[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Aqui por volta de 21hs o X parou de entrar (tanto PC quanto celular). Troquei DNS (NextDNS para Cloudflare) e nada.
Aqui não ta abrindo o X.
A BOi bloqueou os IPs fixos do DNS: 162.159.140.229, 172.66.0.227.

Porém você pode alterar pra qualquer outro IP ligado ao CDN da Cloudflare que o X voltará a funcionar via hosts

exemplo
Código:
104.18.4.215 api.x.com
104.18.4.215 x.com
104.18.4.215 twitter.com

A BOi bloqueou os IPs fixos do DNS: 162.159.140.229, 172.66.0.227.

Porém você pode alterar pra qualquer outro IP ligado ao CDN da Cloudflare que o X voltará a funcionar via hosts

exemplo
Código:
104.18.4.215 api.x.com
104.18.4.215 x.com
104.18.4.215 twitter.com
como faço isso ?

como faço isso ?
Se tiver o OpenWrt ou outro sistema no modem/roteador pode procurar por hostname, dns, e configurar como nos exemplos abaixo
5qpg585.png

UF9M6HA.png

No Windows, vá em C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts, abra com notepad, adicione o IP e o domínio

K4vdQHZ.png

No Android a configuração é semelhante, porém se caso não tiver root, será necessário usar algum aplicativo que funcione como "VPN" para fazer as tais modificações, exemplo: https://github.com/AdAway/AdAway

Se tiver o OpenWrt ou outro sistema no modem/roteador pode procurar por hostname, dns, e configurar como nos exemplos abaixo
5qpg585.png

UF9M6HA.png

No Windows, vá em C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts, abra com notepad, adicione o IP e o domínio

K4vdQHZ.png

No Android a configuração é semelhante, porém se caso não tiver root, será necessário usar algum aplicativo que funcione como "VPN" para fazer as tais modificações, exemplo: https://github.com/AdAway/AdAway
Fazendo assim n corro risco de ser multado não né ? kakaka

Fazendo assim n corro risco de ser multado não né ? kakaka
Quer saber de um plot twist? Esse IP exemplo é do site da Anatel :limo:

Código:
anatel.gov.br DNS records as of Sep 19, 2024

A records - Cloudflare, Inc.
104.18.4.215
104.18.5.215

Veja você mesmo

Eu contratei o 700 mega por R$99, veio com o perfil bugado 700/500. Só que na verdade um upload sozinho nunca vai a mais que 350 mega. Únicos jeitos que eu descobri de tirar vantagem disso foi nos torrents: os uploads vão a 500 mega desde que não tenham muitas conexões (mais do que umas 200 já começa a descer a velocidade); fazendo um upload no Google Drive e um no Onedrive ao mesmo tempo ou usando o NordVPN: alguns servidores do Nord pra navegador fazem o upload oscilar, mas média de 400 mega. Dicas? Eu vi a uns meses atrás algumas discussões sobre esse bug mas parece que ninguém se importou muito mais desde então. É um bug bem curioso, parece que eles fizeram isso só pro SpeedTest ficar mentiroso.
WEWxaYf.png

Depois de muita decepção com a TIM Ultrafibra instalei na última quarta-feira a Oi Fibra X de 700 mega com modem + um ponto de Wi-Fi

Até agora, excelente... foi instalado o modem Huawei HG8145V5-V2

Eu contratei o 700 mega por R$99, veio com o perfil bugado 700/500. Só que na verdade um upload sozinho nunca vai a mais que 350 mega. Únicos jeitos que eu descobri de tirar vantagem disso foi nos torrents: os uploads vão a 500 mega desde que não tenham muitas conexões (mais do que umas 200 já começa a descer a velocidade); fazendo um upload no Google Drive e um no Onedrive ao mesmo tempo ou usando o NordVPN: alguns servidores do Nord pra navegador fazem o upload oscilar, mas média de 400 mega. Dicas? Eu vi a uns meses atrás algumas discussões sobre esse bug mas parece que ninguém se importou muito mais desde então. É um bug bem curioso, parece que eles fizeram isso só pro SpeedTest ficar mentiroso.
WEWxaYf.png
Esse perfil de upload é o mesmo dos 1Giga, sua ONT é Huawei por acaso?

Achei esse manual do usuário do UC4X da Oi aqui:
Link download do documento:
Na página 50 tem uns parâmetros de configuração, gostaria de saber quais conversores VoIP são compatíveis com o padrão usado pela Oi?
Como ninguém me respondeu quais conversores VoIP seriam compatíveis com o UC4X, tive que testar por conta e risco mesmo. Comprei um Askey RTV7313VW (logo Algar), entrei no setup dele, mas na parte de configurar VoIP, não suporta TLS nem SRTP, que na Oi parece ser obrigatório.
Alguém saberia configurar o Oi UC4X nele?

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa, deu certo o UC4X?
Sim, funcionando nos aplicativos da Oi, mas ainda sofrendo na questão de configurar o conversor VoIP.
E parece que o único que suporta o Oi UC4X é o da Intelbras, mas custa 500 reais, só por que suporta TLS e SRTP.

Última edição:
Como ninguém me respondeu quais conversores VoIP seriam compatíveis com o UC4X, tive que testar por conta e risco mesmo. Comprei um Askey RTV7313VW (logo Algar), entrei no setup dele, mas na parte de configurar VoIP, não suporta TLS nem SRTP, que na Oi parece ser obrigatório.
Alguém saberia configurar o Oi UC4X nele?

Sim, funcionando nos aplicativos da Oi, mas ainda sofrendo na questão de configurar o conversor VoIP.
E parece que o único que suporta o Oi UC4X é o da Intelbras, mas custa 500 reais, só por que suporta TLS e SRTP.

Esses aparelhos que funcionam com Internet+VoIP geralmente não precisam ter suporte a criptografia, o servidor sip sempre e obtivo numa vlan que não tem acesso a internet externa, fazendo não ter utilidade a criptografia, meu próprio Huawei HG8145V5-V2 que é moderno não tem suporte a TLS.

Obs: fiz uma pequena pesquisa e vi que o aparelho Linksys SPA2102 suporta SIP Over TLS de acordo com documento (pag. 26), e que esse modelo é vendido na mesma loja que comprei o Vsol v2802rh por R$175.

Links:

Última edição:
  • Curtir
Reações: wwt
Esses aparelhos que funcionam com Internet+VoIP geralmente não precisam ter suporte a criptografia, o servidor sip sempre e obtivo numa vlan que não tem acesso a internet externa, fazendo não ter utilidade a criptografia, meu próprio Huawei HG8145V5-V2 que é moderno não tem suporte a TLS.
Infelizmente isso só funciona pro Oi Fixo da Oi Fibra, que não tem na minha cidade. O UC4X da Oi que permite o uso de seu sinal em qualquer operadora de internet, infelizmente exige a criptografia TLS e SRTP.
São servidores diferentes, a própria Oi fez questão de separar as duas estruturas. A da Oi Fibra funciona mesmo em UDP sem criptografia, já o Oi Fixo Digital (UC4X) só funciona com TLS e SRTP compulsory (strict).
Nos comentários desse site, fala sobre esse problema no UC4X:

E aqui, tem o arquivo config daquele uc4x (versão de teste):
Além disso, parece que o aparelho também tem que ter suporte à desativar a função "RPort", conforme PDF da Oi que vi sobre um tutorial para telefones Fanvil.

Última edição:
  • Curtir
Reações: wwt
Pra mim está ruim desde que eu contratei, há uns 2 meses. Várias perdas de pacotes seguidas. Tem dias que fica um pouco mais estável, mas na maioria dos dias é assim.

Pra mim está ruim desde que eu contratei, há uns 2 meses. Várias perdas de pacotes seguidas. Tem dias que fica um pouco mais estável, mas na maioria dos dias é assim.
A BOi sempre foi assim, e nunca vão fazer nada para melhorar essa situação.

Como cliente, o máximo que pode ser feito e anotar todos os dias que a internet ficou uma bosta, e quando gerar a fatura, pedir a correção/contestação dela. Se todos os clientes fizessem isso, quem saiba doeria no bolso deles, e ai, mexessem a bunda.

Não tem um site para acompanhar a instalação?
Pedi dia 15, dia 17 chegou e-mail de obra de viabilidade concluída e ficou nisso, não ligam, nada.
Ao ligar na central 0800, a funcionária simplesmente disse que é central de vendas e não de acompanhamento...

Não tem um site para acompanhar a instalação?
Pedi dia 15, dia 17 chegou e-mail de obra de viabilidade concluída e ficou nisso, não ligam, nada.
Ao ligar na central 0800, a funcionária simplesmente disse que é central de vendas e não de acompanhamento...
Não tem site, no máximo você recebe uma notificação via whatsapp do bot Joice confirmando a instalação, uma vez que ela tenha sido aprovada, e no dia da instalação esse bot manda o link de rastreamento com as informações do técnico.

Users who are viewing this thread

Voltar