[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Não vejo necessidade de 1 giga para clientes residenciais.

Tal velocidade no momento tem o foco em acirrar a competitividade e lucro– quando atrelada a benefícios como NETFLIX, por exemplo.
1G vivo fibra muito provavelmente vai ser vinculado aquele plano vivo total...

sim, oi 1TB mais cara vs tim 2TB mais barata, e uma balança boa
que venham 1GB por 99

Acho que esse será a nova meta a ser atingida! As operadoras vão todas começar a oferecer tais velocidades por valores que girem em torno de R$ 99,00 ~ R$ 150,00.

Não vejo necessidade de 1 giga para clientes residenciais.

Tal velocidade no momento tem o foco em acirrar a competitividade e lucro– quando atrelada a benefícios como NETFLIX, por exemplo.

Cara, concordo com você! Lembro que antigamente tinha aqui em casa Brisanet com 400 Mega de down (hoje tenho Vivo com degustação 600 Mega), e cheguei a fazer um teste em casa, coloquei as duas smartv rodando vídeos no youtube em 4K 60fps, dois computadores na mesma resolução e fui olhar o consumo de dados no medidor do roteador Asus RT-ac68u, e girava em torno de 80 ~ 100 Megas.

Ou seja, eu aloprei num teste que dificilmente acontecerá na real nos dias atuais.

O maior beneficio de um plano de 1 Giga seria realmente as taxas de download ao baixar arquivos como torrent, por exemplo. Mas aí esbarra na capacidade de alguns servidores, ou por não estarem no BR ou por não entregarem toda essa banda. E a outra utilização seria pra quando o 8K se tornasse uma realidade.

Dito isto, eu creio que um plano de 100 Mega atenderia a maioria dos clientes residenciais atuais, perfeitamente!

• Curtir
Reações: wwt
1G vivo fibra muito provavelmente vai ser vinculado aquele plano vivo total...
Não faria muito sentido por que deixaria bem caro a aquisição.

Tava vendo os atuais produtos da atual fornecedora de hgu da Vivo e encontrei esse modelo da mitrastar:

GPON%20HGU_1.jpg

GPON%20HGU_2.jpg

GPON%20HGU_3.jpg

Seria essa a próxima HGU da Vivo?
Link Produto

Não faria muito sentido por que deixaria bem caro a aquisição.

Tava vendo os atuais produtos da atual fornecedora de hgu da Vivo e encontrei esse modelo da mitrastar:

GPON%20HGU_1.jpg

GPON%20HGU_2.jpg

GPON%20HGU_3.jpg

Seria essa a próxima HGU da Vivo?
Link Produto

Muito capaz essa HGU aí, mas não creio que a Vivo adote ela. Por enquanto a maioria dos planos Vivo Fibra é de 300 Mega, não faria sentido usar uma HGU tão avançada dessas nessas instalações. Agora, se a Vivo popularizasse o plano de 1Giga, aí sim essa HGU seria uma boa. Mas nós conhecemos bem a "agilidade" da Vivo, esse plano de 1 Giga não vem tão cedo...

Pessoal estou tentando adquirir a velocidade de 600Mb, porem os vendedores estão me informando que na área só possui o maximo de 300Mb, alguem sabe se tem outra forma de solicitar?

Pessoal estou tentando adquirir a velocidade de 600Mb, porem os vendedores estão me informando que na área só possui o maximo de 300Mb, alguem sabe se tem outra forma de solicitar?
ouvidoria se não funcionar vai em consumidor.gov.br

Amigo, qual argumento voce usou? Vc fez no mes que venceu ou antes? Valew!!!
Fiz no mes que venceu... minha fatura vence todo dia 27
Apenas falei que gostaria de renovar minha degustação de 600mb.
Entrei em contato no setor de cancelamento

Última edição:
O técnico precisou vir até minha casa trocar os aparelhos decodificadores e colocou uma unidade Mitrastar (antes eu tinha uma ONU da Huawei que era conectada diretamente ao meu roteador), deixando meu roteador TP-Link em DMZ. A internet funciona perfeitamente, mas por algum motivo eu perco acesso a IPv6.

Mudei a configuração para deixar o Mitrastar em modo bridge mas aí a IPTV começou a apresentar problemas e reverti para DMZ novamente. Alguém tem alguma sugestão de como conseguir acesso ao IPv6. Vou colocar minha configuração abaixo.

O técnico precisou vir até minha casa trocar os aparelhos decodificadores e colocou uma unidade Mitrastar (antes eu tinha uma ONU da Huawei que era conectada diretamente ao meu roteador), deixando meu roteador TP-Link em DMZ. A internet funciona perfeitamente, mas por algum motivo eu perco acesso a IPv6.

Mudei a configuração para deixar o Mitrastar em modo bridge mas aí a IPTV começou a apresentar problemas e reverti para DMZ novamente. Alguém tem alguma sugestão de como conseguir acesso ao IPv6. Vou colocar minha configuração abaixo.

Modo DMZ acho que não passa IPv6 mesmo não.

Continuando aquela saga da terrafibra da vivo…

Vi os técnicos a todo vapor instalando os ctos e fundindo fibra. Daí perguntei pra eles se eles irão expandir pra outras ruas, falaram que não.

Daí pergunto ;

Será que eles conseguem “ puxar “ 500m de fibra até a minha casa ? No caso do último ponto do CTO no poste.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi os técnicos a todo vapor instalando os ctos e fundindo fibra. Daí perguntei pra eles se eles irão expandir pra outras ruas, falaram que não.

Daí pergunto ;

Será que eles conseguem “ puxar “ 500m de fibra até a minha casa ? No caso do último ponto do CTO no poste.

O que tá em vermelho é onde eles cabearam.

Na linha azul é a distância do último cto até a minha casa.

Vivo Fibra chegando em Botafogo, bairro da ZS do Rio de Janeiro. Vi hoje uma CTO deles (daquelas chuveirinho, verde) no início da rua são clemente.

Acho que esse será a nova meta a ser atingida! As operadoras vão todas começar a oferecer tais velocidades por valores que girem em torno de R$ 99,00 ~ R$ 150,00.

Cara, concordo com você! Lembro que antigamente tinha aqui em casa Brisanet com 400 Mega de down (hoje tenho Vivo com degustação 600 Mega), e cheguei a fazer um teste em casa, coloquei as duas smartv rodando vídeos no youtube em 4K 60fps, dois computadores na mesma resolução e fui olhar o consumo de dados no medidor do roteador Asus RT-ac68u, e girava em torno de 80 ~ 100 Megas.

Ou seja, eu aloprei num teste que dificilmente acontecerá na real nos dias atuais.

O maior beneficio de um plano de 1 Giga seria realmente as taxas de download ao baixar arquivos como torrent, por exemplo. Mas aí esbarra na capacidade de alguns servidores, ou por não estarem no BR ou por não entregarem toda essa banda. E a outra utilização seria pra quando o 8K se tornasse uma realidade.

Dito isto, eu creio que um plano de 100 Mega atenderia a maioria dos clientes residenciais atuais, perfeitamente!
Ainda bem que hoje já temos 1Gbps disponível pra comprar. Muito devemos agradecer aos gamers por terem ficado muito mais exigentes com conexão de internet. E a popularização de conteúdos em 4K nos apps de streaming. Hoje 100 Mega é o básico do básico, acho que por isso poucas operadoras trabalham essa velocidade, começando já com 200 pra cima. Já fiz esse tipo de teste que você falou, consegui consumir 300 Mega da minha banda de 500. Liguei 4K em duas TV's, aí liguei o PS4 em 4K, coloquei a Mi Box que tenho em 4K. Mas é como você falou, dificilmente isso será comum. No máximo 2 TV's na mesma casa vendo conteúdo em 4K o resto é jogando online, navegando no PC ou nas redes sociais do celular. As operadoras querem vender banda sobrando, com isso evitam reclamação com lentidão. É só ver, quem tem FTTH, raramente reclama se for usuário comum. A gente que fica caçando pelo em ovo, reclamando de rota, repara em IP com geolocalização errada, um usuário básico nem vai saber.
Era o que os engravatados diziam quando a velocidade máxima que existia era 50 mega, olha onde estamos hoje.
Ainda bem que evoluiu né? Fiquei com 50 Mega em 2015 até 2021, de 2015 até 2018 eu poderia dizer que era internet top essa velocidade, hoje é abaixo do básico.

Daí pergunto ;

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O que tá em vermelho é onde eles cabearam.

Na linha azul é a distância do último cto até a minha casa.

Devem seguir a mesma questão do Vivo Fibra, instalação até 300 metros do CDOE ou CTO.

Ainda bem que hoje já temos 1Gbps disponível pra comprar. Muito devemos agradecer aos gamers por terem ficado muito mais exigentes com conexão de internet. E a popularização de conteúdos em 4K nos apps de streaming. Hoje 100 Mega é o básico do básico, acho que por isso poucas operadoras trabalham essa velocidade, começando já com 200 pra cima. Já fiz esse tipo de teste que você falou, consegui consumir 300 Mega da minha banda de 500. Liguei 4K em duas TV's, aí liguei o PS4 em 4K, coloquei a Mi Box que tenho em 4K. Mas é como você falou, dificilmente isso será comum. No máximo 2 TV's na mesma casa vendo conteúdo em 4K o resto é jogando online, navegando no PC ou nas redes sociais do celular. As operadoras querem vender banda sobrando, com isso evitam reclamação com lentidão. É só ver, quem tem FTTH, raramente reclama se for usuário comum. A gente que fica caçando pelo em ovo, reclamando de rota, repara em IP com geolocalização errada, um usuário básico nem vai saber.

Ainda bem que evoluiu né? Fiquei com 50 Mega em 2015 até 2021, de 2015 até 2018 eu poderia dizer que era internet top essa velocidade, hoje é abaixo do básico.

Devem seguir a mesma questão do Vivo Fibra, instalação até 300 metros do CDOE ou CTO.
Pqp … chorei então. Pq da última cto até minha casa daria 600m.

Engraçado que o técnico falou que como eles estão chegando agora , vão querer ganhar cliente .

Quando inaugurar o setor comercial , irei mandar essa imagem pra eles e mostrar que tá tão perto da minha rua .

A questão do CGNAT que me mata. Se realmente eles não tiverem ipv4 público , nem irá me interessar.

As operadoras querem vender banda sobrando, com isso evitam reclamação com lentidão
Mas aí aparece outro problema, vi nas redes sociais muita gente reclamando que operadora X, Y, Z, que não entregam velocidade contratada no plano. Os últimos relatos que vi foi na pagina do face da Brisanet, galera descendo a lenha na operadora, dizendo que em testes de velocidade não bate o que a operadora vende. Pessoal que é leigo, e quer porque quer que a banda contratada venha no wi-fi, não entendem das limitações tanto da banda 2.4GHz quanto dos aparelhos que testam e das limitações físicas do wi-fi.

Com isso vai por agua abaixo o esforço das operadoras em vender banda sobrando.

Mas aí aparece outro problema, vi nas redes sociais muita gente reclamando que operadora X, Y, Z, que não entregam velocidade contratada no plano. Os últimos relatos que vi foi na pagina do face da Brisanet, galera descendo a lenha na operadora, dizendo que em testes de velocidade não bate o que a operadora vende. Pessoal que é leigo, e quer porque quer que a banda contratada venha no wi-fi, não entendem das limitações tanto da banda 2.4GHz quanto dos aparelhos que testam e das limitações físicas do wi-fi.

Com isso vai por agua abaixo o esforço das operadoras em vender banda sobrando.
Sim, mas aí pra planos de fibra as operadoras tem mantido um atendimento mais tecnológico, treinando os atendentes pra explicar sobre largura de banda, perguntam o aparelho que você tem, aí vão lá e olham na lista a largura desse aparelho.
Pra um plano de até 1Gbps bater total no celular, tem que ser o mais top dos tops, seja Apple, Samsung, Motorola, etc.
A maioria fica ali na casa dos 433Mbps de largura de banda, batendo 300 e pouco nos testes.
Notebook já testei vários e só chegam até aí também. Só no cabo entregam tudo.
Smart TV, já testei em dois modelos, ficam na casa dos 200 e pouco, também nem precisam mais do que isso.
Até meu PS4 que é o Pro, não bate os 500 Mega, chega até 190 no Wi-Fi, no cabo só 100.
Já vi vídeos da Oi, da Vivo e da Claro no YouTube explicando sobre seus planos de internet e eles falam sobre isso, que o aparelho tem que ter Wi-Fi 5Ghz e MU-MIMO 2x2 pelo menos.
Os clientes precisam entender que eles não precisam de ter a banda total em cada dispositivo conectado e sim, que a casa como um todo, você vai agregando dispositivos conectados e eles pouco a pouco vão pegando espaço na sua banda. Quanto maior a velocidade contratada, menos dor de cabeça com mais aparelhos conectados. Esse é o objetivo do futuro, o que se chama de casa conectada.
O único aparelhinho de entretenimento que eu tenho que bate os 500 que eu tenho no Speedtest é o Fire Stick 4K. A Amazon fez bem em colocar uma antena Wi-Fi robusta nele.

Por que? Limitação do prefixo que eles fornecem? Estou com dificuldade pra entender o que está acontecendo.

pelo q andei pesquisando por aí, é por isso mesmo.... a vivo fornece um prefixo /64, q permite apenas 1 rede interna.... qdo vc coloca outro roteador com o equipamento da vivo tbm em modo router, na prática vc cria outra sub-rede e essa sub-rede fica sem ipv6 (só a rede do roteador que "conversa" com a vivo ganha o prefixo q é "único/travado" p/ vc por ser /64, ou seja, completo).... a "única solução" (única entre aspas pq já vi gente teorizando sobre uns malabarismos aí) é deixar 1 única rede

a imagem abaixo ilustra um pouco isso

y4mh7XYkSAizKa23BuVirse90K-7PlLTEF2do6xmDMJbrYtGKR8EdhI7TZOtbyUFVZUWU4wPiF2BnqOBNaXubkS1i823sLpBtS_h4_GeWzeK1SOzEilwJiIyZKBNo2tuhxTW-R11StuS-pZ_i7R4kMN0gnjuozLVSI17KiGq9c10eI

mas, por curiosidade, pq vc quer tanto ipv6?

Última edição:

Users who are viewing this thread

• Voltar