[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

A Vivo demora bastante pra atualizar viabilidade no site. Minha região aqui também é fibrada, porém no site aparecem somente os planos de VDSL ainda.

Mas como vc recebeu panfleto da Vivo, então a rede provavelmente já está ativa e pronta para contratação.
Estou aguardando aparecer os CTO ainda, achei que iam já aparecer pq além de vi mexerem nos extensores que ficam debaixo do chão em dois pontos diferentes e tbm mexeram no armário, vi uma dupla de roxo fazendo alguma coisa em um poste perto da minha rua, coisa rara de se ver por aqui, e nessa altura duvido que seja instalação de Adsl pois aqui já tem pelo menos 5 opções de fibra além de claro HFC.

Tenta seguir mais ou menos como faço aqui no MitraN1. Eu tinha o Askey, mas trocaram quando pedi a degustação dos 600/300 e não lembro mais dos menus. Mas, quem sabe são parecidos?!?!

192.168.15.1/padrao

User: support

Senha: na etiqueta do roteador/hgu Vivo

Configuração de Rede

WAN

Internet -> Modificar (Ícone de um lápis)

IPv6/IPv4 Dual Stack -> alterar para IPv4 Only

Salvar

Reinicie o modem/hgu

Estranho. Aqui em WAN só aparece a opção Roteador ou Bridge. Ja procurei na net e nada de aparecer o bendito IPv6...

Outra coisa é que o roteador é dual band, ja fiz de tudo para o 2.4Ghz funcionar nessa banda, ja selecionei o canal e o tipo de 802 e continua transmitindo em 5Ghz.

Eu preciso do 2.4Ghz para alguns itens de automação que tenho aqui.

Aqui em Porto Alegre hoje está péssima a conexão. IPv6 desativado, mesmo assim muito ruim. Dependendo do site/rota usada está péssimo.

Gente quando será que vai chegar o 1 giga de velocidade? Todos os provedores aqui aonde eu moro no DF já tem 1 giga, até a Tim já tem 1 giga. Até um provedor chamado sumicity acho que é esse o nome não lembro que se foi esse que eu vi já tem um plano de velocidade ilimitada ou seja o máximo que a rede oferece que pode passar de 1 giga de tiver o equipamento certo, com upload 100% e a vivo parou no 600 megas, essa sumicity se chamava ora telecom não sei o que ouve e pararam de usar essa marca e estão usando uma própria.

Recebi cerca de umas três semanas um panfleto da Vivo Fibra com alguns valores "interessantes":

200MB - R$ 99,99
300MB - R$ 119,99
600MB - R$ 159,99

No site percebi que eles não estão mais vendendo o plano de 200MB, me deixando com uma pulga atrás da orelha. Aproveitei e comparei com os planos da minha atual internet (Vip Telecom) com o preço cru e com o atual desconto:

200MB - R$ 104,99 (R$ 84,99)
400MB - R$ 114,99 (R$ 94,99)
600MB - R$ 124,99 (R$ 104,99)

Todos esses planos da Vivo são somente a internet. Adicionando Netflix, Disney+ ou GloboPlay tem um acréscimo aí na conta. Agora o mais engraçado é que eu fui verificar novamente no site da Vivo a disponibilidade e não consta Fibra no meu bairro, somente ADSL com valores surreais (50MB por R$ 129,90!). Já verifique os postes da rua e todos estão fibrados inclusive com a etiqueta da Vivo.

Vou esperar o final do ano para contratar eles e fazer load balance com a minha atual internet (Vip Telecom). Assim, teria 200MB de ambas por aprox duzentão e com a vantagem de ter essa redundância.
Esses valores da Vivo estão acima do normal. A LiveTim aqui está oferecendo 500MB por R$ 107,99, basta olhar no site deles.
Ou a Vivo baixa esses valores em mais ou menos uns R$ 30 em média, ou vai começar a perder clientes, porquê a concorrência tá batendo forte.
Eles ficam se gabando que somente eles oferecem fibra até a ponta do roteador, etc. Liga lá pra vc confirmar, mas isso não é garantia de nada. Conheço pessoas com LiveTim 500Mb que no teste bate 570Mb. Abra o olho Vivo.....

Pessoal aí falando de 1gb de velocidade e tal...
Bom, como é a experiencia de vocês com provedores pequenos? Falando somente em fibra.
Eu prefiro 500/600Mb de por exemplo uma claro ou vivo do que 1gb de provedores pequenos.

Um dos maiores problemas dos pequenos é tudo cgnat e só tem velocidades boas quando tá no ix. Saiu disso já era, pode ter 100mb ou 1gb que dá na mesma.
Estabilidade é outro problema que tive, principalmente quando é algo em campo, estourar uma fibra numa sexta à noite, vai na grande maioria dos pequenos, ser resolvido somente na segunda feira.
Tem a questão da privacidade, mas aí vão falar que é paranoia minha! rsrs

Acho que a unica coisa boa que vi, foi terem vários pequenos que tem velocidade simétrica, então enquanto estiver no ix, o upload fica da hora! rsrs

Estranho. Aqui em WAN só aparece a opção Roteador ou Bridge. Ja procurei na net e nada de aparecer o bendito IPv6...

Outra coisa é que o roteador é dual band, ja fiz de tudo para o 2.4Ghz funcionar nessa banda, ja selecionei o canal e o tipo de 802 e continua transmitindo em 5Ghz.

Tem que ir na página de support e desabilitar para o 2.4 funcionar na 5ghz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui em Porto Alegre hoje está péssima a conexão. IPv6 desativado, mesmo assim muito ruim. Dependendo do site/rota usada está péssimo.
Aqui na minha região também anda bem bosta.

Gente quando será que vai chegar o 1 giga de velocidade? Todos os provedores aqui aonde eu moro no DF já tem 1 giga, até a Tim já tem 1 giga. Até um provedor chamado sumicity acho que é esse o nome não lembro que se foi esse que eu vi já tem um plano de velocidade ilimitada ou seja o máximo que a rede oferece que pode passar de 1 giga de tiver o equipamento certo, com upload 100% e a vivo parou no 600 megas, essa sumicity se chamava ora telecom não sei o que ouve e pararam de usar essa marca e estão usando uma própria.
O provedor que está oferecendo velocidade ilimitada é a AllRede Telecom, contrate 300 e tenha velocidade ilimitada

Tudo depende muito do perfil do cliente. Tempo de relacionamento, faturas não atrasadas e principalmente liberação de promoção para a região. Eu sempre consegui ligando direto no cancelamento do 10315. Hoje tô com 300mb, com degustação para 600mb pelo valor de 89,99
Prometeram exatamente a mesma coisa pra mim essa semana, passou 4 dias e não entrou a degustação de 600Mb. Liguei pra reclamar e olha a resposta:
"Na sua região não temos como liberar degustação de 600Mb pelo setor de retenção, somente fazendo um contrato novo como 600Mb, mas aí o valor vai para R$ 149,99".
Abri um chamado na Anatel e estou aguardando resposta. Os caras prometem e depois não querem cumprir, quem manda prometerem.

Note que uma fibra GPON que atende normalmente 64 usuários tem a capacidade de 2.5Gpbs para download. Então existe um "overbooking" de banda.

Por exemplo, se todo mundo decidir fazer download ao mesmo tempo o máximo de velocidade serão míseros 40Mbps de download por usuário. Obviamente nem todo mundo usa "no talo" o tempo todo, por isso funciona.

Se um provedor oferece 1Gbps em fibra, possivelmente ele está aumentando o "overbooking"' e portanto aumentando a chance da velocidade cair durante horários de pico, que pode ser o caso desse provedor aí.

Última edição:
Note que uma fibra GPON que atende normalmente 64 usuários tem a capacidade de 2.5Gpbs para download. Então existe um "overbooking" de banda.

Por exemplo, se todo mundo usar ao mesmo tempo o máximo vai ser míserods 40Mbps de download por usuário. Obviamente nem todo mundo usa "no talo" o tempo todo, por isso funciona.

Se um provedor oferece 1Gbps em fibra, possivelmente ele está aumentando o "overbooking"' e portanto aumentando a chance da velocidade cair durante horários de pico, que pode ser o caso desse provedor aí.
Eu fiquei de cara quando vi a propaganda.
O que tem de parente que reclama dessa provedora aí é brincadeira, ao invés de solucionar os problemas existentes.

Bom, como é a experiencia de vocês com provedores pequenos? Falando somente em fibra.
Eu prefiro 500/600Mb de por exemplo uma claro ou vivo do que 1gb de provedores pequenos.

Um dos maiores problemas dos pequenos é tudo cgnat e só tem velocidades boas quando tá no ix. Saiu disso já era, pode ter 100mb ou 1gb que dá na mesma.
Estabilidade é outro problema que tive, principalmente quando é algo em campo, estourar uma fibra numa sexta à noite, vai na grande maioria dos pequenos, ser resolvido somente na segunda feira.

Acho que a unica coisa boa que vi, foi terem vários pequenos que tem velocidade simétrica, então enquanto estiver no ix, o upload fica da hora! rsrs

Exatamente isso até o PTT é muito simples chega o prometido,ai quando você questionar eles sobrem por que não está chegando pelo menos uns 70% fora da rede eles ficam alegando mil e um defeito,e nunca é do lado deles e sim do usuário e de situações, não trocaria uma grande por uma pequena por mais que o upload seja simétrico é muito difícil esse cenário concretizar.

Tem que ir na página de support e desabilitar para o 2.4 funcionar na 5ghz

Aqui na minha região também anda bem bosta.

Não entendi direito, poderia explicar melhor?

Olha meu ping no google.com.br:

Estatísticas do Ping
Pacotes: Enviados = 4703, Recebidos = 2986, Perdidos = 1717 (36% de perda),

Vivo cagadissima no ABC / SP desde sexta-feira, jogar estava impossível, lag monstro, agora fazendo uns testes mal chega a 250mb, tenho 600mb, upload n ta passando de 30mb, bizarro.

Já reiniciei várias vezes o modem, já cai na rede da telesp q geralmente funciona melhor aqui, mas nem isso.

Não entendi direito, poderia explicar melhor?

Olha meu ping no google.com.br:

Estatísticas do Ping
Pacotes: Enviados = 4703, Recebidos = 2986, Perdidos = 1717 (36% de perda),
(IP do modem)/padrão.
Usuário: support
Senha: a mesma do admin normal.

Vai em Lan, rede 5ghz em uma das opções ali vc vai ver a rede 2.4ghz ligada, só desligar. Aí ele deixa separada a 2.4

Vivo cagadissima no ABC / SP desde sexta-feira, jogar estava impossível, lag monstro, agora fazendo uns testes mal chega a 250mb, tenho 600mb, upload n ta passando de 30mb, bizarro.

Já reiniciei várias vezes o modem, já cai na rede da telesp q geralmente funciona melhor aqui, mas nem isso.
Desativar o ipv6 que a internet volta ao normal

Muitas vezes nem no IX bate, tenta usar a internet de um provedor pequeno no horário de pico. Não troco nunca um provedor grande por um pequeno

(IP do modem)/padrão.
Usuário: support
Senha: a mesma do admin normal.

Vai em Lan, rede 5ghz em uma das opções ali vc vai ver a rede 2.4ghz ligada, só desligar. Aí ele deixa separada a 2.4

Consegui logar e finalmente achei como desligar o IPv6 usando seu metodo. Muitissimo obrigado, agora estou sem perda de pacote e com meus 600mb.

Só que não achei esssa opção de desligar o 2.4 dentro do 5Ghz. Simplesmente não acho a opção.

Poderia me detalhar ou postar uma screen?

Desde ja agradeço!

HGUs diferentes com menus diferentes. Mas, ainda bem que conseguiu resolver.

Aqui no MitraN1 só aparece esse "Modo da WAN - Router/Bridge" se eu acessar a página modificada da Vivo, pelo 192.168.15.1 e usando o User: admin

Já acessando pelo 192.168.15.1/padrao com User: support, aparece como postei anterirmente.

Consegui logar e finalmente achei como desligar o IPv6 usando seu metodo. Muitissimo obrigado, agora estou sem perda de pacote e com meus 600mb.

Só que não achei esssa opção de desligar o 2.4 dentro do 5Ghz. Simplesmente não acho a opção.

Desde ja agradeço!
Dentro da rede 5GHz procura pela aba More AP ou Access Point, nela você ver também a sua rede 2.4GHz sendo exibida. Basta desativar e salvar.

Deve ser, mais ou menos, parecido com os prints abaixo:
Screenshot-20220904-201056-Chrome.jpg

Screenshot-20220905-082422-Chrome.jpg

Última edição:
Eu fiquei de cara quando vi a propaganda.
O que tem de parente que reclama dessa provedora aí é brincadeira, ao invés de solucionar os problemas existentes.
infelizmente essa all rede saiu comprando vários provedores pelo centro oeste, aqui aonde moro ela não chegou, mas invés de expandir sua rede só sabe comprar outros provedores.

infelizmente essa all rede saiu comprando vários provedores pelo centro oeste, aqui aonde moro ela não chegou, mas invés de expandir sua rede só sabe comprar outros provedores.
Aqui ela comprou a Logtel e por algum motivo passou a tesoura na fibra deles na minha região, não sei pq.

Aqui no MitraN1 só aparece esse "Modo da WAN - Router/Bridge" se eu acessar a página modificada da Vivo, pelo 192.168.15.1 e usando o User: admin

Já acessando pelo 192.168.15.1/padrao com User: support, aparece como postei anterirmente.

Dentro da rede 5GHz procura pela aba More AP ou Access Point, nela você ver também a sua rede 2.4GHz sendo exibida. Basta desativar e salvar.

Screenshot-20220904-201930-Chrome.jpg

Obrigado por detalhar.

Eu vi esse video ->

Ele mostra o layout igual ao seu. O meu é em ingles e não tem icones, é só texto pra ir clicando. No meu não tem a opção "Modificar"

Screenshot-20220904-201930-Chrome.jpg

Aqui aparece assim:

O Trojan32 é o 2.4G mas aparece na aba do 5G

O Trojan64 é somente 5G, ele nao aparece na aba 2.4G

Última edição:
Muita gente reclamando de lentidão nos serviços da Google pela Vivo nesse fim de semana.
Por aqui aparentemente está normal, mas fui acessar o gmail pelo navegador do celular agora a pouco e quase o site não abre.

Desde ja agradeço!
Eu não consigo porque o meu tá em bridge. Mas as minhas telas eram iguais a que o @MetaliumSP postou acima.

Obrigado por detalhar.

Eu vi esse video ->

Ele mostra o layout igual ao seu. O meu é em ingles e não tem icones, é só texto pra ir clicando. No meu não tem a opção "Modificar"

Aqui aparece assim:

O Trojan32 é o 2.4G mas aparece na aba do 5G

O Trojan64 é somente 5G, ele nao aparece na aba 2.4G

essa tela do menu é nova? nunca tinha visto

Aqui ela comprou a Logtel e por algum motivo passou a tesoura na fibra deles na minha região, não sei pq.
como assim passou a tesoura?

Users who are viewing this thread

• Voltar