Pessoal, este é meu primeiro post aqui. Aqui em casa tinha uma linha com Velox em nome do meu falecido padrasto, que foi cortada por inadimplência. Em abril desse ano, resolvemos solicitar uma nova linha. A primeira aberração: quando você solicita um fixo+velox, a atendente não tem como saber (ou não quer revelar) se sua rua tem viabilidade para o Velox, então ela já fala que tem disponíveis 10 mega, normalmente a maior velocidade disponível na cidade. Eu sabia que provavelmente não tinham aumentado o link em tão pouco tempo, pois a linha do meu padrasto tinha 2 mega até meados do ano passado e esta era a maior velocidade disponível. 2ª aberração: a atendente diz que o modem vai ser trazido pelo técnico, o que ocorre somente nas velocidades de 5 e 10 mega. 3ª aberração: a atendente, provavelmente após consultar que não havia viabilidade para o Velox na minha rua, fechou a venda apenas do fixo. Quando o técnico veio instalar a linha, eu questionei sobre a Internet e ele disse que na OS que ele tinha só havia o pedido do fixo. Tudo bem, pensei eu. Ele instala o fixo e eu já peço o Velox pelo link de compra do site depois. Para minha surpresa, solicitando pelo site, televendas ou loja física, em nenhum lugar constavam portas disponíveis para o Velox. Tudo bem, pensei eu mais uma vez: eu fico com a linha, pois é melhor já ter a linha e ficar na fila do que cancelar e pedir tudo de novo. Fiquei por quase 3 meses acessando o site da Oi e verificando o número para saber se já estava disponível, até que um dia apareceu para venda até 2 mega. Não hesitei e solicitei. Para não deixar dúvidas, passei em uma loja física para consultar a disponibilidade e só havia 1 mega disponível, além de não poder solicitar devido a uma fatura em aberto.:fuuu: Corri no outro dia para pagar a fatura antes que "fechassem" as portas ADSL. 4ª aberração: me mandaram um e-mail avisando que não poderiam concluir a solicitação, pois já havia uma solicitação de Velox em aberto para a linha. Liguei lá e havia uma solicitação de 2 mega, logo, eles haviam registrado a primeira, mesmo com a fatura em aberto. 5ª aberração: chego em casa e minha mãe reclamando que tinha uma galera ligando do UOL e do Terra querendo fornecer usuário e senha para "liberar" o acesso à internet. Pensei: pô, a Oi não brinca em serviço! FDPs! Para não esperar o modem chegar pelo correio, já fui ligando um modem ZTE que sobrou da outra linha e estava configurado com usuário e senha padrões da Oi. Para minha surpresa, o ADSL sincronizou! Já estava navegando. 6ª aberração: depois de umas 2 semanas navegando e com duas faturas com erro (até então, meu plano é o fixo controle de R$ 39,90 + R$ 10 da taxa de habilitação por mês) no máximo daria R$ 50, mas duas faturas seguidas vieram 87 reais. Após contestá-las, quis alterar meu plano para o fixo de 200 minutos por R$ 29,90, mas a atendente disse que não podia porque havia uma solicitação do Velox em aberto e que só o técnico poderia dar baixa na OS. Só que os técnicos da terceirizada RM Telecom ficaram 30 dias em greve aqui no RS e mais de 120 mil solicitações de reparo ficaram acumuladas, então eles estão protelando as novas instalações após o retorno da greve para dar prioridade aos reparos. Segundo eles, enquanto não derem a baixa, eu não serei cobrado pelo Velox. (se fosse uma pessoa leiga ou que não tivesse um modem sobressalente em casa, estaria sem internet até hoje). 7ª aberração: como no sistema da Oi o meu Velox ainda não existe, quando coloco o meu nº de telefone no site para testar a disponibilidade, não aparece a opção de upgrade, mas sim de compra. Só que até 5 dias atrás, aparecia disponível para compra somente até 1 mega. De 5 dias pra cá, já aparece disponível até 10 mega(!?). Mas ao testar o nº naquele link antigo da Telemar, aparece somente 1 mega e, comparando com os níveis padrões de SNR e atenuação (aprendi muito isso graças a este fórum!) realmente minha linha não suporta nem 5 mega. Quando testo o telefone do meu vizinho de parede, aparece que ele tem 1 mega instalado e não pode fazer upgrade, assim como mais 2 ou 3 linhas de conhecidos. E outras 2 linhas da redondeza que eu recordo o número, estão com o mesmo 'bug' que a minha: aparecem 10 mega no site da Oi, apenas 1 ou 2 mega no site da Telemar. Abaixo estão os números da minha linha obtidos no telnet agora:
O máximo que sua linha aguenta é 2 mega, e ainda pode sofrer desqualificação por causa da atenuação.