[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

a diferença da bOi, na real não é da oi mais essa rede e sim da vtal.
é que eles constroem a rede para ser alugada por outras operadoras.

a rede da vtal, só de empresas listadas la no tópico dedicado que já aluga o uso da rede em algum local é maior, e eles tem que atender essa galera toda ao mesmo tempo na mesma estrutura.
Código:
Obvious Fibra
TIM UltraFibra
ITANET
Flix Fibra
TEXNET
Fly Fibra
Evo Fibra
Vero Internet
Mundo Voa
Voanet
Claro
Oi Fibra
Loviz
Techy Internet
SoftX
Master Internet
ASAP Telecom
Equatorial Telecom

não tem muito como comparar uma rede neutra com uma rede própria, na neutra o dono real da estrutura tem que colocar o máximo de disponibilidade para os seus clientes(outras operadoras) poderem vender na área já que na maioria dessas redes eles lucram por ponto ativo usado, na rede própria é literalmente guiado por custo de disponibilidade, coloca-se o mínimo e vai expandindo conforme o necessário.
pode até ser mas eu acho que não, até pq de tudo isso ai só 2 comercializam aqui, na prática tem uma caixa pra cada 2 andares, quando eu tava procurando um apt aqui eu tb vi instalações da oi com várias caixas e isso ainda era antes da vtal... em Porto Alegre eu já vi um prédio que o Sygo (um provedor regional do bairro onde eu morava) com mais de uma e a vivo com a caixinha dela lá lotada, o próprio user que postou sobre tb falou que a claro instalou caixas o suficiente no predio dele, então pelo q eu já conheço das instalações pelo menos por aqui só a vivo tem essa prática aí.

Vivo nao cai mas todo dia chega uma hora que muitos sites nao abrem, o navegador carrega, carrega mas sempre termina com o site nao abrindo dando menssagem de erro de "servidor demorou muito para reaponder"

Eu sei que esses sites nao tao fora do ar pois abro normal usando a Internet TIM no meu celular, entre esses sites esta o twitter por exemplo.
Geralmente o problema se resolve sozinho depois de uma meia hora ou desligando, religando o modem.

Vivo nao cai mas todo dia chega uma hora que muitos sites nao abrem, o navegador carrega, carrega mas sempre termina com o site nao abrindo dando menssagem de erro de "servidor demorou muito para reaponder"

Eu sei que esses sites nao tao fora do ar pois abro normal usando a Internet TIM no meu celular, entre esses sites esta o twitter por exemplo.
Geralmente o problema se resolve sozinho depois de uma meia hora ou desligando, religando o modem.

Eu tenho esse problema desde o início quando assinei a Vivo Fibra 1 ano atrás. De alguma maneira está relacionado ao endereço IP que teu modem recebe e a rota que o mesmo tem para determinados sites.

Reiniciando o modem força a troca do endereço IP, que muda a rota e geralmente resolve para alguns sites (mas pode dar problemas em outros).

Mais detalhes: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1076681070

Obrigado , nao tenho ,vou ver se consigo pelo menos para testar por uns dias ,ai vejo de comprar uma.
Olha.... Se é tão indicativo de fonte (você já trocou de tomada e o problema persiste) liga no suporte da Vivo e agenda uma visita técnica. O aparelho é da Vivo, é responsabilidade deles o funcionamento correto e isso inclui a fonte dele

Eu tenho esse problema desde o início quando assinei a Vivo Fibra 1 ano atrás. De alguma maneira está relacionado ao endereço IP que teu modem recebe e a rota que o mesmo tem para determinados sites.

Reiniciando o modem força a troca do endereço IP, que muda a rota e geralmente resolve para alguns sites (mas pode dar problemas em outros).

Mais detalhes: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1076681070
Eu sei que vou, novamente, vir com a estória do "parece disco quebrado" e etc. Mas, nunca mais tive esses problemas depois que desativei o IPv6 na aba LAN do HGU. Inclusive, por algum motivo que não entendo, se eu desativar o dual-stack do IPv4/IPv6 na WAN, esses problemas voltam a ocorrer. Então tenho que deixar ativo na WAN e somente desativar na LAN, aí tudo fica perfeito.

Vivo com problemas de upload para o exterior (EUA) nesse momento... (EDITADO: ver abaixo, problema com IPv6 apenas)

EDITADO: problema com IPv6 da Vivo. Verifiquei o teste acima, a CLI do speedtest "resolveu" preferir a conexão IPv6 (2605:a380:1000::2):

Código:
(...)
[info] Server count: 1
[info] app.version: 1.2.0.84 (ea6b6773cf)
[info] server selected: 49834
[info] Server id: 49834
[info] Name: New York, NY
[info] Country: United States
[info] Sponsor: Nitel
      Server: Nitel - New York, NY (id: 49834)
         ISP: Vivo
[info] Running TCP test suite
[info] Running Speedtest against host:port speedtest1.nyc1.nitelusa.net:8080
[info] Starting stage 1 of type 2
[info] Resolved address 1: 2605:a380:1000::2
[info] Resolved address 2: 96.8.96.254
[info] Opening socket to '2605:a380:1000::2'
(...)

Ao ver os logs do speedtest, vi que ele conectou via IPv6. Ao testar em outro host configurado com IPv4 apenas, o speedtest selecionou a conexão via IPv4 (96.8.96.254) e o upload em IPv4 está normal:

Código:
[info](...)
Server count: 1
[info] app.version: 1.2.0.84 (ea6b6773cf)
[info] server selected: 49834
[info] Server id: 49834
[info] Name: New York, NY
[info] Country: United States
[info] Sponsor: Nitel
      Server: Nitel - New York, NY (id: 49834)
         ISP: Vivo
[info] Running TCP test suite
[info] Running Speedtest against host:port speedtest1.nyc1.nitelusa.net:8080
[info] Starting stage 1 of type 2
[info] Resolved address 1: 96.8.96.254
[info] Opening socket to '96.8.96.254'
(...)

Última edição:
não faça isso que vc pode danificar o equipamento da vivo e ser cobrado com isso
abra visita técnica para resolverem isso ai
a fonte sendo 12v não tem como danificar, aqui eu uso uma fonte 12v 5 amperes e nunca tive problema, e digo mais se vc queimar o equipamento não será cobrado por isso, pelo menos não na vivo e nem na claro.

Resumo do pedido daquele plano empresarial de 600mb por 99,99:

btCkBk.png

btCzFV.png

Os 33,80 a mais é pq não sei de onde surgiu um telefone junto.
To pensando ainda se reclamo, pq parece que ganhei um IP fixo de "brinde" na internet.

A Vivo ainda tem aquele problema que cada prefixo de IP pega uma rota diferente?
Não faço questão do IP fixo, mas se for pra ficar brigando com IP atribuído acho que vou deixar assim mesmo.

a fonte sendo 12v não tem como danificar, aqui eu uso uma fonte 12v 5 amperes e nunca tive problema, e digo mais se vc queimar o equipamento não será cobrado por isso, pelo menos não na vivo e nem na claro.
Não è. Queima ai o modem da vivo então e vê se vai ser cobrado ou não. No próprio contrato da vivo fala isso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

btCkBk.png

btCzFV.png

To pensando ainda se reclamo, pq parece que ganhei um IP fixo de "brinde" na internet.

A Vivo ainda tem aquele problema que cada prefixo de IP pega uma rota diferente?
Não faço questão do IP fixo, mas se for pra ficar brigando com IP atribuído acho que vou deixar assim mesmo.
Reclama sim pq o valor tem que ser 99.99

btCkBk.png

btCzFV.png

Esse caminho não mostra o valor correto da assinatura não.

Vc tem que checar em meus produtos > resumo de contrato.

Sobre não danificar também imagino que não se a voltagem estiver certa e a fonte conseguir fornecer a amperagem que a ONT pede, mas se você usar uma fonte cagada e danificar o aparelho da operadora, pode ter certeza que o risco de isso de vir alguma multa ou similar na fatura existe. Obviamente que se você substituir de volta pela original não, mas se virem a fonte diferente ali...

Enfim, eu não correria o risco de graça, ONT, fonte e cabeamento é dever da operadora, você paga aluguel dessa desgraça todo mês embutido na sua fatura, mínimo que ela precisa fazer é fornecer um que funcione.

Sobre não danificar também imagino que não se a voltagem estiver certa e a fonte conseguir fornecer a amperagem que a ONT pede, mas se você usar uma fonte cagada e danificar o aparelho da operadora, pode ter certeza que o risco de isso de vir alguma multa ou similar na fatura existe. Obviamente que se você substituir de volta pela original não, mas se virem a fonte diferente ali...

Enfim, eu não correria o risco de graça, ONT, fonte e cabeamento é dever da operadora, você paga aluguel dessa desgraça todo mês embutido na sua fatura, mínimo que ela precisa fazer é fornecer um que funcione.
Abri um chamado hoje e veio um técnico hoje, ele deu olhada ,achou meio "soltou"a fonte mesmo, onde coloco, ficava tipo com folga, ai ele trocou por uma nova, colocou ate uma menor , se comparada com a antiga.

Passou o contato dele ,caso o modem continue desligando e religando, ele vem trocar o modem. Aparentemente era a fonte, o problema.

Olá Pessoal. Meu primeiro post aqui. Apenas para compartilhar minha experiência e para servir de aviso para aqueles que pretendem pegar um plano acima de 300 mb em SP Capital.

Moro no centro de SP e fiz recentemente a aquisição do plano VIVO Fibra 700 MB, mas a Vivo não muda o modem. Continuei com o modem do 300 mb, aquele quadrado da Askey.
Mas infelizmente o wifi desse modem é no máximo 802.11 ac (wifi 5) e ele não consegue transmitir mais do que 450 mbps ou 58 MB/s.

Liguei duas vezes em momentos diferentes para falar sobre isso e chamar um técnico e falar sobre o modem. Mas parece que os técnicos sabem menos que os usuários. Os dois não entenderam o que eu estava falando quando mencionei largura de banda, canais e frequência de transmissão. O primeiro teve a audácia em dizer que a Vivo é obrigada a transmitir a velocidade no cabo, e por wifi, não, insinuando que wifi há perda de sinal e a Vivo nada pode fazer. O segundo, veio até minha casa para trocar meu modem pelo, pasmem, mesmo modem. Dizia que o modem era mais novo e que a poeira do antigo poderia afetar a velocidade do wifi. Falou também para eu comprar um repetidor para por no quarto que resolveria. Se eu fosse seguir o que eles falaram certamente eu levaria só prejuízo. Uma pena profissionais da área falarem essas coisas.
Eu tinha certeza que o problema era a limitação na transmissão wifi do modem. Enfim, na raiva da situação acabei comprando do meu próprio bolso um Tp-Link AX73 (AX5400) com wifi 802.11 AX (wifi 6) e pronto. Tudo se resolveu e consigo obter baixas latências e uma velocidade no wifi de 700 mbps (85 MB/s) e 350 mbps de upload, como desejado.

Eu fiquei decepcionado e bravo por ter que gastar um dinheiro considerável tudo porque a empresa não sabe nem o que está oferecendo. Me parecia até uma falta de comunicação interna, em que o time de engenharia desenvolve a tecnologia e o time de marketing e vendas não está nem aí para os requisitos, querendo vender do jeito mais barato achando que é tudo igual, ignorando todas as necessidades daquele serviço. Dá aquela vontade de entrar com uma ação por propaganda enganosa só para obrigar eles a pagarem o valor do meu roteador. Mas já passou.

Mas que fique de aviso para vocês que desejarem pegar um plano alto, acima dos 500 mbps. Fiquem atentos poque vocês podem adquirir o plano e ter que comprar um roteador a parte para
obter 100% do plano. E a Vivo poderá querer enganá-los com desculpas bestas sobre perda de velocidade do wifi, que convenhamos, hoje já não cola mais.
Abraços!

Olá Pessoal. Meu primeiro post aqui. Apenas para compartilhar minha experiência e para servir de aviso para aqueles que pretendem pegar um plano acima de 300 mb em SP Capital.

Moro no centro de SP e fiz recentemente a aquisição do plano VIVO Fibra 700 MB, mas a Vivo não muda o modem. Continuei com o modem do 300 mb, aquele quadrado da Askey.
Mas infelizmente o wifi desse modem é no máximo 802.11 ac (wifi 5) e ele não consegue transmitir mais do que 450 mbps ou 58 MB/s.

Liguei duas vezes em momentos diferentes para falar sobre isso e chamar um técnico e falar sobre o modem. Mas parece que os técnicos sabem menos que os usuários. Os dois não entenderam o que eu estava falando quando mencionei largura de banda, canais e frequência de transmissão. O primeiro teve a audácia em dizer que a Vivo é obrigada a transmitir a velocidade no cabo, e por wifi, não, insinuando que wifi há perda de sinal e a Vivo nada pode fazer. O segundo, veio até minha casa para trocar meu modem pelo, pasmem, mesmo modem. Dizia que o modem era mais novo e que a poeira do antigo poderia afetar a velocidade do wifi. Falou também para eu comprar um repetidor para por no quarto que resolveria. Se eu fosse seguir o que eles falaram certamente eu levaria só prejuízo. Uma pena profissionais da área falarem essas coisas.
Eu tinha certeza que o problema era a limitação na transmissão wifi do modem. Enfim, na raiva da situação acabei comprando do meu próprio bolso um Tp-Link AX73 (AX5400) com wifi 802.11 AX (wifi 6) e pronto. Tudo se resolveu e consigo obter baixas latências e uma velocidade no wifi de 700 mbps (85 MB/s) e 350 mbps de upload, como desejado.

Eu fiquei decepcionado e bravo por ter que gastar um dinheiro considerável tudo porque a empresa não sabe nem o que está oferecendo. Me parecia até uma falta de comunicação interna, em que o time de engenharia desenvolve a tecnologia e o time de marketing e vendas não está nem aí para os requisitos, querendo vender do jeito mais barato achando que é tudo igual, ignorando todas as necessidades daquele serviço. Dá aquela vontade de entrar com uma ação por propaganda enganosa só para obrigar eles a pagarem o valor do meu roteador. Mas já passou.

Mas que fique de aviso para vocês que desejarem pegar um plano alto, acima dos 500 mbps. Fiquem atentos poque vocês podem adquirir o plano e ter que comprar um roteador a parte para
obter 100% do plano. E a Vivo poderá querer enganá-los com desculpas bestas sobre perda de velocidade do wifi, que convenhamos, hoje já não cola mais.
Abraços!
Acho que.... todas as operadoras só garantem a velocidade contratada no cabo, pelo menos entre as grandes. Wifi até hoje é visto como um "bônus" ou extra, só pra dizer que tem mesmo, fora o alcance de vários modelos que é bem fraco. Muita gente faz piada, dizendo que colocar em bridge é perda de tempo, desnecessário, mas aí você vê a limitação do aparelho que a operadora coloca, se quer alguma coisa além infelizmente vai ser obrigado a botar a mão no bolso, é fato em todas as operadoras (tirando a bOi que não deixa nem isso).

Muita gente faz piada, dizendo que colocar em bridge é perda de tempo, desnecessário, mas aí você vê a limitação do aparelho que a operadora coloca, se quer alguma coisa além infelizmente vai ser obrigado a botar a mão no bolso, é fato em todas as operadoras (tirando a bOi que não deixa nem isso).
É porque tem gente que mora num apartamento muito pequeno ou todo com paredes de gesso e dry wall e acha que a moradia de todo mundo é assim.
A rede sem fio tem que se adequar à área da moradia da pessoa e às condições de construção do mesmo.
Uma casa/apto grande e/ou com paredes espessas exige equipamentos melhores e com funções que o gratuito da operadora pode não entregar.
E tem outra: quanto mais equipamentos conectados, melhor dimensionada tem que ser sua rede.
A prova disso é que as próprias operadoras vendem planos hoje com soluções mesh, como acontece na Oi e na Claro.

Abraços!

É isso mesmo amigo, te passaram a informação correta... nenhuma operadora garante banda no wifi, apenas no cabo... algumas até oferecem modem com wifi6, mas não é padrão.

Quem quer alta velocidade no wifi tem que fazer isso mesmo que você fez, adquirir o próprio roteador e colocar o da vivo em bridge.

Abs,

Abraços!
eles falaram a verdade se vc quer qualidade precisa gastar.
a vivo claro tim so garante velocidade no cabo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aquele Rafael Pinho postou 2 vídeos sobre a HGU nova (com wifi 6).... p/ quem tiver curiosidade

show e é possivel configurar em bridge? o problema de perfil sera que não ocorre mais?

Última edição:

bem melhor na vertical, só não entendo pq entopem de fita isolante/ alta nesses conectores, a trava dele já não é suficiente?

É recomendacao aos tecnicos da vivo. antigamente nao colocavam, e soltava facilmente, eu mesmo tive dois chamados pra fazer novamente o conector pq havia quebrado a fibra, depois que passaram a fita nunca mais tive problema. Alguns aparelhos, como da claro fibra, a fibra da uma volta dentro do aparelho antes de sair, pois esses conectores sao sensiveis mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar