[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Na esquina aqui da rua (abdias de Carvalho) tem uma caixa da tim, e na minha rua monsenhor julio maria coloquei o mumero de uma casa bem distante dessa caixa e disse que estava disponivel a live tim, será que eles vem com o cabo de poste em poste ate minha casa ?
Máximo 300 metros. Perguntei ao técnico enquanto a gente estava esperando a manobra no atendimento da Tim.

Se endereço estiver mais de 300 metros de uma caixa não dá pra instalar a fibra, segundo ele.
 
Máximo 300 metros. Perguntei ao técnico enquanto a gente estava esperando a manobra no atendimento da Tim.

Se endereço estiver mais de 300 metros de uma caixa não dá pra instalar a fibra, segundo ele.
Ta a uns 200 metros, porem foi mais por curiosidade, n assino por 3 motivos, 1 e que ta caro, OI fibra 200 mega por 99,00, segundo, e segundo q futuramente a oi fibra vai chegar na minha rua e vou ter desconto... eles aqui em recife foram muito rápidos pra expandir a fibra
 
rapaz eu fiquei impressionado com esse modem, meu irmão ta conseguindo conectar nele na outra rua a uma distancia de quase 40 m na banda de 5Ghz que na teoria é a rede mais sensível a interferências, ta pegando 10 mb lá.

alguem teria alguma solução legal e não muito cara para eu jogar um sinal pra ele que bata pelo menos uns 50 Mb?


Algum CPE da Tp Link, funcionam muito bem. A questão é que não tem deles Dual Band, tem que escolher 5 ou 2,4 GHz.
O moderador @Mosqueteirors postou uma situação parecida com a sua.

Edit: achei os posts dele sobre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, fiz uma adaptação por conta de uma distância que eu preciso de wifi, vou explicar para caso alguém tenho necessidade parecida,

Eu moro em um condomínio grande onde temos um sistema de churrasqueiras que fica a 70 metros de meu apartamento, sem visada, pois para piorar há um prédio na reta. Faço muitos churrascos e eventos lá com amigos, e de maneira nenhuma o wireless pegava neste local.

Hoje tenho 240 mega da NET com a seguinte topologia:

Modem Bridge (HUMAX HGB 10R-02)>>>ROTEADOR TP-LINK ARCHER C7

Estive pensando na solução, resolvi comprar um CPE (Customer Provided Equipment)da TP-Link, não é o mais "conhecido", porém é uso doméstico, sem nenhum caráter comercial, então achei que seria suficiente, comprei o rádio Outdoor TP-Link CPE510 Externo com 13dBi velocidade de 300Mbps banda de 5GHz, especificações AQUI.

Ontem montei a instalação dele, fiz da seguinte forma, topologia:

Modem Bridge (HUMAX HGB 10R-02)>>>Roteador (TP-LINK ARCHER C7) >>> Modo Access Point ( OUTDOOR CPE510)

O CPE510 possui 2 portas LAN abaixo, 1 LAN para POE e a outra no meu caso por usar em modo AP para ser ligada no roteador. O CPE vem como uma fonte injetora de POE, então após conectar esta fonte na Luz, você precisa de 2 cabos de rede, pois esta fonte funciona como um splitter injetor de Poe.

Antes de ligar o CPE no roteador, eu liguei ele diretamente em meu PC, para poder acessar as configurações.

Conecte a fonte Poe na tomada, cabo de rede na porta Poe da fonte conectada na porta Lan0 Poe do CPE, o outro cabo de rede conectado na Lan do computador e a outra ponta na Lan1 do CPE.

Imagem traseira do CPE
cpe510_remove_case.jpg


Você terá que muda o Ip de sua placa de rede (Apenas para acessar e configurar o CPE) da seguinte forma:

2.jpg


Após alterar basta entrar no CPE pelo IP padrão que vem nele: 192.168.0.254

Vai te pedir usuário e senha padrão:

usuário: admin
senha: admin

Após entrar vai te pedir para alterar a senha, altere para de sua preferência.

Dentro das configurações do CPE vá em QUICK SETUP, vai estar marcado Acess point. Eu utilizei dessa forma, pois deixei o trabalho sujo para o Archer C7, se você for usar como eu, quiser apenas mandar o sinal para um determinado ponto, então deixe em Access Point:

4.jpg


Click em NEXT..

Vai ir para LAN Settings, nesta tela eu não alterei o IP do CPE, então não precisa alterar nada aqui, click apenas em NEXT...

5.jpg


Agora vai estar na tela Wireless AP Settings, é onde vai dar o nome (SSID) e as configurações básicas da nova rede de acesso. Detalhe importante, NÃO habilite a opção MAXtream, ela é interessante para quem trabalha com múltiplos CPE's, mas no modo AP pode deixar a rede instável.

6.jpg


Agora está pronto, basta dar NEXT, e na próxima tela FINISH, o CPE vai "Salvar" a sua configuração, com isso ele está pronto para ser conectado ao roteador.


Agora você já pode voltar a configuração de sua placa de rede do computador para a especificação anterior.

Para ligar o CPE na "rede" do roteador faça da seguinte forma:

Da mesma forma que estava antes, o injetor (fonte) Poe ligada na Energia, um cabo de rede vai na entrada POE da fonte e a outra ponta ligada na entrada LAN0 POE do CPE, o outro cabo você liga em uma LAN do seu roteador e a outra ponta na LAN1 do CPE.

Após alguns segundos você vai verificar que as luzes laterais do CPE ficarão ligadas, e a rede já vai estar sendo retransmitida, e vai estar aparecendo em seu aparelho.

Imagem fonte injetora Poe:

fonte.jpg

No meu caso, a distância a ser atingida era um pouco mais de 70 metros, e consegui entre 40 e 60% de sinal no local, ficando com uma conexão média de 20mega, sofrendo pequenas variações de sinal, mas nunca queda.

Não posso reclamar, estes CPE's embora tenham a função AP, são para um tipo de conexão ponto a ponto ou multi ponto. Mas para uma conexão AP como montei o alcance foi bom, solucionou o meu problema, principalmente que além dos 70 metros ainda tenho um prédio na frente que obstrui parcialmente a visada.

Testes:

20190108_085932.jpg

OBSEVAÇÕES:

- Este CPE é apenas LAN FAST, por isso mesmo ao lado dele dava 93..94Mega, para ser melhor somente se fosse Gigabit.
- Ele pode ser utilizado na rua, pois é Outdoor, no meu caso como bom Brasileiro, fiz uma gambiarra em uma grade de minha janela virada para o ponto.

gambiarra.jpg

É isso ai pessoal, fica a dica então que se precisarem de uma conexão em um ponto mais distante montar um "esquema" utilizando CPE é uma boa alternativa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou arrumando a Gambiarra....hoje instalo o outro CPE de 2,4Ghz e viro quase um provedor kkk

20190109_151447.jpg


@neo666

Fiz o teste para ver se daria problema na energia usando um cabo maior que os 60cm recomendado, deixei o melhor cabo conectado na CPE (2 metros de cabo CAT6) enquanto o Cat5 deixei no roteador. Funcionou muito bem alimentado, sem nenhum problema a relatar, ou seja, O Ismael (tecnico da Tp-link) realmente viajou nessa.

Fora isso afinei a configuração na CPE selecionando um canal com menor interferência e deixando setado apenas N e não A/C, consegui uma média de 60 mega em torno de 70 metros, hoje depois de instalar a de 2,4Ghz, digo como ficou nos testes finais.
 
Última edição:
Ta a uns 200 metros, porem foi mais por curiosidade, n assino por 3 motivos, 1 e que ta caro, OI fibra 200 mega por 99,00, segundo, e segundo q futuramente a oi fibra vai chegar na minha rua e vou ter desconto... eles aqui em recife foram muito rápidos pra expandir a fibra

pra mim o que vale é o agora, nem sinal de fibra da oi por aqui, por enquanto com a tim estou pagando 130 por 320/180 com telefone ilimitado, tudo bem que é dentro de 1 ano mas posso apostar com qualquer um que eles vão renovar a oferta com algo parecido ano que vem e esse custo beneficio atualmente nenhuma operadora supera.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Algum CPE da Tp Link, funcionam muito bem. A questão é que não tem deles Dual Band, tem que escolher 5 ou 2,4 GHz.
O moderador @Mosqueteirors postou uma situação parecida com a sua.

Edit: achei os posts dele sobre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

valeu mesmo, vou dar uma conferida.
 
Última edição:
Portabilidade "fazida". 320MB de down.
Só o telefone fixo que tá estranho, qualquer número que eu ligo dá ocupado, só tá recebendo ligação, não faz nenhuma... rs
Amanhã resolvo no atendimento.

Também chegou o C6. Se tiver coragem configuro ainda hoje.
 
Não esquece de atualizar o software do C6.
Ih rapaz... é mesmo!

Edit:
Configurei aqui e não tô curtindo a velocidade do C6 não... a conexão com o Fiberhome era bem melhor e mais rápida.
Estava conseguindo uns 210MB aqui no quarto com o Fiberhome, sinal em 56 a 65%. No Archer C6 não passa de 130MB, sinal com 59%.
 
Última edição:
Ih rapaz... é mesmo!

Edit:
Configurei aqui e não tô curtindo a velocidade do C6 não... a conexão com o Fiberhome era bem melhor e mais rápida.
Estava conseguindo uns 210MB aqui no quarto com o Fiberhome, sinal em 56 a 65%. No Archer C6 não passa de 130MB, sinal com 59%.
Aqui chega quase 300 megas ao lado do C6.

SLtFFg8.png
Comparando com o Sagemcom Fast, a velocidade é muito maior, tanto via cabo como no wi-fi.
Você ativou a função SMART CONECT?
Pelo aplicativo TETHER é possível programar os LEDs para apagarem à noite.

PSmMfVH.png
 
Aqui chega quase 300 megas ao lado do C6.

Você ativou a função SMART CONECT?
Não há jeito... não sei se estou configurando o C6 de modo incorreto, a conexão tá muito estanha.

Aqui está o print dos testes que fiz no speed test.
Reparem que o teste das 19:53 foi feito quando a TIM já havia ativado a degustação de 300MB e antes de colocar o fiberhome em bridge e ativar o C6. Depois foi tudo pelo C6 e a conexão tornou-se muito pior. Mesmo estando ao lado do aparelho. Eu literalmente coloquei o celular ao lado do roteador em cima do rack da sala.
oWjNfLP.jpg

Agora pela manhã ativei o Smart Conect, conforme você sugeriu.. piorou:
livqFQw.jpg

Pensei que pudesse ser algo com o Speed test no meu Note 9, então fui pra outro app. Mesmo cenário, celular ao lado do roteador:
dAtbnJH.jpg

Testei no notebook, tablet, celular da esposa, nada... o Uuload sempre está ok, mas o download não.
Começa até rápido e próximo aos 300MB da minha velocidade, mas depois cai consideravelmente e estabiliza perto dos 120MB.
 
Máximo 300 metros. Perguntei ao técnico enquanto a gente estava esperando a manobra no atendimento da Tim.

Se endereço estiver mais de 300 metros de uma caixa não dá pra instalar a fibra, segundo ele.
Negativo, eles falam 300 metros para não ter trabalho, já vi casos de clientes com >500M~1KM da MSAN/DSLAM/afins.
O problema é no "QG" (vulgo central), mas se o técnico quiser ele faz e acabou.
 
A função do Smart Conect é apenas "unificar" as redes 2.4 e 5.0. O celular dual band vai enxergar apenas uma rede e o C6 se encarrega de gerenciar qual rede (mais rápida e estável) o celular irá se conectar.
Sim, sim! Só te mostrei que mesmo com essa função não resolveu.
Testei com o celular junto ao roteador e a velocidade foi aquela.

Postei no tópico de roteadores pra ver se o pessoal dá uma luz nesse problema.
 
Na esquina aqui da rua (abdias de Carvalho) tem uma caixa da tim, e na minha rua monsenhor julio maria coloquei o mumero de uma casa bem distante dessa caixa e disse que estava disponivel a live tim, será que eles vem com o cabo de poste em poste ate minha casa ?
Olhei aqui, algum vizinho teu ou alguém próximo de você já tem instalação da LIVE nessa RUA MONSENHOR JULIO MARIA, ### - MADALENA com a MSAN na Av. Eng. Abdias de Carvalho, ### - Madalena, Recife - PE, 50720-060, Brasil.
O "engraçado" é que, outra pessoa nessa mesma rua foi "negado" (a priori) a ter instalação, colocaram "fora de cobertura" :genio: (mas está com equipe de viabilidade, que deve liberar), como eu citei (em outro post), depende do técnico e sua "animação"..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só o telefone fixo que tá estranho, qualquer número que eu ligo dá ocupado, só tá recebendo ligação, não faz nenhuma... rs

Sempre que acontecer isso (como o voip), abra a página de config do CPE, desative (por 1 minuto) e reative o serviço VOIP, se tiver opção de reconfig (nessa tela) clique também. Normalmente é bug quando a galera de manutenção lança as atualizações na rede.. Caso não resolva, ligue na central e peça para resetar o AAA e IN, e verificar no sistema o status.
 
Última edição:
Negativo, eles falam 300 metros para não ter trabalho, já vi casos de clientes com >500M~1KM da MSAN/DSLAM/afins.
O problema é no "QG" (vulgo central), mas se o técnico quiser ele faz e acabou.
Acho que entra estão se referindo à fibra e não ao xDSL.
 
Acho que entra estão se referindo à fibra e não ao xDSL.
Independente disso, em ambos os casos, tanto FTTC (par metálico) e FTTH (fibra) já observei instalações distantes.*

*edit: adendos
 
Última edição:
Sempre que acontecer isso (como o voip), abra a página de config do CPE, desative (por 1 minuto) e reative o serviço VOIP, se tiver opção de reconfig (nessa tela) clique também. Normalmente é bug quando a galera de manutenção lança as atualizações na rede.. Caso não resolva, ligue na central e peça para resetar o AAA e IN, e verificar no sistema o status.
Cara onde fica isso?
Aqui na página avançada do modem não achei essa opção.
f52wrOH.png
 
Cara onde fica isso?
Aqui na página avançada do modem não achei essa opção.
f52wrOH.png
Você consegue achar as VLANs no AN5506-04-FAT?

Em Network > BroadBand Settings > Internet Settings?

Você precisa achar a VLAN 2 = VOIP, depois desativar o serviço e reativar como expliquei no outro post.

Lembrando que a Tim Live trabalha com essas VLANs:

2: Serviço VoIP (você terá essa VLAN)

50: VLAN de gerência do CPE; (Você não verá essa VLAN aí)

100: VLAN para PPPoE de links residenciais; (e essa também)

150: VLAN para PPPoE de links empresarias (P/ TIM LIVE Empresas ou TIM LIVE Dedicado);
 
Você consegue achar as VLANs no AN5506-04-FAT?

Em Network > BroadBand Settings > Internet Settings?

Você precisa achar a VLAN 2 = VOIP, depois desativar o serviço e reativar como expliquei no outro post.

Lembrando que a Tim Live trabalha com essas VLANs:

2: Serviço VoIP (você terá essa VLAN)

50: VLAN de gerência do CPE; (Você não verá essa VLAN aí)

100: VLAN para PPPoE de links residenciais; (e essa também)

150: VLAN para PPPoE de links empresarias (P/ TIM LIVE Empresas ou TIM LIVE Dedicado);
Aqui as opções que aparecem:

KfS3oHr.png
 
Na fibra fica limitado ao tamanho do rolo de cabo drop que a operadora trabalha. No caso da Tim os rolos tem 300 metros.
Já viu o "caminhãozinho" da TP em serviço da TIM Live? Ele serve para isso, eu nunca vi pickup nessa função, mas até kombi da TP já achei..
E não existe essa, como eu disse, se o técnico/instalador quiser, ele faz a instalação e pronto. Se a TIM Live achar ruim, coloca outra caixa e puxa, aqui na rua tem várias caixas de emenda da TIM Live que não vão para lugar algum (mesmo que tenha fibra lá), pelo que eu olhei (por cima) no projeto, o destino seria colocar outra "MSAN/OLT" por aqui, mas dúvido que coloquem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui as opções que aparecem:

KfS3oHr.png
O padrão desta página é VOIP_INTERNET?
Qual user você logou?
 
O padrão é essa página abaixo, quando clico em Network -> BroadBand settings:
BGxT4J8.png


Loguei com o user admin e a senha que vem no fiberhome.
Hm, está em bridge, você continua usando o VOICE nesse CPE ou comprou um router com voice?
 
Hm, está em bridge, você continua usando o VOICE nesse CPE ou comprou um router com voice?
Roteador: Archer C6

O modem só foi colocado em bridge ontem quando chegou o C6 (e este também tá me dando uma dor de cabeça dos infernos com uma velocidade muito inferior ao que deveria. rs).

Mas o problema persiste mesmo sem estar em bridge.
Desde terça feira que foi instalada a internet estou sem conseguir ligar pra nenhum número.
3 reclamações com a TIM e disseram que iriam resolver, aguardasse algumas horas que normalizava e nada.
 
Roteador: Archer C6

O modem só foi colocado em bridge ontem quando chegou o C6 (e este também tá me dando uma dor de cabeça dos infernos com uma velocidade muito inferior ao que deveria. rs).

Mas o problema persiste mesmo sem estar em bridge.
Desde terça feira que foi instalada a internet estou sem conseguir ligar pra nenhum número.
3 reclamações com a TIM e disseram que iriam resolver, aguardasse algumas horas que normalizava e nada.
Você portou o número, certo?
Se você mudou de router -> bridge e não mudou nada, só restam duas opções, central ou resetar (mas eu não resetaria por causa de VOIP), VOIP é um dos problemas mais chatos para resolver na Tim Live, se for dia de sorte o serviço volta 100% (dia normal = você tenta resolver, uma função volta e outra para), é muito aleatório.
Neste caso, acredito ser a configuração lá no IN (da central) mesmo, liga lá e manda resetar o IN e AAA e pergunte se deu erro de config ou se está em aprovisionamento.
 
Boa noite, pessoal. Alguém da área de Bangu com problemas (VDSL)? Desde ontem às 23:40 a navegação parou, a autenticação caiu, voltou 10 minutos depois e caiu de novo dessa vez com tudo junto, até sem sincronismo. Voltou precariamente só lá pelas 11 da manhã, caiu tudo de novo, voltou lenta pra caramba e sem Voip. A tarde aparentemente estabilizou sem Voip, quando cheguei ainda há pouco em casa já tinha a autenticação ido para o vinagre de novo. Está lá piscando e não autentica nem por um decreto, porém, sincronizado.

Liguei para o 103 e tem uma mensagem dizendo que foi identificado um problema de rede na minha área, prazo para conclusão de 8 horas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo