" Pegando o gancho no assunto ", mas essas coisas de Telecom são minimamente curiosas e "mutáveis" com o passar dos anos...
Até pouco tempo atrás, relativamente, volta dos 2017, minha cidade, DIVINÓPOLIS - MG, era tida como "inviável financeiramente e sem qualquer interesse comercial" por parte das operadoras, através de vários relatos dos próprios funcionários.
NET e GVT(VIVO) era algo "meramente sonho", pois sofríamos nas mãos da única operadora "Oi". E era SOMENTE "Velox ADSL".
Passados esses anos, a 1ª até então, que chegou e pensamos que seria de certa forma, concorrente de peso, Algar Telecom, ficou restrita aos bairros NOBRES da cidade.
Causou extrema decepção aos demais moradores de toda a cidade, que acharam que iriam poder contar com novas ofertas e bom preço/qualidade.
Foi quando em 2018 a VIVO anunciou a expansão da sua nova rede 100% FTTH para os 36 primeiros bairros. Hoje acredito que ela conte com mais de 40.
Logo após, Claro chegou em 2019, também com 100% FTTH, e cobriu vários bairros, mas não próximos aos 36 iniciais da VIVO.
A Oi meio que " tomou vergonha do pau que estava levando " da concorrência e expandiu sua rede, adotando também 100% FTTH em TODOS os bairros da cidade.
Agora, mais recente em Nov/2022, a Claro têm feito diversas obras por mais bairros, expandindo fortemente o FTTH, adotando uma " nova tecnologia " chamada " fotônica " ou " Fusion IP Network ", ao que me parece, unificarão a rede de transporte, ampliando além da rede móvel para futuros upgrades de 5G/6G etc. como também a rede fixa de fibra nos bairros atendidos.
Colocam as OLTs nos topos dos prédios em que tem ERBs, ou na base das torres em terrenos. Dando ganho imediato de capacidade como um todo.
E hoje, quem tem mais " sofrido " são justamente cidades bem grandes como as capitais, pois há várias " sombras e lacunas " de cobertura entre uma localidade e outra.
Em resumo: uma cidade que mal tinha infraestrutura de transporte para seguimento corporativo ou mesmo atender pequenos provedores locais, tem atualmente uma das maiores concorrências de infraestrutura de Telecom do Brasil!
Na real, a Oi acabou travando completamente com a recuperação judicial.
A sociedade já estava cheeeeia de débitos, que acabavam travando qualquer expansão e mesmo as manutenções.
Trabalhei com um técnico de manutenção da rede de fibra em backbone que simplesmente NÃO TINHA caixa de emenda pra fazer reparo no meio das estradas.
Não porque não levaram, mas pq não tinha. Segundo ele, pegavam caixa de emenda com ISP clientes da Oi que, pra evitar nova manutenção ou até pra conseguir resolver, entregavam direto pros técnicos.
Quanto não tinham nada, usavam garrafas de Coca Cola. Segundo o tipo, era melhor do que muita caixa que vinha do estoque (de quinta linha).
Não digo que a recuperação judicial travou. Só foi declarada a trava, já que a empresa já estava bem trancada.
A empresa simplesmente não tinha como se manter.
Isso no BACKBONE que comunicava uma cidade ou região inteira do RS! Nas redes até o cliente era pior.
Os dispositivos são mais caros, mas a rede de fibra é mais barata de manter, menos suscetível à interferências e trancas, permite vários serviços em única rede (internet, telefonias móvel - VoWifi - e fixa, televisão). Isso é tendência ao menos desde 2012!
A própria Net já usava o sistema misto de comunicações (TV, Internet e Telefonia) em único cabo desde o lançamento da Net Digital na metade dos 2000, que entregava um TV Box Docsis, que não decodificava; transmitia o fluxo de rede, como fazem Oi, Claro, Vivo hoje.
Conforme a Oi foi conquistando o mercado de volta, conseguiu lançar a Oi Fibra com FTTH e valorizar o produto pra venda.
Hoje, as redes foram quase completamente vendidas. Não acompanhei, mas parece que a Oi só mantém o contato com cliente/venda e os ASN (Vtal e outras) ficaram com a operação. Até agradeceria se alguém tivesse a info.
Desde que surgiram esses provedores locais de internet fibra sai fora da Vivo, e não estava tendo saudades. Porém, mudei agora para um condomínio que só tem Vivo e Claro, e como a rede dessa última é a mesma de 20 ou 30 anos atrás só resta usar a famigerada Vivo Fibra, com todo o lixismo que isso traz junto. Tenho meu próprio roteador wifi com Openwrt, usando o modem da operadora em bridge. Com está atualmente? Está sendo fácil colocar em bridge? A rede continua a porcaria de sempre?
Coloquei a ONT da Vivo de uma empresa cliente em bridge, mantendo a rede IP pra telefonia com um esquema do EndereçoDaONT/padrao (ou EndereçoDaONT/padrao.aspx) e funcionou muito bem. IPv4 público e bloco /64 ipv6 na porta do roteador. Lá funciona bem a conexão com a internet. É link backup e roda como primário nos clientes do Wifi público.
Tenho a Claro em HFC em casa. Funciona bem. Cai de vez em quando, mas não deixa na mão.
Sim, a única coisa que precisa fazer é depois de colocar o modem em bridge é configurar o PPPoE no seu router (user: cliente@cliente /senha: cliente). Depende da tua cidade e bairro. Aqui em santos-sp a rede está até que boa, único ponto ruim é q depois de uma atualização na central só pego range de IP lixo (191) e tiraram o overhead da cidade toda.
Que história é essa de IP lixo? Não conheço ahhahahah
Em primeiro lugar, não existe atendimento. Quando você fala com alguém da Viva parece que está falando num manicômio, ninguém sabe do que você está falando, e vão fazendo tudo a rumo. Nada mudou, porque pra instalar aqui fiz uns 5 pedidos, até que depois de muito trabalho alguém lá teve a ideia brilhante de concluir que o plano que eu havia selecionado (pelo site deles) não estava mais sendo comercializado, e pra poder instalar tinha que escolher um outro. Parece que deu certo, pois aparece no site lá o pedido e a data de instalação, o que não significa muita coisa pois pode desaparecer tudo do nada. No provedor que eu utilizo no escritório falo direto com o dono, ele escuta e entende o que eu digo, e resolve na medida do possível.
Segundo é o preço. No escritório estou pagando 130 por 1Gb de conexão, aqui Vivo Fibra 500 por 150 mangos.
Terceiro e quarto não sei como está agora pois faz tempo que não uso. Mas na época que usava quando algum técnico inventava de mexer na rede em algum lugar ele simplesmente puxava os fios, ia almoçar, saia de férias, sei lá, e depois quando passava um outro por ali ligava novamente. Era comum dias sem internet, e quando você buscava contato caia a ligação no manicômio.
Pra agravar, não sei o que inventavam lá que a rede da Vivo Fibra encontrava as demais em algum lugar no fim do mundo. Pra se ter uma ideia o ping entre minha residência antiga e meu escritório era de 45~50 na época da Vivo Fibra. Quando mudei para o provedor atual caiu pra 4~5. Vai saber o que fizeram, ou não fizeram. Tomara que tenham melhorado.
Aqui na minha cidade os provedores locais não entram onde já tinha Vivo Fibra, obviamente porque queriam pegar os clientes da NET/CLARO, com a rede deles só um pouco mais nova do que a que Pedro II usou pra testar o protótipo de telefone há uns 200 anos. Porém, de uns tempo pra cá eles tem entrado mesmo onde já tem Vivo Fibra, e obviamente todo mundo está pulando fora da Vivo, mas quando é condomínio é mais complicado, porque precisa convencer o pessoal, etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Ótimo. Eles ainda estão fornecendo ipv4 público, sem GNAT ou outra porcaria semelhante?
No cliente que falei antes, o IP é público, mas nem ideia do tipo de contrato (empresarial ou doméstico).