Mesma coisa aqui no passado, tinha uma fatura vencida e recebi outra mais barata com desconto e até acreditei e pensei em pagar pois não tinha nada estranho, mas ainda bem que acordei e fui olhar o remetente do email e obviamente não era oficial da Claro. O mais engraçado é que sabiam que estava com fatura do mês passado atrasado. Só pensei que era algum funcionário querendo dar golpe por fora pois essas coisas só tem acesso internamente, ou no mínimo deveriam.
Nesses casos também acredite ser golpe, mesmo que o remetente seja da operadora. Isso porque 1) vc não pediu pro boleto vir pro seu email, e mesmo que ele chegue mensalmente, isso não impede alguém de enviar pro seu endereço, caso seu email de alguma forma tenha vazado, inclusive bandidos infiltrados na própria operadora, ainda que ex-funcionários, podem ter obtido; 2) hackers tem mecanismos de ocultar o endereço real do remetente, colocando um que seja parecido com o da operadora (até sites eles abrem), ou até mesmo 100% igual, mas que vc só descobre não ser o legítimo se parar pra (atenção aqui) analisar o CABEÇALHO DA MENSAGEM.
Não sei como eles conseguem esse último truque, mas já vi ocorrer.
A lógica é vc desconfiar de 100% do que vem em: email, mensagens de SMS e WhatsApp, telefonemas, enfim, ABSOLUTAMENTE TUDO que vc não tenha iniciado contato e requisitado naquele momento. Então se seu objetivo for pagar qualquer coisa, ligue pro SAC e peça o boleto, ou simplesmente faça login (se não tem conta, crie cadastro) no portal da operadora. Por lá deve haver opção de 2a via. A mesma coisa vale pra qualquer outro tipo de site, como Mercado Livre, eBay, Amazon...
Eu considero tudo que chega pra mim como spam/golpe. E não importa se quem liga sabe meu nome e outros dados meus, os bandidos também conseguem isso tudo. E convencem os desavisados a fornecerem o restante que eles precisam, até em casos mais extremos a digitarem senha de cartão pelo telefone (do outro lado eles obtêm os números digitados).
Todo cuidado é pouco. É só vcs verem que desbloqueio de iCloud ocorre ao se obter dados pessoais da vítima e se emitir notas fiscais frias de compra do aparelho furtado (só quem tem o poder de retirar essa trava é a Apple).