[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

onde acho os dns da vivo. são paulo, itu, to usando 200.204.0.10 200.204.0.138 pq foram os que achei na internet, mas acontece que beleza os dns são bons, mas as vezes as paginas não carregam, nos jogos acontece uns lags do nada, eu tava usando o opendns mas ele começou a ficar muito ruim , na medição ta batendo os 300mpbs mas na prática a navegação fica ruim principalmente quando começa a carregar alguns sites.

Lags em jogos não costuma ter relação com DNS não... uma vez que o nome é resolvido, o papel do DNS já foi feito... e geralmente é feito um cache local... então é lenda achar que DNS afeta de forma prática em jogos e em velocidade de transferência... o impacto maior é realmente na navegação de páginas...
 
A Vivo me ligou hoje avisando que o serviço via cabo de cobre vai ser descontinuado, querendo agendar visita pra que o técnico faça migração pra fibra.

É o game over da rede GVT.
Espero que aconteça o mesmo aqui na minha cidade. Só que aqui é rede Telesp.
 
Espero que aconteça o mesmo aqui na minha cidade. Só que aqui é rede Telesp.
Aqui em Aracaju estão desativando também, o armário que me atendia o A14 já foi embora, usaram o guindaste da empresa de Energia pra remover e depois reformaram a antiga casinha dele.
 
  • Curtir
Reações: gkz
Na vivo eu consigo ver a qualidade do sinal de um modem em bridge? A Claro tinha o niveis.virtua.
Só criar uma rota estática ou um IP secundário na porta Internet/WAN de seu roteador na mesma rede do HGU da VIVO (192.168.15.x ou 25.x), a forma de fazer isso vai depender do seu equipamento.

Para quem usa o hgu da vivo em bridge, quando cai a conexão e fico sem internet no router, mesmo reiniciando o router e o hgu e a internet não volta, é problema da conexão da vivo né ? Ou tem alguma possibilidade disto ser devido ao bridge ?
Nunca tive problemas de velocidade ou conectividade por usar o HGU em bridge, e o meu já está assim há pelo menos 4~5 anos.

"Ficar sem internet" é um pouco vago, se é falha de autenticação a causa pode ser algo nos servidores radius da vivo, se for uma indisponibilidade completa do sinal GPON a causa também pode ser uma manutenção/anomalia regional ou em última instância rompimento na fibra que te atende.

No meu HGU em bridge apenas um led fica aceso fixo (o primeiro da esquerda), normalmente ele fica vermelho quando não há sinal GPON ou piscando em branco quando é algo relacionado à autenticação. Creio que nos equipamentos mais novos o comportamento desses leds seja diferente.
 
Só criar uma rota estática ou um IP secundário na porta Internet/WAN de seu roteador na mesma rede do HGU da VIVO (192.168.15.x ou 25.x), a forma de fazer isso vai depender do seu equipamento.


Nunca tive problemas de velocidade ou conectividade por usar o HGU em bridge, e o meu já está assim há pelo menos 4~5 anos.

"Ficar sem internet" é um pouco vago, se é falha de autenticação a causa pode ser algo nos servidores radius da vivo, se for uma indisponibilidade completa do sinal GPON a causa também pode ser uma manutenção/anomalia regional ou em última instância rompimento na fibra que te atende.

No meu HGU em bridge apenas um led fica aceso fixo (o primeiro da esquerda), normalmente ele fica vermelho quando não há sinal GPON ou piscando em branco quando é algo relacionado à autenticação. Creio que nos equipamentos mais novos o comportamento desses leds seja diferente.
O meu é um mitra e fica piscando a luz do "mouse", acho que os askey da Lara identificar uma queda na conexão pela luz, já os mitra não.
 
O meu é um mitra e fica piscando a luz do "mouse", acho que os askey da Lara identificar uma queda na conexão pela luz, já os mitra não.
O meu é Mitrastar mas é um dos mais antigos da planta (GPT-2541GNAC, se não me engano)
 
Aqui também com roteador a parte (primeiro um C9 e depois um AX6000 ambos TP Link) o HGU funciona a quase 3 anos sem dor de cabeça, travou umas 2 vezes nesse período mais devia ser atualização de firmware da Vivo, pois depois de reiniciar resolveu.
 
devia ser atualização de firmware da Vivo, pois depois de reiniciar resolveu.
Não tenho certeza se os equipamentos em bridge recebem atualizações, meu HGU está com o mesmo firmware desde a instalação.

Eu apontaria o dedo para os TP-link, minha experiência com roteadores da marca nunca foi boa, especialmente em termos de software/estabilidade.
 
Não tenho certeza se os equipamentos em bridge recebem atualizações, meu HGU está com o mesmo firmware desde a instalação.

Eu apontaria o dedo para os TP-link, minha experiência com roteadores da marca nunca foi boa, especialmente em termos de software/estabilidade.
Pela minha experiência não recebem porque o meu está com uma versão bem antiga faz anos e nunca mudou.
Até perguntei aqui no tópico se seria bom mudar para modo router para que fosse atualizado. Se isso teria alguma vantagem, mas ninguém opinou.
O meu é o GPT-2741GNAC-N2
 
Não tenho certeza se os equipamentos em bridge recebem atualizações, meu HGU está com o mesmo firmware desde a instalação.

Eu apontaria o dedo para os TP-link, minha experiência com roteadores da marca nunca foi boa, especialmente em termos de software/estabilidade.
Infelizmente, não recebem atualização no modo bridge, pelo menos no Mitrastar v2. Aqui fiquei na versão do firmware BR_g5.6_1.11(WVK.0)b26 por muito tempo. Tive que voltar a configuração do modem para o modo router para ele atualizar para BR_g5.9_1.11(WVK.0)b32
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pela minha experiência não recebem porque o meu está com uma versão bem antiga faz anos e nunca mudou.
Até perguntei aqui no tópico se seria bom mudar para modo router para que fosse atualizado. Se isso teria alguma vantagem, mas ninguém opinou.
O meu é o GPT-2741GNAC-N2
Na prática não vi nenhuma desvantagem ou vantagem aparente em atualizar. Porém, acredito que devam aplicar patchs de segurança.
 
Pela minha experiência não recebem porque o meu está com uma versão bem antiga faz anos e nunca mudou.
Até perguntei aqui no tópico se seria bom mudar para modo router para que fosse atualizado. Se isso teria alguma vantagem, mas ninguém opinou.
O meu é o GPT-2741GNAC-N2
Nada para se preocupar, o meu está com o mesmo firmware desde 2016.

Infelizmente, não recebem atualização no modo bridge, pelo menos no Mitrastar v2. Aqui fiquei na versão do firmware BR_g5.6_1.11(WVK.0)b26 por muito tempo. Tive que voltar a configuração do modem para o modo router para ele atualizar para BR_g5.9_1.11(WVK.0)b32
Na prática fez alguma diferença? Particularmente não vejo o fato de não atualizar como algo negativo, a menos que seja para efetivamente corrigir um problema corrente com perfil, velocidade ou coisa que o valha, de resto pode mais atrapalhar do que ajudar.

Importante ter em mente que neste cenário de implementação a segurança da rede está sob responsabilidade do roteador e não do HGU que atua basicamente como um conversor de mídia, logo, pouco importa a versão de firmware dele.
 
Foi feita a migração de GVT para Vivo Fibra hoje a tarde. Instalaram um Askey aqui.

image.png
 
acredito q o ideal seria atualizar o firmware dado q supostamente as versões mais novas contém correções/melhorias tanto na área de segurança quanto em desempenho... seria legal se as operadoras disponibilizassem uma página de suporte onde vc pudesse ler as "release notes" dos firmwares (mesmo q bem genéricas do tipo - esta atualização corrige falhas de segurança" ou "está atualização corrige um problema de desconexão ao usar xpto"... enfim... divago totalmente pq as operadoras não fazem direito nem apps básicos p/ a gde massa usar, imagina dar atenção a esses detalhes mais avançados

sobre quem perguntou sobre as luzes da hgu... aqui eu tive recentemente a askey rtf8115vw e o mitrastar gpt-2741gnac-n1 (minha hgu atual)
nesse askey, em bridge, a luz "do mouse" fica estável azul qdo está tudo ok na hgu (q em bridge, acredito, significa basicamente em conexão com a olt... esse status de led azul estável é o mesmo de qdo vc usa ela em modo router e tbm está tudo ok - ou seja pppoe feito e navegando na internet)
no mitra, em bridge, a luz do mouse, fica piscando loucamente (num azul meio esverdeado, q é a cor dos leds "ok" nessa hgu. no askey é um azul azulzão mesmo... esse status é diferente do status em modo router e com tudo ok... nesse caso, o led "azul esverdeado" fica estável, sem piscar)
 
Pessoal, podem me orientar.
Hoje tenho apenas internet da vivo, estou pensando em pegar a TV deles, qual a melhor forma de conseguir negociar com eles um valor legal de combo tv + internet?
 
Aqui também com roteador a parte (primeiro um C9 e depois um AX6000 ambos TP Link) o HGU funciona a quase 3 anos sem dor de cabeça, travou umas 2 vezes nesse período mais devia ser atualização de firmware da Vivo, pois depois de reiniciar resolveu.
aqui tb modo bridge quase 2 anos, nunca atualizou a HGU
fica meses e meses sem desligar ele e o roteador ax1800. estabilidade 100%
 
Tô pegando IP de Brasília na Vivo Fibra.

:blaur:

image.png
Normalmente quando ativa acontece isso, daqui a umas semanas ele vai cair para a região certa.
Aqui no primeiro mês ficou com Curitiba, na época tinha DirecTV Go aí abria a RPC em vez da Globo Rio por causa do range de IP.
 
Tô pegando IP de Brasília na Vivo Fibra.

:blaur:

image.png
As faixas de ip são alocadas aos ASN e não a locais físicos específicos.
Os roteadores regionais dos provedores, declaram coordenadas que indicam a localização, mas como no caso clássico da Oi podem estar bem errados.
O roteamento e as latências não são afetadas em nada por estes parâmetros.
 
Alguém tem problemas com algum serviço na vivo? Notei uns gargalos na twitch hoje, não sei se era o mac ou se era a fibra da vivo D:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo