Se você puder olhar na rua, aqui estão como são as caixas de atendimento ao cliente de TIM e Vtal. Os modelos variam as vezes, mas a TIM a maioria o padrão é preto e fácil identificar a fibra com essa fita azul entrelaçada próxima a caixa.
A TIM também usa uma CTO com cores brancas em novas localidades e o padrão de identificação dela é esse aqui:
Já a rede da Vtal, as caixas de atendimento serão padrão brancas com identificadores de cor vermelha. Pode vir escrito Vtal ou pode vir escrito Oi. É a mesma empresa, tanto faz.
Pronto, acho que coloquei todos os padrões Vtal que tem disponíveis.
Não vejo problema algum em usar Vtal, depende do que você vai usar, há realmente a necessidade de você ter o aparelho desbloqueado e acessar configurações excepcionais? Há a necessidade real de colocar um segundo roteador em bridge? Há a necessidade real de se conectar à serviços fora do país? Se a questão do bridge fizer questão pra você não dá pra usar Vtal. Agora, sobre as outras questões, é só configurar DNS que dá bom. Melhora em tudo a questão de rotas ou serviços que possam ter alguma lentidão. E o precinho é camarada demais, tanto na TIM quanto nas outras parceiras Vtal.
Mas vai que onde você mora é rede própria da TIM, melhor ainda, você vai ter tudo o que gostaria de ter e rotas boas, já que a TIM tem a Sparkle, rede que vai por vários lugares do mundo.
Se está bom pra você, em time que está ganhando não se mexe. Aprendi a lição bem aprendida em querer sair da Oi pra outra operadora.
A TIM é assim desde a época do metálico, ela não cobre grandes áreas e onde cobre coloca 1 ou 2 caixas de atendimento só.
Sobre a questão de SP e RJ onde tem metálico, não é bem assim, em ruas que só tem o metálico, no site vai apontar a velocidade de 70 Mega apenas, meu endereço é um desses. Onde tem fibra, vai mostrar velocidades de 300 pra cima.