[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Só algumas correções:
1. a equipe de planejamento do FTTC era a mesma equipe da móvel, todos vindos da Oi (que estava no auge da falência e demitindo em massa)
2. em 2016 a TIM Brasil ficou na dúvida se continuava na banda larga fixa ou vendia, então se estruturaram internamente separando um grupo de colaboradores que só cuidava da banda larga fixa, para poder "migrar" mais facilmente se a vendesse
3. o projeto FTTH começou com este grupo reduzido de pessoas e outro de pessoas novas em telecom, inclusive algumas que vinham de outros mercados e não conheciam necessariamente de estrutura de rede
4. poucos que ainda tinham o conhecimento do FTTC faziam malabarismo para conduzir o ftth e mostrar tecnicamente o que dava certo e o que não dava.
5. começaram a surgir aprovações gerenciais duvidosas (rede cascateada, entendimento de perfil de publico consumidor equivocado e prioridade de expansão ante a qualidade de implantação
6. o calculo de portas disponíveis para cada HP se mostrou superdimensionado em áreas de alta concorrência e subdimensionado em áreas de baixa concorrência, sob a visão que maior renda, maior consumo e não maior renda maior concorrência.
7. as visões contratuais de consumo não acompanharam a tecnologia, sendo os mesmos GB de consumo em 70 mbps ou 700 mbps
8. sistemas de alerta foram secundarizados ante a expansão
9. diagnosticos de ocupação foram secundarizados frente a nova necessidade: fazer caixa com a venda para a FiberCo computando cada vez mais HP (mais casas com menos portas)


No final, concordo que a TIM FTTC nunca terá os mesmos padrões novamente, quando pensando em FTTH, mesmo porquê agora é rede neutra.
Mas apostas sobre a popularização do 5G ante a existência de modens e WIFI é grande, não à toa a venda da fibra e a corrida para ser a com a maior cobertura 5G. Há realmente a crença de conjunção de computação cloud descentralizada com a baixa latência do 5G (GFORCE Now por exemplo).
Alguns dos que fizeram o Live TIM ser um produto querido depois foram para o Oi Fibra fazer o produto ser o sucesso que é hoje.
Sobre 5G ante roteadores e wi-fi, tem gente que realmente acredita que FTTH vai perder espaço pra um produto móvel. Eu não acredito, porque 5G sempre terá franquia e isso ninguém quer ter num plano.
Eu não estou nem um pouco interessado no 5G por agora, tanto que acabei de trocar de celular e comprei outro só com 4G, que em testes de velocidades com a minha operadora, Vivo, bate na casa dos 50/20, então pra mim no móvel isso tá ótimo pra qualquer uso e no wi-fi eu já tenho opções FTTH com altas velocidades.
Só quando eu for trocar de celular de novo daqui a alguns anos aí com certeza já terá só celulares 5G com a popularização dessa rede, mas não vejo mesmo necessidade disso agora e nem trocaria meu FTTH por um modem com chip 5G.
 
Na medida do possivel, evitem esse lixo e vai para uma provedora local ou Pra Oi fibra(que no contrato diz abertamente "franquia de consumo nao se aplica"

2tb é pura censura e segregaçao digital, enquanto a provedora lucra 3-4 bilhoes em 3meses.... Dinheiro pra nao saturar os nodes e oferecer franquia ilimitada nao falta, so nao querem.....


Pra comprar a Oi movel tem bilhoes tbm.....
 
Na medida do possivel, evitem esse lixo e vai para uma provedora local ou Pra Oi fibra(que no contrato diz abertamente "franquia de consumo nao se aplica"

2tb é pura censura e segregaçao digital, enquanto a provedora lucra 3-4 bilhoes em 3meses.... Dinheiro pra nao saturar os nodes e oferecer franquia ilimitada nao falta, so nao querem.....


Pra comprar a Oi movel tem bilhoes tbm.....
Eles ainda estão cancelando contratos por conta disso? Não vi nada recente sobre gente tendo problemas com esses 2tb do contrato.
 
Estão nada, deve ser uma vítima do passado da Timganei KKK
Ah tá, pq pra indicar a Oi com aquelas rotas horríveis o cara tem que estar com muito ódio no coração mesmo...
 
Ah tá, pq pra indicar a Oi com aquelas rotas horríveis o cara tem que estar com muito ódio no coração mesmo...
As rotas dependem da sua cidade/estado. Eu sai da TIM Live há quase dois anos e estou muito bem na Oi (VTAL). Em breve você pode vir para a VTAL também, recebendo fatura TIM.
 
consegui renovar meu plano do ano passado da blackfriday, de 134 consegui manter por 104, 1gb com netflix, e sobre o cancelamento por excesso de uso, recentemente tive que fazer um backup do google drive que tenho, foram baixados e enviados mais de 10tb. até agora tudo bem.
 
Na medida do possivel, evitem esse lixo e vai para uma provedora local ou Pra Oi fibra(que no contrato diz abertamente "franquia de consumo nao se aplica"

2tb é pura censura e segregaçao digital, enquanto a provedora lucra 3-4 bilhoes em 3meses.... Dinheiro pra nao saturar os nodes e oferecer franquia ilimitada nao falta, so nao querem.....


Pra comprar a Oi movel tem bilhoes tbm.....
Se a TIM falasse assim, olha pessoal tem franquia de 2TB e depois sua velocidade será reduzida até o fim do mês, seria menos xingada. Eu disse menos xingada, porque ter franquia em internet fixa é ridículo, é pedir pra ser a operadora mais odiada, menos querida, menos lembrada, menos tudo. Todo aquele amor da marca Live TIM, a mais esperada, a que todo mundo queria, ruiu.
É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte. Não tenho o que dizer, são só palavras, o que sinto, não mudará. 🎵
Eles ainda estão cancelando contratos por conta disso? Não vi nada recente sobre gente tendo problemas com esses 2tb do contrato.
Também não vi mais, mas não quer dizer que não está acontecendo, é que essas pessoas não estão aqui e em outros fóruns relatando.
Eu não vou arriscar TIM Fibra até essa operadora safada não tirar isso do contrato e pedir desculpas pelo erro.
 
Eu não vou arriscar TIM Fibra até essa operadora safada não tirar isso do contrato e pedir desculpas pelo erro.
Eu contratei mesmo assim pq era a única opção razoavelmente decente, mês passado já gastei 1.5tb na tim. Na vivo eu gastava quase todo mês coisa de 3~5tb e nunca tive problema, por isso tenho deixado ela como o link primário aqui na minha casa.

Claro até onde lembro também tinha isso de franquia no contrato, mesmo que sem colocarem em prática, além de ser horrível aqui na minha região (idem pra Oi).
 
Bem essa historia de cancelar por limite de uso já faz anos que escuto, ate o momento não tive problemas. Sobre se esta ou não no contrato nem parei para olhar. Só lembro que na época que eu tinha Claro tinha um contator de uso no site, acabei vendo pois fui pegar uma fatura que eu precisava, depois nunca mais olhei rsrs. Eu que não fico perdendo tempo com isso, se cancelarem minha internet tem que dar um motivo, se for fora da lei tem juiz civil para auxiliar, isso porque já estaria em outro provedor caso aconteça.

Enquanto isso vou curtindo uma internet muito boa, 1gb com Netflix e Deezer.

14038436078.png
 
Bem essa historia de cancelar por limite de uso já faz anos que escuto, ate o momento não tive problemas. Sobre se esta ou não no contrato nem parei para olhar. Só lembro que na época que eu tinha Claro tinha um contator de uso no site, acabei vendo pois fui pegar uma fatura que eu precisava, depois nunca mais olhei rsrs. Eu que não fico perdendo tempo com isso, se cancelarem minha internet tem que dar um motivo, se for fora da lei tem juiz civil para auxiliar, isso porque já estaria em outro provedor caso aconteça.

Enquanto isso vou curtindo uma internet muito boa, 1gb com Netflix e Deezer.

14038436078.png
poise, pessoal cria um medo com isso. uso muito aqui e com torrent ainda, crei que para eles aplicarem esse cancelamento teria que ter algo que controlasse o seu uso, ou até mesmo avisar quando estivesse próximo de atingir o limite de uso.
 

No final da notícia diz que onde já existe infra da I-Systems (FiberCo) a Tim não usará rede V.tal (Ainda bem), palavras do Diretor da empresa. Para ver os estados basta entrar no site da IHS Towers.

Se aproveitassem só a última milha usada pela Oi onde tem rede próxima da FiberCo porém ainda sem FTTH seria ótimo, só não sei é possível aproveitarem o CTO de um para instalar um CTO de outra operadora.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui já faz tempo que tem Tim Live bem perto tanto direção sul quando norte, menos de 1km em ambas direções, se fossem usar a partir de agora exclusivamente a rede toda da V.tal para novas coberturas eu ia ficar puto, já que estou só esperando a concorrência para sair da Oi (V.tal), e a Vivo está morta na expansão por aqui.
 
Última edição:
Alguns dos que fizeram o Live TIM ser um produto querido depois foram para o Oi Fibra fazer o produto ser o sucesso que é hoje.
Sobre 5G ante roteadores e wi-fi, tem gente que realmente acredita que FTTH vai perder espaço pra um produto móvel. Eu não acredito, porque 5G sempre terá franquia e isso ninguém quer ter num plano.
Eu não estou nem um pouco interessado no 5G por agora, tanto que acabei de trocar de celular e comprei outro só com 4G, que em testes de velocidades com a minha operadora, Vivo, bate na casa dos 50/20, então pra mim no móvel isso tá ótimo pra qualquer uso e no wi-fi eu já tenho opções FTTH com altas velocidades.
Só quando eu for trocar de celular de novo daqui a alguns anos aí com certeza já terá só celulares 5G com a popularização dessa rede, mas não vejo mesmo necessidade disso agora e nem trocaria meu FTTH por um modem com chip 5G.
Estou em fase de mudança de endereço e pesquisando meu FUTURO novo CEP constatei que tem Oi FIBRA de 400 MEGAS + TV + Fixo. Será que estou sonhando? Estou no Rio de Janeiro, CEP 21221-300.

EDITADO

Descobri também que a CLARO/NET também está disponível. Sorte a minha.

QUAL ESCOLHER

No caso de ponto extra, a CLARO já vem com 2 pontos, o principal e o segundo que é extra além do Paramount+
 
Última edição:
Estou em fase de mudança de endereço e pesquisando meu FUTURO novo CEP constatei que tem Oi FIBRA de 400 MEGAS + TV + Fixo. Será que estou sonhando? Estou no Rio de Janeiro, CEP 21221-300.

EDITADO

Descobri também que a CLARO/NET também está disponível. Sorte a minha.

QUAL ESCOLHER

No caso de ponto extra, a CLARO já vem com 2 pontos, o principal e o segundo que é extra além do Paramount+
A Claro é FTTH? Se sim, a Claro. Se não, a Oi.
Claro cabo é problemática demais. Familiar já teve e era só BO.
 
A Claro HFC melhorou muito nos últimos anos aqui no Rio. Não se compara em nada ao que era até 2016. Entre Claro e Oi, aqui no Rio, eu iria pra Claro sem nenhuma dúvida.
 
A Claro é FTTH? Se sim, a Claro. Se não, a Oi.
Claro cabo é problemática demais. Familiar já teve e era só BO.
Até onde eu sei, a CLARO é só cabo coaxial. Desconheço a FIBRA da Claro. Caso tenha fibra na minha região, também vou preferir.
Depois que saí da TIM LIVE (cabo de cobre) e contratei a FIBRA do bairro, meu HOME OFFICE nunca deu problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Claro HFC melhorou muito nos últimos anos aqui no Rio. Não se compara em nada ao que era até 2016. Entre Claro e Oi, aqui no Rio, eu iria pra Claro sem nenhuma dúvida.
O que eu achei na WEB:
Qual é a diferença do HFC? Enquanto que as ligações de fibra com FTTH são realizadas desde a companhia até à casa do cliente, já a ligação com HFC não chega à residência do consumidor. Por norma fica a meio do caminho e, de seguida, é substituído por cabo coaxial.
 
Última edição:
Até onde eu sei, a CLARO é só cabo coaxial. Desconheço a FIBRA da Claro. Caso tenha fibra na minha região, também vou preferir.
Depois que saí da TIM LIVE (cabo de cobre) e contratei a FIBRA do bairro, meu HOME OFFICE nunca deu problema.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O que eu achei na WEB:
Qual é a diferença do HFC? Enquanto que as ligações de fibra com FTTH são realizadas desde a companhia até à casa do cliente, já a ligação com HFC não chega à residência do consumidor. Por norma fica a meio do caminho e, de seguida, é substituído por cabo coaxial.
A Claro não faz mais redes HFC, somente FTTH agora e isso já faz alguns anos. Eu tenho conexão FTTH da Claro aqui em casa assim como vários outros usuários aqui do fórum.
 
Editado
 
Última edição:
Então, tem que ver se na região onde você vai tem Claro FTTH ou só cabo. A Claro cabo usa CGNAT impossibilitando muito tipo de uso. Nesse caso se for Claro Cabo eu iria de Oi Fibra.
Se for Claro Fibra eu não pensaria duas vezes em ir pra Claro. Mas tem que perguntar pro atendimento pra deixar bem esclarecido isso. Pois a Claro tem expandido o serviço de fibra dela pelo Brasil. Está trocando essa rede de cabo pela fibra. Eles vão te dizer que a fibra é até a rua, mas dali pra frente vão levar cabo de antena de TV. Aí não presta.
E se eu for no condomínio e perguntar ao síndico, ou pedir para ele me levar lá no DG do meu bloco? tem como eu identificar?
 
Então, tem que ver se na região onde você vai tem Claro FTTH ou só cabo. A Claro cabo usa CGNAT impossibilitando muito tipo de uso. Nesse caso se for Claro Cabo eu iria de Oi Fibra.
Se for Claro Fibra eu não pensaria duas vezes em ir pra Claro. Mas tem que perguntar pro atendimento pra deixar bem esclarecido isso. Pois a Claro tem expandido o serviço de fibra dela pelo Brasil. Está trocando essa rede de cabo pela fibra. Eles vão te dizer que a fibra é até a rua, mas dali pra frente vão levar cabo de antena de TV. Aí não presta.
Tem um vídeo do canal Detonando Geek, um canal grande do YouTube sobre tecnologia, que explica o porque a Claro Cabo é um problema:

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pior que ainda constrói sim redes HFC. Meu irmão se mudando para um prédio recém construído em SP e ao invés da Claro levar a fibra, colocou infra de HFC em pleno 2022 ao invés de usar FTTH. Só falei pra ele pedir porque era a única operadora do prédio. Agora a Vivo Fibra chegou, mas ele está preso no contrato da Claro. Vai ter que esperar 1 ano pra trocar.

Provavelmente na região onde estava este prédio a Claro ainda não iniciou a sobreposição FTTH, por isso que montou a rede HFC. mas cidades novas a Claro só está entrando com FTTH, fora as sobre posições que anda fazendo em diversas cidades do país.
 
E se eu for no condomínio e perguntar ao síndico, ou pedir para ele me levar lá no DG do meu bloco? tem como eu identificar?
Se o síndico deixar você ver o que tem no DG você consegue sim identificar qual é a infra que tem por lá.
Se quiser, posta a foto aqui no tópico que eu ajudo a ver o que tem de bom por lá. É direito seu isso aí.
 
Aqui funciona sem problemas :rub1:
Conheço muita gente que tem Claro HFC por aqui. É a operadora que tem infra em qualquer buraco (literalmente. eles aproveitaram umas obras da prefeitura nos anos 90 pra passar os cabos e isso deu polêmica kkkk)
Até a época que o normal era ter 35 Mbps era bem caótica. Quedas constantes, velocidade que oscilava, pouca estabilidade pra jogos... E isso acontecia com muita gente que conheço. Pra ser sincero só uma pessoa dizia não ter problemas. Mas depois que o normal começou a ser os 120 Mbps tudo mudou. Passei o início da pandemia na casa de uma tia e a Claro segurou bem aquela época de lives e vídeochamadas. O CGNAT não é um problema pra maioria esmagadora das pessoas.

Outra que melhorou muito de forma geral foi a própria TIM. Basta voltar as páginas desse tópico e ver como era caótico na época da "Live TIM" de fio de cobre lá pra 2015, 2016. Eu me sentia privilegiado de não ter problemas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo