[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Exatamente a 300 metros da minha casa foi levantada uma torre alta e fina, tem um local da minha casa em que o sinal de qualquer operadora é inexistente e não pega NADA, misteriosamente, passei a conseguir sinal 2G da Oi em 1800Mhz neste local com potencia entre -85/-89dBm a -93dBm.

É só uma coincidência né? kkkk

não é possível que Oi teve todo esse trabalho apenas para reforçar seu sinal 2G e isso quase em pleno 2020.
Configura o aparelho para 2g e roda o Cellmapper em torno desta antena para ver se ele identifica os setores e triangula a posição da mesma.
Se quiser manda uma foto da torre que o pessoal aqui deve conseguir identificar se é antena de wi-fi ou de rede celular por ela.
 
Eu passei por isso, na hora de migrar qualquer cartão que eu tentasse era recusado, entrei em contato pelo chat e não resolveram nada.

O que eu fiz foi esperar uma semana e tentar de novo, funcionou de primeira. Sendo que nem usei a linha nesse intervalo.

Li comentários que alguns cliente estão tendo problemas com a renovação do plano, o meu vai renovar dia 27, espero não ter problemas com o cartão!
 
Essa promoção da Vivo tá bem interessante, pelo menos nos 6 primeiros meses.

Como já acumulei mais de 35,00 em recargas esse mês, ganhei 1GB de bônus. E por ter feito uma de 30,00 pelo aplicativo, ganhei +1GB.

Pra mim tá excelente, ainda mais que acumula a franquia não utilizada na próxima renovação.

Screenshot_2019-09-16-23-09-11-481_br.com.vivo.png

como vc conseguiu esse bonus em dobro 6 meses?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, O 4G na banda 28 consegue uma cobertura quantos % maior em relaçao ao 4G na banda 7?
 
Pessoal, O 4G na banda 28 consegue uma cobertura quantos % maior em relaçao ao 4G na banda 7?
não sei se responde você pois não entendo muito isso, mas segundo cellmapper meu celular se conectou (não sei se é esse o nome que se da) numa b28 que fica mais ou menos uns 5km (pra mais) em linha reta. Pode ser algum bug? não sei mais registro isso.
HC0r1nb.jpg
 
Pessoal, O 4G na banda 28 consegue uma cobertura quantos % maior em relaçao ao 4G na banda 7?

Não sei exatamente como foi gerada essa informação, mas gostei desse site: https://halberdbastion.com/technology/cellular/4g-lte/lte-frequency-bands
Colocou uma informação teorica sobre cobertura, colocando a banda 28 cobrindo uma area 65% maior que a 7. Novamente, teoria apenas...

E nesse outro site aparentemente dedicado a questões de modems/RF, https://hightechforum.org/low-versus-high-radio-spectrum/, fala sobre precisar de 2/4 vezes mais antenas em frequências como 1.9GHz versus 850Mhz (apenas para ilustrar...).

Obviamente na vida real, cada operadora vai escolher como implementar as bandas e a potencia de cada uma em cada uma de suas ERBs, levando em consideração até a orientação e inclinação da antena. Isto posto, vc pode até achar que 700Mhz não resolveu muito sua vida dependendo do lugar que vc está (versus a 7).
 
não sei se responde você pois não entendo muito isso, mas segundo cellmapper meu celular se conectou (não sei se é esse o nome que se da) numa b28 que fica mais ou menos uns 5km (pra mais) em linha reta. Pode ser algum bug? não sei mais registro isso.
HC0r1nb.jpg

Normal acontecer isso em situações de "borda de célula" (num local com cobertura ruim, observe que o telefone fica trocando frequentemente a eNB, geramente "disputando" diversas).
Btw, em Blumenau tem uma peculiaridade, a Oi-TIM-Vivo compartilham a Banda 7 (eNBs 1005xxx - provido pela Vivo, pode se guiar pelo mapa da Vivo 4G para posicioná-las).
E a TIM em SC (chuto por ter trocado o fornecedor da rede), não agrega a B28 com a outras, ou seja, as eNBs (que geralmente estão fisicamente na mesma torre) da B3 e B28 são separadas.
Resumindo, o mapeamento da TIM aí fica uma salada só :haha:
 
Normal acontecer isso em situações de "borda de célula" (num local com cobertura ruim, observe que o telefone fica trocando frequentemente a eNB, geramente "disputando" diversas).
Btw, em Blumenau tem uma peculiaridade, a Oi-TIM-Vivo compartilham a Banda 7 (eNBs 1005xxx - provido pela Vivo, pode se guiar pelo mapa da Vivo 4G para posicioná-las).
E a TIM em SC (chuto por ter trocado o fornecedor da rede), não agrega a B28 com a outras, ou seja, as eNBs (que geralmente estão fisicamente na mesma torre) da B3 e B28 são separadas.
Resumindo, o mapeamento da TIM aí fica uma salada só :haha:
que salada de frequências kkkkkkkkkkk
 
Galera tenho uma duvida, meu pai quer comprar um celular da samsung A20/A30. Eles vem com as 3 bandas 4G?
 
Alguém sabe dizer de quem seria essa rede 72499 4G?
Meu chip da Oi não está pegando o 4G, não sei o que houve na rede aqui, ou se bloquearam.

IMG_20190929_174351.jpg
 
Alguém sabe dizer de quem seria essa rede 72499 4G?
Meu chip da Oi não está pegando o 4G, não sei o que houve na rede aqui, ou se bloquearam.

IMG_20190929_174351.jpg
é da Tim, o nome dela é TIM BRASIL o motivo de aparecer os números eu não sei. Mais aqui na cidade fica alternando Tim Brasil e Tim.
 
é da Tim, o nome dela é TIM BRASIL o motivo de aparecer os números eu não sei. Mais aqui na cidade fica alternando Tim Brasil e Tim.
Já imaginava que era isso. Valeu!

Agora meu chip não tá conectando ao 4G, já até abri uma reclamação pra ver o que houve.
É o ransharing Tim/Oi no 4G.
No Rio pelo menos, toda B7 da Tim que é provida pela Oi fica no 72499.
Agora aqui não está conectando mais ao RAN Sharing :/

Aguardando uma resposta da Oi.
 
quais as bandas que podem ser usadas no 4g??

basicamente todas.

no brasil as bandas que as operadoras já utilizam pra algum fim e que da pra utilizar 4g fdd são: b1, b3, b5, b7, b8, b28.

no caso dessas bandas a mais "inútil" é a b8(usado basicamente pra 2G), ela é a frequência de 900Mhz que tem só 2,5Mhz de bando por operadora e só a 2 operadoras por area de smc, se não me engano só em sp por umas questões que rolaram com uma operadora que faliu que a tim tem as duas bandas e no caso dela la ae sim da pra aproveitar pro 4g.

agora oficialmente o 4g no brasil é nas bandas b7 e b28, e tem umas coisas loucas que a anatel tb colocou na frequência de 450Mhz na época do leilão que ate hj não vi nada funcionando na mesma.

resumindo um aparelho 4g pra funcionar 100% aqui no brasil tem quer ter no minimo 5 bandas :haha: sendo a b3 e b7 as mais comuns.
 
Última edição:
basicamente todas.

no brasil as bandas que as operadoras já utilizam pra algum fim e que da pra utilizar 4g fdd são: b1, b3, b5, b7, b8, b28.

no caso dessas bandas a mais "inútil" é a b8(usado basicamente pra 2G), ela é a frequência de 900Mhz que tem só 2,5Mhz de bando por operadora e só a 2 operadoras por area de smc, se não me engano só em sp por umas questões que rolaram com uma operadora que faliu que a tim tem as duas bandas e no caso dela la ae sim da pra aproveitar pro 4g.

agora oficialmente o 4g no brasil é nas bandas b7 e b28, e tem umas coisas loucas que a anatel tb colocou na frequência e 450Mhz na epoca do leilão que ate hj não vi nada funcionando na mesma.

resumindo um aparelho 4g pra funcionar 100% aqui no brasil tem quer ter no minimo 5 bandas :haha: sendo a b3 e b7 as mais comuns.
obrigado pela resposta, aqui a tim e oi tão usando o 4g na banda 3, ativaram essa rede mês passado.

A B3= 1800MHZ; B5= 850MHZ; B7= 2600MHZ; B8= 900MHZ; B28= 700MHZ.

Quais as frequencias dessas B1?

Eu to vendo aqui uns modens 4g no aliexpress, e lá diz frequências para FDD-LTE e TDD-LTE . Eu não sei o que quer dizer essas siglas aí, tu sabe? E eu tenho que prestar atenção na frequência do TDD-LTE ou do FDD-LTE???
 
obrigado pela resposta, aqui a tim e oi tão usando o 4g na banda 3, ativaram essa rede mês passado.

A B3= 1800MHZ; B5= 850MHZ; B7= 2600MHZ; B8= 900MHZ; B28= 700MHZ.

Quais as frequencias dessas B1?

Eu to vendo aqui uns modens 4g no aliexpress, e lá diz frequências para FDD-LTE e TDD-LTE . Eu não sei o que quer dizer essas siglas aí, tu sabe? E eu tenho que prestar atenção na frequência do TDD-LTE ou do FDD-LTE???

tem que prestar atensão sim em lte tdd e fdd, a unica operadora que trabalha com tdd que eu saiba é a sky com aquele plano 4g fixo dela, as outras utilizam 4g FDD.
a diferença entre tdd e fdd resumidamente é: tdd o downstream e upstream estão na mesma frequência e intercalam entre si dependendo da parcela do tempo, já o fdd o upstream e downstream estão em frequência diferentes.

pra vc saber o espectro total exato das frequências vai nesse link: https://en.wikipedia.org/wiki/LTE_frequency_bands
pra saber exatamente qual o bloco de frequências que a operadora utiliza na sua região usa o site da teleco: https://www.teleco.com.br/areasc.asp

a e b1 é 2100Mhz downstream e 1900Mhz upstream.
 
tem que prestar atensão sim em lte tdd e fdd, a unica operadora que trabalha com tdd que eu saiba é a sky com aquele plano 4g fixo dela, as outras utilizam 4g FDD.
a diferença entre tdd e fdd resumidamente é: tdd o downstream e upstream estão na mesma frequência e intercalam entre si dependendo da parcela do tempo, já o fdd o upstream e downstream estão em frequência diferentes.

pra vc saber o espectro total exato das frequências vai nesse link: https://en.wikipedia.org/wiki/LTE_frequency_bands
pra saber exatamente qual o bloco de frequências que a operadora utiliza na sua região usa o site da teleco: https://www.teleco.com.br/areasc.asp

a e b1 é 2100Mhz downstream e 1900Mhz upstream.
esse modem: https://pt.aliexpress.com/item/3303...rchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_52

é compativel com todas as bandas do 4g brasileiro, menos a b28, estou certo?
 
esse modem: https://pt.aliexpress.com/item/3303...rchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_52

é compativel com todas as bandas do 4g brasileiro, menos a b28, estou certo?

não da pra saber, no anuncio do cara não tem a b28 mas na foto que ele coloca da caixa da zte tem a b28. e pra ajudar não encontro esse modelo em lugar nem um na internet se não em lojas. e o site da zte é uma bela porcaria pra ajudar.

pra ser sincero eu recomendaria a compra desse equipamento aqui: https://www.elsys.com.br/produto-detalhes/AMPLIMAX
ele tem todas as bandas utilizados no 4g no brasil, a instalação dele é externa pra pegar sinal melhor, da pra colocar uma antena externa junto com ele, sem falar que na b7 ele é capaz de fazer conexão com 256qam e mimo 2x2.
e um detalhe, ele é vendido oficialmente aqui no brasil e tem garantia aqui dentro do pais.
 
Finalmente consegui velocidades acima de 50mb com a Claro, mas foi em Jundiaí, mas agora sei que é possível. rsrs

QtaHxjT.png
 
Finalmente consegui velocidades acima de 50mb com a Claro, mas foi em Jundiaí, mas agora sei que é possível. rsrs

QtaHxjT.png
É pq seu aparelho não é muito atual, então a agregação chega a no máximo 300Mbps (teóricos), mas se fosse outro mais atualizado, pegaria até mais que essa velocidade do Speedtest.
 
Uma informação interessante: consegui cadastrar normalmente o eSIM da TIM no meu Pixel 3 XL, só tive que esperar o chip físico ficar sem sinal. Na TIM (Lojas, telefone) eles falam que só funciona no iPhone...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo