Mas aí aparece outro problema, vi nas redes sociais muita gente reclamando que operadora X, Y, Z, que não entregam velocidade contratada no plano. Os últimos relatos que vi foi na pagina do face da Brisanet, galera descendo a lenha na operadora, dizendo que em testes de velocidade não bate o que a operadora vende. Pessoal que é leigo, e quer porque quer que a banda contratada venha no wi-fi, não entendem das limitações tanto da banda 2.4GHz quanto dos aparelhos que testam e das limitações físicas do wi-fi.
Com isso vai por agua abaixo o esforço das operadoras em vender banda sobrando.
Sim, mas aí pra planos de fibra as operadoras tem mantido um atendimento mais tecnológico, treinando os atendentes pra explicar sobre largura de banda, perguntam o aparelho que você tem, aí vão lá e olham na lista a largura desse aparelho.
Pra um plano de até 1Gbps bater total no celular, tem que ser o mais top dos tops, seja Apple, Samsung, Motorola, etc.
A maioria fica ali na casa dos 433Mbps de largura de banda, batendo 300 e pouco nos testes.
Notebook já testei vários e só chegam até aí também. Só no cabo entregam tudo.
Smart TV, já testei em dois modelos, ficam na casa dos 200 e pouco, também nem precisam mais do que isso.
Até meu PS4 que é o Pro, não bate os 500 Mega, chega até 190 no Wi-Fi, no cabo só 100.
Já vi vídeos da Oi, da Vivo e da Claro no YouTube explicando sobre seus planos de internet e eles falam sobre isso, que o aparelho tem que ter Wi-Fi 5Ghz e MU-MIMO 2x2 pelo menos.
Os clientes precisam entender que eles não precisam de ter a banda total em cada dispositivo conectado e sim, que a casa como um todo, você vai agregando dispositivos conectados e eles pouco a pouco vão pegando espaço na sua banda. Quanto maior a velocidade contratada, menos dor de cabeça com mais aparelhos conectados. Esse é o objetivo do futuro, o que se chama de casa conectada.
O único aparelhinho de entretenimento que eu tenho que bate os 500 que eu tenho no Speedtest é o Fire Stick 4K. A Amazon fez bem em colocar uma antena Wi-Fi robusta nele.