Senhores, apenas compartilhando com vocês, como sabem, todas as operadoras já divulgaram seus "planos comerciais" para o 4G, acessei os site das quatro operadoras (TIM, Claro, Vivo e Oi), efetuei alguns cálculos e análises sobre os planos 4G Voz + Dados).
Todos os cálculus foram efetuados inserindo a cidade São Paulo, então se você ver algum valor diferente pode ser este o motivo.
Todos os cálculos foram efetuados com base no plano/franquia de menor valor.
Todos os cálculos foram efetuados dia 01/05/2013 com as informações que constavam no site da operadoras até as 11hrs.
TIM (
http://www.tim.com.br/sp/para-voce/internet/no-celular/liberty-web-smart)
A oferta 4G está diponível somente em um plano para linhas pós-pago, com franquia de 600MB pelo preço de R$34,90 ; mesmo plano que o 3G, porém onde tiver cobertura 4G, se o aparelho for compatível com a frequência do 4G da TIM, o acesso será 4G; ou seja, os cliente que possuem este plano e querem o acesso 4G, nada devem fazer.
Preço por GB:
600MB = 0,5859375GB
R$34,90 / 0,5859375GB = R$59,56266666666667 por GB
Velocidade dentro da franquia:
O contrato ainda não está atualizado pois o plano é o mesmo do 3G, informando 1Mbps, embora a TIM informou também a velocidade de até 5Mbps e o upload não foi informado no contrato.
Velocidade após a franquia:
Míseros 100Kbps.
Claro (
http://www.claro.com.br/celular/planos-pos/regiao/ddd11/SP-11/tv-1/ e
http://www.claro.com.br/promocao/promocao-pos/regiao/ddd11/SP-11/tv-1/)
Na Claro foi um pouco difícil de calcular o valor cobrado somente pela Internet, uma vez que a venda de planos 4G aparentemente (pelo que o site da mesma dá a entender), está atrelada a novos planos e com a aquisição de aparelhos, mas felizmente a operadora divulga a parte o valor do plano e o valor do aparelho, assim eu simulei dois planos idênticos com exceção ao pacote de dados e verifiquei a diferença que é o valor do pacote de dados 4G.
Plano "Ilimitado 100" (100 Minutos de Ligações Locais + DDD para Claro) + Pacote de Torpedos = R$119,40
Plano "Ilimitado 100" (100 Minutos de Ligações Locais + DDD para Claro) + Pacote de Torpedos + Internet 4G Max 5GB + Nokia Lumia 820 = R$219,30 (Plano) + 12x R$89,83 (Aparelho).
Logo o preço do plano é R$219,30 + R$119,40 = R$99,90 ; que é o mesmo valor do plano 3G, porém infelizmente a oferta parece estar restrita a novos planos com a compra de aparelhos.
Preço por GB:
R$99,90 / 5GB = R$19,98 por GB
Até 5Mbps, podendo o mesmo, usufruir da velocidade 4G MAX durante período promocional, à critério exclusivo da Claro. A Claro divulgou que a velocidade de navegação será algo entre "20Mbps e 60Mbps", acredito que estas sejam a velocidade que ela chama de "4G MAX" e o upload não foi informado no contrato.
Míseros 128Kbps.
Vivo (
http://www.vivo.com.br/portalweb/ap...l.movel.planosepacotes.pos.planovoceilimitado e
http://www.vivo.com.br/portalweb/ap...osepacotes.pos.planosmartphoneilimitado4gplus)
Na Vivo, assim como na Claro, não foi divulgado o valor do plano 4G avulso, então utilizei da mesma técnica que usei para efetuar os cálculos na operadoras Claro.
Plano Você Ilimitado com 60 minutos locais para fixo e outras operadoras e Ligações Locais para Vivo + Torpedos + DDD/Roaming Nacional Ilimitados = R$90
Plano Smartphone Ilimitado 4G Plus (que é igual ao plano acima, porém com pacote de dados 4G) com 60 minutos locais para fixo e outras operadoras + 2GB de Internet 4G Plus = R$149
Logo o preço do plano é R$149 - R$90 = R$59
Preço por GB:
R$59 / 2GB = R$29,50 por GB
Até 5Mbps de download e até 500Kbps de upload.
Até 128Kbps de download e até 128Kbps de upload.
Oi (
http://www.oi.com.br/oi/oi-pra-voce/internet-movel/internet-celular-pos)
A oferta da 4G da Oi assim como na TIM será feita nos mesmos planos que o 3G, porém atualmente só está disponível no plano com franquia de 5GB (lançado junto com lançamento comercial do 4G da operadora) e tem o preço de R$98.
Preço por GB:
R$98 / 5GB = R$19,6 por GB
Até 5Mbps de download e até 128Kbps de upload.
Até 150Kbps de download e upload.
Algumas considerações:
Inicialmente a oferta 4G em todas operadoras esta sendo feita exclusivamente a cliente da modalidade pós-paga, assim como foi o 3G no início.
As operadoras que estão sendo mais amigáveis com os clientes nesta transição, são a TIM e Oi, que usam os mesmos planos 3G para o 4G, logo o cliente de um destes planos 3G ao usar um aparelho 4G compatível dentro da área de cobertura 4G potêncialmente terá o acesso 4G.
O 4G da TIM mesmo sendo o plano mais barato tem o pior Custo por GB.
A Claro é a operadora que lançou seu 4G primeiro, mas é a operadora que mais restringe o acesso ao produto, visto que é necessário adquirir um novo plano e um aparelho compatível com o 4G da operadora (de acordo com as informações no site da mesma onde é impossível terminar a simulação do plano e visualizar os valores sem escolher um aparelho).
Na Vivo, o cliente que quiser acessar a rede 4G terá que migrar de plano, e desembolsar alguns reais a mais por mês.
Na Oi, parece seguir o mesmo princípio da TIM (onde os planos 4G são os mesmos do 3G), com a popularização do 4G é provável que a operadora forneça o acesso 4G aos planos com franquia inferior (como 500MB e 2GB), mas por enquanto, o cliente que quiser acessar a rede 4G, terá de migrar para o plano pós-pago com franquia de 5GB (seria o meu caso, visto que sou cliente do plano de 2GB da operadora).
Vale a pena dizer que as operadoras muitas vezes fornecem velocidades abaixo do que está no contrato (onde a rede está saturada) ou acima do contrato, no meu 3G da Oi que no contrato é 1Mbps de download e 128Kbps de upload, já naveguei a 3Mbps de download e 384Kbps de upload. Na Vivo no "3G Plus" a Vivo informa velocidade de até 1.5Mbps de download e 150Kbps de upload, e vemos facilmente clientes relatando velocidades de 3Mbps~5Mbps em testes pela internet.
Pessoalmente, acredito que o 4G só vai alavancar quando for operar em 700MHz e não nos atuais 2600MHz, Paulo Bernardo (atual ministro das comunicações do Brasil), disse que queria o 4G com pelo menos 5Mbps e este padrão foi seguido pelas operadoras, ele também disse que quer o padrão de 10Mbps quando a rede LTE de 700MHz estiver operacional, então amigos, vão com calma, não se exaltem para trocar de aparelho e usar o 4G, na minha opinião só em 2016 veremos a popularização do serviço com a oferta comercial para clientes pré-pago e controle, assim como a velocidade de 10Mbps (pelo menos para os cliente pós-pago, visto que meu pai é cliente pré-pago da Oi e coloco o chip dele no meu celular e mal navego a 500Kbps, quando coloco o meu chip que é pós-pago navego entre 1Mbps~3Mbps), quanto ao upload é algo a ser levado mais a sério, eu quero gravar um vídeo Full HD no meu smartphone e postar no YouTube poucos minutos depois, e "poucos minutos" acabam se tornando uma ou duas horas facilmente devido ao baixo upload que temos.
E aí, o que você achou?