até onde sei, não funciona colocar a fibra direto na wan do udm-pro com um "adaptador".... vc precisa de uma ont gpon entre o cabo de fibra e o udm-pro. Supondo q vc SÓ assine a internet, a opção mais simples e segura é simplesmente colocar o aparelho da vivo em bridge e ligar o udm-pro em uma das portas lan desse equipamento (o udm-pro vc configura para fazer o pppoe e ele será seu roteador, vc esquece o equipamento da vivo, q em bridge, fica só de conversor de fibra/gpon p/ ethernet)
a opção mais "parecida" com o que vc quer, que eu não sei se funcionaria (e não arriscaria), é comprar um negócio da ubiquiti q chama uf-instant... pelo q pesquisei qdo fiz a opção intermediaria (q falo abaixo) é uma espécie de ont em formato de conector sfp (aí vc colocaria direto na wan sfp do udm-pro).... mas é cheia de restrições e eu duvido q funcione
e o meio termo entre as 2 coisas q falei acima é vc arriscar uma ont "normal" da ubiquiti (a nano ou a loco) ou de alguma outra marca.... dependendo de como é a rede que vc está, a olt q está te atendendo, pode dar certo...
no meu caso, área vivo1 (antiga telesp) no centro de sp, fazendo umas configurações simples (q o equipamento da ubiquiti permite fazer), deu certo...
agora, sinceramente, vc não ganha nada "de prático" fazendo isso. Dá na mesma e, sei lá, se chamar o suporte da vivo na sua casa vai ter q reinstalar o equipamento original da empresa...
o "lado positivo" é que as onts da ubiquiti são pequenas e bonitinhas.... além do menuzinho delas (onde vc ve sinal, transmissão etc..) ser mais legal q o da vivo, ou seja, perfumaria (e perfumaria q dá uma dorzinha de cabeça pq tanto a nano qto a loco só tem 1 porta ethernet, então se vc quer acessa-las, elas estando em bridge, tem q ou trocar o cabo e derrubar toda internet ou colocar um switch entre ela e o udm-pro e um cabo só p/ acessa-la)...
Valeu pela reposta.
O que queria era praticidade. Se precisar ficar com o equipamento no meio do caminho não tem crise.
Atualmente com a Claro já é assim.
vou manter as duas qdo assinar pq trabalhando de casa é complicado ficar sem sinal !
Mais uma vez, obrigado mesmo pelas repostas.