx3000 parece ser da Brisanet. Alguém sabe dizer se esses modem são bloqueados para usar com outras operadoras? vou comprar um para usar com a vivo e tenho essa dúvida.

A "merda" está no fato que ter o 5g SA habilitado não impede o uso do 4g.

Vc também desconsidera que a potência do transmissor também influi no alcance. Uma erb 5g pode transferir em potência de 257w ou mais, ao passo que o do 4g mal chega a 80w, de forma que as vezes o 5g chega aonde o 4g não chega.

Nesses locais, aonde ambos tem sinal fraco, o 5G SA é útil por permitir uma velocidade maior que o 4g.

Ademais, as três operadoras usam, ainda que em menor grau a banda n40 para 5g

Agora entendeu o tamanho da besteira que vc falou?
Besteira é sua falta de interpretação... NSA, agrega as frequencias 4G + 5G... Claro que o 5G SA vai ter mais velocidade do que o LTE apenas...

Bom dia. Troquei meu TIM por Claro pós pago e estou com algumas dúvidas.

Primeiro ponto é em relação ao Vowifi, logo que ativei a linha consegui ativar, porém agora só fica o Volte, alguém consegue dar uma luz do que fazer?

Outra dúvida é em relação ao SA, aqui aparentemente está funcionando em NSA mas conseguindo pegar velocidade na casa de 1 gigabit externamente e 700 dentro de casa, para ativar o SA tem que entrar em contato com a claro? E a última dúvida é em relação ao ESim, pela claro só indo na loja deles? Na Tim foi fácil migrar pelo aplicativo.
Você quiser dizer que “agora só falta o VoLTE”? Se sim, ele já deve tá ativado, pois ele aprovisiona junto com o VoWiFi. O 5G SA na Claro só nos planos pós pago de 75GB e 150GB. Recomendo já contratar o plano na loja deixando claro pro atendente que você quer a contratação desse serviço. Se ja tem um desses planos mas não tem o SA ativo, não sei te dizer, pq na Claro até hoje aqueles atendentes não fazem ideia do que é 5G SA. Lembrando também que é necessário a troca do chip.

Na olx tem um pessoal vendendo o modem 5g intelbras gx3000 parece ser da Brisanet. Alguém sabe dizer se esses modem são bloqueados para usar com outras operadoras? vou comprar um para usar com a vivo e tenho essa dúvida.
Se o modem estiver na versão 02.03.36 - BRISANET, sim ele é bloqueado para outras operadoras e ai precisa fazer um desbloqueio para fazer downgrade do software.

Você quiser dizer que “agora só falta o VoLTE”? Se sim, ele já deve tá ativado, pois ele aprovisiona junto com o VoWiFi. O 5G SA na Claro só nos planos pós pago de 75GB e 150GB. Recomendo já contratar o plano na loja deixando claro pro atendente que você quer a contratação desse serviço. Se ja tem um desses planos mas não tem o SA ativo, não sei te dizer, pq na Claro até hoje aqueles atendentes não fazem ideia do que é 5G SA. Lembrando também que é necessário a troca do chip.

Primeiro obrigado pela resposta. Realmente pesquisando o 5G SA só contratando por fora.

Quanto ao vowifi, pelo menos aqui no meu S24 só aparece no ícone o VOLTE mesmo estando o Vowifi ativado nas configurações, não sei se é dessa forma mesmo, porém logo que ativei o chip aparecia o ícone do VoWifi.

Primeiro obrigado pela resposta. Realmente pesquisando o 5G SA só contratando por fora.

Quanto ao vowifi, pelo menos aqui no meu S24 só aparece no ícone o VOLTE mesmo estando o Vowifi ativado nas configurações, não sei se é dessa forma mesmo, porém logo que ativei o chip aparecia o ícone do VoWifi.
Você pode testar se o VoWiFi tá “subindo” colocando o telefone no modo avião. Se mesmo com o “aviãozinho” subir o VoWiFi, é porque tá tudo certo. O que percebo em Androids é que na Vivo você pode selecionar se quer que a voz preferencialmente funcione via WiFi (caso conectado) ou via antenas, já na Claro essa mesma opção não permite a troca.

Tem como fazer pelo aplicativo. Tenho controle e no app tem a opção para trocar para eSim
No da claro? Não achei por aqui.

Você pode testar se o VoWiFi tá “subindo” colocando o telefone no modo avião. Se mesmo com o “aviãozinho” subir o VoWiFi, é porque tá tudo certo. O que percebo em Androids é que na Vivo você pode selecionar se quer que a voz preferencialmente funcione via WiFi (caso conectado) ou via antenas, já na Claro essa mesma opção não permite a troca.
Mesmo com o modo avião ativado não entrou. Mas pelo que eu percebi as ligações estão bem mais "claras" na Claro do que na Tim. Por sinal a Tim está péssima aqui no Rio, inclusive tem um trecho na avenida Brasil que simplesmente tem zero sinal, mas percebi que na Claro também é a mesma coisa.

Users who are viewing this thread

• Voltar