[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Pessoal, Eu tive Vivo Fibra por dois anos com um plano de 200 MB com o modem Mitrastar GPT-2741-GNAC-N2 e nunca tive problema no sinal wi-fi! Mudei de endereço e agora instalaram aqui um plano 300 MB com um modem ASKEY RTF8515VW. Nos três primeiros dias o wi-fi entregava uma velocidade em todos os testes de cerca de 280/290 MB na banda de 5GHz. Agora não passa de 160 MB. Esse modem desse fabricante é ruim assim mesmo no wi-fi? Nesse momento o link aqui no modem retorna Potência RX de -20.400 dBm e TX 2.550 dBm. Está bom?

Pessoal, Eu tive Vivo Fibra por dois anos com um plano de 200 MB com o modem Mitrastar GPT-2741-GNAC-N2 e nunca tive problema no sinal wi-fi! Mudei de endereço e agora instalaram aqui um plano 300 MB com um modem ASKEY RTF8515VW. Nos três primeiros dias o wi-fi entregava uma velocidade em todos os testes de cerca de 280/290 MB na banda de 5GHz. Agora não passa de 160 MB. Esse modem desse fabricante é ruim assim mesmo no wi-fi? Nesse momento o link aqui no modem retorna Potência RX de -20.400 dBm e TX 2.550 dBm. Está bom?
no wifi nenhuma operadora vai garantir a qualidade,
voce pode solicitar a troca das HGU. mas nenhuma irá de oferecer 100% do link no wifi
tenho 600mb e nem o mitrastar e nem os askey me da uma experiencia diferente no wifi
no maximo 250mb.
Seus sinais estão quase iguais os de casa.

Potência Rx:
-20.750 dBm
Potência Tx:
2.620 dBm

Última edição:
A pedido do mod que disse para usar esse tópico, vou postar aqui.

Quem tem o HGU Askey RTF8115VW, fique atento, foram descobertas duas vulnerabilidades, eu testei e consegui reproduzi-las:

CVE-2021-27403:

CVE-2021-27404:

Entrei em contato com a Vivo aqui da cidade, o pessoal que fez a instalação (acho que são terceirizados), fizeram uma atualiação remota, chequei o novo firmware e não encontrei NADA sobre ele no Google, e as vulnerabilidades não foram corrigidas. Disse isso à eles, e solicitei um outro HGU, me disseram que não tinha, que chegaram apenas desse modelo.

Esse HGU é amplamente usado com o Vivo Fibra, quem tem, tome cuidado!

Se você tem esse HGU, tente reproduzir o CVE-2021-27403, no github tem o proof of concept, apenas troque o x.x.x.x pelo IP de acesso do HGU, que geralmente é 192.168.15.1.
Caso você consiga reproduzir, isso é, se aparecer uma janela de alerta do Javascript com a mensagem "xss", ligue urgentemente para a Vivo, informe as vulnerabilidades, e solicite uma correção. Para pressionar a Vivo, diga que as vulnerabilidades estão atraindo bastante ateção negativa online. Eles devem repassar isso para a fabricante, e essa então vai corrigir e liberar a firmware.

Quem tem esse HGU e a vulnerabilidade NÃO foi reproduzida, peço por gentileza que me informe o firmware para eu solicitar que esse seja instalado no meu HGU.

Me registrei para alertar o pessoal, esse forum já me ajudou com algumas coisas no passado. Tenho Vivo há mais de uma década e só recentemente adquiri fibra.

Fora a galera que tinha TV e foi migrada para o Amazonas.
Também concordo que a Vivo mais destruiu a GVT que melhorou, durante os primeiros anos após a compra.
concordo com a opinião sua do @Vanísio.
Começou errado quando o ministro das telecomunicações tinha uma visão
diferente do resto do governo sobre a compra. Ele era contra.

Mas a compra da gvt para vivo foi apenas para usar a concessão de atuação em outros estados.
Mas concordo que deveriam descontinuar os serviços de adsl e vdsl e migrar todo mundo para fibra
ou dar liberdade para o consumidor procurar outra operadora, na epoca muitos usuários estagnados nos 10mb e 15
mudaram para NET.]
No caso de Paranavaí, eu pude comprovar que alguns bairros estão usando os armários e migrando os clientes para fibra optica
agora em outros lugares estão desmontando os armários e as redes e talvez expulsando os clientes.
Acho que alguem de sao bernardo postou aqui esses tempo que recebeu uma carta da vivo falando sobre a descontinuação do serviço
mas não tinha porta para migrar para fibra. Famosa sacanagem da operadora.
Diferente do que aconteceu quando a vivo comprou a aj@to, mandou a cartinha e migrou todo mundo para fibra. Com preços atrativos
e o dobro da velocidade, para quem ainda está com planos defasados.

no wifi nenhuma operadora vai garantir a qualidade,
voce pode solicitar a troca das HGU. mas nenhuma irá de oferecer 100% do link no wifi
tenho 600mb e nem o mitrastar e nem os askey me da uma experiencia diferente no wifi
no maximo 250mb.

Lembrando também que varia conforme os streams que o celular recebe (ou que o roteador envia), por exemplo, hoje tenho a HGU Mitrastar GPT-2741-GNAC-N2 (para mim a melhor delas) e no redmi note 9 pro eu recebo no wifi em média de 500 mega, as vezes 560...

Esse teste abaixo foi a uns 6 metros da HGU em sinal 5Ghz..

1623772134887.jpg

concordo com a opinião sua do @Vanísio.
Começou errado quando o ministro das telecomunicações tinha uma visão
diferente do resto do governo sobre a compra. Ele era contra.

Mas a compra da gvt para vivo foi apenas para usar a concessão de atuação em outros estados.
Mas concordo que deveriam descontinuar os serviços de adsl e vdsl e migrar todo mundo para fibra
ou dar liberdade para o consumidor procurar outra operadora, na epoca muitos usuários estagnados nos 10mb e 15
mudaram para NET.]
No caso de Paranavaí, eu pude comprovar que alguns bairros estão usando os armários e migrando os clientes para fibra optica
agora em outros lugares estão desmontando os armários e as redes e talvez expulsando os clientes.
Acho que alguem de sao bernardo postou aqui esses tempo que recebeu uma carta da vivo falando sobre a descontinuação do serviço
mas não tinha porta para migrar para fibra. Famosa sacanagem da operadora.
Diferente do que aconteceu quando a vivo comprou a aj@to, mandou a cartinha e migrou todo mundo para fibra. Com preços atrativos
Essa informação de que compraram pra ter a concessão em outros estados não procede.
A Vivo já tinha licença para operar no Brasil todo pelo menos 10 anos antes de comprar a GVT, mesmo porque o regime de concessão era apenas pro Estado de SP e a GVT SEMPRE operou com licença nacional e sem obrigações de concessão. A Lei Geral das Telecomunicações, que regulamenta o setor no Brasil, já tinha sido modificada anos antes para permitir o avanço da Vivo, Algar e outras telecoms que só atuavam de forma local devido a alguns artigos mais arcaicos da Lei, que foi originalmente escrita em 1998, numa época que telecom era só voz fixa e móvel.
A verdade é que a compra foi para matar um concorrente menor e forte que estava adentrando com planos agressivos no quintal deles, onde só vendiam na maioria das regiões de SP na época da chegada da GVT um Speedy vergonhoso de até 4 Mb + fixo por quase 200 reais.
E essa realidade de "vamos desligar esse armário e passar fibra em tudo" é muito localizada e dá pra contar nos dedos de uma mão, sobrando dedos. A realidade passa bem longe disso.
Na maioria dos Estados Brasileiros a Vivo vai sugar dinheiro dos clientes DSL até não poder mais.
Aqui é um bom exemplo disso.
Por sorte aqui temos muitas opções de serviços de internet e não dependemos da boa vontade da Vivo.

Essa informação de que compraram pra ter a concessão em outros estados não procede.
A Vivo já tinha licença para operar no Brasil todo pelo menos 10 anos antes de comprar a GVT, mesmo porque o regime de concessão era apenas pro Estado de SP e a GVT SEMPRE operou com licença nacional e sem obrigações de concessão. A Lei Geral das Telecomunicações, que regulamenta o setor no Brasil, já tinha sido modificada anos antes para permitir o avanço da Vivo, Algar e outras telecoms que só atuavam de forma local devido a alguns artigos mais arcaicos da Lei, que foi originalmente escrita em 1998, numa época que telecom era só voz fixa e móvel.
A verdade é que a compra foi para matar um concorrente menor e forte que estava adentrando com planos agressivos no quintal deles, onde só vendiam na maioria das regiões de SP na época da chegada da GVT um Speedy vergonhoso de até 4 Mb + fixo por quase 200 reais.
E essa realidade de "vamos desligar esse armário e passar fibra em tudo" é muito localizada e dá pra contar nos dedos de uma mão, sobrando dedos. A realidade passa bem longe disso.
Na maioria dos Estados Brasileiros a Vivo vai sugar dinheiro dos clientes DSL até não poder mais.
Aqui é um bom exemplo disso.
Por sorte aqui temos muitas opções de serviços de internet e não dependemos da boa vontade da Vivo.
E o ganho indireto foi o Backbone nordeste (que a GVT tinha comprado a GEODEX anos antes).
Tanto que migraram da level 3 para Telefônica os backbones que podiam, e no nordeste a Vivo usou backbone próprio.

Em alguns bairros de São Paulo, sim. Realmente mandaram essa carta.
Nos bairros onde ainda não havia cobertura de fibra, simplesmente desligaram a rede e não avisaram nada para os clientes sobre a descontinuação do serviço.
Um usuário aqui do adrena que tinha 25 Mb HFC nessa época chegou a informar por aqui que a orientação que recebeu no atendimento era que era apenas uma "manutenção" e que o serviço voltaria. Recebeu essa informação de mais de um atendente.
Só depois de dias sem internet e após reclamar na Anatel que ele recebeu a visita de um técnico informando que a verdade é que o serviço tinha sido descontinuado, e que ele negaria que passou essa informação se ele fosse contestar no atendimento.

A pedido do mod que disse para usar esse tópico, vou postar aqui.

Quem tem o HGU Askey RTF8115VW, fique atento, foram descobertas duas vulnerabilidades, eu testei e consegui reproduzi-las:

CVE-2021-27403:

CVE-2021-27404:

Entrei em contato com a Vivo aqui da cidade, o pessoal que fez a instalação (acho que são terceirizados), fizeram uma atualiação remota, chequei o novo firmware e não encontrei NADA sobre ele no Google, e as vulnerabilidades não foram corrigidas. Disse isso à eles, e solicitei um outro HGU, me disseram que não tinha, que chegaram apenas desse modelo.

Esse HGU é amplamente usado com o Vivo Fibra, quem tem, tome cuidado!

Se você tem esse HGU, tente reproduzir o CVE-2021-27403, no github tem o proof of concept, apenas troque o x.x.x.x pelo IP de acesso do HGU, que geralmente é 192.168.15.1.
Caso você consiga reproduzir, isso é, se aparecer uma janela de alerta do Javascript com a mensagem "xss", ligue urgentemente para a Vivo, informe as vulnerabilidades, e solicite uma correção. Para pressionar a Vivo, diga que as vulnerabilidades estão atraindo bastante ateção negativa online. Eles devem repassar isso para a fabricante, e essa então vai corrigir e liberar a firmware.

Quem tem esse HGU e a vulnerabilidade NÃO foi reproduzida, peço por gentileza que me informe o firmware para eu solicitar que esse seja instalado no meu HGU.

Me registrei para alertar o pessoal, esse forum já me ajudou com algumas coisas no passado. Tenho Vivo há mais de uma década e só recentemente adquiri fibra.
Tenho o seguinte Versão do Software: "BR_SG_g12.6_RTF_TEF001_V7.11.S9_V014", Versão do Hardware: "Rev 5" e não tenho a vulnerabilidade

Lembrando também que varia conforme os streams que o celular recebe (ou que o roteador envia), por exemplo, hoje tenho a HGU Mitrastar GPT-2741-GNAC-N2 (para mim a melhor delas) e no redmi note 9 pro eu recebo no wifi em média de 500 mega, as vezes 560...

Esse teste abaixo foi a uns 6 metros da HGU em sinal 5Ghz..

preciso comprar um celular melhor rs.

testei com o s10 note de um amigo meu e chegou em 500mb também.

Notei que, nesse mês, a renovação (renew/release) de ip automática da Vivo Fibra passou de 8 dias para 4 dias.

Notei que, nesse mês, a renovação (renew/release) de ip automática da Vivo Fibra passou de 8 dias para 4 dias.
Aqui chegou a passar de 8 dias algumas vezes mas irei acompanhar após ter tido que reiniciar para mudança de velocidade e posto aqui se houver diferenças. PS: Rede da antiga GVT aqui caso diferencie da Telesp (se é esse o nome da rede da fibra onde não era da GVT heh).

isso varia muito de região, aqui continua 8 dias, mas no começo era 3 dias.

Semana passada rolou alguma manutenção aqui no PR e minha sessão foi reconectada 3 vezes em um curto período de tempo, sempre em horas cheias:

Código:
Jun/09/2021 05:00:39 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: terminating...
Jun/09/2021 05:00:39 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: disconnected
Jun/09/2021 05:00:39 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: initializing...
Jun/09/2021 05:00:39 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: connecting...
Jun/09/2021 05:00:42 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: authenticated
Jun/09/2021 05:00:42 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: connected
(...)
Jun/09/2021 07:00:42 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: terminating...
Jun/09/2021 07:00:42 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: disconnected
Jun/09/2021 07:00:42 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: initializing...
Jun/09/2021 07:00:42 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: connecting...
Jun/09/2021 07:00:45 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: authenticated
Jun/09/2021 07:00:45 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: connected
(...)
Jun/09/2021 09:00:46 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: terminating...
Jun/09/2021 09:00:46 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: disconnected
Jun/09/2021 09:00:46 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: initializing...
Jun/09/2021 09:00:46 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: connecting...
Jun/09/2021 09:00:46 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: authenticated
Jun/09/2021 09:00:46 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: connected
Jun/09/2021 09:00:46 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: terminating...
Jun/09/2021 09:00:46 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: disconnected
Jun/09/2021 09:00:47 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: initializing...
Jun/09/2021 09:00:47 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: connecting...
Jun/09/2021 09:00:50 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: authenticated
Jun/09/2021 09:00:50 pppoe,ppp,info VIVO Fibra: connected

De lá pra cá reiniciei meu roteador então ainda não sei se o lease time foi alterado, no momento o uptime é de pouco mais de 5 dias, antes estava em 8 também.

Cancelei a minha VIVO 600 via CPF por R$299,99.
Quero pedir CNPJ, IP FIXO.
No site diz R$399,99. Ao continuar e colocar o CEP, modifica para R$349,99. No 10615 com ip fixo tambem está por 399,99, porque segundo a atendente no site está em promoçao até dia 20/06.
Caso eu peça no site, por R$349,99 vai vir ip fixo ou vai ser outra briga dos infernos? (Dos quatro planos o único que o valor fica diferente é do de 600MB, todos os outros estao iguais!)

0mCQEBr.png

r1PiCd7.png

Por aqui a degustação di 600Mbps, continua enganosa nos 450Mb nos testes rápidos, mas quando ponho pra baixar na Steam ou outros fica abaixo dos 300Mbps. Ou seja é fake essa degustação só tem o nome mesmo, pelo menos para mim. Tô guardando os prints das velocidades vou abrir reclamação na Anatel, propaganda enganosa já imaginaram o tanto que eles enrrolam os coitados que querem cancelar pra por a da claro di 500Mb, aí eles vem com essa degustação do 600Mbps ki na verdade não muda em nada, e só engana os clientes. Vou esculaxar lá.

No site diz R$399,99. Ao continuar e colocar o CEP, modifica para R$349,99. No 10615 com ip fixo tambem está por 399,99, porque segundo a atendente no site está em promoçao até dia 20/06.
Caso eu peça no site, por R$349,99 vai vir ip fixo ou vai ser outra briga dos infernos? (Dos quatro planos o único que o valor fica diferente é do de 600MB, todos os outros estao iguais!)

0mCQEBr.png

r1PiCd7.png
Se está no site tem que ser fornecido, no momento da instalação basta um reboot no equipamento que você já vê se ele volta com o mesmo IP ou não.

0mCQEBr.png

r1PiCd7.png

Se está no site tem que ser fornecido, no momento da instalação basta um reboot no equipamento que você já vê se ele volta com o mesmo IP ou não.
login e senha permance mesmos cliente@cliente
senha cliente?

senha cliente?
Não, salvo engano a autenticação usa informações do contrato ou algo do gênero.

Por aqui a degustação di 600Mbps, continua enganosa nos 450Mb nos testes rápidos, mas quando ponho pra baixar na Steam ou outros fica abaixo dos 300Mbps. Ou seja é fake essa degustação só tem o nome mesmo, pelo menos para mim. Tô guardando os prints das velocidades vou abrir reclamação na Anatel, propaganda enganosa já imaginaram o tanto que eles enrrolam os coitados que querem cancelar pra por a da claro di 500Mb, aí eles vem com essa degustação do 600Mbps ki na verdade não muda em nada, e só engana os clientes. Vou esculaxar lá.
Aqui colocaram degustacão e esta fazendo download a 78MB/s esta chegando os 600Mb, solicita um reparo técnico pra arrumarem a sua internet.

Não sei se é o caso mas muita gente se preocupa com roteadores/cabos de rede/placas de rede mas esquece das demais necessidades para maiores velocidades de internet.

Já viu se essa limitação não está no seu PC? No caso da Steam vários arquivos vem compactados e isso exige bastante processamento e I/O de disco para lidar com as informações.

Além da velocidade que outros tipos de testes você está fazendo? Ping, jitter e rotas estão normais o tempo todo? Sempre há possibilidade de saturação regional.

bom aqui funciona 100% em qualquer horário e invés de pagar 99.99 estou pagando 79.99 por 600mb
não tenho oque reclamar até o momento. download aqui ocorre em 60 a 70 pois meu notebook esta com o disco zuado.
faça uma reclamação e fique em cima deles para resolver.
não conheço ninguem que foi enrolado por conta da net 500mb. ao contrario vejo bastante gente saindo da net para a vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

0mCQEBr.png

r1PiCd7.png
se tem ipfixo eles tem que fornecer né senão é reclamação
Voce vai pagar uma nota nesse plano ai heim

o colega forista @joaogordo21 está pagando bem mais barato por esse plano de 600mb
e foi oferecido um valor diferenciado para o plano de 1GB

Não sei se é o caso mas muita gente se preocupa com roteadores/cabos de rede/placas de rede mas esquece das demais necessidades para maiores velocidades de internet.

Já viu se essa limitação não está no seu PC? No caso da Steam vários arquivos vem compactados e isso exige bastante processamento e I/O de disco para lidar com as informações.

Além da velocidade que outros tipos de testes você está fazendo? Ping, jitter e rotas estão normais o tempo todo? Sempre há possibilidade de saturação regional.
é o meu caso, o disco do notebook meu está zuado, e não consigo a velocidade total.
ja testei com outros equipamentos e todos batem 100%
Logo o problema é meu rsrsrs vou colocar uma ssd futuramente.

Você entende que quando baixa algo de algum lugar a velocidade do site que te envia é um limitador? O Steam só enviar 300Mbps não quer dizer que sua conexão está limitada a 300, pode ser a conexão do Steam que limita. 600MBps é muito rapido, até no speedtest se você usar um servidor de outra cidade ou até mesmo um servidor do speedtest hospedado em provedor menor com menos banda liberada para o speedtest eles não tem enviam a 600 MBps. Tem que testar no servidor mais proximo da sua casa com a maior velocidade possivel, com seu computador com ethernet gigabit conectado no HGU e mesmo assim depende de varios outros fatores. Antes de apontar propaganda enganosa tenha certeza que está fazendo os testes corretos. Aqui tenho 600MBps degustação e sempre, em qualquer horário, está totalmente disponível e funcional. Estou satisfeitissimo e grato ao forum pela dica da degustação.

senha cliente?
Exatamente igual, fiz o pedido as 13h, acabou de instalar.
Foi por 350,00 do site mesmo. Com o IP Fixo.

EM0uprP.png

Fabricante:AskeyModelo:RTF8115VW
Versão do Software:BR_SV_g12.6_RTF_TEF001_V7.11.S9_V014Versão do Hardware:REV5

bom aqui funciona 100% em qualquer horário e invés de pagar 99.99 estou pagando 79.99 por 600mb
não tenho oque reclamar até o momento. download aqui ocorre em 60 a 70 pois meu notebook esta com o disco zuado.
faça uma reclamação e fique em cima deles para resolver.
não conheço ninguem que foi enrolado por conta da net 500mb. ao contrario vejo bastante gente saindo da net para a vivo.

se tem ipfixo eles tem que fornecer né senão é reclamação
Voce vai pagar uma nota nesse plano ai heim

o colega forista @joaogordo21 está pagando bem mais barato por esse plano de 600mb
e foi oferecido um valor diferenciado para o plano de 1GB

é o meu caso, o disco do notebook meu está zuado, e não consigo a velocidade total.
ja testei com outros equipamentos e todos batem 100%
Logo o problema é meu rsrsrs vou colocar uma ssd futuramente.
Saberia dizer como ele fez para pegar 1GB baratinho?

Exatamente igual, fiz o pedido as 13h, acabou de instalar.
Foi por 350,00 do site mesmo. Com o IP Fixo.

EM0uprP.png

Fabricante:AskeyModelo:RTF8115VW
Versão do Software:BR_SV_g12.6_RTF_TEF001_V7.11.S9_V014Versão do Hardware:REV5

Saberia dizer como ele fez para pegar 1GB baratinho?
bom ele tentou nos canais de comunicação da vivo.
mas se vc ja esta com 600mb acho quevai ser mais facil pegar 1gb em forma de degustação pagando o mesmo valor
tenta no 10315 senao ouvidoria e se nao resolver partir pro consumidor.

Users who are viewing this thread

• Voltar