[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Já disse antes e repito: todas os provedores são péssimos, odeio todos igualmente.

Eu ai hauahuhauhauahuah. Tive problemas com TODOS. Tem temporadas que o serviço tá tão bosta que eu viro um tiozao que só assiste Whatsapp e Youtube só pra ignorar os problemas

Pessoal, minha degustação de 600mb ainda não entrou.

Já liguei até para Ouvidoria e eles disseram que no sistema já está ativada, então agendaram uma visita técnica para amanhã.

Como eu tinha a degustação de 600mb até dia 10/02, obviamente basta eles ajustarem somente lá no sistema, não preciso trocar de modem nem nada, entretanto, lembro que da primeira vez eles tiveram que mandar um técnico aqui e enquanto ele estava aqui em casa ligou na central pedindo para ajeitar alguma coisa no perfil.

Vocês sabem o que é? Pois não quero correr o risco de ele vir aqui "para nada", então prefiro já alertá-lo do que deve ser feito.

Obrigado!

Vocês sabem o que é? Pois não quero correr o risco de ele vir aqui "para nada", então prefiro já alertá-lo do que deve ser feito.
Pergunta besta, mas vc desligou/ligou o modem para renovar a sessão pppoe, certo?

Galera do céu, saí de um provedor pequeno pra Vivo Fibra e o roteador deles é terrível.

O provedor anterior tinha um roteador com 4 antenas que o 5g chegava até no fundo de casa, agora nada.

O que eu posso fazer pra melhorar?

Galera do céu, saí de um provedor pequeno pra Vivo Fibra e o roteador deles é terrível.

O provedor anterior tinha um roteador com 4 antenas que o 5g chegava até no fundo de casa, agora nada.

O que eu posso fazer pra melhorar?

Só comprando um roteador Wifi bom. Aí desabilita o Wifi do modem da Vivo, coloca o mesmo em bridge e usa o teu roteador Wifi próprio. Dá uma olhada no tópico abaixo, tem algumas boas dicas lá:

Só comprando um roteador Wifi bom. Aí desabilita o Wifi do modem da Vivo, coloca o mesmo em bridge e usa o teu roteador Wifi próprio. Dá uma olhada no tópico abaixo, tem algumas boas dicas lá:

Andei pesquisando, não entendia de mesh e vi que talvez seja uma boa solução.

Pessoal, minha degustação de 600mb ainda não entrou.

Já liguei até para Ouvidoria e eles disseram que no sistema já está ativada, então agendaram uma visita técnica para amanhã.

Como eu tinha a degustação de 600mb até dia 10/02, obviamente basta eles ajustarem somente lá no sistema, não preciso trocar de modem nem nada, entretanto, lembro que da primeira vez eles tiveram que mandar um técnico aqui e enquanto ele estava aqui em casa ligou na central pedindo para ajeitar alguma coisa no perfil.

Obrigado!
O técnico provavelmente deve ligar para o CO (Centro de Operações) e solicitar a correção do perfil (profile). Eu tinha 300 e a degustação de 600 constava no sistema, mas só assim para a velocidade certa funcionar de fato.

Essa regra é muito defasada, da época que o cabo metálico era 99% da rede. Agora com fibra não tem mais desculpa, tem que ser 100% e pronto.
Essa questão não tem muito relação com o meio utilizado.
Fornecer 100% de banda em contrato, é coisa de link dedicado, que custa uma fortuna e ainda assim tem regras de exclusão.
Totalmente inviável para usuários soho...

Essa questão não tem muito relação com o meio utilizado.
Fornecer 100% de banda em contrato, é coisa de link dedicado, que custa uma fortuna e ainda assim tem regras de exclusão.
Totalmente inviável para usuários soho...
Tem sim, cano metálico tem vários motivos que podem comprometer a entregaa de toda velocidade cidade, fibra é tecnologia nova que não corre os mesmos riscos, o problema já é de rede saturada e não mais cabeamento e fatores externos.

Tem sim, cano metálico tem vários motivos que podem comprometer a entregaa de toda velocidade cidade, fibra é tecnologia nova que não corre os mesmos riscos, o problema já é de rede saturada e não mais cabeamento e fatores externos.

Corre risco sim, é uma conexão compartilhada, se todos assinantes utilizarem o máximo ao mesmo tempo vai faltar. Isso acontece muito nesses provedores regionais. Alias, só fazer a conta: GPON suporta até 128 clientes por porta na norma, a Vivo pendura 64 clientes, a porta suporta 2.500 Mbps de download e 1.250 Mbps de upload para todos esses 64 clientes. Para entupir uma porta GPON basta 10 clientes utilizarem um download no máximo ao mesmo tempo no menor plano disponível (300 Mbps).

Última edição:
Corre risco sim, é uma conexão compartilhada, se todos assinantes utilizarem o máximo ao mesmo tempo vai faltar. Isso acontece muito nesses provedores regionais.
Me equivoquei nas palavras, quero dizer que
cabo metálico corre riscos além do que acontece na fibra, eu sei que cabo metálico tbm corre risco de ter rede saturada, a Claro é o maior exemplo nacional disso kkkk

Essa regra é muito defasada, da época que o cabo metálico era 99% da rede. Agora com fibra não tem mais desculpa, tem que ser 100% e pronto.
Não funciona assim. A rede é compartilhada, portanto é impossível colocar no papel uma obrigatoriedade de 100%, não tem nada a ver por ser fibra rsrs

Vc quer acessar o modem da vivo depois de colocar em bridge? Se for isso msm que eu entendi, aqui em casa eu usei uma 'reserva de ip' (tenho um dlink 842 como roteador), só criei isso la com o ip q uso pra acessar o modem da vivo e pronto. Consigo acessar o roteador e o modem a qualquer momento nos dispositivos conectados
Sim, era acessar depois de colocar em bridge, caso fosse preciso resetar e tal. Criei um IP, mas não deu certo… enfim, não teve jeito para meus ax3 autenticarem no pppoe, aí deixei um deles com DHCP ativo, com o ip dele em DMZ no modem da vivo. Não era a conexão que eu queria, mas foi a que consegui.

Se a rede está saturada então a operadora não tem nenhuma culpa e fica por isso mesmo?
Se estiver dentro do que a Anatel impõe, está tudo certo.

Tem que entender que a rede é compartilhada, você tem 2.5Gbps rateados para 64 clientes. Não existe almoço grátis.

Se estiver dentro do que a Anatel impõe, está tudo certo.

Tem que entender que a rede é compartilhada, você tem 2.5Gbps rateados para 64 clientes. Não existe almoço grátis.
O ponto é esse, esse 80% é coisa antiga e era justo antigamente, agora uma rede saturada não justifica entregar menos. No passado o problema não era esse. Mas você é um dos que recebe almoço e jantar grátis kkkk

O ponto é esse, esse 80% é coisa antiga e era justo antigamente, agora uma rede saturada não justifica entregar menos. No passado o problema não era esse. Mas você é um dos que recebe almoço e jantar grátis kkkk
Justamente, o ponto é esse mesmo. A regulação é essa, não tem como obrigar ser 100% o tempo todo devido a rede ser compartilhada, não tem muito segredo.

Você só poderia colocar no papel uma regra de 100% caso a rede tivesse 64G splittado para 64 clientes, vendendo até 1gbps de capacidade. Aí sim daria para oferecer com 100% de garantia rsrs

Eu recebo almoço e jantar grátis? :limo:

Justamente, o ponto é esse mesmo. A regulação é essa, não tem como obrigar ser 100% o tempo todo devido a rede ser compartilhada, não tem muito segredo.

Você só poderia colocar no papel uma regra de 100% caso a rede tivesse 64G splittado para 64 clientes, vendendo até 1gbps de capacidade. Aí sim daria para oferecer com 100% de garantia rsrs

Concordo totalmente.

Em nenhum lugar do mundo existe uma regra que determine 100% da velocidade o tempo todo. Se a pessoa tem necessidade de 100% de velocidade garantida, a pessoa deve contratar um link dedicado (ressaltando que o custo é obviamente muito maior devido a garantia de velocidade e disponibilidade)

Quanto a esta questão que as pessoas recebem em média 80% do contratado, por mais que seja a regra da Anatel, maioria das pessoas que conheço que possuem vivo fibra no estado de são Paulo em áreas TELESP (15 a 20 pessoas em cidades diferentes), todas recebem com overhead, e a media de velocidade nos downloads é maior que o contratado (isso em servidores normais, com capacidade adequada, não em servidores com Intel 386 e internet discada 2400 bauds). Nunca vi um relato na vivo de que 100% do tempo chegava 80% do contratado.

A vivo, como qualquer empresa, está sujeita ao risco da rede ficar saturada, no entanto, a vivo é uma das mais conservadoras, de forma que é muito mais raro encontrar uma rede saturada (ao contrario do Virtua HFC, que em vários locais existem relato de saturação). Acrescento que a vivo NUNCA fez traffic shapping, nem nunca houveram provas ou evidencias de que ela o fizessem. Nem quando a vivo comercializava ADSL/VDSL (speedy) ou quando ainda existia serviço por rede híbrida (ajato), a vivo nunca fez Traffic Shapping.

Agora, o que é errado é alguns users que tem/tiveram algum problema com a vivo quererem generalizar, tratar casos de exceção como se fosse a regra. Se o serviço está com qualidade tão baixa, estes users deveriam dar valor ao dinheiro e procurar outro prestador de serviço melhor atenda as necessidades (Net/Vtal/TIM/Algar/PPPs), ou considerarem a contratação de um link dedicado.

De acordo com vc mesmo sim, já que falou que não pode exigir almoço grátis mas recebendo 200mb de bônus é fácil falar né kkkk

Assinei a Vivo Fibra 500/250
Nova Iguaçu - RJ

14287058365.png
Quanto tempo… saiu da fOi? Rs

De acordo com vc mesmo sim, já que falou que não pode exigir almoço grátis mas recebendo 200mb de bônus é fácil falar né kkkk
Bom, se a operadora entrega mais do que o contratado, o problema não é meu.
Mas fatos são fatos, e o fato é que não tem como colocar uma obrigatoriedade de 100% de entrega de velocidade em redes compartilhadas, é só parar para raciocinar. Simples.

Users who are viewing this thread

• Voltar