estou tentando entender o que a confirg do pc do cliente , exceto a placa de rede, interfere DIRETAMENTE, na performance da internet?
Na minha opinião desculpa de técnico incompetente que não sabe o que é latência.... sim já peguei um aqui nesse nível e outra pasmem conversando com OUTRO técnico que fez uma visita o cidadão era motorista de empilhadeira e veio para como técnico de telecom ??!!!
Olha, tenho uma experiência que mostra que interfere em alguns casos. Eu tive um PC que montei em 2009, era um Core2Duo, 4GB de RAM, GeForce 960, mas com placa gigabit. Ele durou até Janeiro de 2022 quando queimou de vez. Mas eu ainda tinha ele quando assinei a Oi Fibra de 500 Mega em 2021. Esse PC dava tela azul quando eu fazia teste de velocidade nele. O HD não tankava. Aí comprei um SSD e ele conseguiu se manter por alguns meses até apagar de vez. E nos navegadores, seja Edge, Chrome, Opera, ele nunca dava o teste de velocidade do plano contratado. Só dava se fizesse teste pelo Speedtest CLI ou então o app para Windows. Fora que mesmo com um SSD que deu uma pequena sobrevida a ele, a navegação era lenta. Depois que ele queimou, fiquei com um notebook emprestado e senti muita diferença na performance da internet. Até então, eu realmente não tinha experimentado o que era ter uma internet ultrarápida porque o PC antigo não me deu isso.
Em Agosto de 2022 eu montei um PC novo, i5 geração 10, 16GB de RAM, 2 SSD's (1 só pro sistema e o outro para os arquivos), só não coloquei ainda uma placa de vídeo dedicada nele por conta que ainda estou pagando o parcelamento dele e uma placa é bem cara. E mano, é outro nível, se eu tinha achado que usar internet ultrarrápida no notebook era de outro mundo, nesse que eu tenho hoje nem sei explicar a sensação. Clicou, abriu, até em vídeos em 4K no YouTube, Netflix e outros apps, eu nem vejo carregar mais, toca na hora. Edito meus vídeos em 4K nele em questão de minutos ele renderiza, contra as 8 horas ou mais do anterior.
Então eu não sei se conseguiria acostumar com uma internet mais lenta do que 300 Mega por exemplo, acho que hoje pra mim isso seria o mínimo.
Eu no uso a vivo, mas aqui em casa se eu fazer o teste de velocidade no Chrome chega o contratado e no edge não
Por isso que o ideal é instalar o aplicativo Speedtest para Windows ou então fazer o teste via Speedtest CLI no prompt de comando. São testes mais precisos e confiáveis.