[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Interessante, resumindo a banda que é 2600 vai para 700?:hmm:

Isso.
As operadoras moveis, fabricantes soluções moveis e aparelho moveis estudam em normatiza a faixa LTE em 700MHz evitando fragmentações...o LTE tem 40 faixas de trabalho somando TDD e FDD o que torna quase inviável desenvolver soluções LTE ...mas isso é coisa pra daqui três anos, pois ainda estão sendo feitos os estudos de viabilidade.

Como se pode ver o Brasil não é uma ilha com seus 2.5GHz.

Pra quem quiser acompanhar as faixas de frequência LTE de cada região

http://ltemaps.org/home/

A tendência É normatizar a faixa em 700MHz acabando com a fragmentação...mas ainda haverá o problema da multiplexação (TDD e FDD)

Essa faixa de 700MHz está virando uma zona.
Hoje ela é alocada para TV digital.
Recentemente foi feito um ajuste ( gambiarra ) para ser utilizada no PNBL. http://tvemrevistauff.blogspot.com.br/2013/03/teles-moveis-ganham-faixa-de-700mhz-mas.html
Esse "ajuste" foi feito apenas para permitir que turistas ( USA ) não precisem de outros aparelhos.
Quero ver quem irá indenizar os custos de um transmissor de TV digital devidamente outorgado pela Anatel.

Isso.
As operadoras moveis, fabricantes soluções moveis e aparelho moveis estudam em normatiza a faixa LTE em 700MHz evitando fragmentações...o LTE tem 40 faixas de trabalho somando TDD e FDD o que torna quase inviável desenvolver soluções LTE ...mas isso é coisa pra daqui três anos, pois ainda estão sendo feitos os estudos de viabilidade.

Como se pode ver o Brasil não é uma ilha com seus 2.5GHz.

Pelo que pude notar, nos EUA a faixa mais utilizada é a 700, mas ainda está com várias outras por lá, será que se tornará mundial essa normalização?

vamos revisar as frequências que os aparelhos tem que ter pra funcionar aqui no brasil com 2G/3G/4G:
2G: 850/900/1800
3G: 850/2100
4G: 700/2500
seria isso mesmo produção :hmm:
pq virou salada de frutas o que a anatel ta fazendo :haha:

Desde Dezembro quando comprei meu chip TIM o 3G não funciona, mas comprei um cel novo que tem uma autonomia legal com 3G então vou correr atras disso ae.

Alguem sabe se pra poder usar o 3G da TIM tem que ligar lá pra habilitar ou algo parecido?

Não me aguentei hoje. Liguei para cancelar um plano antigo de 3G, que não uso há muito tempo, e a atendente mandou a seguinte pérola:

- A Claro já iniciou as operações do 4G em quase 20 cidades, então falta muito pouco para o Brasil todo ter cobertura. Se o senhor cancelar o seu plano, não terá acesso às nossas supervelocidades.

Quem sou eu para discordar?

A vivo, claro e oi(a tim usa a mesma rede da oi aqui em bh pro 4g) atualizaram o mapas delas com a cobertura do tão esperado 4g :coolface:

pelo mapa a que ta ganhando em cobertura é a claro(uns 90% da cidade já ta coberta, e boa parte de contagem[segunda cidade mais importante de minas, tem uma cobertura de uns 60%]).
a vivo ate agora so tem sinal aqui em bh e com muitos "buracos" no mapa.
já a oi ta igual a vivo, só que um pouco pior(ae vc já sabe como que ta a tim tb :haha:).

Estou precisando assinar um plano de internet movel e vi que ja comecou o lancamento de alguns planos de internet 4g. Entretanto as franquias de download continuam as mesmas do plano 3g.
Por exemplo, na Vivo o plano de 5GB custa 99 reais, tanto no 3G quanto no 4G, so que no 4G paga mais uns 100 reais pelo modem. Depois que acaba a franquia tanto o 3g quanto o 4g sao limitados em 256 kbps.

E ai, vcs acham que vale a pena? A cobertura do 4G ainda eh muito limitada, estou seriamente pensando em pegar o plano 3G mesmo.

Estou precisando assinar um plano de internet movel e vi que ja comecou o lancamento de alguns planos de internet 4g. Entretanto as franquias de download continuam as mesmas do plano 3g.
Por exemplo, na Vivo o plano de 5GB custa 99 reais, tanto no 3G quanto no 4G, so que no 4G paga mais uns 100 reais pelo modem. Depois que acaba a franquia tanto o 3g quanto o 4g sao limitados em 256 kbps.

E ai, vcs acham que vale a pena? A cobertura do 4G ainda eh muito limitada, estou seriamente pensando em pegar o plano 3G mesmo.

Se for escolher a VIVO pra 4G pegue o Plano Vivo Box de 40GB que custa R$159,90. O melhor custo benefício é esse plano entre todos. O Diferencial desse é que vc não compra modem 4G e sim um roteador 4G pra distribuir pela casa toda via Wi-Fi o sinal 4G, mais se tu ter um modem 4G aí por fora tira o chip e coloca no modem e leva pra onde tu quiser, sai caro o custo dos equipamentos mais o Plano vale mais a pena pela franquia de 40GB. Ou mesmo o Plano de 10GB no Vivo Internet Box é R$99,90 (preço que eles cobram pra plano de modem 4G). http://www.vivo.com.br/portalweb/ap...c=portal.internet.parasuacasa.vivointernetbox

O guia do 4G no Brasil: planos, preços e cobertura

Obedecendo o prazo estabelecido pela Anatel, as quatro maiores operadoras brasileiras de celular anunciaram, até o final de abril, seus planos 4G. Com promessa de velocidade até 10 vezes maior, agora começa o primeiro estágio do 4G no Brasil.
Mas onde o serviço está disponível? Como adquiri-lo? E quanto ele custa no modem, no tablet ou no computador? Respondemos essas dúvidas abaixo.

O que o 4G oferece?

Basicamente, velocidades maiores que o 3G. Todas as operadoras garantem, no contrato, velocidades de 5Mbps, contra até 1Mbps na maioria dos planos 3G.

Isto facilita o acesso a arquivos na nuvem e a streaming de vídeos, além de permitir videochamadas ou upload de vídeo com mais velocidade, e deve eliminar qualquer espera na hora de consultar email, ver páginas da web e outras tarefas onde mesmo o 3G não funciona de forma ideal.

E, enquanto a nova tecnologia está sendo implementada, algumas operadoras oferecem velocidades maiores:

a Oi diz que “oferece taxa de transmissão entre 5Mbps e 12 Mbps”;

a Vivo afirma que seus planos “não têm velocidade limitada a 5Mbps”, e o valor “encontra-se no contrato como velocidade de referência”;

e a Claro diz que “a velocidade mínima do 4GMax é de 5Mbps” e pode ser maior que isto, “dependendo da demanda de utilização e da região com a cobertura”; em testes da Folha em São Paulo, a taxa de download chegou a 13 Mbps fora de condições de teste.

Estamos com aparelhos 4G e teremos nossos testes em breve.

Onde o 4G está disponível?

Por ordens da Anatel, todas as seis cidades-sede da Copa das Confederações dispõem de serviço 4G nas quatro operadoras. Claro e Vivo, no entanto, decidiram oferecer o 4G em mais cidades; você confere a lista completa abaixo.

- Claro: Belo Horizonte, Brasília, Búzios, Campos do Jordão, Curitiba, Fortaleza, Parati, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Alegre

- Vivo: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo; região do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) até o final de maio

- TIM: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador

- Oi: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador

Se você não está em alguma destas cidades, terá que esperar um pouco. Segundo a Anatel, as sedes e subsedes da Copa do Mundo – Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo – deverão ter 4G até o final deste ano nas quatro operadoras.

Mas, por enquanto, a rede 4G ainda não cobre as cidades como um todo: só algumas áreas dispõem do serviço. Se você mora em uma das cidades na lista acima, visite os sites a seguir para saber qual a área de cobertura do 4G: Vivo | Claro | Oi | TIM

Quais aparelhos funcionam com o 4G?

Para usar o 4G, você precisa de um smartphone ou modem compatível com a tecnologia. Além dos modems 4G vendidos por operadoras – como o Huawei E3276 – estes são os aparelhos compatíveis à venda no mercado, com preço sugerido:

• Motorola Razr HD (R$1.699)

• Samsung Galaxy S4 (R$2.499, em breve)

• Samsung Galaxy SIII LTE (R$1.999)

• Samsung Galaxy Express (R$1.349)

• LG Optimus G (R$1.999)

• LG Optimus F5 (R$1.199, em breve)

• Sony Xperia ZQ (R$1.999)

• Nokia Lumia 920 (R$1.999)

• Nokia Lumia 820 (R$1.459)

• BlackBerry Z10 (R$2.699, em breve)

Dependendo da operadora e do plano, o preço pode ser bem menor com descontos no pós-pago.

Alguns tablets também são compatíveis, como o Samsung Galaxy Note 10.1 4G (R$2.199).

E quanto a aparelhos importados? Provavelmente eles não funcionarão no 4G brasileiro, que usa a banda LTE 7. Os EUA usam outras bandas (4, 13, 25), enquanto países da Europa se concentram nas bandas 3 e 20. Alguns países europeus também usam o LTE 7, mas é importante verificar se o aparelho é compatível com a frequência de 2.600MHz que usamos.

Vale lembrar que nenhum iPhone ou iPad é compatível com o 4G brasileiro.

Planos e preços

Por enquanto, as operadoras concentram suas ofertas de 4G em planos pós-pagos. Para modems/tablets, temos os seguintes:

planos-4g-modem.png

Todas as operadoras oferecem velocidade contratual de 5 Mbps, mas como dissemos, a conexão pode ser mais rápida a critério da operadora. Mas se você consumir a franquia, a velocidade despenca para níveis de 2G.

Para utilizar a rede 4G, você precisa de um modem compatível. Se você estiver fora da área de cobertura 4G, vai utilizar a rede 3G ou EDGE disponível.

Os planos para smartphones variam um pouco. Na TIM, Claro e Oi, você pode contratar pacotes associados a qualquer plano de voz. Abaixo seguem os preços da internet no celular (voz/mensagens/roaming à parte):

planos-4g-smart-pacotes.png

Na Vivo, no entanto, o pacote de dados está associado a planos de voz específicos, e seus preços variam de um estado para outro:

planos-4g-smart.png

Da mesma forma, você precisa de um dos smartphones 4G citados acima, e precisa estar na área de cobertura para usar a rede – senão você ficará no 3G ou EDGE.

A TIM diz que vai oferecer o 4G também para clientes pré-pagos, nos planos Infinity Web e Infinity Web Modem; no entanto, a velocidade de acesso estará limitada a 1Mbps.

Como contratar?

Se você já tem um plano de dados e mora em cidade com cobertura 4G, entre em contato com sua operadora para fazer o “upgrade”. Por exemplo, clientes da
Claro com pacote de dados a partir de 2GB no celular (ou 5GB no modem) podem apenas ligar para a operadora e perguntar como ativar o 4G. Quem é cliente TIM pode ir em uma loja da operadora e pedir o chip 4G; ele custa R$10.

Se você não tem pacote de dados em nenhuma operadora, basta entrar em contato via telefone ou ir a uma das lojas.

Vale a pena?

Por enquanto, o 4G procura atender um tipo específico de cliente: aqueles que procuram planos com franquia maior. Se você se encaixa no perfil – e já tem um aparelho compatível – então adquira um plano 4G. Você não vai pagar nada a mais; e dependendo da operadora, o plano 4G será a única opção.

Isto supõe que você está disposto a pagar mais por mês. A exceção, no caso, é a TIM: como todosos planos de dados viraram 4G, você pode pagar a partir de R$21,90 (com franquia de apenas 300MB) para utilizar a nova rede.

Mas se você procura as velocidades do 4G e não quer pagar caro (e prefere não entrar na TIM), o jeito é esperar até que o 4G chegue a mais opções de planos, e a preços menores. Se você não está na área de cobertura do 4G, é claro, você também terá que esperar.

Fonte:Gizmodo BR

vamos revisar as frequências que os aparelhos tem que ter pra funcionar aqui no brasil com 2G/3G/4G:

Isso mesmo, eu dei uma pesquisada no gsmarena.com, tem muitos aparelhos da gringolandia que suportam 700mhz e 2500~2600. Acredito que não vai haver problema pra usarem 4G no Brasil. Infelizmente :feelbad:

Estava esperando pelo CHAOS.

Na verdade é 2600... Eu não daonde de que c* a midia tirou esse 2500Mhz...

Na verdade é 2600... Eu não daonde de que c* a midia tirou esse 2500Mhz...

http://www.teleco.com.br/4g_freq.asp

Enquanto se espera pela liberação da faixa de 700 MHz, no Brasil, a Anatel destinou para o 4G
(Res. 544 de 11/08/2010) a faixa de frequências de 2.500 MHz a 2.690 MHz anteriormente destinada ao MMDS.

O regulamento do edital de licitação destas faixas estabeleceu um valor máximo de espectro que uma operadora poderia possuir em uma região geográfica (Cap): 60 MHz (2.500-2.570 MHz e 2.620-2.690 MHz) ou 50 Mhz (2.570 e 2.620 MHz).

Anatel.png

Na boa, ridicula essa franquia :damn::damn::damn:
------------
Na boa, ridicula essa franquia :damn::damn::damn:

\o/ meu 4G LTE da Claro ativado e nada menos que 30 Mega no meu ZQ. #voando

6y2o0x.png

\o/ meu 4G LTE da Claro ativado e nada menos que 30 Mega no meu ZQ. #voando

http://i44.tinypic.com/6y2o0x.png

foda é esse ping monstro e a ***** da franquia :haha:
se no minimo melhorarem o ping já vai ser uma boa alternativa a internet fixa pra muita gente.
uma curiosidade, a net já ta compartilhando a rede com a claro:hmm: antes era so embratel e claro, mas parece que a net entro nessa tb de compartilhar a rede com o grupo
da so uma olhada no tracert:
Rastreando a rota para 177-59-20-184.3g.claro.net.br [177.59.20.184]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.3.1
2 14 ms 8 ms 8 ms 10.36.0.1
3 32 ms 12 ms 10 ms c9118014.virtua.com.br [201.17.128.20]
4 28 ms 26 ms 26 ms spodhcrtd02-ge-1-11-peer-bhz.virtua.com.br [201.6.7.1]
5 29 ms 33 ms 26 ms 198.32.122.84
6 47 ms 34 ms 24 ms 10.108.99.1
7 27 ms 48 ms 27 ms 10.108.56.169
8 28 ms 30 ms 30 ms 10.129.56.1
9 25 ms 26 ms 26 ms 10.129.191.53
10 26 ms 25 ms 26 ms 10.129.180.78
11 1505 ms 102 ms 108 ms 177-59-20-184.3g.claro.net.br [177.59.20.184]

Rastreamento concluído.

Última edição:
Fazendo uma busca de redes parece que a Oi e a TIM ativaram suas redes LTE onde moro, agora as 4 tão com 4G por aqui, agora o fato CURIOSO fica nessa rede LTE de ID 72499, alguém sabe dizer qual operadora seria esse id?

33tky0y.png

Alguem que esteja usando o 4G sabe se estão reduzindo a velocidade depois que passa da franquia?

Essa franquia de 5/10 GB com a velocidade do 4G é uma piada. Para mim a vivo seria mais interessante pelos 256 kbps apos a franquia.

Tenho que assinar um plano 3G ou 4G essa semana e estou numa duvida danada.

Assinei o plano 4G também no meu Plano.
No Razr HD o máximo que eu to pegando é de 75Mb de download com 50Mb de upload e uns 30ms de ping.
A cobertura nao é muuuuito boa, mas pra começo da tecnologia está razoavel...
Por enquanto a franquia nao é um problema. Sempre tive 2GB e nunca ultrapassei. Tomara que nos 5GB continue nao ultrapassando.

Assinei o plano 4G também no meu Plano.
No Razr HD o máximo que eu to pegando é de 75Mb de download com 50Mb de upload e uns 30ms de ping.
A cobertura nao é muuuuito boa, mas pra começo da tecnologia está razoavel...
Por enquanto a franquia nao é um problema. Sempre tive 2GB e nunca ultrapassei. Tomara que nos 5GB continue nao ultrapassando.
Ta bom aí ao menos, aqui cheguei a 40 Mega o máximo e idem o sinal aqui geralmente ta em 2/3 traços, nunca cheio ainda pela pouca qtd de antenas isso deve mudar daqui a alguns meses.

Ta bom aí ao menos, aqui cheguei a 40 Mega o máximo e idem o sinal aqui geralmente ta em 2/3 traços, nunca cheio ainda pela pouca qtd de antenas isso deve mudar daqui a alguns meses.

Baixa o aplicativo do Simet e repete os testes nele. Os resultados costumam ser melhores.

No SpeedTest.net eu pego por volta de 55Mb de down, com 30 de up e 45ms de ping para sao paulo.

Comprei o modem 4g da vivo no RJ, mas não estou conseguindo sinal 4G em uma regiao proxima ao centro. Sera que com alguma antena externa conectada ao modem conseguirei alguma coisa?

Users who are viewing this thread

Voltar