[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Olá amigos,

Bem, meu ganha pão vem da tecnologia e essa história de franquia já deu bastante pano pra manga até na comunidade técnica e esse foi um dos motivos que fez Anatel segurar o tema até entender melhor como (e se) a coisa realmente funcionará.

Sabemos que as franquias propostas pelas teles são ridiculamente baixas e certamente não atenderá a maioria dos clientes, não precisamos entrar no mérito do que o cara faz (legalmente ou ilegalmente) com a conexão dele pois isso pouco importa mas o fato é que é pouco. Pegando como referência um link de 100mbps utilizando 100% da banda (em apenas um sentido) são cerca de 700 megabytes POR MINUTO, numa conta bem fácil dá pra saber que a franquia irá estourar em poucas horas.

Também precisamos entender que de um ano pra outro ocorrem reajustes mas também houve uma movimentação para subir os valores de ICMS e outras taxas estaduais para dar uma mão para os Estados (não precisamos falar de política mas basta acompanhar as notícias) então é natural que tudo suba de um ano pro outro e em qualquer setor. É aceitável também que planos mais antigos sofram reajustes mais agressivos justamente para forçar os clientes a trocá-lo pelos novos que (teoricamente) terão limitação, e isso não precisa necessariamente ser algo ruim como muitos pensam, esse é o andar da carruagem.

Eu venho de uma época onde a NET aplicava na prática a franquia em seus circuitos e o pessoal assinava mesmo assim, era bem comum a franquia estar estourada antes do dia 10~15 mas era o que tinha de melhor, recentemente fiquei sabendo que nem a NET está fazendo mais bloqueios. Hoje os CDNs estão bem mais próximos aos clientes e a coisa melhorou consideravelmente (quem viveu a época do shaping e do packet injection sabe). Hoje a NET precisa usar usar CGNAT porque é dona de poucas redes e para 90%+ de seus clientes isso pouco importa, enquanto a VIVO (e várias outras) se prepararam melhor e entregam v4 e v6 simultaneamente e que funciona muito bem (quem acompanhou o início do ipv6 levanta a mão), mas isso sempre pode (e deve) mudar em algum momento.

Eu acabei de contratar um link de 100mb em fibra e não vou pagar nem 5% do valor de um circuito dedicado de 100mbps teoricamente "igual" que eu tenho na empresa onde eu trabalho, é natural que tenha alguma contra-partida (SLA, franquia, shaping, bloqueios, etc.) e eu já esperava por isso, eu contratei o VIVO Fibra sem sequer saber que minha franquia seria de 220gb, se um dia isso realmente for colocado em prática eu saio pra ver quais alternativas eu tenho em outros provedores, é simples. Eu saí dos 15mb da bOi que me serviu bem por anos porque apesar dele ser bem estável (pasmem, mas é verdade) a velocidade já não me atendia mais em alguns momentos específicos, e ele também já previa um limite de franquia, que ninguém sabia até esse fuzuê todo começar.

O mais importe é entender que se determinado provedor não atende técnica ou financeiramente vc tem todo o direito de trocá-lo. Da mesma forma que se ele te atende você tem todo o direito de mantê-lo pelo tempo que você quiser, o que não se pode fazer é tomar decisões baseado em algo que ainda não existe na prática ou baseado em pré-conceitos e suposições de quem não tem real conhecimento de causa. No mundo tecnológico a coisa muda muito rapidamente e na prática o nosso dinheiro só troca de mãos. Concorrência é tudo :)

Desculpem o textão, estou de plantão no trabalho com algum tempo livre :D

[]´s
Eduardo.
 
Última edição:
Liga na Vivo e reclama, vai no consumidor.gov, Anatel, tente de tudo até mandarem alguém que entenda.

Porque veja o tracert aqui de casa, interior do RS, perfeito o tráfego para o endereço que você passou:

tracert.jpg


Abraços, boa sorte!

Ok obrigado.

Eu nao gosto de medir ping pelo prompt. Ele engana bem ao detectar packet lost, use o PingPlotter freeware, pois ai vc pode medir repetidas vezes q um problema pode acabar aparecendo num dado instante e vc detecta. Ja no prompt ele mede uma vez só, e se nao tiver packet lost neste momento ele n detecta.

Mas nao deixe rodando direto em servidores de jogos, ja fui banido de um por acharem q eu estava fazendo um ataque. :(



Esse IP é da sua rota? Você está com problemas de conexão em jogos, VOIP, etc.?

Sim da minha rota, ele é o IP do host logo apos o armario (ip da central??? alguem q entenda pode dizer). Esta me dando packet lost e picos de ping em jogos.
 
Bem, eu contratei o VIVO Fibra sem telefone porque eu não uso e ficaria uns 50 reais à mais, não houve qualquer impeditivo. Imagino que em links xDSL a linha telefônica seja obrigatória porque a internet vem por ela, não?

Até poucos dias atrás eu tinha Oi Velox e a linha telefônica era obrigatória por esse motivo (segundo eles) mas eu nunca fiz uma única ligação.

[]'s
Eduardo.

1gtfek.jpg
 
Última edição:
Só a linha de telefone vai vir R$ 65,00 aqui e nem uso... ficou insustentável, um abuso.
O preço da GVT era o mais competitivo agora que a VIVO formou o monopólio vai começar o estupro.
Alguém já conseguiu cancelar essa porcaria e ficar só com a internet mantendo o plano antigo de internet? Eita paisinho de ladrão.
 
Olá. Há como desfazer a ligação de telefone?
O preço do telefone tá vindo quase o mesmo da internet e eu queria SÓ a internet. O problema é que só fazem venda casada. Primeiro tinha aumentando quando a Vivo comprou a GVT. Agora, já aumentou mais e já anunciaram novo aumento em Janeiro, o que vai ficar insuportável.
Aqui liguei lá no cancelamento e pedi o fim da minha linha telefônica, pois como tenho linha de celular ilimitada para qualquer operadora, não fazia sentido manter o custo alto da franquia de telefonia fixa e sem uso algum.
Expliquei lá e acabaram me convencendo a ficar com um plano de "pague o que consumir" ou seja; sem franquia base.
100 megas de fibra + este plano de telefonia fixa (até bloquiei o teclado do sem fio para não ligarem e sim receber ligação) por R$ 125,80.
Gostei do plano!!!!!!
Fica a dica!

Abraços
 
Aqui liguei lá no cancelamento e pedi o fim da minha linha telefônica, pois como tenho linha de celular ilimitada para qualquer operadora, não fazia sentido manter o custo alto da franquia de telefonia fixa e sem uso algum.
Expliquei lá e acabaram me convencendo a ficar com um plano de "pague o que consumir" ou seja; sem franquia base.
100 megas de fibra + este plano de telefonia fixa (até bloquiei o teclado do sem fio para não ligarem e sim receber ligação) por R$ 125,80.
Gostei do plano!!!!!!
Fica a dica!

Abraços
Vou tentar isso, aqui meu pai só que usa o telefone, deve usar umas 2h por mês juntando tudo, tem algumas ligações para parentes em MS, mas dá uns 15min no total.

Se conseguisse um plano que pagasse só o que usasse seria uma boa. Mas acho que não consigo..

E também tenho medo que mudem meu pacote de internet da GVT ainda (internet Power sem franquia) por um plano "novo" da Vivo, também de 50Mbps.

Vou ver o que faço... mas a facada esse início de ano foi grande... uns 15 reais a mais de taxa básica do telefone (só tenho ela, não tenho pacotes de minutos) e a internet de 50Mbps teve seu terceiro aumento desde que adquiri em março/2014.

É, iniciou 2017.. e iniciou bem do lado da Vivo.. da conta de luz por conta dos Splits... por conta do IPVA que vou ter que pagar segunda... afff

Podem me criticar, mas só muda o número final mesmo... entra ano e sai ano o brasileiro sempre levando no rabo.... ficam festejando e bebendo enquanto o governo e as autoridades estão reunidos pensando em como ferrar ainda mais a coisa.
 
Alguém sabe se em Porto Alegre os novos assinantes recebem fibra mesmo nos 50mb? Estou querendo colocar mas fico com medo de ser VDSL!!
 
Alguém sabe se em Porto Alegre os novos assinantes recebem fibra mesmo nos 50mb? Estou querendo colocar mas fico com medo de ser VDSL!!

Em princípio assine 100, pois o peço de 50 é quase o mesmo valor!
Concordo. Acho que a primeira coisa é entrar no chat ou ligar e trocar uma ideia pra ver a disponibilidade. Eu comprei via chat e acho que foi a venda mais rápida que a atendente já fez :D

Quando fui contratar peguei logo o de 100mb mas aqui na região de Curitiba parece que estão entregando 50mb em fibra, não custa confirmar pois certamente deve variar conforme a região. No site informam que o plano de 50mb tem 5mb de upload e isso é característica de VDSL e não de Fibra.

Um plano de 50mb ja me atenderia bem se tivesse um upload melhor mas a diferença de preço é tão pequena que não compensa, ainda mais se for VDSL.

[]'s
Eduardo.
 
Concordo. Acho que a primeira coisa é entrar no chat ou ligar e trocar uma ideia pra ver a disponibilidade. Eu comprei via chat e acho que foi a venda mais rápida que a atendente já fez :D

Quando fui contratar peguei logo o de 100mb mas aqui na região de Curitiba parece que estão entregando 50mb em fibra, não custa confirmar pois certamente deve variar conforme a região. No site informam que o plano de 50mb tem 5mb de upload e isso é característica de VDSL e não de Fibra.

Um plano de 50mb ja me atenderia bem se tivesse um upload melhor mas a diferença de preço é tão pequena que não compensa, ainda mais se for VDSL.

[]'s
Eduardo.
Sua tática pode não dar certo. Vendedores mentem e o colega pode ter dor de cabeça.

Acho que é melhor assinar logo 100 mega porque é garantido.
 
Lamentável... Ficarei com net... Valeu pessoal!!

Quando te oferecerem de novo, sempre consulte se tem 100 mega disponível. Se tiver, é porque tem fibra. Se não tem, é só cobre.
 
Aqui no meu endereço não tem 100mb por isso tô achando que é VDSL.
Igual aqui, só 15, 25 e 50Mbps na minha região também. Já questionei sobre os 100Mbps várias vezes e sempre dizem que não tem nem previsão.

Os 15Mbps são ADSL2+ e os 25 e 50Mbps são VDSL2 com cabo FEB, um técnico daqui me passou.
 
Alguém entendeu o retardo da Vivo em cobrar R$ 49,99 num telefone sem franquia de minutos?
Lembrando que a NET cobra R$ 0,00 na linha sem franquia, quando está no combo.

Vi numa propaganda agora.
 
Lembrando que a NET cobra R$ 0,00 na linha sem franquia, quando está no combo.
Pior que não é só no combo.
Tenho esse fixo sem franquia e sem valor mensal em 2 outros endereços que sou cliente da NET. E não tenho o combo em nenhum dos 2 locais.
Aqui no meu estado a assinatura do fixo sem franquia da Vivo foi de R$ 33,80 para R$ 42,99.
 
Tô fora... Net tá boa... Queria GVT pelo ping uploads e valor

Você tem Virtua, no caso? A Vivo aí em Porto Alegre provavelmente opera nos servidores da GVT ainda, só fazer um tracert que vejo todos os roteadores da GVT ainda no caminho até o da telefonica em SP.

Sou de Santa Maria, região central do Estado. Se pegasse a fibra de 100/200/300Mbps acho que ficaria bom também, passando o tráfego pelos mesmos roteadores da GVT. Até quando não sei.

Mas com a Vivo 50Mbps aqui de par metálico assisto transmissões ao vivo no Twitch em source sem travar, Netflix 1080p, youtube 1080p/4k, torrents a 6,2MB/s independente do horário, meus uploads para backup na nuvem ficam em torno de 670KB/s, etc.

Estou extremamente satisfeito com a GVT (Vivo) atualmente. Não tem nada que eu tenha que reclamar, talvez para alguns destinos nos EUA meu ping passe dos 160ms habituais e fiquem em 180~185ms aí atrapalha um pouco o jogo, mas é natural pela distância.

Meu vizinho saiu dos 50Mbps da época da GVT ainda tentado pelos 60Mbps da NET que passa também aqui na frente de casa e está p da cara, CGNAT, TS, ping cerca de 40~50ms a mais que eu no mesmo server na mesma hora, etc... bem pior.

E o upload dele não subiu para 6Mbps como falam. Está 3Mbps ainda, marcando 2,7Mbps nos testes. Quando ele tem que subir arquivos pesados pessoais para a nuvem, empresto meu PC para ele, que com a GVT meu upload fica em torno de 5,8Mbps.

Alguém entendeu o retardo da Vivo em cobrar R$ 49,99 num telefone sem franquia de minutos?
Lembrando que a NET cobra R$ 0,00 na linha sem franquia, quando está no combo.

Vi numa propaganda agora.

Complicado cara, aqui em casa foi um auê, além da Sky e da energia, terei que pagar o telefone também para evitar brigas desnecessárias, pois não quero downgrade para 25Mbps.

Achei um absurdo o que subiu a taxa básica do telefone também. Só pago ela, "assinatura básica sem minutos". E a banda larga de 50Mbps teve um reajuste de 7 ou 10 reais, por aí.

O reajuste é anual, e como assinei 50Mbps em março/2014 por 109,90 na época, a mesma já sofreu vários reajustes, hoje está cerca de 125 reais já. Outro motivo que terei que pagar a conta, pois meu pai que pagava não usa a internet, só eu e a mãe.
 
Virou o ano.

Vamos ver o que vai ser de nossas internets ilimitadas daqui pra frente.
 
Virou o ano.

Vamos ver o que vai ser de nossas internets ilimitadas daqui pra frente.
A Vivo prorrogou o prazo de internet ilimitada até 30/06/2017. Devem estar na esperança da reverterem a suspensão de aplicação de franquias da ANATEL:
2017_01_01_13_55_48_Banda_Larga_Planos_de_Inter.jpg
 
Você tem Virtua, no caso? A Vivo aí em Porto Alegre provavelmente opera nos servidores da GVT ainda, só fazer um tracert que vejo todos os roteadores da GVT ainda no caminho até o da telefonica em SP.

Sou de Santa Maria, região central do Estado. Se pegasse a fibra de 100/200/300Mbps acho que ficaria bom também, passando o tráfego pelos mesmos roteadores da GVT. Até quando não sei.

Mas com a Vivo 50Mbps aqui de par metálico assisto transmissões ao vivo no Twitch em source sem travar, Netflix 1080p, youtube 1080p/4k, torrents a 6,2MB/s independente do horário, meus uploads para backup na nuvem ficam em torno de 670KB/s, etc.

Estou extremamente satisfeito com a GVT (Vivo) atualmente. Não tem nada que eu tenha que reclamar, talvez para alguns destinos nos EUA meu ping passe dos 160ms habituais e fiquem em 180~185ms aí atrapalha um pouco o jogo, mas é natural pela distância.

Meu vizinho saiu dos 50Mbps da época da GVT ainda tentado pelos 60Mbps da NET que passa também aqui na frente de casa e está p da cara, CGNAT, TS, ping cerca de 40~50ms a mais que eu no mesmo server na mesma hora, etc... bem pior.

E o upload dele não subiu para 6Mbps como falam. Está 3Mbps ainda, marcando 2,7Mbps nos testes. Quando ele tem que subir arquivos pesados pessoais para a nuvem, empresto meu PC para ele, que com a GVT meu upload fica em torno de 5,8Mbps.



Complicado cara, aqui em casa foi um auê, além da Sky e da energia, terei que pagar o telefone também para evitar brigas desnecessárias, pois não quero downgrade para 25Mbps.

Achei um absurdo o que subiu a taxa básica do telefone também. Só pago ela, "assinatura básica sem minutos". E a banda larga de 50Mbps teve um reajuste de 7 ou 10 reais, por aí.

O reajuste é anual, e como assinei 50Mbps em março/2014 por 109,90 na época, a mesma já sofreu vários reajustes, hoje está cerca de 125 reais já. Outro motivo que terei que pagar a conta, pois meu pai que pagava não usa a internet, só eu e a mãe.

Pera aí... se você nao usa telefone fixo, contrate a internet avulsa. 50MB = R$135,00
 
Pera aí... se você nao usa telefone fixo, contrate a internet avulsa. 50MB = R$135,00
Fora a taxa de instalação, né amigo? Acho que sai por 250 reais.
 
Pera aí... se você nao usa telefone fixo, contrate a internet avulsa. 50MB = R$135,00
Eu uso muito pouco, meus pais na verdade... cancelar não posso infelizmente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo