[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

De volta com os resultados, agora feitos só com o Speedtest CLI. Tive que insistir em alguns servidores teimosos tanto na Vivo, quanto na V.tal (Oi). Os servers que davam problema para concluir o teste, Bell de Toronto (Vivo), MEO de Lisboa (V.tal) e Directv Internet de Buenos Aires (V.tal).

*Considerei empate em testes que a V.tal passava da velocidade contratada e a Vivo ficava nos 480, porque sabemos que a minha conexão da Vivo tem problema de erro de perfil ainda;

*Os servidores escolhidos para testes tem critérios, em jogos online por exemplo, notei que cai muita gente da Argentina e Chile na América do Sul, UK, Portugal e Itália na Europa, Japão na Ásia e muitos estadunidenses e canadenses em jogos competitivos. Escolhi as principais operadoras desses lugares para testar, assim como costumamos testar localmente para Vivo, Claro, TIM e V.tal.

Agora sim.

De volta com os resultados, agora feitos só com o Speedtest CLI. Tive que insistir em alguns servidores teimosos tanto na Vivo, quanto na V.tal (Oi). Os servers que davam problema para concluir o teste, Bell de Toronto (Vivo), MEO de Lisboa (V.tal) e Directv Internet de Buenos Aires (V.tal).

*Considerei empate em testes que a V.tal passava da velocidade contratada e a Vivo ficava nos 480, porque sabemos que a minha conexão da Vivo tem problema de erro de perfil ainda;

*Os servidores escolhidos para testes tem critérios, em jogos online por exemplo, notei que cai muita gente da Argentina e Chile na América do Sul, UK, Portugal e Itália na Europa, Japão na Ásia e muitos estadunidenses e canadenses em jogos competitivos. Escolhi as principais operadoras desses lugares para testar, assim como costumamos testar localmente para Vivo, Claro, TIM e V.tal.

Jesus, que diabo de rota que a vtal tá fazendo pra América Latina? Tá indo pros Istates e voltando toda vez?

rapazida td tranquilo? Tenho modem mitrastar plano 600/300 e resolvi abri lo pra dar uma olhada. Quando abri, ele estava cheio daqueles silicones espalhados por td placa, é normal isso? atrapalha em algo sera?
cuidado com isso, se o técnico perceber que o HGU foi aberto eles podem cobrar de vc o equipamento.

Caiu uma árvore ontem, deixou a rua sem energia por duas vezes sendo que a última ficou cerca de 6 a 10 horas totalmente sem luz, a companhia de energia trocou até o poste, e rompeu o cabo da fibra ótica que está no meu caso instalado pela via aérea, já que não deu para a VIVO enterrar e LIGAR NA CAIXA DE OPERADORAS DO TÉRREO, a forma como está instalada é semelhante a de cabo coaxial de antena de TV digital.

Alguém sabe informar se o cabo da fibra ótica todinho precisa ser trocado, ou dá para emendar na parte que foi rompida no poste? Porque se tiver de trocar já vi que vai ser ruim para mim, pois terão que refazer todo o trabalho do cabo que está entrando no meu quarto.

Agendei visita técnica, mas na rua já vi um funcionário da VIVO e ao menos na opinião dele não tem como emendar.

Provavelmente a mesma que a Claro faz. Indo até Miami e volta.
É que o país não é aqui do lado né? :haha:
Só achei bizarro porque eu lembro de ter testando uns sites .com.ar e ter dado ping "normal", tipo 50-60 ms, mas ele pode estar hospedado no Brasil ou ter mirror no Brasil?
Mas é aquela história de não ter cabeamento próprio pra lá e não querer pagar aluguel da fibra pra outros?

Caiu uma árvore ontem, deixou a rua sem energia por duas vezes sendo que a última ficou cerca de 6 a 10 horas totalmente sem luz, a companhia de energia trocou até o poste, e rompeu o cabo da fibra ótica que está no meu caso instalado pela via aérea, já que não deu para a VIVO enterrar e LIGAR NA CAIXA DE OPERADORAS DO TÉRREO, a forma como está instalada é semelhante a de cabo coaxial de antena de TV digital.

Alguém sabe informar se o cabo da fibra ótica todinho precisa ser trocado, ou dá para emendar na parte que foi rompida no poste? Porque se tiver de trocar já vi que vai ser ruim para mim, pois terão que refazer todo o trabalho do cabo que está entrando no meu quarto.

Agendei visita técnica, mas na rua já vi um funcionário da VIVO e ao menos na opinião dele não tem como emendar.
Salvo engano, o drop (a fibra mais fina que entra na sua ONT) é trocada, muito fina pra ficar tentando alguma coisa. Depende também de onde rompeu, por exemplo se eu fizer caca quase na ONT, tem uma folga de cabo em algum lugar na laje de casa, seria só usar essa folga e refazer a ponta. Mas se foi na rua, infelizmente não tem pra onde correr não.

Tá meio ruim de enxergar, mas na foto dá para ver onde foi rompida a fibra, no poste, esse cabo vai até a lateral do edifício e parece que amarra junto com outros, depois ele sobe até o teto, é um edifício de três andares, aí ele vai para outro lado do prédio e depois entra no meu quarto, eu moro no primeiro andar.

No poste, o cabo da fibra é justamente esse que está para baixo.

É que o país não é aqui do lado né? :haha:
Só achei bizarro porque eu lembro de ter testando uns sites .com.ar e ter dado ping "normal", tipo 50-60 ms, mas ele pode estar hospedado no Brasil ou ter mirror no Brasil?
Mas é aquela história de não ter cabeamento próprio pra lá e não querer pagar aluguel da fibra pra outros?

Na Claro alguns, a maioria vai tudo via EUA mesmo. A Vivo tem rotas melhores na américa latina.

Bom dia pessoal.

Estou com um problema chato na minha vivo fibra: o nível de sinal é excelente (-17db e 2.5db) , velocidade contratada 100%, beleza. Mas uma vez a cada 15 dias pelo menos ocorre de o ONT perder a conexão PPP, ela cai e não volta. Não adianta reiniciar modem, desligar da energia, deixar alguns minutos fora e ligar de novo, não conecta. Nas primeiras vezes ficava fora coisa de 30 minutos, mas depois começou a evoluir para horas fora, até chegar ao ponto de ficar quase o dia todo sem conexão. Da última vez, que foi no dia 7 desse mês, liguei no suporte e agendaram uma visita técnica para o dia seguinte. Na manhã posterior, recebi uma mensagem de uma técnica dizendo que fez alguns comandos remotos e se eu poderia validar a volta da conexão. Realmente tinha voltado, confirmei pra ela e beleza. Só que hoje (29) , voltou a acontecer. Agendei uma visita técnica pra hoje e vou aguardar pra ver o que resolve

Alguém tem ideia do que pode ser? Chego a pensar se não poderia ser algo no ONT, mas não parece fazer sentido ser ele. De qualquer forma, acho que vou pedir um novo para o técnico.

O pior é que trabalho de casa e ficar sem internet quebra as pernas. De outras opções de provedor aqui só tem claro HFC (não quero nem de longe, já tive antes e só deu dor de cabeça) e uma operadora regional chamada Desktop, mas já ouvi que não é muito boa também.

O técnico veio e atualizou o firmware do ONT. Estava na v14 e a atual é v19, e além disso o equipamento constava em sistema como não provisionado. Vamos ver se isso resolve em definitivo

Visita técnica em andamento tentando arrumar o perfil. Mas não tá indo, 1 hora e meia já tentando de tudo.

Visita técnica em andamento tentando arrumar o perfil. Mas não tá indo, 1 hora e meia já tentando de tudo.

Ele precisa refazer o cadastro da vlan, tem que ser do zero.

Ele precisa refazer o cadastro da vlan, tem que ser do zero.
Sim, desde a hora ele que ele chegou, ficou aqui umas 4 horas, ficou falando com o CO, refaz VLAN, troca HGU, tira foto das configurações do meu PC, placa de rede, envia pra lá, pediram até foto de teste no Nperf, mandei foto até de testes no CLI e não vai. Ele disse que volta amanhã e vai passar o caso pro supervisor. Sinal tá ok, instalação ok, HGU ok, então a parte dele, ele fez. Passa pra um setor acima do dele e se livra dessa bomba. Foi o que eu disse pra ele. Vamos ver. Tô quase desistindo e deixando assim mesmo.

Pra quem usa esse modem da vivo em Bridge, precisa atualizar ele ?

"precisar" é um conceito bem amplo..... teoricamente alguma atualização de firmware pode conter algo relacionado a parte dele funcionar somente como uma onu/ont, em modo bridge etc.. mas como, até onde sei, a vivo não divulga os changelogs das atualizações, então não tem como saber exatamente...

dado q:
1) é meio baixa a probabilidade de ter alguma atualização de firmware que corrige/melhora algo muito relevante relacionado a usar ele como bridge (aliás, essas gdes operadoras devem ser extremamente conservadoras nessa questão de ficar lançando atualização de firmware... imagine ficar "inventando moda" e dar um problema que afete muita gente, a dor de cabeça q seria)
2) dependendo da sua instalação pode ser um porre voltar ele p/ "modo router" só p/ atualizar

eu não me preocupo em atualizar não.... mas, se vc, por algum motivo de força maior, tiver q voltar ele p/ o modo router, aproveite.... duvido q vá fazer mal

Última edição:

Tá meio ruim de enxergar, mas na foto dá para ver onde foi rompida a fibra, no poste, esse cabo vai até a lateral do edifício e parece que amarra junto com outros, depois ele sobe até o teto, é um edifício de três andares, aí ele vai para outro lado do prédio e depois entra no meu quarto, eu moro no primeiro andar.

No poste, o cabo da fibra é justamente esse que está para baixo.
Provavelmente ele amarre seu cabo na fibra "nova" pra facilitar pra passar de novo, mas não deve ter escapatória disso não. Eu não lembro quantos metros de fibra os drops da Vivo vem, mas é muita coisa pra ter essa "sobra" e não precisar refazer. Fora que, pro técnico que vai precisar fazer esse reparo, se o serviço ficar porco e tiver reclamação vai sobrar pra ele mesmo.

É, realmente talvez tenha que trocar tudo mesmo, provavelmente se fosse feita emenda talvez o sinal não ficasse tão bom como está atualmente, é uma fibra de 600 mega

Só o trabalho que devem ter para passar o fio pelo topo do edifício, jogar no meu quarto, passar com conduíte que está dentro, de plástico, uma m**** de uma árvore fode a vida de todo mundo

Espero que não dê problema esse serviço, a operadora não queria instalar dessa forma, mas aterrar

IMG-20230529-202925.jpg

Anos numa boa e uma fatalidade dessas acontece

Atualizando:

Conseguiram arrumar hoje ainda, agora perto das 21h o técnico veio, já havia ligado/vindo durante a tarde

Disse que fez isso aqui:

14799505402.png

Felizmente sem a dor de cabeça de ter de tirar e trocar toda a fiação... espero que o sinal se mantenha estável.

Última edição:
Bati o recorde de troca de HGU aqui, 3 Askey e agora tá com MitraStar. Meio zuada, os leds dela nem tão acendendo, mas como o mano vai voltar, acho que vai trocar pra outra Askey de volta.
Dei uma olhada nela e o sistema usa muito os perfis da antiga GVT, a Vivo realmente aproveitou muita coisa da GVT na fibra dela. Reconfigurei o telefone que no Mitra ficou desligado, notei que no VoIP e na TV a Vivo usa IPoE e só na Internet PPPoE.

É, realmente talvez tenha que trocar tudo mesmo, provavelmente se fosse feita emenda talvez o sinal não ficasse tão bom como está atualmente, é uma fibra de 600 mega

Só o trabalho que devem ter para passar o fio pelo topo do edifício, jogar no meu quarto, passar com conduíte que está dentro, de plástico, uma m**** de uma árvore fode a vida de todo mundo

Espero que não dê problema esse serviço, a operadora não queria instalar dessa forma, mas aterrar

IMG-20230529-202925.jpg

Atualizando:

Conseguiram arrumar hoje ainda, agora perto das 21h o técnico veio, já havia ligado/vindo durante a tarde

Disse que fez isso aqui:

14799505402.png

Felizmente sem a dor de cabeça de ter de tirar e trocar toda a fiação... espero que o sinal se mantenha estável.

essa fita é ridícula kkkk, quando eu instalei em 2021 instalaram com esse troço horrível

IMG-20230529-202925.jpg

Atualizando:

Disse que fez isso aqui:

14799505402.png

Menos mal... Espaguete térmico depois pra proteger, é isso mesmo? Bom, se for bem feito imagino que dure, só dá uma conferida se os níveis/sinais na ONT estão dentro. Eu tava meio pessimista quanto a fazerem a emenda porque já tinha lido vários relatos que antigamente a "norma" era substituir, mas pelo visto mudou.

Bati o recorde de troca de HGU aqui, 3 Askey e agora tá com MitraStar. Meio zuada, os leds dela nem tão acendendo, mas como o mano vai voltar, acho que vai trocar pra outra Askey de volta.
Dei uma olhada nela e o sistema usa muito os perfis da antiga GVT, a Vivo realmente aproveitou muita coisa da GVT na fibra dela. Reconfigurei o telefone que no Mitra ficou desligado, notei que no VoIP e na TV a Vivo usa IPoE e só na Internet PPPoE.
"Força na piruca" que agora vaí.

Aqui também testaram 2 Askey e nada. Na MitraN1 que botaram, refez a vlan, ligou na CO, migraram o perfil 300/150 da plataforma antiga, pra plataforma nova com a degustação 600/300 ativada e aí funcionou.

O "segredo" é a Mitrastar. Quando ela aparece é que a coisa anda.
:fovhappy:

Brincadeiras a parte. É dureza, mesmo. Aqui também levei canseira. Duas semanas, 3 HGUs, Consumidor.gov, 2 técnicos e 1 supervisor.

"Força na piruca" que agora vaí.

Aqui também testaram 2 Askey e nada. Na MitraN1 que botaram, refez a vlan, ligou na CO, migraram o perfil 300/150 da plataforma antiga, pra plataforma nova com a degustação 600/300 ativada e aí funcionou.

O "segredo" é a Mitrastar. Quando ela aparece é que a coisa anda.
:fovhappy:

Brincadeiras a parte. É dureza, mesmo. Aqui também levei canseira. Duas semanas, 3 HGUs, Consumidor.gov, 2 técnicos e 1 supervisor.
Aqui só resolveu com o askey depois de 4 trocas.

O segredo é que quando as visitas segue aumentando eles vão subindo o nível do técnicos do central e assim resolve o problema.

A solução geralmente e reset e criação das vlan novamente e ai funciona.

Aqui só resolveu com o askey depois de 4 trocas.

O segredo é que quando as visitas segue aumentando eles vão subindo o nível do técnicos do central e assim resolve o problema.

Concordo que o reset realmente funciona também, mas eu sempre prefiro o MITRA mesmo, e consumidor.gov as vezes nem precisa de visita técnica.

Não totalmente relacionado com o problema do perfil nos planos de 500 Mega, mas quando eu mudei de 300 pra 700 Mega aqui em casa ficou com problema no upload, não chegava a 100 Mega (isso fora que demorava mais que o normal pra chegar em 700 Mega, mas chegava).

Chamei o técnico e expliquei mais ou menos o que estava acontecendo. Ele tentou alguns procedimentos sem sucesso, resetou o modem, etc e nada.
Segundo ele, o que fizeram pra resolver foi refazer a VLAN.

Concordo que o reset realmente funciona também, mas eu sempre prefiro o MITRA mesmo, e consumidor.gov as vezes nem precisa de visita técnica.
aqui foi pelo consumidor ficaram acompanhando pelo whatsapp até resolver.
foi tudo online nem precisou de técnico aqui. Ate tecnico proprio iriam mandar mas se resolveu
isso em 2020

Hoje o mitrastar GPT-2741GNAC-N1
atualizou para versão BR_g7.9_1.11(WVK.0)b40
Agora solicita senha para acessar nivel da fibra :D

Users who are viewing this thread

Voltar