Pra movel, pelo menos no estado de SP, a vivo era elitista (inclusive com preços muito mais altos que a concorrencia), pois era operadora de banda A, herdando a época a infraestrutura da telesp celular, o que permitiu que a vivo tivesse muito mais cobertura, inclusive em áreas rurais, fazendas, estradas, interior, locais afastados, etc. Durante anos a vivo cobrou mais caro em decorrência disto, já que pessoas que residiam nestes locais ou viajavam muito, precisavam de ampla cobertura. Cabe ressaltar que a vivo sempre tomou medidas para dificultar que a pessoa migrasse dela. Primeiro era o CDMA, que apenas ela usava, depois o GSM em 850, pois para a pessoa ir ou sair dela significava ter de trocar de terminal.
Isso só começou a mudar quando a vivo migrou pro GSM e começou a desligar o CDMA, pq durante anos a cobertura gsm da vivo era sofrível, ao menos em santos.
Hoje, a vivo móvel, ao menos na minha cidade, é uma operadora bem mediana: sinal que tem extremos, cobertura com buracos, locais que funcionam muito bem e outros que funcionam muito mal, locais que a rede 4g funciona pior que UTMS, etc.
Porque eu falei tudo isto: pra explicar que a vivo movel durante décadas se considerava uma operadora "diferenciada", melhor que as outras (o que em partes era verdade, tanto que era líder de mercado mesmo com o preço alto). No entanto, hoje a vivo é uma operadora mediana igual as outras na maioria dos locais.
Hoje, com o fatiamento e venda da Oi, a vivo se não me engano perdeu a liderança, e precisa atrair outros clientes. O Brasil não é composto apenas de pessoas de novela, onde metade é rico, e a metade pobre leva um padrão de vida de quem ganha 20 mil. O Brasil é um grupo bastante heterogêneo, com miscigenação, várias religiões, e também com perfis de renda bastante diversos. A vivo parece que entendeu que precisa atingir este público. É lindo vender para o pessoal de maior renda, ticket alto e lucro alto, mas a realidade é que a maior parte da população é pobre. Nenhuma operadora consegue viver vendendo só pra rico/classe média alta. Portanto, a realidade mostrou a vivo movel que é necessário direcionar a outras classes sociais, até pq se antes ela era cara por ter mais cobertura, hoje não há motivação real pra ela se posicionar como operadora elitizada, já que não há mais o diferencial da cobertura