Apesar do serviço de qualidade, hoje depois de 3 anos relativamente satisfeito estou saindo da Tim.
Assinava o plano de 300Mbps. Apesar de eventualmente passar dos 2TB de dados trafegados mensal, nunca recebi cartinha. Provavelmente, porque meu tráfego é legítimo. Não sei ao certo como a TIM identifica usuários problemáticos. Talvez com a soma de tráfego mais notificação de direitos autorais? Enfim, na última semana do consumidor, renovei meu plano de 300Mbps por R$83,00 por 12 meses. Contudo, a promoção só ficou vigente pela metade do tempo. Alegaram problemas internos no provisionamento do plano, ficaram de resolver, mas nunca resolveram.
Dias vêm e vão, aparece uma promoção de 500Mbps por R$94,00. Fiquei tentado e assinei o plano. Dias se passam e nada dos 500Mbps serem provisionados na minha linha. Ligo para lá e há uma notifcação de que a TIM não conseguiu aplicar o plano na minha linha. Perguntam-me se quero passar para outro setor para entender o motivo, mas nesse momento fiquei irritado. Ali eu decidi sair da Tim.
Ela tem rotas de boas qualidade, RTT baixo, não costumava me dar dor de cabeça no acesso aos serviços que uso com frequência (streaming, Google Cloud, AWS, Azure, redes corporativas em provedores menores), mas esses problemas de cumprimento de oferta foram as gotas d'água.
Decidi assinar a Oi. Ela havia cabeado o meu condomínio há alguns meses, mas a vizinhança está dividida entre Tim, Claro e Predialnet. Então, a adesão foi relativamente baixa. Por exemplo, meu prédio tem 15 andares e minha coluna tem uns 89 apartamentos. Eu sou apenas o quinto assinante. Nessas primeiras horas, estou relativamente satisfeito. Só não entendi o porquê da Oi não utilizar o IX do Rio mais. Ela troca tráfego pelo de São Paulo sem problemas, mas não está trocando pelo carioca. Enquanto isso, a Tim utiliza com maestria tanto o carioca quanto o paulista.