[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Minha Vivo (600+Fixo) além de não ter baixado o preço com a redução do ICMS agora ao completar 6 meses de assinatura vai aumentar... :mad:

consumidor.gov.br
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

amigo sou cliente desde primeira fibra da Vivo (telefonica) nunca funionou corretamente e nao funciona.

Isto é problema mundial com ipv6.

Entao melhor e manter desativado pelo menos nao tera problemas se eles aparecerem do nada.
Para sua informação sou cliente da vivo fibra de 2009, cancelei e retomei 2011

IPV6 não veio na primeira fibra da vivo muito menos na segunda.
Até 2018 meu roteador so recebia ipv4, nem existia ipv6.
Se com vc nunca funcionou o ipv6 tudo bem, mas não tem nada de problema mundial com o ipv6. Tenho funcionando a 2 anos comigo funciona normalmente
e nunca tive problemas, outro usuários aqui também utilizam.
Não tem nada ver desativar o ipv6 para velocidade aumentar.. dar dica sem pé e sem cabeça não parece nada viável. isso parece ser um erro de perfil
ou limitação do equipamento do colega.
 
consumidor.gov.br
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Para sua informação sou cliente da vivo fibra de 2009, cancelei e retomei 2011

IPV6 não veio na primeira fibra da vivo muito menos na segunda.
Até 2018 meu roteador so recebia ipv4, nem existia ipv6.
Se com vc nunca funcionou o ipv6 tudo bem, mas não tem nada de problema mundial com o ipv6. Tenho funcionando a 2 anos comigo funciona normalmente
e nunca tive problemas, outro usuários aqui também utilizam.
Não tem nada ver desativar o ipv6 para velocidade aumentar.. dar dica sem pé e sem cabeça não parece nada viável. isso parece ser um erro de perfil
ou limitação do equipamento do colega.
Se ele funciona-se tambem como diz por que ate hoje temos que usar ipv4 e ipv6 ativados mesmo equipamentos novos ?
 
A Vivo está passando a fibra na minha rua hoje após séculos de espera :lindo:

Quanto tempo será que vão demorar pra liberar as vendas?
3g2mVKC.png

Aqui demorou 60 dias pra liberar a rede pra vendas.
Por aqui foi coisa de um mês
 
amigo sou cliente desde primeira fibra da Vivo (telefonica) nunca funionou corretamente e nao funciona.

Isto é problema mundial com ipv6.

Entao melhor e manter desativado pelo menos nao tera problemas se eles aparecerem do nada.
Se ele funciona-se tambem como diz por que ate hoje temos que usar ipv4 e ipv6 ativados mesmo equipamentos novos ?
Porque muitos destinos e aplicações ainda são IPv4 only, muitas vezes causados por desconhecimento ou por pensamentos tipo "IPV6 só dá problema, melhor não arriscar", isso fora equipamentos legados/mal configurados em alguma parte do trajeto entre a origem e o destino, e aqui o mérito -ou culpa- não é apenas da VIVO, pois a internet é muito maior do que isso.

Uma pela outra, se IPv6 estraga sua experiência simplesmente desabilite-o, mas definitivamente você não pode afirmar que todos tem problemas, pois não é verdade.
 
Porque muitos destinos e aplicações ainda são IPv4 only, muitas vezes causados por desconhecimento ou por pensamentos tipo "IPV6 só dá problema, melhor não arriscar", isso fora equipamentos legados/mal configurados em alguma parte do trajeto entre a origem e o destino, e aqui o mérito -ou culpa- não é apenas da VIVO, pois a internet é muito maior do que isso.

Uma pela outra, se IPv6 estraga sua experiência simplesmente desabilite-o, mas definitivamente você não pode afirmar que todos tem problemas, pois não é verdade.
Quando estou com IPV6 ativo aqui e acesso o servidor da Netflix que é cdn da Vivo com IPV6 e ele tem problemas de travamento e demora para carregar .

O problema e de quem ?
 
Quando estou com IPV6 ativo aqui e acesso o servidor da Netflix que é cdn da Vivo com IPV6 e ele tem problemas de travamento e demora para carregar .

O problema e de quem ?
Literalmente o problema é seu.
tenho netflix amazon, globoplay apple tv, paramount disney e todos funcionando perfeitamente
com ipv6
 
cara, o plano de 1 giga tá entregando 900/450.
E ipv6 tbm não tá funcionando.
Então, no meu caso ao mudar para 500mb o ipv6 não estava ativando. Alguns colegas falam que não tem problema mas no meu caso tive dificuldades, pois muitos app´s não estavam abrindo (americanas, ame, ifood, paramount plus, disney plus, cartão itaucard, são alguns exemplos). Depois de várias visitas técnicas e trocas de HGU o problema foi resolvido desabilitando o ipv6.
O colega mosqueteiro fez um passo a passo:

"Pessoal, para quem está com problemas em navegação de aplicativos eu aconselho a fazer um teste, no modem HGU GPT-2741GNAC-N2 funcionou bem.

Entre em 192.168.15.1/padrao

Usuário: support
Senha: Está na etiqueta em baixo da HGU

Você vai entrar na área master da HGU, no menu da esquerda click em "Configuração de rede" , no sub menu entre em "Lan", click em "IPv6 LAN setup"...

DESMARQUE a flag "Ativar IPv6.

Após desmarcar a flag, click em "Aplicar" na parte de baixo da página."



Eu fiz alguns testes e consegui ativar o ipv6 e habilitar na minha rede interna seguindo esses passos:
Entre em 192.168.15.1/padrao

Usuário: support
Senha: Está na etiqueta em baixo da HGU

Você vai entrar na área master da HGU, no menu da esquerda click em "Configuração de rede" , no sub menu entre em "Lan", click em "IPv6 LAN setup"...

Deixe Marcado a flag "Ativar IPv6.
- Na mesma pagina mais embaixo em setup Lan ipv6 dns assign - mude pra stateless.
Clica em aplicar, espera um pouco e dê uma reiniciada na HGU.

Aqui habilitou o ipv6 e os apps estão abrindo normalmente.


Caso ainda não funcione corretamente vc volta nessa mesma pagina de configuração e faz mais uma alteração:
- Ligação local Tipo de endereço - coloca manual.
 
Quando estou com IPV6 ativo aqui e acesso o servidor da Netflix que é cdn da Vivo com IPV6 e ele tem problemas de travamento e demora para carregar .

O problema e de quem ?
Creio que da Netflix, uma vez que as OCAs dentro das operadoras são administradas por ela.
 
Quando estou com IPV6 ativo aqui e acesso o servidor da Netflix que é cdn da Vivo com IPV6 e ele tem problemas de travamento e demora para carregar .

O problema e de quem ?

Como pode ser meu se estou usando equipamento compativel com IPV6 e modem Vivo de ultima versao.

E sempre facil jogar a culpa no usuario quando nao se sabe .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Creio que da Netflix, uma vez que as OCAs dentro das operadoras são administradas por ela.
Eu chama tenico da Vivo ele diz o que voce acabou de dizer que o problema é Netflix.

Ja falei ate com pessoal da engenharia da Netflix no EUA e reposta foi que era do meu provedor.

Deve acreditar em quem ?

Ou seja o usuario sempre vai sair perdendo e raramente o problema sera solucionado.
 
Última edição:
Pessoal, apesar das HGU da vivo terem a mesma carcaça será que internamente há diferenças mesmo sendo Mistrastar ou askey?
Nas diversas trocas que os técnicos fizeram na minha casa semana passada por último colocaram um mitra fabricado em 01/22. O anterior era bem mais antigo, tinha até etiqueta da gvt. Esse mais antigo notei que esquentava bastante, já esse novo é perceptível que é mais leve, tem uma carcaça um pouco mais baixa e quase não esquenta. Será que os processadores e a quantidade de memoria ram são diferentes nessas HGU?

Eu usava um tp link ax50 e depois desses problemas optei por ficar uns dias testando só essa HGU nova. Testando com a HGU em bridge a velocidade nunca chegava nos 500mb e o ping era sempre mais alto.
Já tem quase uma semana que deixei só a HGU, as velocidades via cabo sempre passa dos 500mb, o upload que era pra ser 250mb agora fica entre 290 e 320mb. No wifi o down fica entre 400 e 500mb dependo da distância que eu tiver testando dentro de casa. Não tive problemas com queda de desempenho mesmo conectando 4 tvs, 3 smartphones e 2 notebooks, fora os celulares das visitas.
 
Como pode ser meu se estou usando equipamento compativel com IPV6 e modem Vivo de ultima versao.

E sempre facil jogar a culpa no usuario quando nao se sabe .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu chama tenico da Vivo ele diz o que voce acabou de dizer que o problema é Netflix.

Ja falei ate com pessoal da engenharia da Netflix no EUA e reposta foi que era do meu provedor.

Deve acreditar em quem ?

Ou seja o usuario sempre vai sair perdendo e raramente o problema sera solucionado.
Sinceramente?

A verdade é que a Vivo presta o mesmo desserviço no quesito má implementação e/ou configuração do IPv6 em algumas localidades, assim como faz Claro/NET. Aqui mesmo quando utilizava a Claro/NET, eu tinha que deaativar o IPv6 porque algúns apps e sites demoravam uma eternidade pra abrir, isso quando abriam, com ele ativado. E o mesmo continua com a Vivo. Tanto que logo quando instalou aqui já vim perguntar no tópico como dasativava, pelo mesmo motivo/problema já acontecia com a Claro/NET.

Seja problema em algumas áreas ou não, o fato é que acontece aqui e também em áreas/bairros onde tenho familiares e amigos. E o que "talvez" confirme ser algo localizado é que em outras áreas como onde trabalho e também onde reside algúns foristas não ocorre, conforme se lê em seus relatos aqui no Adrena.

O que fazer?

O ideal seria reclamar até que parta das ISPs a iniciativa do conserto. Mas como argumentar por algo que parece ser localizado e sabendo que será esta a desculpa em eles vão se apoiar?!

Desse modo, faço o possível, que é desativar localmente o IPv6 no equipamento. Infelizmente é o que dá pra fazer.
 
Estranho essa questão do ipv6 atrapalhar a navegação em alguns casos. Na parte avançada de configuração da HGU da vivo tem uma opção pra escolher o dns ipv6 e no caso do mistrastar vem marcado por padrão como primeira opção o ipv4. Imaginei que primeiro ele buscasse a opção ipv4 e caso não encontrasse a pagina passaria para o ipv6 para resolver essa questão de endereçamento IP.
 
Sinceramente?

A verdade é que a Vivo presta o mesmo desserviço no quesito má implementação e/ou configuração do IPv6 em algumas localidades, assim como faz Claro/NET. Aqui mesmo quando utilizava a Claro/NET, eu tinha que deaativar o IPv6 porque algúns apps e sites demoravam uma eternidade pra abrir, isso quando abriam, com ele ativado. E o mesmo continua com a Vivo. Tanto que logo quando instalou aqui já vim perguntar no tópico como dasativava, pelo mesmo motivo/problema já acontecia com a Claro/NET.

Seja problema em algumas áreas ou não, o fato é que acontece aqui e também em áreas/bairros onde tenho familiares e amigos. E o que "talvez" confirme ser algo localizado é que em outras áreas como onde trabalho e também onde reside algúns foristas não ocorre, conforme se lê em seus relatos aqui no Adrena.

O que fazer?

O ideal seria reclamar até que parta das ISPs a iniciativa do conserto. Mas como argumentar por algo que parece ser localizado e sabendo que será esta a desculpa em eles vão se apoiar?!

Desse modo, faço o possível, que é desativar localmente o IPv6 no equipamento. Infelizmente é o que dá pra fazer.
Como falamos, anteriormente não tenho problemas com isso. Moro num prédio aonde so existe vivo fibra a maioria dos moradores com smart tv e tals
até trocamos figurinhas e tudo via ipv6.. não vi ninguém reclamando disso do netflix ou algum streaming.
perguntei pra um técnico da vivo também um tempo atrás se tinha gente reclamando disso, as unicas reclamações da vivo fibra era de wifi com baixo desempenho kkkk.
Mas claro entendemos que alguma região ou algum cliente posso ter problema mas não é nada de erro mundial como comentaram ai acima.
 
Tentei a degustação no setor de cancelamento, a atendente informou não estar disponível porém abriu uma solicitação junto à um determinado setor para viabilizar a degustação, desconfiado eu liguei pra ouvidoria me transferiram para outro setor lá e a atendente me disse que realmente foi aberta a solicitação para inserção de degustação no plano e que eu tenho que aguardar o prazo que o setor deles irá retornar informando se deu certo. Alguém passou por algo parecido? No fim das contas acho que não vai rolar degustação nenhuma kkkkkk’

Recebi um e-mail de retorno da solicitação, encaminharam essa solicitação para o setor Vivo Móvel incorretamente portanto me disseram que não é possível seguir com o atendimento, curioso que enviaram junto a nota que atendente deixou na solicitação: "Cliente deseja degustação de 600 MB, porém só está disponível no Siebel" 🤔. Em breve vou acionar Ouvidoria novamente e citar essa disponibilidade somente no Siebel :limo:
 
Recebi um e-mail de retorno da solicitação, encaminharam essa solicitação para o setor Vivo Móvel incorretamente portanto me disseram que não é possível seguir com o atendimento, curioso que enviaram junto a nota que atendente deixou na solicitação: "Cliente deseja degustação de 600 MB, porém só está disponível no Siebel" 🤔. Em breve vou acionar Ouvidoria novamente e citar essa disponibilidade somente no Siebel :limo:
tenta o consumidor.gov.br.
Ouvidoria da vivo é difícil acertar alguém que te ajude de verdade.
 
Tinha que dar pelo menos 940 e 520.

O ipv6 na Vivo é complicado sempre da problemas mesmo é melhor desativar definitivamente.

Reclama ai no consumidor para ver se pelo menos consegue um desconto kkk.

Sim, deveria dar isso. Parece que a vivo tá capando no limite da anatel de entregar 90% da velocidade contratada.

Vou dar mais uns 2 meses, se não vou mudar para o de plano de 700 que tá entregando a mesma coisa.

Quanto ao IPV6, na velocidade antiga funcionava normalmente. Como desativar o ipv6 não muda nada, vou dar mais um tempo, também, se não vou fazer o procedimento do amigo aí de cima que indicou mudar para stateless.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pode ser o gargalo da sua placa de rede também
Amigo, em questão do download, sim. Agora para o upload deveria bater os 500 pelo menos né.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, no meu caso ao mudar para 500mb o ipv6 não estava ativando. Alguns colegas falam que não tem problema mas no meu caso tive dificuldades, pois muitos app´s não estavam abrindo (americanas, ame, ifood, paramount plus, disney plus, cartão itaucard, são alguns exemplos). Depois de várias visitas técnicas e trocas de HGU o problema foi resolvido desabilitando o ipv6.
O colega mosqueteiro fez um passo a passo:

"Pessoal, para quem está com problemas em navegação de aplicativos eu aconselho a fazer um teste, no modem HGU GPT-2741GNAC-N2 funcionou bem.

Entre em 192.168.15.1/padrao

Usuário: support
Senha: Está na etiqueta em baixo da HGU

Você vai entrar na área master da HGU, no menu da esquerda click em "Configuração de rede" , no sub menu entre em "Lan", click em "IPv6 LAN setup"...

DESMARQUE a flag "Ativar IPv6.

Após desmarcar a flag, click em "Aplicar" na parte de baixo da página."



Eu fiz alguns testes e consegui ativar o ipv6 e habilitar na minha rede interna seguindo esses passos:
Entre em 192.168.15.1/padrao

Usuário: support
Senha: Está na etiqueta em baixo da HGU

Você vai entrar na área master da HGU, no menu da esquerda click em "Configuração de rede" , no sub menu entre em "Lan", click em "IPv6 LAN setup"...

Deixe Marcado a flag "Ativar IPv6.
- Na mesma pagina mais embaixo em setup Lan ipv6 dns assign - mude pra stateless.
Clica em aplicar, espera um pouco e dê uma reiniciada na HGU.

Aqui habilitou o ipv6 e os apps estão abrindo normalmente.


Caso ainda não funcione corretamente vc volta nessa mesma pagina de configuração e faz mais uma alteração:
- Ligação local Tipo de endereço - coloca manual.

a minha hgu aqui da vivo está em bridge.
vou testar voltando ela para router para ver se ativa o ipv6 e acerta a velocidade.
não deveria ter nada a ver, mas na prática quando se passa a hgu para bridge surgem alguns problemas (mesmo que a maioria dos usuários não perceba)
 
Pessoal, apesar das HGU da vivo terem a mesma carcaça será que internamente há diferenças mesmo sendo Mistrastar ou askey?
Nas diversas trocas que os técnicos fizeram na minha casa semana passada por último colocaram um mitra fabricado em 01/22. O anterior era bem mais antigo, tinha até etiqueta da gvt. Esse mais antigo notei que esquentava bastante, já esse novo é perceptível que é mais leve, tem uma carcaça um pouco mais baixa e quase não esquenta. Será que os processadores e a quantidade de memoria ram são diferentes nessas HGU?

Eu usava um tp link ax50 e depois desses problemas optei por ficar uns dias testando só essa HGU nova. Testando com a HGU em bridge a velocidade nunca chegava nos 500mb e o ping era sempre mais alto.
Já tem quase uma semana que deixei só a HGU, as velocidades via cabo sempre passa dos 500mb, o upload que era pra ser 250mb agora fica entre 290 e 320mb. No wifi o down fica entre 400 e 500mb dependo da distância que eu tiver testando dentro de casa. Não tive problemas com queda de desempenho mesmo conectando 4 tvs, 3 smartphones e 2 notebooks, fora os celulares das visitas.
Via de regra o hardware é similar mas certamente há variantes/evoluções ao longo do tempo.

Eu uso o mesmo HGU Mitrastar desde 2016 aqui, por um tempo ele ficou trabalhando como roteador sem ocorrências graves (exceto baixo alcance Wi-Fi, mas moro em um sobrado), nos últimos anos ele está em bridge e zero incômodo também. Até os 600Mbps já tive todas as velocidades possíveis e acima disso não tenho interesse por hora pois pago muito barato por 600/300 que atende com sobra as minhas necessidades.

Particularmente tenho minha ressalvas com equipamentos TP-Link, mas uma alternativa pode ser configurá-lo como Access Point ao invés de deixá-lo com muitas responsabilidades.

Estranho essa questão do ipv6 atrapalhar a navegação em alguns casos. Na parte avançada de configuração da HGU da vivo tem uma opção pra escolher o dns ipv6 e no caso do mistrastar vem marcado por padrão como primeira opção o ipv4. Imaginei que primeiro ele buscasse a opção ipv4 e caso não encontrasse a pagina passaria para o ipv6 para resolver essa questão de endereçamento IP.
A resolução de nomes não tem relação direta com o tráfego em si pois recursivos v4 também podem resolver endereços v6, exemplo:

Código:
~# dig netflix.com AAAA netflix.com A @8.8.8.8 +short

2600:1f18:631e:2f82:c8cd:27b2:ac:8dbf
2600:1f18:631e:2f84:ceae:e049:1e:6a96
2600:1f18:631e:2f80:77e5:13a7:6533:7584
3.211.157.115
3.225.92.8
54.160.93.182

Naturalmente este é um teste simples para 'netflix.com' (site) e não para os servidores de vídeo em si, este é outro departamento e o endereçamento é bem mais dinâmico e conforme a demanda:

1672931637164.png


Daí a importância de não ficar usando DNS públicos e/ou de outras operadoras sem real necessidade pois a chance de ser direcionado para CDNs mais distantes/piores é bem grande.

Mas você está certo quanto à ordem de preferência, a RFC 8305 existe justamente pra isso, só que às vezes na prática a teoria é outra.
 
Sim, deveria dar isso. Parece que a vivo tá capando no limite da anatel de entregar 90% da velocidade contratada.

Vou dar mais uns 2 meses, se não vou mudar para o de plano de 700 que tá entregando a mesma coisa.

Quanto ao IPV6, na velocidade antiga funcionava normalmente. Como desativar o ipv6 não muda nada, vou dar mais um tempo, também, se não vou fazer o procedimento do amigo aí de cima que indicou mudar para stateless.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Amigo, em questão do download, sim. Agora para o upload deveria bater os 500 pelo menos né.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



a minha hgu aqui da vivo está em bridge.
vou testar voltando ela para router para ver se ativa o ipv6 e acerta a velocidade.
não deveria ter nada a ver, mas na prática quando se passa a hgu para bridge surgem alguns problemas (mesmo que a maioria dos usuários não perceba)
Só por curiosidade quais servidores você usou no speedtest para verificar a velocidade? Se você for sp usa o server i3d
 
Como falamos, anteriormente não tenho problemas com isso. Moro num prédio aonde so existe vivo fibra a maioria dos moradores com smart tv e tals
até trocamos figurinhas e tudo via ipv6.. não vi ninguém reclamando disso do netflix ou algum streaming.
perguntei pra um técnico da vivo também um tempo atrás se tinha gente reclamando disso, as unicas reclamações da vivo fibra era de wifi com baixo desempenho kkkk.
Mas claro entendemos que alguma região ou algum cliente posso ter problema mas não é nada de erro mundial como comentaram ai acima.
Perfeito, j4nus.

E, por isso, destaquei como algo "localizado". Pois, sei que aqui e em outros lugares ocorre, já em outros, não.

Ao menos sei que, no meu caso, desativar o IPv6 é o que resolve os problemas. E, como disse, desde a época da Claro/NET.

Obviamente e, como você destacou, generalizar não é o caminho. Mas compartilharmos nossas experiências, problemas e possíveis soluções para, quem sabe, chegarmos a um entendimento melhor do assunto.
 
Recebi um e-mail de retorno da solicitação, encaminharam essa solicitação para o setor Vivo Móvel incorretamente portanto me disseram que não é possível seguir com o atendimento, curioso que enviaram junto a nota que atendente deixou na solicitação: "Cliente deseja degustação de 600 MB, porém só está disponível no Siebel" 🤔. Em breve vou acionar Ouvidoria novamente e citar essa disponibilidade somente no Siebel :limo:
Eu tenho um print antigo do Siebel e realmente nele aparece todas as degustações possíveis.

image.png
 
Alguém já testou o plano de 500Mb/s ? se for semelhante ao perfil plano de 700Mb/s, pode ser que a banda disponibilizada seja de 600Mb/s ou mais.
Para referência o antigo plano de 600Mb/s entregava 640/310 aqui em Porto Alegre com o Mitrastar 2741-N2 .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo