[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

@jacias, tudo bem amigo? No início do mês eu tive problemas com o NetFlix da minha Smart TV Samsung série JU6500. Ocorreu que o app ficava carregando e não entrava! Daí acionei o suporte da Samsung e eles até fizeram acesso remoto na TV, tentaram reinstalar o app e não deu certo. Fizeram reset na TV para os padrões de fábrica e mesmo assim não resolveu o problema. Resultado foi que tive que aguardar uns 2 dias, pois a Samsung notificou a NetFlix e solicitou a correção da falha que era deles e depois disso não tive mais problemas.

Entendi, a Netflix não atualiza a versão do aplicativo do meu Blu-ray desde Maio de 2015 e a falha do aplicativo continuava mesmo eu indo nas opções que tem no aplicativo que testam se a conexão com os servidores da Netflix estão ok e mostravam que estavam. Entrei até naquele site Fast.com que é o teste de velocidade da banda larga pela Netflix para ver se a TIM Live estava ok e batia tranquilamente 48 Mega. Pra você ter uma ideia esse aplicativo quando carrega um filme ainda mostra uma barrinha de loading em baixo, hoje em dia eu sei que aparece um círculo girando no meio da tela e a porcentagem de carregamento do filme. Vou entrar em contato com a LG então e perguntar se ainda vai sair uma nova atualização para o aplicativo da Netflix desse Blu-ray.
 
@jacias, tudo bem amigo? No início do mês eu tive problemas com o NetFlix da minha Smart TV Samsung série JU6500. Ocorreu que o app ficava carregando e não entrava! Daí acionei o suporte da Samsung e eles até fizeram acesso remoto na TV, tentaram reinstalar o app e não deu certo. Fizeram reset na TV para os padrões de fábrica e mesmo assim não resolveu o problema. Resultado foi que tive que aguardar uns 2 dias, pois a Samsung notificou a NetFlix e solicitou a correção da falha que era deles e depois disso não tive mais problemas.
Entendi, a Netflix não atualiza a versão do aplicativo do meu Blu-ray desde Maio de 2015 e a falha do aplicativo continuava mesmo eu indo nas opções que tem no aplicativo que testam se a conexão com os servidores da Netflix estão ok e mostravam que estavam. Entrei até naquele site Fast.com que é o teste de velocidade da banda larga pela Netflix para ver se a TIM Live estava ok e batia tranquilamente 48 Mega. Pra você ter uma ideia esse aplicativo quando carrega um filme ainda mostra uma barrinha de loading em baixo, hoje em dia eu sei que aparece um círculo girando no meio da tela e a porcentagem de carregamento do filme. Vou entrar em contato com a LG então e perguntar se ainda vai sair uma nova atualização para o aplicativo da Netflix desse Blu-ray.
Eu noto que em algumas TV's o aplicativo não responde bem ao que ele se propõe fazer. Aqui em casa eu tenho uma LG que dá umas travadas ao usar o Netflix (via cabo ethernet), já na SONY (Wi-Fi 5Ghz) ele roda liso.
 
Última edição:
tem uns tópicos fixados do Mosqueteiros q ele fala sobre cabos e instalações. não tenho como postar agora pq estou no celular.

Valeu amigo, dei uma olhada e já estou vendo aqui o que fazer.

Olá! Não gostaria de postar os parâmetros pra vermos como está a conexão?

MnGYsZP.png

Ontem o SNR estava em 9.3, pelo visto aumentou sozinho mas os parâmetros ainda estão abaixo do padrão da TIM e todo mundo recomenda o downgrade, o problema é que se fizer e eu trocar a fiação no futuro, não vou ter como aumentar mais. Parece que uma vez a cada 1-2 semanas a conexão fica muito abaixo do normal, oscilando velocidade e perdendo pacotes. Não sei dizer se isso é culpa da minha fiação ruim ou se é problema interno da TIM, mas de qualquer jeito é inaceitável. Detalhe que desde a instalação parece que os parâmetros não atingiam o recomendado, mas a conexão funcionou bem por mais um pouco do que 1 mês, o único problema que houve foi quando furtaram um cabo da tim, mas foi um caso isolado aqui na região.


EDIT: Não lembrei de tirar prints mas quando tinha esses picos eu estava no League of Legends e o jogo aparecia como reconectando, e no TS aparecia que eu estava perdendo 80% dos pacotes. 80% é uma quantidade ABSURDA, pois 1-2% de perda já é enorme.
Fiz esse teste do Pingtest.net
oZ0h5Ii.png

EDIT 2 :
Rqc0BbZ.jpg


Botei spoiler pois já está gigante esse comentário, mas no wifi do meu vizinho e um amigo que mora em outro lado do RJ também já confirmaram que o problema não é só na minha residência. Estou desanimando desta Live TIM...
 
Última edição:
MnGYsZP.png

Ontem o SNR estava em 9.3, pelo visto aumentou sozinho mas os parâmetros ainda estão abaixo do padrão da TIM e todo mundo recomenda o downgrade, o problema é que se fizer e eu trocar a fiação no futuro, não vou ter como aumentar mais. Parece que uma vez a cada 1-2 semanas a conexão fica muito abaixo do normal, oscilando velocidade e perdendo pacotes. Não sei dizer se isso é culpa da minha fiação ruim ou se é problema interno da TIM, mas de qualquer jeito é inaceitável. Detalhe que desde a instalação parece que os parâmetros não atingiam o recomendado, mas a conexão funcionou bem por mais um pouco do que 1 mês, o único problema que houve foi quando furtaram um cabo da tim, mas foi um caso isolado aqui na região.


EDIT: Não lembrei de tirar prints mas quando tinha esses picos eu estava no League of Legends e o jogo aparecia como reconectando, e no TS aparecia que eu estava perdendo 80% dos pacotes. 80% é uma quantidade ABSURDA, pois 1-2% de perda já é enorme.
Fiz esse teste do Pingtest.net
oZ0h5Ii.png

EDIT 2 :
Rqc0BbZ.jpg


Botei spoiler pois já está gigante esse comentário, mas no wifi do meu vizinho e um amigo que mora em outro lado do RJ também já confirmaram que o problema não é só na minha residência. Estou desanimando desta Live TIM...

Olá! Essa atenuação está bem alta, é uma das maiores que já vi aqui no tópico.
Você já viu o MSAN onde está ligada a sua conexão? Saberia dizer a que distância está? Sabendo a distância daria para ver se a atenuação está coerente ou não, não dá pra saber se está alta devido à distância ou ao cabeamento deficiente.
Se for devido à distância, não tem jeito, mas se for o cabeamento daria pra melhorar. Na verdade a troca do cabeamento dentro do apartamento, quem deveria fazer é o técnico, não adianta eles dizerem que a conexão está com problemas e não fazerem nada para melhorar, a instalação de um par novo dentro da residência faz parte da instalação do serviço, pelo menos aqui foi assim. Como é muito difícil trocarem o par de subida em um prédio (do DG até o andar), o jeito é trocar onde for possível (dentro do apartamento até o hall de entrada e a tomada RJ11).

O SNR pra 50 MEGA ---> SNR >12 ---> ATT <30
Como nesse print está em 14, daria pra manter 50 mega, o seu caso é parecido com o da @florzinha, o SNR da conexão dela era 13, mas com ATT 10 (+-250m), e parece que ela conseguiu manter o serviço depois de um reparo, se a sua conexão ficasse estável sem essa variação toda não haveria problema. Aqui o SNR varia muito pouco, menos de 1dB para baixo.

Conexão 50/30, cerca de 200m do MSAN.
Link Information
spacer.gif
Uptime: 0 days, 15:37:08
spacer.gif
DSL Type: ITU-T G.993.2
spacer.gif
Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 34.495 / 57.481
spacer.gif
Data Transferred (Sent/Received) [B/B]: 0 / 0
spacer.gif
Output Power (Up/Down) [dBm]: 5,3 / 13,1
spacer.gif
Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 15,5 / 8,9
spacer.gif
SN Margin (Up/Down) [dB]: 16,3 / 20,8

Abs!
 
Olá! Essa atenuação está bem alta, é uma das maiores que já vi aqui no tópico.
Você já viu o MSAN onde está ligada a sua conexão? Saberia dizer a que distância está? Sabendo a distância daria para ver se a atenuação está coerente ou não, não dá pra saber se está alta devido à distância ou ao cabeamento deficiente.
Se for devido à distância, não tem jeito, mas se for o cabeamento daria pra melhorar. Na verdade a troca do cabeamento dentro do apartamento, quem deveria fazer é o técnico, não adianta eles dizerem que a conexão está com problemas e não fazerem nada para melhorar, a instalação de um par novo dentro da residência faz parte da instalação do serviço, pelo menos aqui foi assim. Como é muito difícil trocarem o par de subida em um prédio (do DG até o andar), o jeito é trocar onde for possível (dentro do apartamento até o hall de entrada e a tomada RJ11).

O SNR pra 50 MEGA ---> SNR >12 ---> ATT <30
Como nesse print está em 14, daria pra manter 50 mega, o seu caso é parecido com o da @florzinha, o SNR da conexão dela era 13, mas com ATT 10 (+-250m), e parece que ela conseguiu manter o serviço depois de um reparo, se a sua conexão ficasse estável sem essa variação toda não haveria problema. Aqui o SNR varia muito pouco, menos de 1dB para baixo.

Conexão 50/30, cerca de 200m do MSAN.
Link Information
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Uptime: 0 days, 15:37:08
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DSL Type: ITU-T G.993.2
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Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 34.495 / 57.481
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Data Transferred (Sent/Received) [B/B]: 0 / 0
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Output Power (Up/Down) [dBm]: 5,3 / 13,1
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Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 15,5 / 8,9
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SN Margin (Up/Down) [dB]: 16,3 / 20,8

Abs!

Valeu pela resposta, amigo!

Se por MSAN você se refere ao "armário", um técnico me informou que fica na rua de cima. Na instalação tive problema com a conexão, um tempo depois um técnico veio aqui e foi dar uma checada, disse que o fio estava mal encaixado(frouxo), de acordo com ele, ele encaixou com força e a conexão ficou boa após isso, mas um tempo depois(acho que 1 mês depois só) veio a dar problema e a cada 1/2 semanas dá problema pelo visto. O SNR no cabo que chega da tim pra distribuição interna aqui do prédio pega 12 ou 13 de SNR(já me parece pouco pro cabo que vem direto do armário), a perda que tem é da distribuição pra minha residência(quando for possível vou fazer a troca), agora sobre a atenuação eu não sei dizer pois nenhum dos técnicos deu atenção pra isso.

Sobre o cabeamento, a justificativa dos técnicos é sempre pedir um downgrade, de acordo com eles arranjar um cabista pra fazer a instalação normal da internet já é extremamente difícil(o rapaz que instalou aqui pagou um almoço pro cabista resolver o "problema"), então não sei se tem como resolver isso. Também não sei lhe dizer sobre essa variação, tem dia que tá uma coisa e tem dia que tá outra, mas a distribuição fica na frente da porta do síndico e o mesmo é chato com qualquer técnico que apareça, então também não acho que alguém possa ter feito algo na minha fiação(eu tinha Oi Velox e o que tinha de técnico que desligava a internet de uma pessoa pra botar de outra...).

De qualquer jeito com a sua resposta já vou ir atrás de enviarem um técnico pra cá pra tentar resolver esse problema definitivamente, porém abro espaço pra te fazer uma outra pergunta. Todos os técnicos que vem aqui dizem que se pedir o downgrade os parâmetros irão bater corretamente, isso é verdade? Questiono isso pois no site há a possibilidade de aumentar a velocidade ainda(não é igual na Oi que eles apagam as opções pra pedir aumento de velocidade mesmo que sua rede suporte), então caso seja possível eu possa fazer o downgrade e posteriormente pedir o aumento novamente.

Desculpa pelo textão e obrigado pela atenção!

EDIT: Percebi que você falou sobre o SNR estar em 14(downstream) mas todos os técnicos que vem aqui reparam no SNR de upstream e isso me deixou confuso, você poderia me explicar?
 
Última edição:
Valeu pela resposta, amigo!

Se por MSAN você se refere ao "armário", um técnico me informou que fica na rua de cima. Na instalação tive problema com a conexão, um tempo depois um técnico veio aqui e foi dar uma checada, disse que o fio estava mal encaixado(frouxo), de acordo com ele, ele encaixou com força e a conexão ficou boa após isso, mas um tempo depois(acho que 1 mês depois só) veio a dar problema e a cada 1/2 semanas dá problema pelo visto. O SNR no cabo que chega da tim pra distribuição interna aqui do prédio pega 12 ou 13 de SNR(já me parece pouco pro cabo que vem direto do armário), a perda que tem é da distribuição pra minha residência(quando for possível vou fazer a troca), agora sobre a atenuação eu não sei dizer pois nenhum dos técnicos deu atenção pra isso.

Sobre o cabeamento, a justificativa dos técnicos é sempre pedir um downgrade, de acordo com eles arranjar um cabista pra fazer a instalação normal da internet já é extremamente difícil(o rapaz que instalou aqui pagou um almoço pro cabista resolver o "problema"), então não sei se tem como resolver isso. Também não sei lhe dizer sobre essa variação, tem dia que tá uma coisa e tem dia que tá outra, mas a distribuição fica na frente da porta do síndico e o mesmo é chato com qualquer técnico que apareça, então também não acho que alguém possa ter feito algo na minha fiação(eu tinha Oi Velox e o que tinha de técnico que desligava a internet de uma pessoa pra botar de outra...).

De qualquer jeito com a sua resposta já vou ir atrás de enviarem um técnico pra cá pra tentar resolver esse problema definitivamente, porém abro espaço pra te fazer uma outra pergunta. Todos os técnicos que vem aqui dizem que se pedir o downgrade os parâmetros irão bater corretamente, isso é verdade? Questiono isso pois no site há a possibilidade de aumentar a velocidade ainda(não é igual na Oi que eles apagam as opções pra pedir aumento de velocidade mesmo que sua rede suporte), então caso seja possível eu possa fazer o downgrade e posteriormente pedir o aumento novamente.

Desculpa pelo textão e obrigado pela atenção!

EDIT: Percebi que você falou sobre o SNR estar em 14(downstream) mas todos os técnicos que vem aqui reparam no SNR de upstream e isso me deixou confuso, você poderia me explicar?

Sim, me referi ao armário que fica no poste, se souber onde fica dá pra medir pelo Google Maps e ter uma distância aproximada.
Esse SNR de 12 ou 13 na chegada do prédio é da sua conexão?
Como a atenuação aumenta com a distância, sabendo a distância aproximada daria pra ter uma ideia de até que ponto esse valor está recebendo "acréscimos" (ruído), devido ao cabeamento ruim, pois qualquer cálculo de atenuação pressupõe um cabo contínuo, sem cortes ou emendas e em perfeito estado, o que na prática é muito difícil de ter.
Realmente essa questão de cabeamento em prédio é muito complicada, muito difícil de melhorar, o jeito é fazer o que for possível.
O downgrade para 35 mega pode resolver o seu problema, tem casos aqui no tópico em que depois da redução da velocidade ficou ótimo, o problema é que se quiser voltar pra 50 mega e o SNR estiver muito baixo, nunca mais vai conseguir.
Mas também tem muita gente com 35 que reclama de falta de estabilidade...
O fato de aparecer com 50 mega disponível no site teoricamente significa que vc está a uma distância compatível, se for assim sua conexão estaria com algum problema.
Acho que seria melhor tentar melhorar a questão do cabeamento pra ver como fica, além disso precisa continuar insistindo para eles melhorarem a conexão, se eles te venderam 50 mega, é porque era viável, se não está funcionando direito eles precisam fazer a conexão melhorar.
Quanto ao SNR de down, sempre se fala desse valor e não o de up, pois ele está diretamente relacionado com a velocidade contratada, não sou especialista no assunto, então não posso explicar tecnicamente como funciona, se tiver interesse fale com o Mosqueteirors em um dos tópicos dele sobre SNR.
Abs!
 
Sim, me referi ao armário que fica no poste, se souber onde fica dá pra medir pelo Google Maps e ter uma distância aproximada.
Esse SNR de 12 ou 13 na chegada do prédio é da sua conexão?
Como a atenuação aumenta com a distância, sabendo a distância aproximada daria pra ter uma ideia de até que ponto esse valor está recebendo "acréscimos" (ruído), devido ao cabeamento ruim, pois qualquer cálculo de atenuação pressupõe um cabo contínuo, sem cortes ou emendas e em perfeito estado, o que na prática é muito difícil de ter.
Realmente essa questão de cabeamento em prédio é muito complicada, muito difícil de melhorar, o jeito é fazer o que for possível.
O downgrade para 35 mega pode resolver o seu problema, tem casos aqui no tópico em que depois da redução da velocidade ficou ótimo, o problema é que se quiser voltar pra 50 mega e o SNR estiver muito baixo, nunca mais vai conseguir.
Mas também tem muita gente com 35 que reclama de falta de estabilidade...
O fato de aparecer com 50 mega disponível no site teoricamente significa que vc está a uma distância compatível, se for assim sua conexão estaria com algum problema.
Acho que seria melhor tentar melhorar a questão do cabeamento pra ver como fica, além disso precisa continuar insistindo para eles melhorarem a conexão, se eles te venderam 50 mega, é porque era viável, se não está funcionando direito eles precisam fazer a conexão melhorar.
Quanto ao SNR de down, sempre se fala desse valor e não o de up, pois ele está diretamente relacionado com a velocidade contratada, não sou especialista no assunto, então não posso explicar tecnicamente como funciona, se tiver interesse fale com o Mosqueteirors em um dos tópicos dele sobre SNR.
Abs!

Obrigado pela resposta!! Creio que o armário fique neste local mas vou perguntar ao técnico quando ele vier aqui para ter certeza.
SMGWoWF.png

No cabo da TIM que vem direto da rua(o cabo verde) 2 técnicos mediram os parâmetros com o modem ligado diretamente nele e batia 12~13 mas em Upstream(percebi só agora depois que entrei no assunto com você), de qualquer jeito ainda acho baixo comparado com o seu por exemplo.

Eu estou desempregado então só vou poder trocar a fiação daqui a uns 3 ou 4 meses, então vai ter que ser o que está até lá. Eu pensei em pedir o downgrade no caso de futuramente poder fazer a mudança do cabeamento e conseguir o upgrade posteriormente, mas o medo é de não aceitarem o pedido depois.

No site dá pra pedir upgrade até 90mb, a propósito o último técnico que veio aqui disse que instalou 90mb em alguma casa próxima daqui então faz sentido ter algum problema não só dentro do apartamento mas também pela TIM mesmo eu acho.

De qualquer jeito vou dar uma enchida de saco pra ver se resolvem o meu problema rsrs, obrigado pela ajuda!
 
Entendi, a Netflix não atualiza a versão do aplicativo do meu Blu-ray desde Maio de 2015 e a falha do aplicativo continuava mesmo eu indo nas opções que tem no aplicativo que testam se a conexão com os servidores da Netflix estão ok e mostravam que estavam. Entrei até naquele site Fast.com que é o teste de velocidade da banda larga pela Netflix para ver se a TIM Live estava ok e batia tranquilamente 48 Mega. Pra você ter uma ideia esse aplicativo quando carrega um filme ainda mostra uma barrinha de loading em baixo, hoje em dia eu sei que aparece um círculo girando no meio da tela e a porcentagem de carregamento do filme. Vou entrar em contato com a LG então e perguntar se ainda vai sair uma nova atualização para o aplicativo da Netflix desse Blu-ray.

Liga no suporte da LG e vê com eles o que pode ser feito, pois o aplicativo tem que funcionar bem conforme o esperado.
 
Eu noto que em algumas TV's o aplicativo não responde bem ao que ele se propõe fazer. Aqui em casa eu tenho uma LG que dá umas travadas ao usar o Netflix (via cabo ethernet), já na SONY (Wi-Fi 5Ghz) ele roda liso.

Na minha Samsung série JU6500 roda de boas via cabo e logo no início quando comprei ela tinha instabilidade no Wifi, mas depois que mudei para o cabo não testei mais. Isso pq ela tem Wifi 2.4ghz e o 5Ghz que acabei descobrindo por acaso, pois nem no manual informa. Já minha Sony série W655 roda muito bem no Wifi e só cai quando o NetFlix tá fora ou quando ocorre alguma interferência no sinal.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta!! Creio que o armário fique neste local mas vou perguntar ao técnico quando ele vier aqui para ter certeza.
SMGWoWF.png

No cabo da TIM que vem direto da rua(o cabo verde) 2 técnicos mediram os parâmetros com o modem ligado diretamente nele e batia 12~13 mas em Upstream(percebi só agora depois que entrei no assunto com você), de qualquer jeito ainda acho baixo comparado com o seu por exemplo.

Eu estou desempregado então só vou poder trocar a fiação daqui a uns 3 ou 4 meses, então vai ter que ser o que está até lá. Eu pensei em pedir o downgrade no caso de futuramente poder fazer a mudança do cabeamento e conseguir o upgrade posteriormente, mas o medo é de não aceitarem o pedido depois.

No site dá pra pedir upgrade até 90mb, a propósito o último técnico que veio aqui disse que instalou 90mb em alguma casa próxima daqui então faz sentido ter algum problema não só dentro do apartamento mas também pela TIM mesmo eu acho.

De qualquer jeito vou dar uma enchida de saco pra ver se resolvem o meu problema rsrs, obrigado pela ajuda!

Olá! Só uma dica, para sua segurança nunca publique informações pessoais como endereço, ip, etc., nunca se sabe quem pode estar nos observando...

Infelizmente está muito longe, somando esses 350m do Gmaps, mais o cabeamento interno, entre outros, deve dar os 400m ou mais, a tabela abaixo a grosso modo funciona, lembrando que pode variar em cada caso:

Distância MSAN
0 a 100m -> 90Mb
100 a 200m -> 70Mb
200 a 300m -> 50Mb
300 até 400m ->35Mb

Mais de 400m, vai funcionar, porém, com problemas de Atenuação/SNR constantes.


Calculando a distância somente pela ATT (20,7), daria mais de 500m, desse jeito fica difícil ter 50 mega, no limite de 400m determinado pela TIM, acho que ficaria por volta de 16dB, isso com um valor teórico, pois na prática pode acabar ficando maior.
Se vc olhar o Attainable Rate, vai ver que no seu caso chega a mais de 80 mega, quer dizer, teoricamente esse é o máximo que poderia ter, mas na prática não funciona assim.
Como vc falou do cabeamento, talvez consiga melhorar bastante essa ATT e consequentemente o SNR com a troca, com isso poderia melhorar a estabilidade para tentar manter os 50 mega, o sistema da TIM é muito sensível no quesito distância. Se não der certo é só baixar para 35, com um cabeamento em bom estado talvez funcione bem.
Abs!

Edit--------------------------------
Realmente, esses 12 ou 13 de SNR não devem ser de down, se fosse assim, vc não teria 14,5 no modem tendo perdas no caminho até ele. Não tenho ideia a quanto chegaria o SNR na entrada do prédio. Para 350m a ATT na entrada do prédio poderia ser por volta de 14dB, como está em 20,7 o acréscimo em ATT do cabeamento interno seria a diferença dos valores, repetindo: tudo teoricamente.
 
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Olá! Só uma dica, para sua segurança nunca publique informações pessoais como endereço, ip, etc., nunca se sabe quem pode estar nos observando...

Infelizmente está muito longe, somando esses 350m do Gmaps, mais o cabeamento interno, entre outros, deve dar os 400m ou mais, a tabela abaixo a grosso modo funciona, lembrando que pode variar em cada caso:

Distância MSAN
0 a 100m -> 90Mb
100 a 200m -> 70Mb
200 a 300m -> 50Mb
300 até 400m ->35Mb

Mais de 400m, vai funcionar, porém, com problemas de Atenuação/SNR constantes.


Calculando a distância somente pela ATT (20,7), daria mais de 500m, desse jeito fica difícil ter 50 mega, no limite de 400m determinado pela TIM, acho que ficaria por volta de 16dB, isso com um valor teórico, pois na prática pode acabar ficando maior.
Se vc olhar o Attainable Rate, vai ver que no seu caso chega a mais de 80 mega, quer dizer, teoricamente esse é o máximo que poderia ter, mas na prática não funciona assim.
Como vc falou do cabeamento, talvez consiga melhorar bastante essa ATT e consequentemente o SNR com a troca, com isso poderia melhorar a estabilidade para tentar manter os 50 mega, o sistema da TIM é muito sensível no quesito distância. Se não der certo é só baixar para 35, com um cabeamento em bom estado talvez funcione bem.
Abs!

Edit--------------------------------
Realmente, esses 12 ou 13 de SNR não devem ser de down, se fosse assim, vc não teria 14,5 no modem tendo perdas no caminho até ele. Não tenho ideia a quanto chegaria o SNR na entrada do prédio. Para 350m a ATT na entrada do prédio poderia ser por volta de 14dB, como está em 20,7 o acréscimo em ATT do cabeamento interno seria a diferença dos valores, repetindo: tudo teoricamente.


Eu creio que na praça da minha rua possui um MSAN, já pedi a visita técnica e amanhã deve aparecer um técnico por aqui e daí eu questiono ele a respeito dos MSAN. O próprio atendente da tim achou um absurdo mais de 5 visitas técnicas e o problema não ser corrigido, então espero que dessa vez vá(apesar de que o mesmo disse que a atenuação está ok).

Valeu por toda ajuda aí!
 
Valeu pela resposta, amigo!
Sobre o cabeamento, a justificativa dos técnicos é sempre pedir um downgrade, de acordo com eles arranjar um cabista pra fazer a instalação normal da internet já é extremamente difícil(o rapaz que instalou aqui pagou um almoço pro cabista resolver o "problema"), então não sei se tem como resolver isso. Também não sei lhe dizer sobre essa variação, tem dia que tá uma coisa e tem dia que tá outra, mas a distribuição fica na frente da porta do síndico e o mesmo é chato com qualquer técnico que apareça, então também não acho que alguém possa ter feito algo na minha fiação(eu tinha Oi Velox e o que tinha de técnico que desligava a internet de uma pessoa pra botar de outra...).
Já que vai um técnico novamente, separa um café pra dar pra ele.
 
A TIM já está nesse nível de ter que dar café?
Meu Deus.
SERIA BOM VOCÊ LER O CASO DO COLEGA E ENTENDER MELHOR O QUE ELE ESTÁ PASSANDO.
 
SERIA BOM VOCÊ LER O CASO DO COLEGA E ENTENDER MELHOR O QUE ELE ESTÁ PASSANDO.

SERIA BOM QUE O PROVEDOR PARASSE DE REAPROVEITAR CABEAMENTO ANTIGO NO MOMENTO DA INSTALAÇÃO.

SERIA BOM LEMBRAR TAMBÉM QUE A DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO MSAN NÃO ISENTA O PROVEDOR DE FORNECER A VELOCIDADE CONTRATADA.

Engraçado que isso só ocorre com cabo metálico, se esse negócio por cabo coaxial ou fibra não teria essa putaria, eles passariam um cabo novo numa boa.
 
Uma reclamação no site consumidor.gov.br não consegue ajudar o colega @gabrielkl1? Digo isso porque a Vivo também não gosta de fazer reinstalação, mas se você explica os motivos e abre reclamação no consumidor.gov.br eles liberam.
Só é chato ter que esperar ~5 dias até ligarem marcando o técnico. Como a TIM está se comportando com essas reclamações?
 
Uma reclamação no site consumidor.gov.br não consegue ajudar o colega @gabrielkl1? Digo isso porque a Vivo também não gosta de fazer reinstalação, mas se você explica os motivos e abre reclamação no consumidor.gov.br eles liberam.
Só é chato ter que esperar ~5 dias até ligarem marcando o técnico. Como a TIM está se comportando com essas reclamações?
Eu tenho recebido retorno mas não estou reclamando somente no consumidor não... tenho usado também o site deles, a Anatel, etc.
 
Valeu amigo, dei uma olhada e já estou vendo aqui o que fazer.
MnGYsZP.png

Ontem o SNR estava em 9.3, pelo visto aumentou sozinho mas os parâmetros ainda estão abaixo do padrão da TIM e todo mundo recomenda o downgrade, o problema é que se fizer e eu trocar a fiação no futuro, não vou ter como aumentar mais. Parece que uma vez a cada 1-2 semanas a conexão fica muito abaixo do normal, oscilando velocidade e perdendo pacotes. Não sei dizer se isso é culpa da minha fiação ruim ou se é problema interno da TIM, mas de qualquer jeito é inaceitável. Detalhe que desde a instalação parece que os parâmetros não atingiam o recomendado, mas a conexão funcionou bem por mais um pouco do que 1 mês, o único problema que houve foi quando furtaram um cabo da tim, mas foi um caso isolado aqui na região.
Botei spoiler pois já está gigante esse comentário, mas no wifi do meu vizinho e um amigo que mora em outro lado do RJ também já confirmaram que o problema não é só na minha residência. Estou desanimando desta Live TIM.

Pra você não perder a esperança da uma olhada nos meus parâmetros.
A instalação não tem emendas desde o Tar até a tomada do modem. Segundo o google a distancia é de uns 380 metros do msan



Você escreveu ai que no wifi do vizinho também dá problema pode ser que todo cabeamento do prédio é velho e ruim ou é algum problema externo que a live tim não consegue identificar.
Você sabe das condições do cabeamento no DG do prédio ou no teu andar? Dá uma olhada, tira uma foto.
Reclame na anatel ou consumidor.gov.br até eles resolverem, é um direito seu.
 
Pessoal que manja dos parâmetros boa noite, essa semana acaba o período de teste da live tim e gostaria de saber se os parâmetros aqui da minha estão bons ou se devo reclamar de algo, vou deixar uns printes abaixo pra analise de vocês e posteriores ajudas.

VzsyZrN.png

sbAqJFB.png
 
To cansado da Live Tim, cai sempre. Pior ainda é que se a luz cai demora cerca de 5~8 minutos até a internet voltar, parece que o boot do aparelho deles é jurassico.
Quero voltar para a Vivo que me fazia mais feliz, não estou encontrando os links dos planos não-fibra dela, não tem mais?
 
Pessoal que manja dos parâmetros boa noite, essa semana acaba o período de teste da live tim e gostaria de saber se os parâmetros aqui da minha estão bons ou se devo reclamar de algo, vou deixar uns printes abaixo pra analise de vocês e posteriores ajudas.

VzsyZrN.png

sbAqJFB.png
Vou dar up aqui pq ficou na penúltima página.
 
Pessoal, nunca tinha visto a Live tim cair tantas vezes seguidas como ontem a noite!


Começou a chover aqui em SP e o modem começou a perder o sincronismo, um dia antes já tinha perdido o sincronismo 1 vez, mas não me importei, pois logo depois voltou e não caiu mais.

Mas ontem a noite, a cada 10 min caia a conexão, modem perdia o sincronismo e voltava logo em seguida, fez isso umas 8 vezes até antes de eu ir dormir :(

Quando caia, eu verificava a atenuação e snr e ficavam péssimos, mas melhoravam logo em seguida e o modem sincronizava, depois ia melhorando até ficar normal, mas depois de uns 10 minutos caia novamente!

Minha instalação já enfrentou chuvas bem mais pesadas que a de ontem e nunca fiquei sem sincronismo, outro detalhe é que mesmo após a chuva dar uma trégua, a conexão continuou caindo. O meu upload que antes batia 21 Megas no plano de 35 Megas de Download, agora não passa dos 15 Megas, por enquanto do Download está com velocidade normal e a latencia também está normal.

Moro em prédio e não sei em qual tar estou ligando e também não sei se toda a infra fica dentro do condomínio, sei que o Msan mais próximo do meu prédio fica a uns 200 metros de distância.

Será que vale abrir uma reclamação para vir um técnico saber o que está acontecendo?
 
Pessoal, nunca tinha visto a Live tim cair tantas vezes seguidas como ontem a noite!


Começou a chover aqui em SP e o modem começou a perder o sincronismo, um dia antes já tinha perdido o sincronismo 1 vez, mas não me importei, pois logo depois voltou e não caiu mais.

Mas ontem a noite, a cada 10 min caia a conexão, modem perdia o sincronismo e voltava logo em seguida, fez isso umas 8 vezes até antes de eu ir dormir :(

Quando caia, eu verificava a atenuação e snr e ficavam péssimos, mas melhoravam logo em seguida e o modem sincronizava, depois ia melhorando até ficar normal, mas depois de uns 10 minutos caia novamente!

Minha instalação já enfrentou chuvas bem mais pesadas que a de ontem e nunca fiquei sem sincronismo, outro detalhe é que mesmo após a chuva dar uma trégua, a conexão continuou caindo. O meu upload que antes batia 21 Megas no plano de 35 Megas de Download, agora não passa dos 15 Megas, por enquanto do Download está com velocidade normal e a latencia também está normal.

Moro em prédio e não sei em qual tar estou ligando e também não sei se toda a infra fica dentro do condomínio, sei que o Msan mais próximo do meu prédio fica a uns 200 metros de distância.

Será que vale abrir uma reclamação para vir um técnico saber o que está acontecendo?

Amigo, melhor abrir reclamação com eles sim!, perdi a internet ontem as 07H da manhã, voltou por uns 30 min a tarde, e depois foi embora de novo, parece que a TIM se dá muito mal com queda de energia, todas minhas falhas foram assim, cai a energia da rua, possivelmente do MSAN e mesmo a energia voltando, é 2, 3 dias de chamados, visitas técnicas, etc, até voltar ao normal =/
 
Amigo, melhor abrir reclamação com eles sim!, perdi a internet ontem as 07H da manhã, voltou por uns 30 min a tarde, e depois foi embora de novo, parece que a TIM se dá muito mal com queda de energia, todas minhas falhas foram assim, cai a energia da rua, possivelmente do MSAN e mesmo a energia voltando, é 2, 3 dias de chamados, visitas técnicas, etc, até voltar ao normal =/
Pois é! Hoje, quando chegar em casa, vou monitorar, se continuar caindo ou se o upload ainda estiver abaixo do normal, vou dar uma reclamada, o estranho é que nunca passei por isso em mais de 1 ano de assinatura... Mesmo quando cai a energia no bairro ou condomínio, quando a energia é restabelecida, o modem sincroniza rapidamente e ontem apesar da chuva a energia não caiu, mas ante ontem teve uma rápida queda de energia.
De qualquer forma, vou torcer para que agora não fique dando problema toda vez que chove e tenha que iniciar uma novela com eles....
 
Galera, estou no status "SEU ENDEREÇO É UM DOS PRÓXIMOS A SEREM LIBERADOS. E POR ISSO JÁ INICIAMOS AS VENDAS!VOCÊ JÁ PODE COMPRAR LIVE TIM!" desde o dia 13/07" alguém na mesma situação ou que demorou tudo isso? sou do lajeado - itaquera.
abs
isso apareceu pra min em março 15/03 e comprei logo, e estou ate hoje esperando e nada, ligo e falam que ainda não está liberado , cascadura rio de janeiro.
obs; rua cabeada a 1 ano já.
 
Pessoal, será que alguém pode me dar uma ajudinha com esses valores?

LRxdBXW.png


Aparentemente está ruim para 35 Megas, não tenho certeza... o_O

Um detalhe que percebi é que o upstream costumava ficar acima de 20500, mas agora esta em 18152 e realmente o upload não está passando dos 17 Megas nos testes que eu estou realizando...

Esse valor caiu depois da chuva de ontem em que aconteceu o show de perca de sincronismo...
 

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