Não é necessariamente problema de rota, a menos que seja pra algum país ou servidor específico, ainda mais se é SÓ em um horário. A Claro aqui funcionou bem por 3 anos pelo menos, até que comecei a ter picos/spikes de ping, perda de pacote e por aí vai. A coisa ficava tão feia que dependendo da hora, até o telefone fixo perdia o sinal. Reclamei umas 3 vezes pra atendimento, mandavam sempre o mesmo técnico que só me respondia que não entendia de ping. Resolvi com chamado na ouvidoria, mas como demoraram enfiei também reclamação na Anatel. No poste de onde vem meu cabo é a mesma coisa, só tem meu cabo saindo. Mas em algum lugar aqui perto, alguém tava inserindo ruído na rede do coaxial, e isso afetava uma baita região da cidade. A Claro até tinha ciência do problema, mas como ninguém reclamava pra frente, os caras deixaram quieto.
Resumo da ópera: Pede pra esse amigo tirar print de algo que comprove esses picos de ping/loss, o mais fácil seria abrir o cmd e dar ping em algum site mesmo, ex:
ping -t www.uol.com.br
E deixa rodando por uns minutos. Tira print da tela quando a coisa tá feia:
Nem foi o pior caso mas foi o primeiro print que achei do meu caso. Gere o máximo de provas que puder. O problema é se a coisa só acontece realmente a noite, fora do horário de atendimento dos técnicos, o ideal é ele chegar e esse teste de ping estar nessa situação, mas caso contrário é mostrar pra ele. Se for um técnico bom, vai repassar pra cima e o contato de alguém da supervisão, são esses caras que precisam monitorar o que que tá acontecendo, encontrar quem ou onde está gerando esse ruído na rede e solucionar. Se esse técnico não fizer nada disso, já pode abrir reclamação na ouvidoria da Claro com esse protocolo. Dentro de alguns dias alguém da ouvidoria vai ligar (e acredite, é outro nível de atendimento), você explica a situação e eles vão agendar uma nova visita técnica. Dessa vez, pelo menos no meu caso, a supervisão da manutenção aqui da cidade já tava ciente do problema e aí se mexeram. Mas como demoraram uns dias e não me deram retorno, abri chamado na Anatel também. Acredito que tenha caído na mesma pessoa da ouvidoria, porque deram mais uma pressionada na área técnica. Demorou uns 10 dias pra estabilizarem, mas melhorou pra caramba no meu caso. É um porre? É. Não deveria precisar perder tanto tempo, mas se você não tem outra opção de operadora, infelizmente é só esse caminho. Mas o importante é monitorar bastante e gerar o máximo de evidência possível.![]()
Então, como comentei um pouco acima já não tenho claro a algum tempo na epoca a rede tinha acabado de ser liberada na cidade e testei pois a NET apesar dos problemas é um dos maiores provedores de internet do Brasil não é mesmo?
Aqui era fibra, então não tem esses problemas que o coaxial tem de interferencia é varios outros..
Isso já faz mais de 1 ano e esse amigo assinou o serviço a 2 meses e me relatou os mesmos problemas sem eu nem mesmo ter comentado com ele sobre isso, ou seja o serviço continua a mesma b****
Mas enfim, eu tenho outros opções de provedores aqui, vivo fibra (atual provedor), algar fibra e alguns provedores menores, então não vou ficar esquentando a cabeça de tentar resolver um problema desse com uma operadora do tamanho da claro pois geralmente é dificil pois os atendentes não são treinados para resolver isso.