[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Rapaz eu tirei o filtro da linha, e já são quase 20 horas sem a linha cair, será que o problema era esse filtro mesmo?

Screen-Shot-12-05-19-at-11-12-AM-001.png


Porém ainda continua tendo erros de CRC:
Screen-Shot-12-05-19-at-11-12-AM.png


Bom sendo o filtro ou não, já valeu a pena aquele tecnico ter trocado o fio FE, ontem deu uma chuva bem forte e os sinais da linha nem se mexeram nem um pouquinho, continuaram firme e forte. Só a minha segunda linha que caiu, pois o cabo FE já estar danificado por linha de pipa (expondo parte do cobre ao tempo, mas só cai uma vez logo depois estabiliza), mas ainda não vou pedir a troca do cabo FE dessa segunda linha.
 
Rapaz eu tirei o filtro da linha, e já são quase 20 horas sem a linha cair, será que o problema era esse filtro mesmo?

Screen-Shot-12-05-19-at-11-12-AM-001.png


Porém ainda continua tendo erros de CRC:
Screen-Shot-12-05-19-at-11-12-AM.png


Bom sendo o filtro ou não, já valeu a pena aquele tecnico ter trocado o fio FE, ontem deu uma chuva bem forte e os sinais da linha nem se mexeram nem um pouquinho, continuaram firme e forte. Só a minha segunda linha que caiu, pois o cabo FE já estar danificado por linha de pipa (expondo parte do cobre ao tempo, mas só cai uma vez logo depois estabiliza), mas ainda não vou pedir a troca do cabo FE dessa segunda linha.

Aqui também ta caindo por conta de chuva, coisa que não acontecia antes.
Porém ninguém quer bater cabo aqui...
 
Aqui também ta caindo por conta de chuva, coisa que não acontecia antes.
Porém ninguém quer bater cabo aqui...
o técnico que veio ele disse logo se tinha algum problema de passar um novo cabo FE, pergunto se tinha algo prendendo o antigo no forro da casa. Até me surpreendi, pois esses técnicos sempre evitam fazer o trabalho mais pesado (dando a desculpa mais mentirosa de todas se isso for preciso). Antes eu tinha o problema de quedas assim que chovia com essa linha, agora não tenho mais. Eu percebi tbm que o FE antigo estava ruído por linha de pipa.

Agora quando começar a me incomodar a quedas por causa da chuva na segunda linha eu peço a troca (as chuvas estão no começo ainda aqui).
 
Rapaz eu tirei o filtro da linha, e já são quase 20 horas sem a linha cair, será que o problema era esse filtro mesmo?

Screen-Shot-12-05-19-at-11-12-AM-001.png


Porém ainda continua tendo erros de CRC:
Screen-Shot-12-05-19-at-11-12-AM.png


Bom sendo o filtro ou não, já valeu a pena aquele tecnico ter trocado o fio FE, ontem deu uma chuva bem forte e os sinais da linha nem se mexeram nem um pouquinho, continuaram firme e forte. Só a minha segunda linha que caiu, pois o cabo FE já estar danificado por linha de pipa (expondo parte do cobre ao tempo, mas só cai uma vez logo depois estabiliza), mas ainda não vou pedir a troca do cabo FE dessa segunda linha.

Olha... o filtro de linha tanto pode ajudar como piorar teu sinal, a final são mais duas emenda em vez de uma, só ai tem queda de margem de ruído. Então reduzir os problemas melhoram teu caso. Já algumas vezes a filtragem que o filtro faz às vezes também ajuda ... ai varia. Enfim... tem gente que só consegue sinal se colocar dois filtros de linha (vídeo do youtube no dsl) lol.

O negócio que vc está muito no limite do VDLS para os 35Mb... ainda está dentro mas qualquer variação é sal... O colega ai em cima também está com um sinal ruim... mas ele já está mais perto ou o sistema dele é mais novo.

O meu está ainda mais perto com 80k de down e meu sistema é novo segundo o cara da oi e só agora meus erros irreversíveis de vez em quando está abaixo de 1000 ou zero. O ideal mesmo é estar com atenuação abaixo de 10 e download máxima acima de 100k... a rede da oi não é legal.
 
Olha... o filtro de linha tanto pode ajudar como piorar teu sinal, a final são mais duas emenda em vez de uma, só ai tem queda de margem de ruído. Então reduzir os problemas melhoram teu caso. Já algumas vezes a filtragem que o filtro faz às vezes também ajuda ... ai varia. Enfim... tem gente que só consegue sinal se colocar dois filtros de linha (vídeo do youtube no dsl) lol.

O negócio que vc está muito no limite do VDLS para os 35Mb... ainda está dentro mas qualquer variação é sal... O colega ai em cima também está com um sinal ruim... mas ele já está mais perto ou o sistema dele é mais novo.

O meu está ainda mais perto com 80k de down e meu sistema é novo segundo o cara da oi e só agora meus erros irreversíveis de vez em quando está abaixo de 1000 ou zero. O ideal mesmo é estar com atenuação abaixo de 10 e download máxima acima de 100k... a rede da oi não é legal.
atenuação não se leva mais em conta quando é VDSL.

E não minha não estar no limite, ainda tem uma folga.
 
atenuação não se leva mais em conta quando é VDSL.

E não minha não estar no limite, ainda tem uma folga.

Atenuação e distância... segundo um manual de engenharia jogado ai na internet, parecido com um panfleto.... mas como vemos não é essas maravilhas quando vc está fora dos padrões antigos. Dá para usar e tal. Melhor que ter 15mb lol
 
Última edição:
Rapaz... Lembrei do inferno que era usar xdsl, lendo as ultimas postagens.

Fiber gives your peace of mind.
 
Acho que isso foi mais pelo uso da tecnologia VDSL2 que é uma mistura de tecnologias e possibilitou maiores distâncias, vetorização e tal... tem vários materiais na gringa mostrando distância e taxas atingíveis... na gringa os caras conseguem fazer planos maiores na rede deles...
 
Atenuação e distância... segundo um manual de engenharia jogado ai na internet, parecido com um panfleto.... mas como vemos não é essas maravilhas quando vc está fora dos padrões antigos. Dá para usar e tal. Melhor que ter 15mb lol
tu ta enganado cara. Minha linha tem folga, atenuação não se leva em conta.

O técnico veio aqui em casa e ficou dizendo besteiras igual tu, aí ele disse para me que iria cadastrar a minha linha no g6 (que segundo ele é quando a linha esta fora dos padrões e o cliente não aceita redução, ele disse que só atenuação que não estava no padrão) aí ele colocou no viva voz para falar com setor técnico sobre isso e a técnica disse para ele que não se leva mais em conta a atenuação quando é VDSL, somente o sinal ruído e o MAXRATE e ainda disse que a minha estar qualificada sem nem um problema.

O técnico ficou na maior cara de bunda na minha frente, e ficou dizendo "agora não entendo mais nada", "não faz sentido isso".

A tabela que ta valendo para qualificação VDSL:

oi-velox-tabela.jpg


Como pode ver e ler, esta escrito em caixa alta NÃO SE APLICA, para o técnico não ficar viajando na maionese e querendo desqualificar a linha do cliente só por causa da atenuação. Para 35 megas o maxrate tem que ta em 39000. As minhas linhas seguram até 45 megas, se um dia a oi liberar.
 
tu ta enganado cara. Minha linha tem folga, atenuação não se leva em conta.

O técnico veio aqui em casa e ficou dizendo besteiras igual tu, aí ele disse para me que iria cadastrar a minha linha no g6 (que segundo ele é quando a linha esta fora dos padrões e o cliente não aceita redução, ele disse que só atenuação que não estava no padrão) aí ele colocou no viva voz para falar com setor técnico sobre isso e a técnica disse para ele que não se leva mais em conta a atenuação quando é VDSL, somente o sinal ruído e o MAXRATE e ainda disse que a minha estar qualificada sem nem um problema.

O técnico ficou na maior cara de bunda na minha frente, e ficou dizendo "agora não entendo mais nada", "não faz sentido isso".

A tabela que ta valendo para qualificação VDSL:

oi-velox-tabela.jpg


Como pode ver e ler, esta escrito em caixa alta NÃO SE APLICA, para o técnico não ficar viajando na maionese e querendo desqualificar a linha do cliente só por causa da atenuação. Para 35 megas o maxrate tem que ta em 39000. As minhas linhas seguram até 45 megas, se um dia a oi liberar.

Sim, já vi essa tabelinha.

O colega está reclamando de sinal, vc está reclamando de sinal, devido a um pequeno problema externo... ou seja essa linha está instável de alguma forma, mesmo a Oi dizendo que não tem problema nenhum e os erros que aparecem é para desconsiderar, mesmo usando vários modens diferentes e até mesmo trocando a parte interna da tua rede.

Já pelo meu ponto de vista... A distância tem tabelas que mostram essa diferença na gringa para o vdsl2, a atenuação muda conforme a distância, mesmo ela não sendo mais considerada mais pela oi, mas nem todo mundo pode ter VDSL quem devido ao numero de porta isso é a oi de forma automática.

Enfim... se está funcionando mesmo longe está beleza... mas não venha dizer que a internet está perfeita ^^ tem que ficar todo o tempo resolvendo pequenos problemas de conexão, aberturas ou exposição para ter uma internet regular... e isso não é normal. Mas enfim, já que está com folga...

enfim...

e o técnico reduz mesmo, já falei isso. Eles não querem ter trabalho de ficar batendo linha para descobrir defeito fantasma.
 
Sim, já vi essa tabelinha.

O colega está reclamando de sinal, vc está reclamando de sinal, devido a um pequeno problema externo... ou seja essa linha está instável de alguma forma, mesmo a Oi dizendo que não tem problema nenhum e os erros que aparecem é para desconsiderar, mesmo usando vários modens diferentes e até mesmo trocando a parte interna da tua rede.

Já pelo meu ponto de vista... A distância tem tabelas que mostram essa diferença na gringa para o vdsl2, a atenuação muda conforme a distância, mesmo ela não sendo mais considerada mais pela oi, mas nem todo mundo pode ter VDSL quem devido ao numero de porta isso é a oi de forma automática.

Enfim... se está funcionando mesmo longe está beleza... mas não venha dizer que a internet está perfeita ^^ tem que ficar todo o tempo resolvendo pequenos problemas de conexão, aberturas ou exposição para ter uma internet regular... e isso não é normal. Mas enfim, já que está com folga...

enfim...

e o técnico reduz mesmo, já falei isso. Eles não querem ter trabalho de ficar batendo linha para descobrir defeito fantasma.
só rindo mesmo....
 
só rindo mesmo....

huahuauhahuauhauha

Pronto, está feliz? ^^

Cara, tecnologia velha, cara, o bagulho é instável, mesmo se vc morar colado a central ainda vai dar merda, já li relatos por aqui e em outros lugares.
Eu to dizendo que tem dados sobre o assunto e vc acredita na Oi com sua grande equipe seus serviços de excelência.

Eu quero que eles baixem tua velocidade porque vc está instável? Eu não... quero que vc vá para fibra!

Acho que não se tem mais nada para discutir já que a credibilidade foi a zero. Boa tarde e passar bem.
 
Pessoal, moro no interior, e a unica opção é a velox.
Normalmente a internet caía 1x por dia, mas ultimamente esta caindo em média de 3 em 3 hrs.
Oque eu notei que acontece, é que a taxa máxima de dados vai abaixando, e com isso o SRN tb vai abaixando, ate a internet cair e voltar, logo em seguida com os parâmetros normais.
Cadpturar.png
Capturar.png

parâmetros padrão < ------------------------------------------ >parâmetros dps de um tempo

Alguém já passou por isso? a fiação é nova, já tentei trocar cabos etc, mas nada resolve.
 
Pessoal, moro no interior, e a unica opção é a velox.
Normalmente a internet caía 1x por dia, mas ultimamente esta caindo em média de 3 em 3 hrs.
Oque eu notei que acontece, é que a taxa máxima de dados vai abaixando, e com isso o SRN tb vai abaixando, ate a internet cair e voltar, logo em seguida com os parâmetros normais.
Cadpturar.png
Capturar.png

parâmetros padrão < ------------------------------------------ >parâmetros dps de um tempo

Alguém já passou por isso? a fiação é nova, já tentei trocar cabos etc, mas nada resolve.

SNR fraco e atenuação muito ruim. Vc mora bem distante do armário da Oi. Essa linha tá no limite.

No segundo print, o SNR caiu pra 3.5, um nível crítico. Tem que pedir reparo.
 
SNR fraco e atenuação muito ruim. Vc mora bem distante do armário da Oi. Essa linha tá no limite.

No segundo print, o SNR caiu pra 3.5, um nível crítico. Tem que pedir reparo.

Devo morar a uns 2 km do armário, já pedi reparo mas não adiantou.
To pensando em pedir pra reduzir a velocidade de down, pra uns 7500 e vê se estabiliza.

Nesse meio tempo o SNR ja caiu mais, daqui uns 30 minutos a internet deve cair e voltar o SNR 6-7
19b25s6.png

Ja vi o SNR 0.1 hahaha, ai é só forçar um pouco a rede que ela cai na hra.
 
Devo morar a uns 2 km do armário, já pedi reparo mas não adiantou.
To pensando em pedir pra reduzir a velocidade de down, pra uns 7500 e vê se estabiliza.

Nesse meio tempo o SNR ja caiu mais, daqui uns 30 minutos a internet deve cair e voltar o SNR 6-7
19b25s6.png

Ja vi o SNR 0.1 hahaha, ai é só forçar um pouco a rede que ela cai na hra.
Já pensou en trocar o tipo ANNEX para o M ou outro tipo que melhor fique na tua linha?(só ir mudando na config do modem esperar ele reiniciar sozinho e ver como fica) Se não me falha a memória tem um que fica em 1000 de upload, mas é mais estável. Se tua linha não estiver ruim, é claro.
 
Já pensou en trocar o tipo ANNEX para o M ou outro tipo que melhor fique na tua linha?(só ir mudando na config do modem esperar ele reiniciar sozinho e ver como fica) Se não me falha a memória tem um que fica em 1000 de upload, mas é mais estável. Se tua linha não estiver ruim, é claro.

Já tentei mudar o anexo, mas nenhum sincroniza, só o A, tentei todas opções
EmufxgM.png


E nesse meio tempo o SNR chegou ao 0,1, caiu, e agora ta la nos 6,5 (e diminuindo)
QvWDzIm.png
 
Já tentei mudar o anexo, mas nenhum sincroniza, só o A, tentei todas opções
EmufxgM.png


E nesse meio tempo o SNR chegou ao 0,1, caiu, e agora ta la nos 6,5 (e diminuindo)
QvWDzIm.png
tu tem 10 megas, mas tu atenuação ta alta para 10 megas. Eu quando tinha 5 megas, minha atenuação era 42-45. E isso não permitia aumentar a velocidade. Pois para 10 megas até 37db de atenuação segura de boa. Teu maxrate ta no limite tbm, e nem se fala teu snr baixo. Mas acredito que teu snr ta baixo devido tua linha ta forçando para segurar essa velocidade.

Esse modem é da oi? Modens que não são da oi sempre fazem uma leitura muito ruim dos sinais da linha.

Ou tu continua levando a vida assim ou diminui a velocidade para 5 megas. Já que tu já trocou teu cabo FE e continua com SNR baixo.
 
Alegria de pobre dura pouco, já estava me gabando da latência de 3ms (fibra) nos testes do Speedtest que fiz em novembro, esse mês já voltou pra casa dos 45ms. Será que existe alguma esperança desse ping baixar à curto ou médio prazo, ou só quando a Oi equilibrar as finanças para poder investir em rotas melhores?

Além disso, alguém mais que tenha ONT da Nokia percebe uma demora considerável, da ordem de 20-30 segundos, pro smartphone conectar na rede sem fio de 5GHz? Antes quando tinha NET com um modem da Sagemcom, no mesmo aparelho era só ativar o wifi e quase que imediatamente já conectava na rede de 5GHz, demorava nem 5 segundos pra conectar. Será que tem como fazer o modem estabelecer mais rápido a conexão sem fio?
 
Última edição:
Alegria de pobre dura pouco, já estava me gabando da latência de 3ms (fibra) nos testes do Speedtest que fiz em novembro, esse mês já voltou pra casa dos 45ms. Será que existe alguma esperança desse ping baixar à curto ou médio prazo, ou só quando a Oi equilibrar as finanças para poder investir em rotas melhores?

Além disso, alguém mais que tenha ONT da Nokia percebe uma demora considerável, da ordem de 20-30 segundos, pro smartphone conectar na rede sem fio de 5GHz? Antes quando tinha NET com um modem da Sagemcom, no mesmo aparelho era só ativar o wifi e quase que imediatamente já conectava na rede de 5GHz, demorava nem 5 segundos pra conectar. Será que tem como fazer o modem estabelecer mais rápido a conexão sem fio?
Poste uns tracerts para análise.
 
Alguém possui o Modem Zyxel AMG 1302 com mais de 10 mb da oi?? recentemente coloquei ele como roteador secundário em uma internet de 15 mb de outro provedor, mas aparentemente ele só suporta 10 mb pelo porta rj 45... alguém sabe me dizer se é alguma configuração ou é limitação dele mesmo???
 
Pessoal, a Oi já fibrou uns 50% da área urbana de Curitiba pelo menos, contra uns 20~30% da Vivo. O que me estranha é que em diversas ruas residenciais, sem prédios, e também em várias com prédios, estão colocando uma CTO por poste, em outros uma a cada dois postes. O modelo aqui é daquele branco que fica pendurado no cabeamento junto com caixas de emenda da rede de cobre.

Isso me é muito estranho, pois a Vivo por exemplo coloca em média uma caixa a cada três postes, ou até menos. É como se a Oi estivesse planejando uma rede para atender TODAS as casas, quando sabemos que o máximo que ela vai conseguir é uns 30% de market share, pois compete com Vivo e NET.

Se tratando da Oi, só me passa pela cabeça investimento burro ou maracutaia pra inflar números.

Alguém sabe dizer algo sobre?
O post é um pouco antigo mas queria só comentar que aqui em Salvador estão colocando até 3 CDOE em um poste só, não sei se é alguma logística deles pra dividir o sinal ou se é redundância, mas ja é a segunda vez que vejo várias juntas assim rsrs
 
Pessoal, vou precisar mudar o modem pra outro cômodo (o cabo sai da tomada na sala e chega até o meu quarto por um furo na parede), pois vou fazer uma obra no meu quarto. É só desparafusar a tampinha no modem e desplugar o cabo de fibra óptica? Vai sincronizar sem problemas após reconectar? Eu sei que não devo olhar diretamente pra saída do cabo, visto a luz ser ultravioleta ou laser, não tenho certeza, e nem curvar muito a fibra por ser frágil. Tô pensando em cobrir a ponta do cabo com fita isolante pra não correr riscos.
 
Pessoal, vou precisar mudar o modem pra outro cômodo (o cabo sai da tomada na sala e chega até o meu quarto por um furo na parede), pois vou fazer uma obra no meu quarto. É só desparafusar a tampinha no modem e desplugar o cabo de fibra óptica? Vai sincronizar sem problemas após reconectar? Eu sei que não devo olhar diretamente pra saída do cabo, visto a luz ser ultravioleta ou laser, não tenho certeza, e nem curvar muito a fibra por ser frágil. Tô pensando em cobrir a ponta do cabo com fita isolante pra não correr riscos.
Não olhe... a luz não é visível, mas* pode danificar tua visão. Se tiver drop de cabo deixado pela oi dá para levar, só cuidado com os cabos são frágeis. No buraco na parede cuidado com a curvatura do cabo para não dar problema de diminuição da qualidade. Proteja a cabeça do cabo da fibra para não sujar nessa passagem. Se sujar tua internet pode nem funcionar mais. Em alguns casos é melhor comprar um cabo de rede e fazer o serviço do que manobras perigosas. ^^ Sò desligar mesmo e tirar o cabo, mas dependendo do modem tem alguns enrolamentos dentro do modem da oi... ai o negócio complica mais.
 
Última edição:
Não olhe... a luz não é visível, mas* pode danificar tua visão. Se tiver drop de cabo deixado pela oi dá para levar, só cuidado com os cabos são frágeis. No buraco na parede cuidado com a curvatura do cabo para não dar problema de diminuição da qualidade. Proteja a cabeça do cabo da fibra para não sujar nessa passagem. Se sujar tua internet pode nem funcionar mais. Em alguns casos é melhor comprar um cabo de rede e fazer o serviço do que manobras perigosas. ^^ Sò desligar mesmo e tirar o cabo, mas dependendo do modem tem alguns enrolamentos dentro do modem da oi... ai o negócio complica mais.

Postando pra dizer que deu certo a manobra e pra lhe agradecer pela recomendação de proteger o plugue. Eu passei duas voltas de fita isolante em todo o conector, e na ponta passei pelo menos três voltas e dobrei a ponta pra garantir que não ia entrar pó e que ia cobrir a luz. Aproveitei pra remover um cabo coaxial da NET que passava junto com a fibra pelo buraco na parede, tive extremo cuidado de não curvar excessivamente a fibra ao puxar.

O que deu trabalho mesmo foi cortar tipo um passa fio, não sei o nome, é tipo um cilindro oco com um aro na base que encaixava no buraco na parede pra tampar, por onde passavam a fibra e o cabo coaxial espremidos. Tive que cortar com estilete essa pecinha com muito cuidado pra não cortar a fibra junto. Eu notei que até uma parte do cabo ele possui três "fios", e a partir daí vi que um dos fios laterais tinha sido arrancado, será que o instalador fez isso pra deixar o cabo mais flexível?

Se eu não tivesse protegido o plugue com a fita isolante realmente ia sujar todo ao puxar o cabo, ainda bem que li seu comentário antes, valeu mesmo. Pra enrolar depois atrás do modem foi tranquilo, era só puxar as abinhas pra fibrar encaixar nas trilhas. Fiz os testes após reconectar o cabo e tudo OK, download/upload cravados em 210/17 Mbps. Muitíssimo grato pela ajuda :)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo