[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

meio alto esse ping hein, 23ms é ping de docsis
Sem ser muito chato ,,, a latência é governada mais pela distância física e pela quantdade de roteadores do que pela tecnologia da última milha.
DOCSIS3.0 tem latência de 7-8ms no 1º salto . É alto pelo controle da agregação de canais.
VDSL2 tem latência de 5-7ms no 1º salto
Fibra (FTTH, GPON etc ) tem latência de 2ms ou menos no 1º salto.
O restante da latência é somada a estas acima pela distância física e pelos equipamentos.
 
3 Pessoal, adianta alguma coisa desativar o dhcp do HG8245W5-6T e colocar um roteador em dmz? Pergunto isso, porque senão nem tirar da caixa meu roteador novo e vou vender.
 
Testei agorinha no https://ipv6-test.com, e detecta IPv6, somente o DNS em IPV6 que não funciona:

https://i.ibb.co/fVJ6BJq/20210401-192741.jpg

Aliás, vale a pena configurar DNSv6, já que a BOi não dá suporte?
Aqui ta Funcionado o DNS6
RojQG2y.png
 
Para uma conexão de fibra até o cliente, o ideal em teste local é até 7, passou disso eu considero alto. E sim, quem não joga não vai se importar muito com isso, poucos vão perceber uma demora maior para resposta dos serviços que usam.
Não é bem assim... O speedtest selecionou um servidor aleatório próximo dele(de outra operadora), logo o ping vai ser maior afinal de contas a distancia e o caminho são maiores... porque quando e da mesma operadora, mesmo sendo na cidade vizinha, o ping é bem menor:

11196890969.png


Não consegui pegar a rota para o servidor da oi, porque o ip do servidor da oi no speedtest não permite o ICMP:

200.216.7.186

Ping é a distancia + a rota entre você é o servidor! Ou seja, ping não é um valor fixo e sim cada servidor e destino, vai possuir um valor de ping diferente!

Exemplo, novamente fazendo o teste para o rio, porém, dessa vez para outra operadora que não seja a oi e que a mesma não faz peering com:

11196918382.png


E essa aqui é a rota até essa operadora:
TMHQmOg.png


Ai agora um teste para um provedor da minha cidade e não do rio(que é cidade vizinha):

11196945384.png


Ping maior porque sai da rede da oi, dentro da própria rede o ping vai ser sempre muito menor, porque a rota é sempre melhor ou a ideal! Já que não é só a distancia que influencia ping e sim a rota também como eu falei acima.

Teste OI FIBRA 200mb

Isso é oi fibra mesmo? Porque o AS indica como Ultra Banda Larga Fibra ao invés de Oi? E o upload está dando 120mb se o upload é só 60mb no plano de 200? A não ser que tenham mudado? Porém, ao consultar o site da boi ainda é 60 mb.
 
testei na oi fibra de um parente que mora ao lado da minha casa e o servidor que consegui ping mais baixo aqui na city(Montes Claros MG) é por volta dos 30 ms,testei em vários servidores de outras cidades tbm e o que pegou o menor ping foi o da própria oi em Belo Horizonte que provavelmente é o datacenter que atende a cidade aqui

 
Alguem tem foto da caixa de distribuição da fibra no poste? Instalaram mais uma no poste aqui na frente de casa, estou suspeitando que seja da Oi.
 
Oi fibra perde ou empata(nunca ganha rsrsrs) em questão de rota\ping contra qualquer outra operadora que eu já testei aqui da minha região(net, sumicity e alguns pequenos)! Inclusive contra o 4G da tim e quando o assunto é rota internacional a oi perde feio!

Vamos por exemplo um servidor do discord no leste dos EUA:

Oi fibra
H2t4oAN.png


4G Tim
8HMtOfx.png


Porém, é possível remediar com vpn:
8GMjQMa.png


OBS: Pelo menos no meu caso que sou do interior do rio, logo estou próximo ao rio e sp aonde tem diversos servidores de vpn para escolher.
Mas a Oi não tem a maior capacidade de fibra óptica do Brasil já faz alguns anos? Na teoria deveria ter as melhores rotas ou tô falando bobagem?
41kZKrW.jpg

GRePE5C.jpg



Créditos pelas fotos @Aline Ogawa
CEO = Caixa de Emenda Óptica
CDOE = Caixa de Distribuição Óptica, o E não sei
e o VNO = ?
 
Alguem tem foto da caixa de distribuição da fibra no poste? Instalaram mais uma no poste aqui na frente de casa, estou suspeitando que seja da Oi.
Isso em que região?
Mas a Oi não tem a maior capacidade de fibra óptica do Brasil já faz alguns anos? Na teoria deveria ter as melhores rotas ou tô falando bobagem?

CEO = Caixa de Emenda Óptica
CDOE = Caixa de Distribuição Óptica, o E não sei
e o VNO = ?
E: externa (exposta ao tempo)
I: interna (dentro das dependências ade alguma edificação)

Obs.: Não concordo com esta nomenclatura "distribuição" pra este tipo de caixa. O correto seria "terminação" (ficaria CTOE e CTOI), já que as portas são as pernas de um splitter.
 
Mas a Oi não tem a maior capacidade de fibra óptica do Brasil já faz alguns anos? Na teoria deveria ter as melhores rotas ou tô falando bobagem?

CEO = Caixa de Emenda Óptica
CDOE = Caixa de Distribuição Óptica, o E não sei
e o VNO = ?
Varia muito. A oi tem a maior infra, entretanto, quando ela fez a algum tempo as empresas foram descobrindo novas tecnologias. Tipo: iluminacoes de fibra, tecnologias para ampliar sinal e como a oi tava quebrada nao teria como investir nisso; não em toda infraestrutura.
 
Mas a Oi não tem a maior capacidade de fibra óptica do Brasil já faz alguns anos? Na teoria deveria ter as melhores rotas ou tô falando bobagem?
Há uns meses atrás o CEO da Oi disse que 70% do trafego de toda a Internet do país passava pelos seus backbones. Acredito que rotas e capacidade não estejam relacionados. Rota é mais uma questão de configuração, capacidade é hardware.
 
Há uns meses atrás o CEO da Oi disse que 70% do trafego de toda a Internet do país passava pelos seus backbones. Acredito que rotas e capacidade não estejam relacionados. Rota é mais uma questão de configuração, capacidade é hardware.
ou acordos com links parceiros
 
Isso em que região?

E: externa (exposta ao tempo)
I: interna (dentro das dependências ade alguma edificação)

Obs.: Não concordo com esta nomenclatura "distribuição" pra este tipo de caixa. O correto seria "terminação" (ficaria CTOE e CTOI), já que as portas são as pernas de um splitter.
Interior de São Paulo. Com esse, é o 4o provedor de fibra pendurado no poste aqui. (e tem a NET perdida ali no meio com coaxial)
 
Isso em que região?

E: externa (exposta ao tempo)
I: interna (dentro das dependências ade alguma edificação)

Obs.: Não concordo com esta nomenclatura "distribuição" pra este tipo de caixa. O correto seria "terminação" (ficaria CTOE e CTOI), já que as portas são as pernas de um splitter.
Por isso que algumas são chamadas de CTO (caixa de terminação óptica).
Varia muito. A oi tem a maior infra, entretanto, quando ela fez a algum tempo as empresas foram descobrindo novas tecnologias. Tipo: iluminacoes de fibra, tecnologias para ampliar sinal e como a oi tava quebrada nao teria como investir nisso; não em toda infraestrutura.
Entendi, mas fibra não era algo fácil de se evoluir, independente do tempo?
Interior de São Paulo. Com esse, é o 4o provedor de fibra pendurado no poste aqui. (e tem a NET perdida ali no meio com coaxial)
Legal saber que além da capital, está chegando no interior também.
 
Por isso que algumas são chamadas de CTO (caixa de terminação óptica).

Entendi, mas fibra não era algo fácil de se evoluir, independente do tempo?

Legal saber que além da capital, está chegando no interior também.
Na real, essa é minha duvida, a caixa ta sem identificação, e nao tem a plaquina no cabo. Entao nao sei que provedor é. Entrei no site da Oi, e ainda não consta Araraquara lá.

Entrei agora no site da LiveTIM, e na lista aparece "Sao Paulo - Interior", mas nao da os nome das cidades.

É a caixa do mistério.

EDIT: já descobri que provedor é, vou postar la no tópico de pequenos provedores, pq é regional.
 
Última edição:
Mas a Oi não tem a maior capacidade de fibra óptica do Brasil já faz alguns anos? Na teoria deveria ter as melhores rotas ou tô falando bobagem?
Em teoria sim, porém, rota depende de configuração, planejamento, hardware, conectividade da oi com outros provedores de internet(afinal de contas a oi não cobre o brasil todo e nem o mundo) e nisso a oi acaba tendo rotas ruins! Porque? Má administração(falta de investimento, preguiça, porque é trabalhoso e etc), pelo menos é o que acho! Afinal de contas não tem como uma operadora desse tamanho, ter rotas tão ruins que dão diferença de 100 ms na fibra até para 4g de celular!
 
Uma dica boa pra saber se tem Oi Fibra disponível nas proximidades é jogar só o CEP e marcar "sem número" na consulta. Um CEP próximo aqui já tem, mas no meu ainda não.
 
Mas a Oi não tem a maior capacidade de fibra óptica do Brasil já faz alguns anos? Na teoria deveria ter as melhores rotas ou tô falando bobagem?

CEO = Caixa de Emenda Óptica
CDOE = Caixa de Distribuição Óptica, o E não sei
e o VNO = ?
Estas fotos foram tiradas pela @Aline Ogawa aqui em Belo Horizonte. VNO é a identificação da central, como estas fotos foram tiradas na região de Venda Nova, a Oi utilizou estas letras.
 
Uma dica boa pra saber se tem Oi Fibra disponível nas proximidades é jogar só o CEP e marcar "sem número" na consulta. Um CEP próximo aqui já tem, mas no meu ainda não.
Legal saber disso.
Estas fotos foram tiradas pela @Aline Ogawa aqui em Belo Horizonte. VNO é a identificação da central, como estas fotos foram tiradas na região de Venda Nova, a Oi utilizou estas letras.
Aaaaah, saquei, é tipo o nome da localidade. Vivendo e aprendendo rsrs.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo