[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Estive em Arraial do Cabo - RJ, a cidade tem uma população de 30k + - de habitantes, mas deviam haver 100k por conta do carnaval. Resultado da rede da VIVO em horário de pico:

aBsJAW6.png

KmkCeuw.png

O 3G estava mais sobrecarregado que o 4G. Na maior parte do tempo não conectava e quando conectava, desconectava alguns minutos depois e eu recebia uma notificação diversas vezes, sempre entre 10h~22h.
MHXqEsS.jpg

Não consegui realizar testes com a rede da Claro, pois não tinha sinal, mas olhando no mapinha a Claro só tem uma erb. Infelizmente não tinha banda 28 de nenhuma outra operadora.

Fico imaginando como funciona o sinal de telefone sobrevoando, já que estamos em cima da torre e levando em consideração que as torres funcionam como efeito guarda chuva, então talvez não tivesse sinal, mas esse caso aí do cellmaper mostrou algo diferente.. rs
Pior que funciona. Eu me lembro de ter dito uma vez aqui que eu consegui utilizar o 4G da Claro na banda 28 em pleno voo, mas o delay era gigantesco. Eu consegui utilizar durante uns 5 minutos no mar da costa do RJ, porém depois que passou dos 7.0000 metros o sinal caiu. O mais engraçado é que sobrevoando em cima da própria cidade em uma altitude de + - 2.000 metros o sinal fica quase inexistente.
 
Estive em Arraial do Cabo - RJ, a cidade tem uma população de 30k + - de habitantes, mas deviam haver 100k por conta do carnaval. Resultado da rede da VIVO em horário de pico:

aBsJAW6.png

KmkCeuw.png

O 3G estava mais sobrecarregado que o 4G. Na maior parte do tempo não conectava e quando conectava, desconectava alguns minutos depois e eu recebia uma notificação diversas vezes, sempre entre 10h~22h.
MHXqEsS.jpg

Não consegui realizar testes com a rede da Claro, pois não tinha sinal, mas olhando no mapinha a Claro só tem uma erb. Infelizmente não tinha banda 28 de nenhuma outra operadora.


Pior que funciona. Eu me lembro de ter dito uma vez aqui que eu consegui utilizar o 4G da Claro na banda 28 em pleno voo, mas o delay era gigantesco. Eu consegui utilizar durante uns 5 minutos no mar da costa do RJ, porém depois que passou dos 7.0000 metros o sinal caiu. O mais engraçado é que sobrevoando em cima da própria cidade em uma altitude de + - 2.000 metros o sinal fica quase inexistente.
Sinal da torre se propaga mais para os lados que para cima.
 
A Oi tem 20MHz no 4G banda 7 em Curitiba ou se trata do projeto de unificação do espectro com a TIM? Estive em Curitiba este carnaval e meu celular pegou a Banda 7 com 20MHz, a velocidade estava excelente, batendo os 100Mb/s mas alternava muito pra 3G que também estava bom e notei certa dificuldade do meu telefone de voltar pro 4G, antes de voltar ele ficava "Sem serviço" por um tempo.
ptPHQWT.jpg

wKUIbXw
 
A Oi tem 20MHz no 4G banda 7 em Curitiba ou se trata do projeto de unificação do espectro com a TIM? Estive em Curitiba este carnaval e meu celular pegou a Banda 7 com 20MHz, a velocidade estava excelente, batendo os 100Mb/s mas alternava muito pra 3G que também estava bom e notei certa dificuldade do meu telefone de voltar pro 4G, antes de voltar ele ficava "Sem serviço" por um tempo.
ptPHQWT.jpg

wKUIbXw

Unificaram com a TIM e compartilham os 20Mhz em vez de cada uma ter os seus próprios 10mhz.
 
gente celular com essas Bandas 4G: Banda LTE 1 (2100), 3 (1800), 7 (2600), 8 (900), 20 (800)

pega o 4.5G ou 4G em 700mhz?
 
Descrição
Tecnologia: GSM / HSPA / LTE
Bandas 2G: GSM 850/900/1800/1900 SIM 1 e SIM 2
Bandas de 3G: HSDPA 850/900/1900/2100
Bandas 4G: Banda LTE 1 (2100), 3 (1800), 7 (2600), 8 (900), 20 (800)
Velocidade: HSPA 42,2 / 5,76 Mbps, LTE-A (3CA) Cat12 600/150 Mbps
GPRS: sim
 
gente celular com essas Bandas 4G: Banda LTE 1 (2100), 3 (1800), 7 (2600), 8 (900), 20 (800)

pega o 4.5G ou 4G em 700mhz?
 
Descrição
Tecnologia: GSM / HSPA / LTE
Bandas 2G: GSM 850/900/1800/1900 SIM 1 e SIM 2
Bandas de 3G: HSDPA 850/900/1900/2100
Bandas 4G: Banda LTE 1 (2100), 3 (1800), 7 (2600), 8 (900), 20 (800)
Velocidade: HSPA 42,2 / 5,76 Mbps, LTE-A (3CA) Cat12 600/150 Mbps
GPRS: sim
Não.
Precisa ter banda 28.
 
banda 28 para o 4.5g? ou paga 4g em 700Mhz?
700mhz = banda 28 (no brasil)
Sobre 4,5G a tua resposta eh isso:
LTE-A (3CA) Cat12 600/150 Mbps

Em dia:
A claro atualizou a pagina de login do minha claro, ela agora usa a mesma senha da net mas nao o mesmo login (a net usa login, a claro usa email)
Melhor ainda:
Ela foi movida para o mesmo dominio da net (auth.netcombo.com.br), logo o chrome salva o login da NET (nao culpo). Que porcaria total

Outra porcaria:
Meu passaporte americas expirou (nao vem nem cobrado mais) e mesmo assim ainda ta ativo na linha. ¯\_(ツ)_/¯
 
700mhz = banda 28 (no brasil)
Sobre 4,5G a tua resposta eh isso:
LTE-A (3CA) Cat12 600/150 Mbps

Em dia:
A claro atualizou a pagina de login do minha claro, ela agora usa a mesma senha da net mas nao o mesmo login (a net usa login, a claro usa email)
Melhor ainda:
Ela foi movida para o mesmo dominio da net (auth.netcombo.com.br), logo o chrome salva o login da NET (nao culpo). Que porcaria total

Outra porcaria:
Meu passaporte americas expirou (nao vem nem cobrado mais) e mesmo assim ainda ta ativo na linha. ¯\_(ツ)_/¯
mas esse LTE-A é usado por todas operadoras do brasil?
 
mas esse LTE-A é usado por todas operadoras do brasil?

as 4 grandes sim. mas depende da região tb pra saber quais bandas elas utilizam pra fazer o lte-a.
 
esse LTE band 2(1900), 4(1700/2100), 5(850), 7(2600), 12(700), 17(700), 28(700) - SNE-LX3

pega o 4g de todas mas o 4.5g de todas no brasil?
 
esse LTE band 2(1900), 4(1700/2100), 5(850), 7(2600), 12(700), 17(700), 28(700) - SNE-LX3

pega o 4g de todas mas o 4.5g de todas no brasil?

no brasil as operadoras podem utilizar o lte nas bandas: 1, 3, 5, 7 e 28.
e detalhe cada operadora tem outorga diferentes para cada estado de quais bandas ela pode utilizar.

agora pra pegar lte-a(4.5g) tanto o aparelho teu quanto da rede da operadora no seu local tem que suportar no minimo mimo 2x2, qam 64 e conseguir ter(agregado ou n) + de 20Mhz.

eu n ti recomendaria comprar esse aparelho ae da huawei, ele n tem disponivel a B3, que é a banda que tem melhor cobertura x desempenho utilizada pelas operadoras no BR.
 
Última edição:
no brasil as operadoras podem utilizar o lte nas bandas: 1, 3, 5, 7 e 28.
e detalhe cada operadora tem outorga diferentes para cada estado de quais bandas ela pode utilizar.

agora pra pegar lte-a(4.5ghz) tanto o aparelho teu quanto da rede da operadora no seu local tem que suportar no minimo mimo 2x2, qam 64 e conseguir ter(agregado ou n) + de 20Mhz.

eu n ti recomendaria comprar esse aparelho ae da huawei, ele n tem disponivel a B3, que é a banda que tem melhor cobertura x desempenho utilizada pelas operadoras no BR.
saquei, estou pra deixar de lado esse modelo, e ver outros modelos chineses que tenham essas bandas aí que tu disse. Eu nunca comprei esses china, mas pelo que pesquisei é que esses celulares dificilmente tem modelo intermediário que tenha as banda 1, 3, 5, 7 e 28...
 
Fazendo uns testes na Vivo, acabei por descobrir que ela ativou B1 do 3G em outra ERB na cidade utilizando as antenas que já haviam sido instaladas lá e utilizadas no 4G B7 da TIM e Oi.

O mais interessante é a diferença da B5 para a B1, a B5 está localizada bem mais alta, enquanto a cobertura da B1 não é tão abrangente, porém bem mais rápida e estável (provavelmente devido a menor qtd de usuários e a uma maior qtd de MHz?).

Vivo 3G Banda 1.
4751140074.png

4751136401.png


Vivo 3G - Banda 5 (mesmo local).
4751159112.png


Para conectar na B1 é um pouco difícil, depende do local que estou na casa, consigo ver as duas ERBs daqui, a questão é que o sinal da B5 sempre vai ser mais forte.
 
Fazendo uns testes na Vivo, acabei por descobrir que ela ativou B1 do 3G em outra ERB na cidade utilizando as antenas que já haviam sido instaladas lá e utilizadas no 4G B7 da TIM e Oi.

O mais interessante é a diferença da B5 para a B1, a B5 está localizada bem mais alta, enquanto a cobertura da B1 não é tão abrangente, porém bem mais rápida e estável (provavelmente devido a menor qtd de usuários e a uma maior qtd de MHz?).

Vivo 3G Banda 1.



Vivo 3G - Banda 5 (mesmo local).


Para conectar na B1 é um pouco difícil, depende do local que estou na casa, consigo ver as duas ERBs daqui, a questão é que o sinal da B5 sempre vai ser mais forte.
Aqui a média de velocidade no 3G da VIVO era de 19Mb no horário comercial, com picos de 22Mb durante a madrugada, mas aí uma das ERBs daqui do bairro deu problema e não funciona mais, a vivo se finge de cega e diz que ta tudo certo, agora a média de velocidade é 5Mb pq a unica torre que funciona ta sobrecarregada.
 
Aqui a média de velocidade no 3G da VIVO era de 19Mb no horário comercial, com picos de 22Mb durante a madrugada, mas aí uma das ERBs daqui do bairro deu problema e não funciona mais, a vivo se finge de cega e diz que ta tudo certo, agora a média de velocidade é 5Mb pq a unica torre que funciona ta sobrecarregada.
Eu lembro que aqui era sobrecarregado, eu até vivia falando que o 3G da Oi era melhor que o da Vivo nessa época, o da Vivo vivia caindo e mal dava 1-2Mbps, depois que eles ativaram a Fibra e essa nova ERB ficou tudo muito melhor.

Mas só foi elogiar, agora não tá batendo nem 2Mbps em ambas as ERBs agora, oh sorte viu.

O interessante que o sinal B1 da Vivo que vem da mesma antena da B7 TIM/Oi é bem mais forte, eles não devem ter diminuído a potência.
 
Bom, já postaram aqui inclusive que os Xiaomi só agregam as bandas brasileiras B1 (2100Mhz) + B3 (1800Mhz), e o motivo disso é pura economia de licenças do modem Qualcomm.
A única operadora que por enquanto utiliza 4G nessas duas bandas (e que pode aparecer 4G+) na cidade de SP é a TIM (e não em todos os locais).

Enquanto a Vivo não fizer o refarming da Banda 1, vc nunca verá 4G+ no seu telefone.

São muito poucos os equipamentos da Xiaomi que conseguem fazer Carrier Aggregation. Geralmente só conseguem agregar 1800 MHz + 2100 MHz ou 1800 MHz + 2100 MHz + 900 MHz.

Com a aplicaçºao Network Signal Guru é possível verificar se está a fazer Carrier Aggregation. A aplicação Netmonster não é fiável nesse tipo de informação.
 
O MIMO 4x4 não depende de agregação. Pelo menos na Claro em 99% das vezes as eNB têm MIMO 4x4 na B7 e na B3 (se tiver a B3 tbm).
A banda 28 é MIMO 2x2 em todas as operadoras.

Pelo Network Signal Guru dá pra travar numa banda e verificar.
Exemplo da Claro 3+7:

Screenshot-20181203-165547.png

Qual é a marca e modelo desse equipamento?
 
Mais uma reclamação no consumidor sobre a TIM, dessa vez foi "encaminhada para análise do gestor" alegando que a região possui cobertura deficiente e não tem previsão de melhorias, sendo que a "solução" é só ativar os 850Mhz na rede 3G, vão finalizar minha reclamação, tenho a certeza.
 
Depois de sofrer na Claro com a falta de sinal 4G em boa parte da cidade de Barra Bonita/SP, (só tem 4G em 2600Mhz ) mudei pra vivo após acabar a fidelidade de 1 ano.
Aqui, você entrava em algum lugar e o 3G aparecia, mesmo na rua em vários locais só aparecia 3G( cobertura muito “esburacada”)..
Quando pegava o 4G voava!!(chegava a 70-80Mbps as vezes)

Agora com a Vivo tenho 4G em toda a cidade e com agregação (2600+1800).. A velocidade fica em torno 30-35 Mbps.. Está me suprindo tranquilamente..
 
Depois de sofrer na Claro com a falta de sinal 4G em boa parte da cidade de Barra Bonita/SP, (só tem 4G em 2600Mhz ) mudei pra vivo após acabar a fidelidade de 1 ano.
Aqui, você entrava em algum lugar e o 3G aparecia, mesmo na rua em vários locais só aparecia 3G( cobertura muito “esburacada”)..

E eu querendo sair da Vivo por causa do 4G esburacado (versus a Claro) aqui em Campinas...
 
Alguém que entende bem do cellmapper sabe me explicar o porquê de aparecer que eu contribui pra tal torre 4G TIM sendo que nunca utilizei TIM? Eu encontrei umas 3 torres que aparecem meu nickname como contribuidor em algumas estradas que não havia sinal da CLARO, algumas torres da TIM vistas até mesmo somente por mim. Quando meu celular fica "apenas chamadas de emergência" ele está conectado em uma torre de outra operadora, certo? No caso os dados dessa operadora conectada também vai para o cellmapper? o_O
 
Alguém que entende bem do cellmapper sabe me explicar o porquê de aparecer que eu contribui pra tal torre 4G TIM sendo que nunca utilizei TIM? Eu encontrei umas 3 torres que aparecem meu nickname como contribuidor em algumas estradas que não havia sinal da CLARO, algumas torres da TIM vistas até mesmo somente por mim. Quando meu celular fica "apenas chamadas de emergência" ele está conectado em uma torre de outra operadora, certo? No caso os dados dessa operadora conectada também vai para o cellmapper? o_O

quando n a sinal da sua operadora o celular conecta em qual quer torre de qual quer outra operadora para realizar apenas chamadas de emergência, no caso o teu aparelho entro na rede da tim e o cellmapper registrou já que pra ele independe em qual rede seu aparelho esta conectado, dês de que ele consiga registrar o MCC, MNC, tecnologia conectada(2g, 3g e 4g) e a banda conectada, simples.
 
aqui em Recife e região metropolitana a TIM está ativando diversas novas ERBs apenas com 4G na B1 e B28, em um shopping recém inaugurado a TIM abriu exceção e ativou o 3G na B5, mas a B1 e B28 foram ativas com 4G.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo