[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Foi pela mensagem privada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Nem sabia que tinha 600mb da claro/net. Achei que o maximo era 500mb.
Se puder me passa também o caminho das pedras por mensagem privada.

Galera solicitei a instalação da Vivo Fibra 300mb por 119,90 me ligaram agendando a instalação para amanhã de manhã.

Preciso ficar ligado em alguma coisa no momento da instalação além de observar se bate o download e upload certinho ou é tranquilo?
exatamente faça todos os testes com o tecnico ai para evitar problemas e depois ira oferecer suporte por 30 dias

exatamente faça todos os testes com o tecnico ai para evitar problemas e depois ira oferecer suporte por 30 dias
Fora esses que falei tem outro teste recomendável? Como assim irá oferecer suporte por 30 dias?

Fora esses que falei tem outro teste recomendável? Como assim irá oferecer suporte por 30 dias?
E também precisa ver os numeros RX do sinal da fibra que está chegando na HGU, para evitar problemas.
Ele irá passar o numero do whats dele para vc
Se você tiver algum problema ficar sem sinal ou qualquer outra situação que não funciona a internet, pode acionar ele
para verificação.

E também precisa ver os numeros RX do sinal da fibra que está chegando na HGU, para evitar problemas.
Ele irá passar o numero do whats dele para vc
Se você tiver algum problema ficar sem sinal ou qualquer outra situação que não funciona a internet, pode acionar ele
para verificação.
Qual seria o número correto do RX do sinal?

Galera, desde que eu assinei a vivo, venho tendo um problema meio chato de que não consigo completar ligação com aparelhos da Tim pro meu fixo. Já tentei reclamar algumas vezes e não resolveram. Esses dias recebi uma proposta de internet 250 mb + fixo da claro por 99,99. Atualmente tenho o plano internet 300 mb + fixo + netflix por 186. Vocês sabem como funciona o sistema de reclamações no site do consumidor com a vivo. Vale a pena ameaçar o cancelamento lá pra resolverem o problema, anularem uma possível multa de cancelamento ou arrumar algum desconto?
Aqui acontece a mesma coisa comigo. Se um TIM liga pro meu fixo, cai na caixa. Nunca acionei - ainda - a Vivo ou ate mesmo a TIM
Um detalhe é que portabilizei meu fixo da TIM para a Vivo...

Olá, pedi para trocar a minha internet de 50 mb para 300, na qual eu tinha aqui em casa um aparelho pequeno da fibra ótica há anos, e para aumentar a velocidade da internet, me deram o roteador padrão da vivo (que pelas minhas pesquisas, é um HGU).

Acontece que a velocidade da internet passa para o normal (os 300MB) apenas em alguns horários do dia, principalmente durante a tarde/começo da noite, depois a internet fica travada em 90/100MB em todos os testes que eu faço, em torrents que eu baixo, nos próprios sites de testes, downloads normais, e percebo também uma certa lentidão e alguns travamentos em vídeos/streams. Alguém tem ideia do que possa ser isso? A minha placa de rede suporta sim a velocidade dos 300MB (já que quando a vivo decide, os 300MB chegam aqui), isso está meio com cara de que estão limitando a internet de maneira proposital, mas antes de ligar lá pra reclamar gostaria de saber de alguns testes/opções para resolver eu mesmo.

Sou meio que leigo no assunto de redes, mas como o problema é intermitente pode ser a Vivo que "corta" a velocidade em determinados períodos do dia?

Agradeço a atenção.

isso está meio com cara de que estão limitando a internet de maneira proposital

Sou meio que leigo no assunto de redes
Uma dica: Cuidado para não condenar sem ter um bom conhecimento de causa.. Entendo a frustração, mas julgar sem ter entender é perigoso e pode te causar apuros se olhar apenas no sintoma, não na causa do problema..

Existem centenas de motivos que podem limitar a velocidade da sua conexão, que vão desde problemas físicos de conexão entre os conectores, interferências eletromagnéticas no Wifi até saturação da rede dependendo do número de conexões simultâneas na região..
Ação deliberada da Vivo em limitar sua velocidade "de maneira proposital" seria uma das que fariam pouco sentido, pois exige equipamento parrudo e caro, exclusivamente para esse fim..

Enfim, veja se o problema acontece sempre na mesma hora, analise os níveis de sinal, salve alguns prints e abra um chamado para que os tecnicos verifiquem a rede.

Olá, pedi para trocar a minha internet de 50 mb para 300, na qual eu tinha aqui em casa um aparelho pequeno da fibra ótica há anos, e para aumentar a velocidade da internet, me deram o roteador padrão da vivo (que pelas minhas pesquisas, é um HGU).

Acontece que a velocidade da internet passa para o normal (os 300MB) apenas em alguns horários do dia, principalmente durante a tarde/começo da noite, depois a internet fica travada em 90/100MB em todos os testes que eu faço, em torrents que eu baixo, nos próprios sites de testes, downloads normais, e percebo também uma certa lentidão e alguns travamentos em vídeos/streams. Alguém tem ideia do que possa ser isso? A minha placa de rede suporta sim a velocidade dos 300MB (já que quando a vivo decide, os 300MB chegam aqui), isso está meio com cara de que estão limitando a internet de maneira proposital, mas antes de ligar lá pra reclamar gostaria de saber de alguns testes/opções para resolver eu mesmo.

Sou meio que leigo no assunto de redes, mas como o problema é intermitente pode ser a Vivo que "corta" a velocidade em determinados períodos do dia?

Agradeço a atenção.
Faça um teste...

Tire sua ONU "pequena" e coloque o modem HGU que deixaram com você - faça um teste de velocidade...

Se a velocidade chegou a 300, ótimo, mantenha a HGU por mais algum tempo, tipo 1 hora...

Essas HGU da MitraStar é um lixo, ela esquenta, trava e tende a perder velocidade, então, para testes, recomendo que deixe ela em um lugar ventilado, tanto em cima dela (não coloque nada em cima dela, quanto embaixo dela (eu usava 4 copinhos de remédio como "pés")...

Se a velocidade não chega a 300, mas bate 290, 292, considere OK, isso pode ser perda mínimo nos conectores... mas tem que ficar estável a isso... se cair muito abaixo disso, tem "M" aí... Se ela ficou muito abaixo, faça um reset na HGU pelo próprio reset atrás dela usando um palito de dente e espere sincronizar de novo... vai demorar quase 5 minutos esse reset.... Repita os testes de velocidade...

Aqui eu uso os seguintes testes:

- Speedtest.net (site ou app)
- Teste Power (Speedtest na rede da Vivo)
- Simet
- Brasill Banda Larga
- Fast.com

Sempre no cabo, exceto se seu celular suportar taxas altas no wi-fi, como os Xiaomi...

Se estiver tudo estabilizado, pode testar sua ONU novamente, eu uso uma Askey RTF7000 (abaixo), configurada na região 1 (antiga Telesp), aqui em Santo André.

E possuo a vlan 10 configurada no meu WDR4300 rodando OpenWRT.

Sempre funcionou muito bem.

Aqui acontece a mesma coisa comigo. Se um TIM liga pro meu fixo, cai na caixa. Nunca acionei - ainda - a Vivo ou ate mesmo a TIM
Um detalhe é que portabilizei meu fixo da TIM para a Vivo...
É um problema meio estranho e parece que comum, pq um vendedor da vivo falou uma vez que tinha mais pessoas reclamando. Já ligaram algumas vezes pra cá falando que resolveriam, que era algum problema na central. Já chegaram a "resolver" umas duas vezes, mas era só passar algumas horas e o problema retornava. Mandei uma mensagem no site do consumidor e da anatel pra dar uma pressionada, assim que tiver algum contato atualizo o caso aqui.

É um problema meio estranho e parece que comum, pq um vendedor da vivo falou uma vez que tinha mais pessoas reclamando. Já ligaram algumas vezes pra cá falando que resolveriam, que era algum problema na central. Já chegaram a "resolver" umas duas vezes, mas era só passar algumas horas e o problema retornava. Mandei uma mensagem no site do consumidor e da anatel pra dar uma pressionada, assim que tiver algum contato atualizo o caso aqui.
Já aconteceu algumas vezes comigo, mas de forma diferenciada...

Por exemplo: Eu ligar do meu móvel (Vivo) para móveis Tim e Claro e não conseguir completar a ligação e ficar totalmente mudo...
Um colega meu da engenharia da Claro me disse que isso pode acontecer com números novos, recém cadastrados na plataforma de comutação onde não se sabe exatamente porque, ocorre erro de roteamento das linhas e não se consegue completar a ligação.
Ele mesmo não soube dizer porque acontece e como se resolve isso.

Internet aqui (Recife) pela milésima vez caiu... Estou pensando seriamente em mudar pra TIM ou pra Oi.

Todas as luzes do modem acesas, só não acessa nenhum site. Curiosamente o Adrenaline funciona... Lento, mas funciona.

Internet aqui (Recife) pela milésima vez caiu... Estou pensando seriamente em mudar pra TIM ou pra Oi.

Todas as luzes do modem acesas, só não acessa nenhum site. Curiosamente o Adrenaline funciona... Lento, mas funciona.
ja ligou no suporte??? o tecnico a ultima vez que foi ai deixou o telefone com vc?? eu ja abriria um reclamação no consumidor
A tim não recomendo para ninguem... A OI pode ser mais é melhor testar por 7 dias

ja ligou no suporte??? o tecnico a ultima vez que foi ai deixou o telefone com vc?? eu ja abriria um reclamação no consumidor
A tim não recomendo para ninguem... A OI pode ser mais é melhor testar por 7 dias
Abri o chamado técnico e um atendente me procurou pelo WhatsApp. Fez alguma coisa lá e voltou a funcionar.

Li aqui no fórum sobre a TIM, esse negócio de cancelar aleatoriamente a internet não rola. Vou avaliar se faço teste da Oi.

Oi Amigos, postei umas páginas pra trás mas ngm deu bola kkkk. Consigo usar o TX6610 sem usar router com vlan na frente? Pq n tenho router com vlan mas gostaria de trocar a HGU da Vivo.

Oi Amigos, postei umas páginas pra trás mas ngm deu bola kkkk. Consigo usar o TX6610 sem usar router com vlan na frente? Pq n tenho router com vlan mas gostaria de trocar a HGU da Vivo.
Boa pergunta, uns conseguiram configurar essa ONT ai na rede da vivo outros não. so testando..

Jovem.....
No aguardo do desenrolar da sua situação.....

Última edição:

Consegue. Na configuração há uma opção que "abre" a VLAN na porta LAN (remove o vlan tagging).

Contudo existe a possibilidade do equipamento não sincronizar devido a bloqueios, como o colega falou acima.

Uma dica: Cuidado para não condenar sem ter um bom conhecimento de causa.. Entendo a frustração, mas julgar sem ter entender é perigoso e pode te causar apuros se olhar apenas no sintoma, não na causa do problema..

Existem centenas de motivos que podem limitar a velocidade da sua conexão, que vão desde problemas físicos de conexão entre os conectores, interferências eletromagnéticas no Wifi até saturação da rede dependendo do número de conexões simultâneas na região..
Ação deliberada da Vivo em limitar sua velocidade "de maneira proposital" seria uma das que fariam pouco sentido, pois exige equipamento parrudo e caro, exclusivamente para esse fim..

Enfim, veja se o problema acontece sempre na mesma hora, analise os níveis de sinal, salve alguns prints e abra um chamado para que os tecnicos verifiquem a rede.
Então, o problema ocorre mais de madrugada, agora por exemplo em todos os testes que eu realizei está chegando 300-340MB aqui, a internet está normal. A minha desconfiança é justamente pelo "corte" da velocidade ocorrer em alguns horários, e não o tempo todo. Eu vou fazer isso, juntar alguns prints antes de ligar lá para tentar resolver o problema.
Faça um teste...

Tire sua ONU "pequena" e coloque o modem HGU que deixaram com você - faça um teste de velocidade...

Se a velocidade chegou a 300, ótimo, mantenha a HGU por mais algum tempo, tipo 1 hora...

Essas HGU da MitraStar é um lixo, ela esquenta, trava e tende a perder velocidade, então, para testes, recomendo que deixe ela em um lugar ventilado, tanto em cima dela (não coloque nada em cima dela, quanto embaixo dela (eu usava 4 copinhos de remédio como "pés")...

Se a velocidade não chega a 300, mas bate 290, 292, considere OK, isso pode ser perda mínimo nos conectores... mas tem que ficar estável a isso... se cair muito abaixo disso, tem "M" aí... Se ela ficou muito abaixo, faça um reset na HGU pelo próprio reset atrás dela usando um palito de dente e espere sincronizar de novo... vai demorar quase 5 minutos esse reset.... Repita os testes de velocidade...

Aqui eu uso os seguintes testes:

- Speedtest.net (site ou app)
- Teste Power (Speedtest na rede da Vivo)
- Simet
- Brasill Banda Larga
- Fast.com

Sempre no cabo, exceto se seu celular suportar taxas altas no wi-fi, como os Xiaomi...

Se estiver tudo estabilizado, pode testar sua ONU novamente, eu uso uma Askey RTF7000 (abaixo), configurada na região 1 (antiga Telesp), aqui em Santo André.

E possuo a vlan 10 configurada no meu WDR4300 rodando OpenWRT.

Sempre funcionou muito bem.
A vivo levou o modem pequeno que eu tinha aqui para fazer o upgrade para os 300MB, o anterior não suportava a velocidade nova, eu não tenho mais ele, só o HGU. O teste de velocidade é feito no meu computador, direto com o cabo, o meu celular é meio velho, os testes pelo wi-fi não passam de 40MB. Como eu disse ali, o problema está acontecendo mais de madrugada (e como eu trabalho de madrugada, é a hora que mais me atrapalha), agora em todos os testes está chegando 300-340MB aqui, e a internet está normal, é bem estranho.

Boa pergunta, uns conseguiram configurar essa ONT ai na rede da vivo outros não. so testando..

Consegue. Na configuração há uma opção que "abre" a VLAN na porta LAN (remove o vlan tagging).

Contudo existe a possibilidade do equipamento não sincronizar devido a bloqueios, como o colega falou acima.

Vou comprar pra testar kkkk esse Askey esquenta demais. Moro em Palmas-TO e aqui faz 35 graus na sombra.

Vou comprar pra testar kkkk esse Askey esquenta demais. Moro em Palmas-TO e aqui faz 35 graus na sombra.
pq nao coloca ela em bridge e usa um roteador seu para gerenciar??
Aqui em casa foi a melhor coisa que fiz e esta funcionando redondo.

Pessoal, uma dúvida...meu modem está em bridge e uso o ax6 como router. Agora pouco me ligaram da Anatel devido uma solicitação que fiz para que minha instalação que já ocorreu fosse confirmada para sábado...na hora que estava desligando a ligação me lembre desse lance de degustação e rapidamente perguntei a simpática atendente se teria como disponibilizar pra mim essa degustação. Ela analisou lá e viu que tinha como incluir sem custo nenhum por 1 ano e após voltaria para a velocidade de 300mbps. Só pediu um prazo de até 72h para a mudança. Minha dívida agora é.... Alguém que já possua essa degustação não é cobrado nada mesmo? E outra dúvida....meu modem estando em bridge, pode prejudicar a mudança de velocidade (perfil) ou não tem nada a ver??

pq nao coloca ela em bridge e usa um roteador seu para gerenciar??
Aqui em casa foi a melhor coisa que fiz e esta funcionando redondo.

Já está. O problema é que fica ligado o dia todo, dai uma hora ela trava pq tá quente demais. Só reiniciando pra voltar funcionar. Problema normal da HGU da vivo kkkk

no wifi nenhuma operadora vai garantir a qualidade,
voce pode solicitar a troca das HGU. mas nenhuma irá de oferecer 100% do link no wifi
tenho 600mb e nem o mitrastar e nem os askey me da uma experiencia diferente no wifi
no maximo 250mb.
Seus sinais estão quase iguais os de casa.

Potência Rx:
-20.750 dBm
Potência Tx:
2.620 dBm
no meu xiomi redmi bate os 300 megas no wifi 5G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já está. O problema é que fica ligado o dia todo, dai uma hora ela trava pq tá quente demais. Só reiniciando pra voltar funcionar. Problema normal da HGU da vivo kkkk
nunca aconteceu isso comigo

Users who are viewing this thread

Voltar