[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

" Pegando o gancho no assunto ", mas essas coisas de Telecom são minimamente curiosas e "mutáveis" com o passar dos anos...

Até pouco tempo atrás, relativamente, volta dos 2017, minha cidade, DIVINÓPOLIS - MG, era tida como "inviável financeiramente e sem qualquer interesse comercial" por parte das operadoras, através de vários relatos dos próprios funcionários.

NET e GVT(VIVO) era algo "meramente sonho", pois sofríamos nas mãos da única operadora "Oi". E era SOMENTE "Velox ADSL".

Passados esses anos, a 1ª até então, que chegou e pensamos que seria de certa forma, concorrente de peso, Algar Telecom, ficou restrita aos bairros NOBRES da cidade.
Causou extrema decepção aos demais moradores de toda a cidade, que acharam que iriam poder contar com novas ofertas e bom preço/qualidade.

Foi quando em 2018 a VIVO anunciou a expansão da sua nova rede 100% FTTH para os 36 primeiros bairros. Hoje acredito que ela conte com mais de 40.

Logo após, Claro chegou em 2019, também com 100% FTTH, e cobriu vários bairros, mas não próximos aos 36 iniciais da VIVO.

A Oi meio que " tomou vergonha do pau que estava levando " da concorrência e expandiu sua rede, adotando também 100% FTTH em TODOS os bairros da cidade.

Agora, mais recente em Nov/2022, a Claro têm feito diversas obras por mais bairros, expandindo fortemente o FTTH, adotando uma " nova tecnologia " chamada " fotônica " ou " Fusion IP Network ", ao que me parece, unificarão a rede de transporte, ampliando além da rede móvel para futuros upgrades de 5G/6G etc. como também a rede fixa de fibra nos bairros atendidos.

Colocam as OLTs nos topos dos prédios em que tem ERBs, ou na base das torres em terrenos. Dando ganho imediato de capacidade como um todo.

E hoje, quem tem mais " sofrido " são justamente cidades bem grandes como as capitais, pois há várias " sombras e lacunas " de cobertura entre uma localidade e outra.

Em resumo: uma cidade que mal tinha infraestrutura de transporte para seguimento corporativo ou mesmo atender pequenos provedores locais, tem atualmente uma das maiores concorrências de infraestrutura de Telecom do Brasil!

Na real, a Oi acabou travando completamente com a recuperação judicial.
A sociedade já estava cheeeeia de débitos, que acabavam travando qualquer expansão e mesmo as manutenções.
Trabalhei com um técnico de manutenção da rede de fibra em backbone que simplesmente NÃO TINHA caixa de emenda pra fazer reparo no meio das estradas.
Não porque não levaram, mas pq não tinha. Segundo ele, pegavam caixa de emenda com ISP clientes da Oi que, pra evitar nova manutenção ou até pra conseguir resolver, entregavam direto pros técnicos.
Quanto não tinham nada, usavam garrafas de Coca Cola. Segundo o tipo, era melhor do que muita caixa que vinha do estoque (de quinta linha).

Não digo que a recuperação judicial travou. Só foi declarada a trava, já que a empresa já estava bem trancada.
A empresa simplesmente não tinha como se manter.

Isso no BACKBONE que comunicava uma cidade ou região inteira do RS! Nas redes até o cliente era pior.

Os dispositivos são mais caros, mas a rede de fibra é mais barata de manter, menos suscetível à interferências e trancas, permite vários serviços em única rede (internet, telefonias móvel - VoWifi - e fixa, televisão). Isso é tendência ao menos desde 2012!

A própria Net já usava o sistema misto de comunicações (TV, Internet e Telefonia) em único cabo desde o lançamento da Net Digital na metade dos 2000, que entregava um TV Box Docsis, que não decodificava; transmitia o fluxo de rede, como fazem Oi, Claro, Vivo hoje.

Conforme a Oi foi conquistando o mercado de volta, conseguiu lançar a Oi Fibra com FTTH e valorizar o produto pra venda.
Hoje, as redes foram quase completamente vendidas. Não acompanhei, mas parece que a Oi só mantém o contato com cliente/venda e os ASN (Vtal e outras) ficaram com a operação. Até agradeceria se alguém tivesse a info.

Desde que surgiram esses provedores locais de internet fibra sai fora da Vivo, e não estava tendo saudades. Porém, mudei agora para um condomínio que só tem Vivo e Claro, e como a rede dessa última é a mesma de 20 ou 30 anos atrás só resta usar a famigerada Vivo Fibra, com todo o lixismo que isso traz junto. Tenho meu próprio roteador wifi com Openwrt, usando o modem da operadora em bridge. Com está atualmente? Está sendo fácil colocar em bridge? A rede continua a porcaria de sempre?

Coloquei a ONT da Vivo de uma empresa cliente em bridge, mantendo a rede IP pra telefonia com um esquema do EndereçoDaONT/padrao (ou EndereçoDaONT/padrao.aspx) e funcionou muito bem. IPv4 público e bloco /64 ipv6 na porta do roteador. Lá funciona bem a conexão com a internet. É link backup e roda como primário nos clientes do Wifi público.

Tenho a Claro em HFC em casa. Funciona bem. Cai de vez em quando, mas não deixa na mão.
Sim, a única coisa que precisa fazer é depois de colocar o modem em bridge é configurar o PPPoE no seu router (user: cliente@cliente /senha: cliente). Depende da tua cidade e bairro. Aqui em santos-sp a rede está até que boa, único ponto ruim é q depois de uma atualização na central só pego range de IP lixo (191) e tiraram o overhead da cidade toda.

Que história é essa de IP lixo? Não conheço ahhahahah

Em primeiro lugar, não existe atendimento. Quando você fala com alguém da Viva parece que está falando num manicômio, ninguém sabe do que você está falando, e vão fazendo tudo a rumo. Nada mudou, porque pra instalar aqui fiz uns 5 pedidos, até que depois de muito trabalho alguém lá teve a ideia brilhante de concluir que o plano que eu havia selecionado (pelo site deles) não estava mais sendo comercializado, e pra poder instalar tinha que escolher um outro. Parece que deu certo, pois aparece no site lá o pedido e a data de instalação, o que não significa muita coisa pois pode desaparecer tudo do nada. No provedor que eu utilizo no escritório falo direto com o dono, ele escuta e entende o que eu digo, e resolve na medida do possível.

Segundo é o preço. No escritório estou pagando 130 por 1Gb de conexão, aqui Vivo Fibra 500 por 150 mangos.

Terceiro e quarto não sei como está agora pois faz tempo que não uso. Mas na época que usava quando algum técnico inventava de mexer na rede em algum lugar ele simplesmente puxava os fios, ia almoçar, saia de férias, sei lá, e depois quando passava um outro por ali ligava novamente. Era comum dias sem internet, e quando você buscava contato caia a ligação no manicômio.

Pra agravar, não sei o que inventavam lá que a rede da Vivo Fibra encontrava as demais em algum lugar no fim do mundo. Pra se ter uma ideia o ping entre minha residência antiga e meu escritório era de 45~50 na época da Vivo Fibra. Quando mudei para o provedor atual caiu pra 4~5. Vai saber o que fizeram, ou não fizeram. Tomara que tenham melhorado.

Aqui na minha cidade os provedores locais não entram onde já tinha Vivo Fibra, obviamente porque queriam pegar os clientes da NET/CLARO, com a rede deles só um pouco mais nova do que a que Pedro II usou pra testar o protótipo de telefone há uns 200 anos. Porém, de uns tempo pra cá eles tem entrado mesmo onde já tem Vivo Fibra, e obviamente todo mundo está pulando fora da Vivo, mas quando é condomínio é mais complicado, porque precisa convencer o pessoal, etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ótimo. Eles ainda estão fornecendo ipv4 público, sem GNAT ou outra porcaria semelhante?

No cliente que falei antes, o IP é público, mas nem ideia do tipo de contrato (empresarial ou doméstico).

A última vez que vi essa rede foi quando ainda estava na na NET, parecia muito bem conservada, os TAPs tampados e tal. No sistema aparecia viabilidade para TV e Virtua, mas a área era bloqueada. Foi por volta de 2015.
Sobre serviços interativos, era uma área sem NOW.
Ninguém tem serviço nessa região, não chegou a vender.
É área HFC, no padrão que tem em muitos lugares por aí.
Ah sobre os bairros prefiro não comentar sobre áreas muito específicas. Só deixar o relato.
Certo, entendo de fato é absurdo.

Pelo muito pouco que eu sei, em sp áreas que tinham este problemas eram áreas mais humildes na zona sul, capao redondo, jardim sao Luiz e outras. Pelo pouco que sei, que levantei, zona sul era competência da multicanal, e pelo menos quando houve a fusão em 1999, esses bairros eram cabeados já nesta época, provavelmente já devia ser cabeado há mais tempo.

Até consegui um print antigo do site da net de 1999:
T80ReBd.jpg

Mas acrescento que em uma das mensagens vc mencionou que tinha local que havia apenas cobertura de TV. Isso é indicativo de rede antiga sem canal de retorno, o que cairia naquele dilema que falei anteriormente...

Ainda assim quero frisar uma coisa: uma empresa que age assim não merece ter vc como cliente ou empregado, bem como vc merece uma empresa que seja melhor.

alguém de vcs q está por dentro dos bastidores desse mundo das operadoras sabe pq não tem claro/net no centrão de sp (centro velho falo, depois que passa a conexão leste-oeste até o prq. dom pedro II).... é bem interessante essa "geografia"... se vc vem descendo da paulista até o centro, tem claro p/ tdo canto... entrou na "bolinha" (ver um mapa da cidade... 😬) q forma o centrão mesmo de sp, acabou... só dá vivo.

Mesmo nos prédios novos, aparentemente só tem vivo... ouvi falar q colocaram claro no copan, mas não tenho certeza... já ouvi várias teses do pq isso acontece (dificuldade de cabear no centro pq os prédios são velhos, embora aparentemente os prédios novos não estão recebendo claro, dificuldade de cabear pq tudo tem q ser subterrâneo - no centro os fios/cabos são subterrâneos e até as teorias "da conspiração" de divisão de território entre vivo e claro)... enfim, se alguém souber o pq...

update: coloquei um mapinha da região q falo (eu conheço mais a parte próxima da consolação, praça roosevelt, copan, república... mas já reparei mais pro lado da sé e nada de claro, só vivo... tampa da vivo, carro da vivo, "roxinho" trabalhando etc..)
y4m23b-ZAl7owkeGDqWvIcPelHvCKFLWaFHUtJRs7E0bO2CClgs4ML201vaYtVw6BgNibnkIyyrR4rRWk8F05Km4SY5UCxv7iNVzXD5L_XZLrjRFgUEVtFe-2CrcUGa0j9hSB8028k3Zs3GUP9hgiwWs6UmGSMv1Pc4f4oVQDNK-i8
moro na região posso confirmar ali na região aonde está o reatro renault metro liberdade rua santo amaro r japura entre
outros todos os prédios da minha região e adjacentes possuem claro hfc, e tem um prédio na santa amaro que ja passou pela sobreposição
inclusive esta no mapa do @KILLME recomendo dar uma olhada . vivo fibra na região é em peso e também minha região é subterrânea pelo menos avenida
as luas adjacentes não

Desde que surgiram esses provedores locais de internet fibra sai fora da Vivo, e não estava tendo saudades. Porém, mudei agora para um condomínio que só tem Vivo e Claro, e como a rede dessa última é a mesma de 20 ou 30 anos atrás só resta usar a famigerada Vivo Fibra, com todo o lixismo que isso traz junto. Tenho meu próprio roteador wifi com Openwrt, usando o modem da operadora em bridge. Com está atualmente? Está sendo fácil colocar em bridge? A rede continua a porcaria de sempre?
Sempre foi facil colocar a HGU da vivo em bridge, e a rede aqui na minha região bate mais que o contratado.
Serviço aqui é imbatível em relação a claro.

A última vez que vi essa rede foi quando ainda estava na na NET, parecia muito bem conservada, os TAPs tampados e tal. No sistema aparecia viabilidade para TV e Virtua, mas a área era bloqueada. Foi por volta de 2015.
Sobre serviços interativos, era uma área sem NOW.
Ninguém tem serviço nessa região, não chegou a vender.
É área HFC, no padrão que tem em muitos lugares por aí.
Ah sobre os bairros prefiro não comentar sobre áreas muito específicas. Só deixar o relato.
so comentado um pouco do offtopic... aqui em são paulo ja esta rolando a sobreposição do HFC para fibra em varias regiões
So olhar o mapa do @KILLME

Última edição:
Engraçado essa vivo, ela faz comercial pro povão, mas na hora de contratar só quer saber do pessoal granado. Não tá nem aí pro povão que tá com nome no SPC e come mortandela.

Engraçado essa vivo, ela faz comercial pro povão, mas na hora de contratar só quer saber do pessoal granado. Não tá nem aí pro povão que tá com nome no SPC e come mortandela.
Mas agora pense do ponto de vista da operadora: vender um produto para uma pessoa que teoricamente já não tem condições de honrar os compromissos atuais? Mesmo que a pessoa tenha outra operadora e honre os pagamentos, o nome no SPC faz ver como alguém que tem maior chance de deixar de pagar.

Quando alguém deixa de pagar, é um custo alto pra operadora: muitos não pagam em 3 meses, judicializar a dívida é caro e pouco eficiente, tem gente que deixa a dívida prescrever, e sempre que entrega p/ agência de cobrança há prejuízo. Fora que a operadora perde com todos os custos inerentes a instalação do serviço, e o aparelho que muitas vezes não é devolvido.

Então, as vezes o consumidor com histórico de inadimplência não é interessante pq caso ele fique inadimplente, o prejuízo é significativo.

Isso fora que a vivo demora 60 dias pra fazer o corte, a Net é em 15 dias, ou seja, a vivo tem mais prejuízo quando o consumidor fica inadimplentes.

Note que você menciona "povao", mas a maioria das pessoas humildes honram com os compromissos. Ser pobre não é sinônimo de ter nome no SPC. Operadora, inclusive a vivo não quer cliente com nome no SPC mesmo que o cliente seja de classe alta, seja o Carlos Slim, o Abílio Diniz ou o Silvio santos.

Certo seria trocar a sua frase para "não está nem aí pra povo caloteiro"

Mas agora pense do ponto de vista da operadora: vender um produto para uma pessoa que teoricamente já não tem condições de honrar os compromissos atuais? Mesmo que a pessoa tenha outra operadora e honre os pagamentos, o nome no SPC faz ver como alguém que tem maior chance de deixar de pagar.

Quando alguém deixa de pagar, é um custo alto pra operadora: muitos não pagam em 3 meses, judicializar a dívida é caro e pouco eficiente, tem gente que deixa a dívida prescrever, e sempre que entrega p/ agência de cobrança há prejuízo. Fora que a operadora perde com todos os custos inerentes a instalação do serviço, e o aparelho que muitas vezes não é devolvido.

Então, as vezes o consumidor com histórico de inadimplência não é interessante pq caso ele fique inadimplente, o prejuízo é significativo.

Isso fora que a vivo demora 60 dias pra fazer o corte, a Net é em 15 dias, ou seja, a vivo tem mais prejuízo quando o consumidor fica inadimplentes.

Note que você menciona "povao", mas a maioria das pessoas humildes honram com os compromissos. Ser pobre não é sinônimo de ter nome no SPC. Operadora, inclusive a vivo não quer cliente com nome no SPC mesmo que o cliente seja de classe alta, seja o Carlos Slim, o Abílio Diniz ou o Silvio santos.

Falar em caloteiro, alguém sabe se a contratação via CNPJ faz verificação do CPF dos sócios?

O que eu quis dizer é que a vivo só quer fibra bairro que todos tenham grana. Bairro mais ou menos ou de periferia nem sonha em ter vivo fibra.

Por isso acho engraçado ela aparecer em comercial de Tv na novela (90% do público da Tv aberta são pessoas desses bairros de povão que leva farofa e frango assado pra praia) e na hora do vamo ver ela nega colocar infraestrutura para essa gente.

Muitos comentários da Vivo seriam evitáveis simplesmente acessando a apresentação do relatório financeiro deles do 3 trimestre de 2022.

Acho natural reclamarem de valor, até eu gostaria que fosse mais barato, mas é uma estratégia deles e não da para dizer que não esteja dando certo. Estão conseguindo se manter e não é de hoje que eles se posicionam como uma banda larga mais premium na contratação, apesar de oferecerem descontos agressivos na retenção.

Relatório financeiro deles está muito bem, estável e crescendo. Numero de casas conectadas e home passed crescendo ano após ano. Lucro crescendo.

Acho até meio mesquinho nós aqui, muitas vezes sem nem conhecer a ''maquina'' por dentro, acharmos que sabemos de tudo numa empresa bilionária com milhares de funcionários e milhões de clientes. Seja a opinião que for mais a favor ou contra a política atual, não da para dizer categoricamente que está certo ou errado.

Eu não acho que a empresa tenha a obrigação de me oferecer um serviço na minha região, mas acho que quando ela assim o faz ela tem a obrigação de me fornecer um serviço de alta qualidade. Entendo plenamente a revolta de não ter um serviço que desejamos disponível na nossa região, até porque já passei por isso, contudo apesar de já ter vivido em área mais “carente” eu não acho que a operadora tenha a obrigação de fornecer serviços nessas regiões, ainda mais quando é uma instituição privada que vise o lucro, exceto caso tenha isso imposto em contrapartida por alguma outra coisa. É claro que uma operadora privada sempre levara inúmeros fatores para liberar ou não o seu serviço em tal região. Operadora não gosta de perder dinheiro. Contudo, assim como outras empresas de outros ramos, eles tendem a escolher locais que possam trazer menos problemas e maior retorno financeiro e isso, pelo menos para mim, é absolutamente natural. Casos como passar o cabo e não vender, muitas vezes é incompetência e falta de comunicação interna, contudo na minha opinião se tal lugar o cabeamento foi passado a alguns anos e até hoje não foi ativo deve haver algum motivo que não seja explicito para nós. Isso é deixar dinheiro na mesa ou até pior é queimar o dinheiro investido. Nem mesmo a pior das operadoras daria uma falha tão grande dessa.

Acho que a mudança de preço e diminuição de velocidade atual é um erro. Eu não gostei. Só que cada operadora é livre para se posicionar comercialmente do jeito que achar melhor. Essa é a grande maravilha do crescimento da Claro Fibra/Coaxial, da Oi Fibra e dos pequenos provedores que surgiram nos últimos anos, a possibilidade de aumentar as opções (obviamente que não em todos os locais, mas hoje em dia é muito mais comum ter concorrência do que era a 5 anos atrás).

Pondero ainda que se vocês soubessem a quantia de pessoas de classe media baixa, que aqui está sendo chamado de pobre/povão, que gastam um valor considerável da renda com telecomunicações não por falta de opção, mas por escolha própria. Vocês ficariam surpresos. Pode ter certeza que no meio dos assinantes da Vivo Fibra tem milhões dessas pessoas que por escolha própria buscam melhores opções independentes do valor e de quanto isso pese no bolso no final do mês.

Toda essas estrategias, seja de preço, de televisão ou de ser premium é baseada em estudos. Muitas vezes falhos? Sim, porem não é pelo menos até agora o que os resultados financeiros estão indicando.

Resumindo minha opinião é isso. Acho que muitas vezes somos contagiados por experiências próprias e até mesmo pelos sentimentos na hora de fazer analise baseado na própria experiência, mas muitas vezes a realidade pode ser bem diferente do que pensamos e acreditamos.

Falo isso após ficar anos na Brasil Telecom, ir para a GVT e depois ser migrado para VIVO, depois para a Copel Telecom (agora Ligga) e por último voltar a VIVO. Hoje em dia com vontade de testar Claro Fibra, mas não passaram aqui na minha região só tem opção Coaxial por enquanto. Todas as opções que citei anteriormente fiquei esperando por ano(s) até ter cobertura na minha região, outras tive que me mudar por outros motivos e isso me deu cobertura da operadora pretendida. Não é uma situação agradável, mas não é o fim dos mundos.

Última edição:
A Vivo de 12 anos atrás poderia até ser assim, mas hoje em dia ela mudou a postura em muitos aspectos. Inclusive eu criticava a Vivo por só ter pessoas brancas nas propagandas dela, acho que eles viram isso e já vejo várias etnias nos comerciais. Inclusive tem um comercial do Móvel que tem até funk no jingle.

Falou e disse, muita gente do "povão" paga as contas direitinho porque gosta de dormir tranquilo. Aperta onde dá, mas honra os compromissos.
O que eu quis dizer é que a vivo só quer fibra bairro que todos tenham grana. Bairro mais ou menos ou de periferia nem sonha em ter vivo fibra.

Por isso acho engraçado ela aparecer em comercial de Tv na novela (90% do público da Tv aberta são pessoas desses bairros de povão que leva farofa e frango assado pra praia) e na hora do vamo ver ela nega colocar infraestrutura para essa gente.
Posso dar o exemplo da região onde moro que é periferia. A Vivo veio com a fibra tem alguns anos, acredito que uns 4 mais ou menos. Mas só em um pequeno pedaço depois de grandes obras em avenidas e aí adentraram em algumas ruas de bairro. De lá pra cá, o produto Vivo Fibra passou por uma mudança de ideias, passou a ser massificado. Ano passado cobriram boa parte das regiões aqui e próximas, lugares onde você nunca imaginaria um serviço desse antes. Esse ano meu bairro finalmente foi contemplado. Fui visitar um parente em outro bairro e na frente da casa tá lá o CTOP da Vivo Fibra só esperando a liberação pra ela pedir e sair da operadora pequena do bairro. Tem Vivo Fibra em becos e vielas por aqui, fizeram como a Oi, não deixaram buracos, até porque a rede pré conectorizada é fácil de expandir e montar.

Eu mesmo acabei de ligar no televendas da Vivo Fibra, eles viram que tem infra, mas a viabilidade não foi liberada ainda. Mas abriram solicitação para ver se liberam e pediram 72 horas para retorno. A moça disse que área nova geralmente acontece assim. Não botei muita fé, nem vou ficar esperando por isso, quando liberar eu compro, não tô com pressa por já ter Fibra da Oi, mas quando liberar a Vivo vou pra ela por alguns pequenos fatores:

*Padrão de qualidade Vivo*;
*Atendimento Vivo;
*Rotas Nacionais e Internacionais;
*Rede Própria

A Oi hoje é só uma MVNO da V.tal e pretendo sair de um plano de 500/250 de 119 reais para um plano de 300/150 + Netflix por 139 na Vivo. É mais caro? É, mas tenho muita confiança no produto.

Fala galera beleza? Alguém pegou o Vivo Total Pro de 500 Megas? O perfil está limitado a 500 ou ter um download acima, hoje tenho 600 Megas e ele chega a 674, mas achei o Vivo Total atrativo por causa do combo

Alguém conseguiu 700 megas por um preço legal?

Alguém conseguiu 700 megas por um preço legal?
Eu desisti de ligar pedindo os 700Mb/s ... dizem que o sistema não aceita portar de 600 para 700Mb/s.
Tentei no 0800, 10315 e aplicativo no Android.

Eu só quero a cobertura completa da Vivo onde ela começou faz anos, além do fato de 15 anos usando fio de telefone, não dá para defender.

Fala galera beleza? Alguém pegou o Vivo Total Pro de 500 Megas? O perfil está limitado a 500 ou ter um download acima, hoje tenho 600 Megas e ele chega a 674, mas achei o Vivo Total atrativo por causa do combo
Eu tinha o total família 3 com fibra de 300mb, semana passada liguei e atualizaram pra 500mb. No speedtest o down fica pouco acima de 500mb quando testado num notebook, o upload fica em em média 300mb, pouco acima dos 250mb do plano.
Mas aqui em casa acho que meu perfil tá com problema, já agendaram visita técnica pra quinta. Não tá pegando ipv6 e tem uma série de aplicativos que não abre, por exemplo, Disney plus fica só carregando. No celular vários apps como americanas, ame, ponto frio e até o próprio app da vivo fica dando erro na parte de suporte. No Xbox fica Nat moderada e erro em upnp.

Realmente, que problemão uma propaganda só com pessoas brancas heim, pela mor de deus.

Eu pensei que era brincadeira quando li o comentário " só pessoas brancas nos comerciais" :wtf:

Devia se preocupar com a qualidade do produto e não com quem faz a propaganda.

Última edição:
Eu pensei que era brincadeira quando li o comentário " só pessoas brancas nos comerciais" :wtf:

É geração que foi afetada pela tentativa de lacração da mídia e pela sociedade vitimista, como se 90% do país não tivessem a mesma origem diversificada, absurdo considerar cor, entre outras coisas, como obrigatório em um grupo, isso de não tiver "x" é preconceito, palhaçada da sociedade em que vivemos. Por mim poderia só ter gente azul, engraçado que a Tim usava Isso kkkk, ou dourado, não vai mudar nada minha escolha.

Última edição:

É geração que foi afetada pela tentativa de lacração da mídia e pela sociedade vitimista, como se 90% do país não tivessem a mesma origem diversificada, absurdo considerar cor, entre outras coisas, como obrigatório em um grupo, isso de não tiver "x" é preconceito, palhaçada da sociedade em que vivemos. Por mim poderia só ter gente azul, engraçado que a Tim usava Isso kkkk, ou dourado, não vai mudar nada minha escolha.
Quando eu era moleque, na rua tinha o neguinho, o dentinho, o zóio, o japa, o cascatinha, o orêia, tantos outros e, TODOS, éramos amigos. Bricávamos de pega-pega, bolinha de gude, esconde-esconde, futebol, carrinho de rolemã e por aí vai. TODOS, sem absolutamente NENHUMA frescura quanto a apelidos, cor, crença e etc.

Tenho muita dó de quem vai crescer nos dias de hoje com tanto "emparedamento" criado, não pra melhorar, mas pra dividir cada vez mais a sociedade.

Me desculpem pelo off-topic. Mas é nojenta, repuguinante essa coisa criada pela mídia.

Última edição:
Eu desisti de ligar pedindo os 700Mb/s ... dizem que o sistema não aceita portar de 600 para 700Mb/s.
Tentei no 0800, 10315 e aplicativo no Android.

Aqui fiz o upgrade de 600 para 1 Gbps, foi enrolado, porque dá a impressão que os "planos antigos" não possuem similaridade de plataforma. Após o upgrade meu link caiu para 6/6 mega, tive que abrir chamado o técnico veio e fez o devido upgrade, que na realidade virou uma nova contratação, mesmo usando a mesma HGU. Que rolo.

Users who are viewing this thread

Voltar