[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Pelo pouco que sei, antigamente era comum eles cortarem, hoje em dia tem sido mais raro...

A vivo tem voz wifi, não consegue receber SMS pelo voz wifi? A tim não tem voz wifi...
O que seria esse voz wifi ? Na verdade eu preciso do e-sim pra colocar no meu iphone aqui entende ? E na vivo nao to conseguindo fazer o e-sim sem contar q nao vai funcionar vivo aqui na alemanha, a tim pelo menos chega sms que é o que eu realmente preciso.

O que seria esse voz wifi ?
É como o VoLTE, só que via wi-fi. Basicamente você consegue fazer e receber chamadas mesmo se não houver sinal da operadora, desde que esteja conectado a uma rede wi-fi.
Não sei se ainda é assim, mas antes era uma alternativa para não pagar roaming internacional em viagens pra fora do país

É como o VoLTE, só que via wi-fi. Basicamente você consegue fazer e receber chamadas mesmo se não houver sinal da operadora, desde que esteja conectado a uma rede wi-fi.
Não sei se ainda é assim, mas antes era uma alternativa para não pagar roaming internacional em viagens pra fora do país
Entao mas nao to com o chip aqui, esta em um telefone no Brasil, eu tentei fazer o e-sim mas nao consegui, aí queria mudar pra TIM pq aqui a tim pega sinal pelo menos pra receber SMS.
Eu nao sei como funciona essas outras funcionalidades, mas imagino que eu teria que estar com o chip aqui. Mas de toda forma, meu cunhado esta no Brasil, quando ele voltar pra ca (ele mora aqui) posso pedir ele pra trazer, preciso resolver isso urgente pra aproveitar ele no Brasil.
Qual seria a melhor opcao pra mim ? E como resolver ?

** Fiz uma pesquisa aqui e vi como ativar o VoLTE, na vivo ainda está disponível o VoLTE pelo que eu vi, só não pesquisei quanto custa o plano.

Última edição:
O que seria esse voz wifi ? Na verdade eu preciso do e-sim pra colocar no meu iphone aqui entende ? E na vivo nao to conseguindo fazer o e-sim sem contar q nao vai funcionar vivo aqui na alemanha, a tim pelo menos chega sms que é o que eu realmente preciso.
Estranho, era pra conseguir fazer, qualquer loja vivo faz o esim sem custo pelo WhatsApp

Estranho, era pra conseguir fazer, qualquer loja vivo faz o esim sem custo pelo WhatsApp
Quando fui transferir meu sim para e-sim, somente em loja física presencialmente.

Quando fui transferir meu sim para e-sim, somente em loja física presencialmente.
É possível fazer via WhatsApp, eles mandam um link de biometria e o qr code, aqui em Santos a loja do Praiamar faz pelo whatsapp

Sim, pode chamar a manutenção que tem problema no drop que colocaram pra você. Se não arrumarem essas quedas serão constantes.
Pelo que entendi do que me disseram logo atrás, drop seria o cabo ótico que entra na minha casa, certo? O técnico da TIM usou o cabo ótico da Vivo (há até a palavra "Vivo" impressa por todo o cabo), que já estava passado. Autorizei-o a usar tal cabo porque ele estava inativo (usei Vivo Fibra no ano passado, e não fiquei nem sequer uma semana com o produto, por motivos de preço). Faz alguma diferença? Fiz mal?

cabo vindo da CTO no poste
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

desde epoca da pandemia nao tem falado. Mas foi uma aberração (no passado) que a TIM fez. Ela sabe muito bem que perde cliente usando essa ditadura.

A escuro ( claro/net ) te capa pra 30 mega caso voce ultrapassar uso da rede . Essa doença desses gestores soberbos
A propósito, para quê servem os cabos óticos de menos de 30 cm de comprimento que vieram na caixa do ONT que recebi (Kaon PG2447)?

Como o alexandren falou é o conector da fibra que tá na caixa de atendimento na sua rua, ele deve estar com algum problema lá pra estar chegando um sinal tão fraco pra você. Precisa chamar técnico pra resolver.

Pessoal aqui não gosta que fale desse assunto, ficam estressados, mas mesmo nesse tópico, entre 2020 e 2021, alguns membros vieram relatar que foram cancelados e inclusive postaram a foto da carta que recebiam da TIM avisando do cancelamento. Tem relatos no YouTube e Reclame Aqui também. Mas de uns tempos pra cá parou mesmo de surgir relatos novos. Se está acontecendo ainda, são com pessoas que não participam de fóruns ou não fazem vídeo pro YouTube relatando sobre isso.
Hoje por exemplo para meu perfil eu não sei se voltaria pra TIM, porque eles não tem mais telefone fixo na fibra e pra mim é essencial um fixo, mas os preços da TIM são muito bons.
O técnico veio e cortou metros de cabo ótico que o técnico da Vivo havia deixado como "sobra para reserva" no forro do telhado. Isso fez o sinal subir alguns dBm. Saiu de -25 dBm para cerca de -20 dBm (provavelmente havia alguma dobra no cabo). Será que isso já resolve?

b17qhG.png

O sinal está meio ruim aí, talvez seja legal você pedir uma visita técnica para verificar a fiação. Tua velocidade de download e upload estão muito boas e sua latência também. IPv6 não sei se te geraria alguma vantagem, na verdade acredito que até aumenta o Ping, mas é aquilo né, você estaria preparado para o futuro.
Espero ter ajudado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eles cortavam mesmo por excesso de uso de acordo com eles. Mas essa parafernalha toda foi na época da pandemia/Home office que praticamente todo usuário ficava descendo a lenha em streams e torrents da vida. Depois que rolou a reabertura das coisas e volta de trabalho presencial pra boa parte das pessoas, Tim não tá ligando mto não, mesmo quando vc descasca o tráfego no mês.
Então, na prática, atualmente, não terei nenhum benefício em ter IPv6, certo? Já tenho IPv6 na Claro NET de 350 Mega. Atualmente, tenho esses dois links (Claro e TIM) de acesso à internet residencial.

Que outros testes, além do Speedtest e do Fast posso fazer para analisar a qualidade da conexão da TIM? Acho que posso concluir que a minha rede é da TIM mesmo, e não da V.tal, certo?

Pelo que entendi do que me disseram logo atrás, drop seria o cabo ótico que entra na minha casa, certo? O técnico da TIM usou o cabo ótico da Vivo (há até a palavra "Vivo" impressa por todo o cabo), que já estava passado. Autorizei-o a usar tal cabo porque ele estava inativo (usei Vivo Fibra no ano passado, e não fiquei nem sequer uma semana com o produto, por motivos de preço). Faz alguma diferença? Fiz mal?

A propósito, para quê servem os cabos óticos de menos de 30 cm de comprimento que vieram na caixa do ONT que recebi (Kaon PG2447)?

O técnico veio e cortou metros de cabo ótico que o técnico da Vivo havia deixado como "sobra para reserva" no forro do telhado. Isso fez o sinal subir alguns dBm. Saiu de -25 dBm para cerca de -20 dBm (provavelmente havia alguma dobra no cabo). Será que isso já resolve?

b17qhG.png

Então, na prática, atualmente, não terei nenhum benefício em ter IPv6, certo? Já tenho IPv6 na Claro NET de 350 Mega. Atualmente, tenho esses dois links (Claro e TIM) de acesso à internet residencial.

Que outros testes, além do Speedtest e do Fast posso fazer para analisar a qualidade da conexão da TIM? Acho que posso concluir que a minha rede é da TIM mesmo, e não da V.tal, certo?
Seu sinal melhorou bastante. Para saber se é TIM ou V.tal, vá no Speedtest e veja qual nome de rede aparece, se é TIM Live ou Vtal. Ou vá ao site bgp.he.net e veja qual nome de empresa vai aparecer, se for a TIM pode aparecer TIM SA, TIM Live, TIM Brasil, Telecom Italia, algo assim. Se for V.tal, vai aparecer Vtal ou Brasil Telecom.

Assinei um provedor local 1000/1000 vai ser boa para fazer uma comparação com a Tim 1 giga Vtal. Vou aguardar a instalação para realizar os testes. O valor da Tim é 142,90 vs 119 porém nos 2 primeiros meses custará 99.90, provedor Sim digital, aqui de Floripa.

Seu sinal melhorou bastante. Para saber se é TIM ou V.tal, vá no Speedtest e veja qual nome de rede aparece, se é TIM Live ou Vtal. Ou vá ao site bgp.he.net e veja qual nome de empresa vai aparecer, se for a TIM pode aparecer TIM SA, TIM Live, TIM Brasil, Telecom Italia, algo assim. Se for V.tal, vai aparecer Vtal ou Brasil Telecom.
Infelizmente, há uma hora, caiu e ficou uns dez minutos até sincronizar e autenticar de novo! 😢

Agora: -23 dBm.

Infelizmente, há uma hora, caiu e ficou uns dez minutos até sincronizar e autenticar de novo! 😢

Agora: -23 dBm.
os caras nao usam a matemática da potência medida que esteje melhor que a potência projetada,para aprovar a CTO. caso a medida esteja pior que a potência projetada, tai reprovação dessa CTO com valores errados. Na verdade, isto evidencia um problema na execução da implantação da rede aí e so pedir equipe externa localizar e corrigir

Isso evita intermitência e variação

b17qhG.png

Correto, mas como você disse que é do estado de SP, aqui da tim é própria.

Sobre sua instalação eu teria deixado o técnico puxar cabeamento novo e não reaproveitado de outra operadora. Para mim fibra da Vivo somente para Vivo e se for colocar Tim, que passem cabeamento novo. Aqui em casa tinha cabo da Vivo sem uso e quando assinei novamente junto da tim, falei pro técnico da Tim passar um novo e o da Vivo poderia usar o mesmo cabo. Resultado sou eu tendo sinal de -18 e -19 respectivamente. Talvez se você abrir um chamado técnico novamente e perguntar pro técnico se ele pode repassar o cabo de fibra isso melhore forte teu sinal.

Se você puder olhar na rua, aqui estão como são as caixas de atendimento ao cliente de TIM e Vtal. Os modelos variam as vezes, mas a TIM a maioria o padrão é preto e fácil identificar a fibra com essa fita azul entrelaçada próxima a caixa.
yOlafyn.jpg

A TIM também usa uma CTO com cores brancas em novas localidades e o padrão de identificação dela é esse aqui:
fQuO6T8.jpeg

Já a rede da Vtal, as caixas de atendimento serão padrão brancas com identificadores de cor vermelha. Pode vir escrito Vtal ou pode vir escrito Oi. É a mesma empresa, tanto faz.
tGVh1fr.jpg

qMzSTzd.jpg

emUhctl.jpg

IMG-5940.jpg

oi-fibra-cps.jpg

ptIOJ6r.jpeg

Pronto, acho que coloquei todos os padrões Vtal que tem disponíveis.
Não vejo problema algum em usar Vtal, depende do que você vai usar, há realmente a necessidade de você ter o aparelho desbloqueado e acessar configurações excepcionais? Há a necessidade real de colocar um segundo roteador em bridge? Há a necessidade real de se conectar à serviços fora do país? Se a questão do bridge fizer questão pra você não dá pra usar Vtal. Agora, sobre as outras questões, é só configurar DNS que dá bom. Melhora em tudo a questão de rotas ou serviços que possam ter alguma lentidão. E o precinho é camarada demais, tanto na TIM quanto nas outras parceiras Vtal.
Mas vai que onde você mora é rede própria da TIM, melhor ainda, você vai ter tudo o que gostaria de ter e rotas boas, já que a TIM tem a Sparkle, rede que vai por vários lugares do mundo.

Se está bom pra você, em time que está ganhando não se mexe. Aprendi a lição bem aprendida em querer sair da Oi pra outra operadora.

A TIM é assim desde a época do metálico, ela não cobre grandes áreas e onde cobre coloca 1 ou 2 caixas de atendimento só.
Sobre a questão de SP e RJ onde tem metálico, não é bem assim, em ruas que só tem o metálico, no site vai apontar a velocidade de 70 Mega apenas, meu endereço é um desses. Onde tem fibra, vai mostrar velocidades de 300 pra cima.

Muito obrigado!

É possível fazer via WhatsApp, eles mandam um link de biometria e o qr code, aqui em Santos a loja do Praiamar faz pelo whatsapp
Tem o contato de alguém la pra me passar ? Envia por MP por favor.

Tentei dar uma chance para a a Tim V.tal mas a experiência não começou boa..
Primeiro o prédio tá adequado faz mais de ano, mas a fibra que passaram na minha prumada estava desconectada, depois não conseguiram sincronizar a ONT, alegaram erro de cadastro na Oi/V.tal.
Até aí tudo bem, problemas acontecem, só que cancelaram a minha instalação e não me avisaram nada, tive que ligar pra descobrir.
Acho que é um sinal pra não assinar a V.tal..

os caras nao usam a matemática da potência medida que esteje melhor que a potência projetada,para aprovar a CTO. caso a medida esteja pior que a potência projetada, tai reprovação dessa CTO com valores errados. Na verdade, isto evidencia um problema na execução da implantação da rede aí e so pedir equipe externa localizar e corrigir

Isso evita intermitência e variação
Não entendi nada. :D:p Mas teho certeza de que você matou a xarada.

Ontem eu tinha agendado mais uma visita técnica para hoje. Hoje de manhã um cara me telefonou para confirmar a visita para hoje à tarde (sendo que estava agendada para hoje cedo, enfim). Às 10:00 horas, recebi uma mensagem pelo WhatsApp dizendo que irão realizar o serviço de reparo (com o nome do técnico) entre 14:00 e 19:00 horas, e pedindo para eu digitar OK. 50 minutos depois eu receberia a mesma mensagem, mas com o nome de outro técnico (que é o mesmo técnico que sempre vai ao local). Parece que alguém na empresa terceirizada vê que é um "retorno", desmarca com a equipe que está agendada, e marca com a mesma equipe de sempre. Talvez isso seja para encobertar as gambiarras.

No entanto, agora de pouco, recebi uma mensagem que corrobora o que você disse:

"Olá, TABLETE A TIM Ultrafibra tem uma mensagem importante para você!

Analisamos a sua solicitação e identificamos que há uma manutenção emergencial em andamento na sua região e nossas equipes já estão realizando o reparo."

O que você acha?

Correto, mas como você disse que é do estado de SP, aqui da tim é própria.

Sobre sua instalação eu teria deixado o técnico puxar cabeamento novo e não reaproveitado de outra operadora. Para mim fibra da Vivo somente para Vivo e se for colocar Tim, que passem cabeamento novo. Aqui em casa tinha cabo da Vivo sem uso e quando assinei novamente junto da tim, falei pro técnico da Tim passar um novo e o da Vivo poderia usar o mesmo cabo. Resultado sou eu tendo sinal de -18 e -19 respectivamente. Talvez se você abrir um chamado técnico novamente e perguntar pro técnico se ele pode repassar o cabo de fibra isso melhore forte teu sinal.
O site bgp.he.net mostra que é TIM S/A.

Eu autorizei que usasse o cabo da Vivo porque, do contrário, ele (ou eu) teria de retirar algumas telhas para ter acesso à parte de cima da laje. Isso poderia causar quebra de telhas etc. Em caso de ele recolocar as telhas, poderia recolocar de forma errada, podendo causar infiltração de água da chuva etc. Foi para evitar esse transtorno, mas estou arrependido, pois ontem tive de desencaixar algumas telhas para ele entrar. Eu deveria ter solicitado que ele passasse o cabo novo, ontem.

O que você acha do que eu postei acima? Será que a "manutenção emergencial" é a solução?

Ontem percebi que o que acontece nem sempre é apenas a falta de conexão PON. O ONT se deliga! É com se alguém desse um boot nele. Eu até entrei em contato com o técnico (ele me passara seu número durante a visita e pedira para que eu ligasse para ele antes de ligar para o atendimento, obviamente para evitar avaliação negativa). Pelo WhatsApp, ele disse para eu testar substituir a fonte de alimentação do ONT pela do modem xDSL, que agora está inativo, alegando que acha que o problema é o ONT que "fica se desligando". Tem a ver?

Ontem eu tinha agendado mais uma visita técnica para hoje. Hoje de manhã um cara me telefonou para confirmar a visita para hoje à tarde (sendo que estava agendada para hoje cedo, enfim). Às 10:00 horas, recebi uma mensagem pelo WhatsApp dizendo que irão realizar o serviço de reparo (com o nome do técnico) entre 14:00 e 19:00 horas, e pedindo para eu digitar OK. 50 minutos depois eu receberia a mesma mensagem, mas com o nome de outro técnico (que é o mesmo técnico que sempre vai ao local). Parece que alguém na empresa terceirizada vê que é um "retorno", desmarca com a equipe que está agendada, e marca com a mesma equipe de sempre. Talvez isso seja para encobertar as gambiarras.

Analisamos a sua solicitação e identificamos que há uma manutenção emergencial em andamento na sua região e nossas equipes já estão realizando o reparo."
O que você acha?

Eu autorizei que usasse o cabo da Vivo porque, do contrário, ele (ou eu) teria de retirar algumas telhas para ter acesso à parte de cima da laje. Isso poderia causar quebra de telhas etc. Em caso de ele recolocar as telhas, poderia recolocar de forma errada, podendo causar infiltração de água da chuva etc. Foi para evitar esse transtorno, mas estou arrependido, pois ontem tive de desencaixar algumas telhas para ele entrar. Eu deveria ter solicitado que ele passasse o cabo novo, ontem.

O que você acha do que eu postei acima? Será que a "manutenção emergencial" é a solução?

Ontem percebi que o que acontece nem sempre é apenas a falta de conexão PON. O ONT se deliga! É com se alguém desse um boot nele. Eu até entrei em contato com o técnico (ele me passara seu número durante a visita e pedira para que eu ligasse para ele antes de ligar para o atendimento, obviamente para evitar avaliação negativa). Pelo WhatsApp, ele disse para eu testar substituir a fonte de alimentação do ONT pela do modem xDSL, que agora está inativo, alegando que acha que o problema é o ONT que "fica se desligando". Tem a ver?
Tente solicitar troca de equipamento por vício de qualidade. Se do nada ela se comporta assim, mas a própria tim pode estar mexendo remotamente no seu equipamento e daí esse comportamento estranho. Caso teu plano não seja 1gb, você tem o Kaon certo? Tenta ver se ele não passa um cabo novo agora que você pegou a manha das telhas e trocar o equipamento.
Mas a priori eu pediria só pra passar cabeamento novo caso você solicite novamente visita técnica. Parece muito que a tim deve ficar mexendo nos equipamentos aí na sua região.

O que você acha?

Nossa aí e pior do que aqui com as terceirizadas, foi isso mesmo que voce nao entendeu uhsahusauhsa,

problema esta no caminho da infraestrutura, nao so contigo , com outros usuários pelo caminho, era tao simples ele medir pelo power meter la no terminal de saida e chamar outra equipe pra atualizar os parâmetros.... continue na luta ai, seu sinal tem que esta em linha reta e nao torta

galera, tenho chip da vivo e to precisando mudar pra TIM, pois moro na Alemanha e preciso receber SMS dos sites, bancos e coisas q tenho cadastrado, preciso do e-sim, alguém conhece algum vendedor confiável da TIM que possa fazer isso pra mim remotamente ?
Meu chip Vivo que tenho no Brasil é de MG com DDD35.

Obrigado.
Atualizando, consegui resolver.

Fiz o e-sim da Vivo e contratei o Plano Travel Selfie, R$180,00 lulas por mes. Tenho 1gb por dia pra usar aqui na Europa (alguns países a franquia diária é menor) e alguns apps inclusos sem descontar da franquia.

Tudo certo e funcionando.

Tente solicitar troca de equipamento por vício de qualidade. Se do nada ela se comporta assim, mas a própria tim pode estar mexendo remotamente no seu equipamento e daí esse comportamento estranho. Caso teu plano não seja 1gb, você tem o Kaon certo? Tenta ver se ele não passa um cabo novo agora que você pegou a manha das telhas e trocar o equipamento.
Mas a priori eu pediria só pra passar cabeamento novo caso você solicite novamente visita técnica. Parece muito que a tim deve ficar mexendo nos equipamentos aí na sua região.

Nossa aí e pior do que aqui com as terceirizadas, foi isso mesmo que voce nao entendeu uhsahusauhsa,

problema esta no caminho da infraestrutura, nao so contigo , com outros usuários pelo caminho, era tao simples ele medir pelo power meter la no terminal de saida e chamar outra equipe pra atualizar os parâmetros.... continue na luta ai, seu sinal tem que esta em linha reta e nao torta

Nada feito, amigos. Neste exato momento, estou sem sinal. Eu não sabia que a TIM fosse tão amadora. Será que a Vivo também é assim?

Nada feito, amigos. Neste exato momento, estou sem sinal. Eu não sabia que a TIM fosse tão amadora. Será que a Vivo também é assim?
complicado... tim e boa sim , mas os humanos fazem dela ficar horrível no reparo (terceirizadas com pensamento ADSL)... insiste que vale a pena. Sinal e rota sao perfeitas

complicado... tim e boa sim , mas os humanos fazem dela ficar horrível no reparo (terceirizadas com pensamento ADSL)... insiste que vale a pena. Sinal e rota sao perfeitas
Mas as rotas são melhores que na Vivo? Tenho Claro NET Vírtua 350 Mega, mas não gosto do fato de o endereço IP não ser dinâmico (também não é fixo, se é que me entendem). Acredito que ping e rotas nela são piores que na TIM. Mesmo a TIM a DSL, que era o que eu tinha, já deveria ser melhor.

Insista em abrir chamado de visita técnica e peça pra consertar.
É o que estou fazendo. O pessoal do call center já até desliga na minha cara quando eu me identifico. :D Ao menos as próximas 3~5 faturas não serão pagas. E a TIM que agradeça por eu insistir em vez de mudar para a Vivo.

Mas as rotas são melhores que na Vivo?
Tenho ambas aqui, acho ambas igualmente boas nesse sentido. A tim aqui na minha região é mais estável e tem menos quedas (mas não é 100% também), mas já vi pessoas reclamando de dificuldades de acesso à certos serviços no tópico da vivo, alguns por bronca de dns, outros aparentemente por rotas. Não lembro de terem visto reclamações assim aqui nesse tópico.
mas não gosto do fato de o endereço IP não ser dinâmico (também não é fixo, se é que me entendem).
Vc fala do CGNAT?

Users who are viewing this thread

Voltar