[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Estou sem internet faz uma semana depois que a Claro fez uma manutenção e acabou cortando os cabos. Os técnicos da Oi verificam que o cabo está cortado e não fazem nada dizendo que outra equipe da Oi que é responsável por isso. Se reclamar na Anatel adianta em algo?
Já teria cancelado por causa dessa palhaçada, não podem multar em caso de fidelidade, não resolveram o problema, tiveram tempo até demais pra isso...né admiro alguém ter esperado tanto uma solução.
 
Hoje depois de quase 2 anos, decidi cancelar a Oi fibra, estava pagando R$99 por 400mb (não consegui os 500mb nesse valor)...

Mudei para a Livetim (rede neutra V.tal/Oi) para 1GB com paramount por R$151,90 no débito automatico (promoção do site), já que teria a mesma "qualidade/serviço" por ser a v.tal...

Chegou o tecnico da v.tal com o cracha da TIM, falei pra ele aproveitar o Drop da fibra da Oi pra ativar a "livetim", ele viu que eu sabia da v.tal e etc, começou a falar das provedoras digitais que ele faz a instalação e falou: "quando eu descer, vou pegar os crachas que tenho, você tira foto e depois pesquisa qual que tem o plano mais barato e assina, pois você tem 7 dias pra cancelar a TIM." O tecnico foi muito gente boa...

Segue a foto dos crachas:

Ou seja, provedora agora é skin e até o uniforme do tecnico é skin, pra completar a cena ele ainda pegou um adesivo da TIM e colou no modem (um Nokia todo bloqueado que já troquei por outro Nokia desbloqueado que coloquei em bridge).

Ele ainda disse que a empresa terceirizada que ele trabalha tem contrato com a Vivo/Fibrasil que 3 meses atrás ele fazia instalação da Vivo, pois ele não é "empregado" da v.tal e sim um prestador de serviço terceirizado e essa empresa tem varios contratos (v.tal, vivo e Claro). Também falou que em breve a empresa dele vai começar a instalar Claro pela V.tal...
Pesquisei cada uma das empresas dos crachás, a Flix Fibra é bem punitiva. Se você atrasar 1 dia a conta, tá lascado, paga um valor todo aumentado.
 
Hoje depois de quase 2 anos, decidi cancelar a Oi fibra, estava pagando R$99 por 400mb (não consegui os 500mb nesse valor)...

Mudei para a Livetim (rede neutra V.tal/Oi) para 1GB com paramount por R$151,90 no débito automatico (promoção do site), já que teria a mesma "qualidade/serviço" por ser a v.tal...

Chegou o tecnico da v.tal com o cracha da TIM, falei pra ele aproveitar o Drop da fibra da Oi pra ativar a "livetim", ele viu que eu sabia da v.tal e etc, começou a falar das provedoras digitais que ele faz a instalação e falou: "quando eu descer, vou pegar os crachas que tenho, você tira foto e depois pesquisa qual que tem o plano mais barato e assina, pois você tem 7 dias pra cancelar a TIM." O tecnico foi muito gente boa...

Segue a foto dos crachas:

Ou seja, provedora agora é skin e até o uniforme do tecnico é skin, pra completar a cena ele ainda pegou um adesivo da TIM e colou no modem (um Nokia todo bloqueado que já troquei por outro Nokia desbloqueado que coloquei em bridge).

Ele ainda disse que a empresa terceirizada que ele trabalha tem contrato com a Vivo/Fibrasil que 3 meses atrás ele fazia instalação da Vivo, pois ele não é "empregado" da v.tal e sim um prestador de serviço terceirizado e essa empresa tem varios contratos (v.tal, vivo e Claro). Também falou que em breve a empresa dele vai começar a instalar Claro pela V.tal...
O crachá é um pedaço de folha de papel a4 imprimido colorido e plastificado somente com a logo da empresa? Pensei que era algo mais melhor, tipo aqueles plásticos duros com foto do trabalhador e nome, seguido por nome da empresa.
 
Hoje depois de quase 2 anos, decidi cancelar a Oi fibra, estava pagando R$99 por 400mb (não consegui os 500mb nesse valor)...

Mudei para a Livetim (rede neutra V.tal/Oi) para 1GB com paramount por R$151,90 no débito automatico (promoção do site), já que teria a mesma "qualidade/serviço" por ser a v.tal...

Chegou o tecnico da v.tal com o cracha da TIM, falei pra ele aproveitar o Drop da fibra da Oi pra ativar a "livetim", ele viu que eu sabia da v.tal e etc, começou a falar das provedoras digitais que ele faz a instalação e falou: "quando eu descer, vou pegar os crachas que tenho, você tira foto e depois pesquisa qual que tem o plano mais barato e assina, pois você tem 7 dias pra cancelar a TIM." O tecnico foi muito gente boa...

Segue a foto dos crachas:

Ou seja, provedora agora é skin e até o uniforme do tecnico é skin, pra completar a cena ele ainda pegou um adesivo da TIM e colou no modem (um Nokia todo bloqueado que já troquei por outro Nokia desbloqueado que coloquei em bridge).

Ele ainda disse que a empresa terceirizada que ele trabalha tem contrato com a Vivo/Fibrasil que 3 meses atrás ele fazia instalação da Vivo, pois ele não é "empregado" da v.tal e sim um prestador de serviço terceirizado e essa empresa tem varios contratos (v.tal, vivo e Claro). Também falou que em breve a empresa dele vai começar a instalar Claro pela V.tal...
nao forneceram o ONU mais moderno com porta ethernet de 2.5 gbps? pq se usa porta de 1gb maximo que vai 940 mbps né com 2.5 gbps deve dar velo pouco maior uns 50 mbps amais minimo
 
pelo teu relato, invoco a moderasion @Mosqueteirors pra dar a sugestão de ser criado um topico dedicado pra rede da VTAL, pq pelo jeito já virou bagunça.

a detalhe, me passou despercebido esse tempo todo, mas me mandaram um link com pdf mostrando o produto FTTH/FTTP(que é esse de rede neutra da vtal), no que eles mostram la a rede backbone sempre é a deles, ate então nada publico de que trafego de rede é separado entre as empresas que contratam essa rede.
é literalmente TUDO DA VTAL.
Tu quer dizer o que? Que todos as operadoras que usarem a oi fibra terão as mesmas rotas e assim os mesmos ping?
 
Tu quer dizer o que? Que todos as operadoras que usarem a oi fibra terão as mesmas rotas e assim os mesmos ping?
é se for mesmo backbone todas provavelmente seria mesma coisa ter 1gb da timlive ou oi fibra ou da obvious ou as outras q usam a v.tal, a nao ser q alguma use cgnat aí pode piorar significativamente as velocidade?
 
Eita que se a Oi não era a maior antigamente por bem, o herdeiro dela, querida V.tal, vai ser no mal arregaçando toda a telecom no Brasil
:incri2:
Não tenho problema com essa divisão, o ruim é piorar o que não já era muito bom. Contatarem uma empresa para melhorar as rotas virtuais e nada ainda... Se é que era para melhorar isso né.
 
é se for mesmo backbone todas provavelmente seria mesma coisa ter 1gb da timlive ou oi fibra ou da obvious ou as outras q usam a v.tal, a nao ser q alguma use cgnat aí pode piorar significativamente as velocidade?
a vtal tem tanto endereço ipv4 valido herdado da oi, que é simplesmente a 2º operadora com a maior quantidade deles no brasil, tem mais de 12milhoes de endereços.

se fizerem igual a tereze que é a 1º com uma porrada de numeros, bem difícil de usarem cgnat.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ou melhor dizendo, não teria como ser diferente, um provedor com rotas otimizadas e outro não, ou será uma merda pra todos ou boa pra todos.
ate da pra priorizar o provedor nesse esquema enrolado, mas como que ficaria a parte da "rede neutra"? hahahahha
vai pegar mal pra vtal se eles derem prioridade pra um cliente da rede deles em detrimento de outros, sendo que o marketing é deles entregarem o produto final compartilhando entre os clientes sem distinção.
 
Rapaz, eu achava que no caso de Claro/Tim eles utilizariam somente a ultima milha da V.tal

Hauhuahuahuah, em breve teremos 100 operadoras saindo pelo backbone maraviwonderful da Oi :granola:
 
Tu quer dizer o que? Que todos as operadoras que usarem a oi fibra terão as mesmas rotas e assim os mesmos ping?
Exatamentchy!
Não existe mais Oi Fibra, a empresa é a V.tal, Oi Fibra é o nome de uma das operadoras virtuais que existem usando essa rede.
A TIM Ultrafibra é outra operadora virtual agora, no estado do Paraná e outros onde passará a atuar com a rede da V.tal.
Aí tem essas outras empresas do crachá e outras que o canal oficial da V.tal divulga como sendo parceiras dela.
A Claro já disse que vai entrar nesse meio também.
Mas no fim, é todo mundo usando a mesma coisa, só com nome diferente e pagando uma fatura pra uma empresa diferente da outra.
 
Exatamentchy!
Não existe mais Oi Fibra, a empresa é a V.tal, Oi Fibra é o nome de uma das operadoras virtuais que existem usando essa rede.
A TIM Ultrafibra é outra operadora virtual agora, no estado do Paraná e outros onde passará a atuar com a rede da V.tal.
Aí tem essas outras empresas do crachá e outras que o canal oficial da V.tal divulga como sendo parceiras dela.
A Claro já disse que vai entrar nesse meio também.
Mas no fim, é todo mundo usando a mesma coisa, só com nome diferente e pagando uma fatura pra uma empresa diferente da outra.
Quero saber como a fibra e os equipamentos na central vão aguentar tantos clientes usando sem dar gargalo.
 
pelo teu relato, invoco a moderasion @Mosqueteirors pra dar a sugestão de ser criado um topico dedicado pra rede da VTAL, pq pelo jeito já virou bagunça.

a detalhe, me passou despercebido esse tempo todo, mas me mandaram um link com pdf mostrando o produto FTTH/FTTP(que é esse de rede neutra da vtal), no que eles mostram la a rede backbone sempre é a deles, ate então nada publico de que trafego de rede é separado entre as empresas que contratam essa rede.
é literalmente TUDO DA VTAL.

Provavelmente (esperemos que) a VTAL num futuro proximo comeca a dividir a rede por vlan e consiga entregar/trocar o trafego para a operadora que esta alugando a infra. PTT da vida ja eh meio caminho andado principalmente para operadoras "pequenas". E outra, nao foi atoa que a VTAL recentemente contratou a kyndryl para organizar e implementar "virtualizacao" de rede...

Conseguir separar e entregar esse trafego separado eh o minimo para se considerar uma operadora de "rede neutra". Se nao tiver isso (pelo menos a possibilidade), entao todo mundo vai estar revendendo o servico da VTAL... literalmente trocar 6 por meia duzia... na verdade pior... pq vc vai estar adicionando um "layer" a mais pra tudo.
 
Eu fico imaginando o que vai acontecer depois que a Tim/Claro/Oi e outras 20 operadoras diferentes começarem a fortemente utilizar apenas a Vtal em certas cidades.
Se a Vtal cair todo mundo fica sem internet - e o que vai acontecer na hora que as portas GPON começarem a saturar em certos locais?
Para piorar a situação só falta jogarem os clientes residenciais em CGNAT, bloquear por completo o roteador e fazer split 1/128.
E por fim, começarem a utilizar o próprio helpdesk da Vtal para suporte dos clientes.

Por outro lado, alguma alma bondosa que mora no Paraná e utiliza a Vtal poderia mandar um mtr do IP 47.253.50.1?
Obrigado!
 
Exatamentchy!
Não existe mais Oi Fibra, a empresa é a V.tal, Oi Fibra é o nome de uma das operadoras virtuais que existem usando essa rede.
A TIM Ultrafibra é outra operadora virtual agora, no estado do Paraná e outros onde passará a atuar com a rede da V.tal.
Aí tem essas outras empresas do crachá e outras que o canal oficial da V.tal divulga como sendo parceiras dela.
A Claro já disse que vai entrar nesse meio também.
Mas no fim, é todo mundo usando a mesma coisa, só com nome diferente e pagando uma fatura pra uma empresa diferente da outra.
Por enquanto só vai fugir dessa loucura toda quem assina Claro HFC parabólica ou quem assina Vivo Fibra em cidade com rede proprietária.
 
@dudu1505 realmente está na hora de criar um tópico sobre redes neutras para centralizar a discussão e não ficar repetindo o mesmo assunto nos tópicos da Tim e Oi, e futuramente no da Claro se também forem usar rede 100% V.tal, mas que o tópico nao só sobre a V.tal e sim todas redes neutras como Fibrasil e I-Systems. Dei uma ideia no passado de ter um tópico específico, não da V.tal, mas de redes neutras e com informações/lista de seus respectivos clientes intermediários que só trabalham com rede virtual para já saberem que qualidade de infraestrutura terão, diferenciando somente preços e atendimento. @Mosqueteirors
 
Quero saber como a fibra e os equipamentos na central vão aguentar tantos clientes usando sem dar gargalo.
boa pergunta, se muita gente usar a v.tal pode comeca a enxer passar dos 2.5 gbps q é velocidade do gpon se tiver muitos clientes ali baixando coisa mesmo tempo. Aí oque eles podem fazer é mudar pra xgspon ae de 2.5 gbps pra todos clientes ja mudaria pra 10 gbps ae da pra por mais clientes a 1gb que da uma folga, se tiver digamos uma porta que tem 200 clientes e desses 50 sao de 1gb e os restante 150 500mb com xgspon ja meio que aguentaria so ia pode da lerdiada se 20% de tdos clientes estivesem todos ao mesmo tempo baixando coisas na velocidade maxima de suas conexoes, ae somando tudo chegaria facil aos 10 gbps da porta xgspon, mas altamente improvavel maximo 5% ia ta usando 100% da conexao por alguns minutos baixando torrent ou algum jogo, filme em streaming nao usa quase banda 4k do netflix deve comer menos de 50mb, 1080p 15mb
supondo que todo mundo esta vendo filme 200 clientes usando 15 mb cada somando tudo daria 3000 mbps sobraria ainda 7000 mbps dos 10 gbps
tabela_xGPON-684x300.png
 
Última edição:
Provavelmente (esperemos que) a VTAL num futuro proximo comeca a dividir a rede por vlan e consiga entregar/trocar o trafego para a operadora que esta alugando a infra. PTT da vida ja eh meio caminho andado principalmente para operadoras "pequenas". E outra, nao foi atoa que a VTAL recentemente contratou a kyndryl para organizar e implementar "virtualizacao" de rede...

Conseguir separar e entregar esse trafego separado eh o minimo para se considerar uma operadora de "rede neutra". Se nao tiver isso (pelo menos a possibilidade), entao todo mundo vai estar revendendo o servico da VTAL... literalmente trocar 6 por meia duzia... na verdade pior... pq vc vai estar adicionando um "layer" a mais pra tudo.
é o melhor caso, o ISP que quiser leva o acesso ao backbone dele ate um ponto da rede da vtal e utiliza apenas a ultima milha deles pra entregar o serviço.

se não me engano ae na italia a tim faz isso não é o @Danesh_italiano? a outra empresa la, acho que era open fiber que tu tinha falado, é tipo a utopia no USA que só entrega a fibra dedicada por cliente ate uma central, e a empresa que vai usar a rede dela que tem que iluminar a fibra como quiser.
 
VPN eu não sei qual lhe recomendar, mas a questão do servidor do RJ é que ele está em manutenção preventiva e o tráfego está sendo redirecionado.
Só observar quando ele vai voltar aqui https://www.cloudflarestatus.com/

Obs: Amanhã está programada uma manutenção nos servidores de SP que vai durar das 21h até 1h da manhã
Nao sabia que tinha servidor em belem. Nunca devem ter usado
 
Última edição:
Tchau Oi 🙃

Vivo Fibra 500/250
14287058365.png
 
Isso tá virando moda sair de um top pagando pouco pra outro pagando mais caro? Não consigo entender a lógica.
Tem casos e casos, chefe.

Tem lugar que a Oi Fibra consegue ser pior que Starlink em dia de tempestade.

Edit: E com jeitinho na Vivo dá pra conseguir 500/600MB pagando menos de R$ 100,00
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo