[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Putz, acho q sou azarado mesmo. Tinha problemas com a Net, e agora 1 semana com a Vivo já com problemas também. Chega sempre essa hora da noite, a velocidade de download (tenho 600/300) cai para menos da metade... :scare:

3397209510505991-Glo2rtfM.png

o teste está sendo feito no cabo e com o equipamento e configuração padrão da vivo?

o teste está sendo feito no cabo e com o equipamento e configuração padrão da vivo?
Sim, obviamente com cabo (já tinha comentado isso no meu post de ontem sobre o mesmo assunto). Tenho meu próprio roteador (NanoPI R4S com OpenWrt), mas a ONT/HGU está nas configurações default (apenas desabilitei o wifi e coloquei o IP do meu roteador na DMZ, a ONT/HGU não está em bridge).

Certamente é a Vivo, pois sem mexer em absolutamente nada perto da meia-noite volta aos 600Mbps usuais e fica assim até às ~20:30hs do dia seguinte, quando o problema volta a repetir.

Mas só por desencargo de consciência desliguei tudo e conectei somente um laptop (com Ethernet Gigabit) direto na ONT/HGU (sem nenhum outro dispositivo), para garantir reinicializei a ONT/HGU e o resultado foi o mesmo.

Sim, obviamente com cabo (já tinha comentado isso no meu post de ontem sobre o mesmo assunto). Tenho meu próprio roteador (NanoPI R4S com OpenWrt), mas a ONT/HGU está nas configurações default (apenas desabilitei o wifi e coloquei o IP do meu roteador na DMZ, a ONT/HGU não está em bridge).

Certamente é a Vivo, pois sem mexer em absolutamente nada perto da meia-noite volta aos 600Mbps usuais e fica assim até o dia seguinte.

Mas só por desencargo de consciência desliguei tudo e conectei somente um laptop (com Ethernet Gigabit) direto na ONT/HGU (sem nenhum outro dispositivo), para garantir reinicializei a ONT/HGU e o resultado foi o mesmo.

se vc testou com o cabo direto na hgu (sem qq outro roteador no meio) e direto na hgu dá essa limitação de velocidade, junta um monte de testes (speedtest, eaq - q é o "oficial" da anatel, faz download em sites reconhecidamente "velozes" como da microsoft) e reclama na vivo (depois q vc reclamar no atendimento padrão, se não resolver, vc pode escalar p/ ouvidoria e até consumidor.gov)... não tem muito o q fazer se o problema já aparece com o equipamento da vivo....

claro, supondo q o cabo, notebook etc.. usados estejam ok (e vc já verificou/testou isso)...

Pessoal, uma dúvida, eu tenho um cabo de rede bem vagabundinho aqui, ele nem é trançado (nunca tinha visto isso), é bem simples, e surgiu a necessidade de eu conectar ele na tv, vindo direto do HGU da vivo. Esse cabo, se eu crimpar as pontas seguindo a ordem padrão, consegue marcar 1gbps no windows por exemplo? A distância é de uns 4m do HGU pra TV

Segue imagem do cabo vagabundo:

edit: tá escrito que é cat5e na superfície da proteção do cabo, mas tenho ctz que não é, é podre demais pra ser um 5e
20220725-194137.jpg
É da marca exbom? Se for, é bomba total

Cara, nem sei te dizer a marca, meu irmão comprou uns 30m desse cabo mas acabou nem usando, tá a mtos anos parado sksksksk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E mesmo que fosse, se eu fizer a crimpagem correta, nos padrões de cores, será que chega a 1gbps?

Cara, nem sei te dizer a marca, meu irmão comprou uns 30m desse cabo mas acabou nem usando, tá a mtos anos parado sksksksk

E mesmo que fosse, se eu fizer a crimpagem correta, nos padrões de cores, será que chega a 1gbps?

não é mais fácil comprar um cabo novo? 😬

se vc testou com o cabo direto na hgu (sem qq outro roteador no meio) e direto na hgu dá essa limitação de velocidade, junta um monte de testes (speedtest, eaq - q é o "oficial" da anatel, faz download em sites reconhecidamente "velozes" como da microsoft) e reclama na vivo (depois q vc reclamar no atendimento padrão, se não resolver, vc pode escalar p/ ouvidoria e até consumidor.gov)... não tem muito o q fazer se o problema já aparece com o equipamento da vivo....

claro, supondo q o cabo, notebook etc.. usados estejam ok (e vc já verificou/testou isso)...

Sim, tudo verificado, problema de alguma sobrecarga da rede mesmo.

<offtopic>
Porém não estou com tempo nem paciência para correr atrás disso. Nessas horas é que penso que por aqui no Brasil as coisas "não funcionam por default". É o pedido errado no restaurante, são os Correios que não entregam as encomendas como deveriam, é o encanador que faz um serviço "meia boca" e cobra caro prá burro, é o instalador de móveis que tem que voltar 3 ou 4 vezes até ficar do jeito que o vendedor prometeu e assim vai. Nem vou falar da história de 1 ano atrás que fiquei sem telefone fixo (na época da Claro) pois caiu no sistema uma portabilidade para a Vivo que eu nunca havia pedido. Foram literalmente dezenas de horas com a Claro e Vivo até identificar o problema, que só foi resolvido com a instalação forçada de uma linha de par trançado da Vivo para eu poder manter o número.

Bem, desculpem o desabafo, é que estou cansando em gastar meu tempo e paciênca para tentar fazer as coisas funcionarem do jeito que deveriam ser desde o início. Não gosto e sou contra generalizações, mas definitivamente a qualidade dos serviços no nosso país (por culpa de nós brasileiros) deixa muito a desejar... Simplesmente "falta capricho". Até o instalador da Vivo que veio no prédio reclamou do serviço "meia-boca" que a outra equipe (da adequação do prédio que puxou a fibra do poste até o prédio) tinha feito.
</offtopic>

Última edição:
Eu trombei um técnico da Vivo aqui no prédio e perguntei pra ele porque a conexão da Vivo para jogos online é completamente horrível. Ele perguntou o que realmente acontecia e ao relatar o problema ele disse que alguns usuários resolveu trocando de modem.

No caso ele sugeriu trocar o Askey para o Mitra pois segundo ele o Mitra segura mais a oscilação de sinal e para quem joga é melhor. Ele está certo ou meteu o loco mesmo?

Pergunto isso porque eu tenho uma ONT da Blu Castle e acaba ficando muito pior que o da Askey. Então, existe a possibilidade de ser verdade, mas como nunca testei e não conheço este router da Mitra, fica a dúvida.

1gbps pra tv? precisa de tudo isso? pra TV nao precisa mais de 50mbps, 80mbps de for assistir streamar bluray 4k.
Por que esse cabo eu acho dificil fechar 1gbps. A trança nos pares é feita por um motivo: Diminuir o crosstalk entre os fios, a interferencia que pode baguncar a conexao e derrubar a velocidade.

Eu trombei um técnico da Vivo aqui no prédio e perguntei pra ele porque a conexão da Vivo para jogos online é completamente horrível. Ele perguntou o que realmente acontecia e ao relatar o problema ele disse que alguns usuários resolveu trocando de modem.

No caso ele sugeriu trocar o Askey para o Mitra pois segundo ele o Mitra segura mais a oscilação de sinal e para quem joga é melhor. Ele está certo ou meteu o loco mesmo?

Pergunto isso porque eu tenho uma ONT da Blu Castle e acaba ficando muito pior que o da Askey. Então, existe a possibilidade de ser verdade, mas como nunca testei e não conheço este router da Mitra, fica a dúvida.

Qual jogo ?

Aqui eu uso Mitra para Dota 2 ele fica com ping 2 ms a 4 ms pois estou do lado servidor em SP.

Agora para jogos fora como F1 2021 E F1 2022 ai ele fica ruim.

O que eu faco para ver e fazer teste no Xbox onde se ping estiver 130 ms acima ai é problemas na certa.

Entao eu do boot ate pegar um IP que ping fique em 117 ms a 125 ms .

As rotas da vivo vai se deteriorando apos 8 a 10 horas.

Agora estou usando o Mitra em bridge e continua com mesmos problemas de rota ruim.

Este é padrao da Internet Brasileira que nao consegue manter um rota estavel no minino por 24 horas.

Última edição:
1gbps pra tv? precisa de tudo isso? pra TV nao precisa mais de 50mbps, 80mbps de for assistir streamar bluray 4k.
Por que esse cabo eu acho dificil fechar 1gbps. A trança nos pares é feita por um motivo: Diminuir o crosstalk entre os fios, a interferencia que pode baguncar a conexao e derrubar a velocidade.
Não é só de uso da tv, eu vou deixar na tv a princípio, mas quando quero jogar, conecto meu notebook na tv e uso o cabo de rede ali já, uso o xcloud, então prezo pela velocidade máxima do plano (300mbps) e a menor latencia possivel

Não é só de uso da tv, eu vou deixar na tv a princípio, mas quando quero jogar, conecto meu notebook na tv e uso o cabo de rede ali já, uso o xcloud, então prezo pela velocidade máxima do plano (300mbps) e a menor latencia possivel
Tá na hora da Xbox liberar o apk para as TVs. Pra não precisar desse monte de coisa. Eu instalei o app do gamepass no meu firestick, mas não tá funcionando alguns botões do controle.

Tá na hora da Xbox liberar o apk para as TVs. Pra não precisar desse monte de coisa. Eu instalei o app do gamepass no meu firestick, mas não tá funcionando alguns botões do controle.
Ela ja liberou mas para tvs de 2022.. QLED 4K

OFFTOPIC:

Apenas te enrolou... askey e mitra são iguais... ja tentou usar o askey em bridge? as vezes pode ser problema no servidor do jogo ou sua região.
Eu tenho xbox e não tenho problemas pelo menos.

Última edição:
Eu instalei na minha mi box s, mas fica mto travado, não dá pra jogar, por isso preciso passar o cabo pra jogar pelo notebook, que daí roda bem fluido

Se a tv suporta apenas 100mb de nada vai adiantar, pode conseguir uma velocidade maior se a tv possui o wifi 5g

Aqui no meu bairro no Rio de Janeiro pararam de ofertar a velharia da GVT que ofertavam antes e no site diz que não tem mais cobertura, mas surgiram estas caixas pretas CDOE de cordoalha sem identificação de operadora e somente com selo da Anatel. Será que a Vivo tomou vergonha na cara e está modernizando para FTTH finalmente?

20220724-123829.jpg

Aqui no meu bairro no Rio de Janeiro pararam de ofertar a velharia da GVT que ofertavam antes e no site diz que não tem mais cobertura, mas surgiram estas caixas pretas CDOE de cordoalha sem identificação de operadora e somente com selo da Anatel. Será que a Vivo tomou vergonha na cara e está modernizando para FTTH finalmente?

20220724-123829.jpg
Essa ai parece ser da claro... Confirma @KILLME ?

Se a tv suporta apenas 100mb de nada vai adiantar, pode conseguir uma velocidade maior se a tv possui o wifi 5g
Sim, na tv não importa, o que eu preciso de velocidade máxima é no notebook que vai ser conectado ali de vez em quando

Fiz uma simulação aqui, e o site da Vivo continua dando disponibilidade para contratação de VDSL, isso mesmo com a rede FTTH estando já pronta.

Fiz uma simulação aqui, e o site da Vivo continua dando disponibilidade para contratação de VDSL, isso mesmo com a rede FTTH estando já pronta.
Por aqui não. Será que simplesmente desistiram?

Não é uma área de muito furto de cobre, tanto que a TIM mantem o FTTC, mas é uma área de piloto da Claro de FTTH que ainda não disponibilizaram comercialmente. Será que simplesmente desistiram ao verem as fibras da Claro?

Boa tarde senhores!
Esbarrei com essa thread enquanto procurava login e senha para meu modem da vivo, na parte de conexão à internet;
Já tentei
  • (número)@turbonetpro
  • (número)@clientepro
  • (número)@dientepro (certeza de que a moça da vivo leu errado)
E as senhas:
  • cliente
  • gvt25
Por motivos de compromisso e o atendimento da Vivo demora horrores, eu tive que encerrar o atendimento na ocasião
Como não pretendo gastar mais uma hora navegando nos menus deles e explicando mais 15 vezes que meu contrato possui IPFixo (apesar de estar em um dos 15 sistemas deles) eu vim buscar a ajuda de vocês

Uso o IP Fixo para questões de servidores e minha própria VPN (e está tudo offline por conta disso - sei que deveria ter deixado tudo atrelado ao meu domínio, mas minha VM que cuida disso morreu)

vcs conseguem me ajudar?

Uso usuário: cliente@cliente
Senha: cliente
Boa tarde senhores!
Esbarrei com essa thread enquanto procurava login e senha para meu modem da vivo, na parte de conexão à internet;
Já tentei
  • (número)@turbonetpro
  • (número)@clientepro
  • (número)@dientepro (certeza de que a moça da vivo leu errado)
E as senhas:
  • cliente
  • gvt25
Por motivos de compromisso e o atendimento da Vivo demora horrores, eu tive que encerrar o atendimento na ocasião
Como não pretendo gastar mais uma hora navegando nos menus deles e explicando mais 15 vezes que meu contrato possui IPFixo (apesar de estar em um dos 15 sistemas deles) eu vim buscar a ajuda de vocês

Uso o IP Fixo para questões de servidores e minha própria VPN (e está tudo offline por conta disso - sei que deveria ter deixado tudo atrelado ao meu domínio, mas minha VM que cuida disso morreu)

vcs conseguem me ajudar?
Uso usuário: cliente@cliente
Senha: cliente

• Curtir
Reações: gkz

Users who are viewing this thread

Voltar