Olá Pessoal. Meu primeiro post aqui. Apenas para compartilhar minha experiência e para servir de aviso para aqueles que pretendem pegar um plano acima de 300 mb em SP Capital.
Moro no centro de SP e fiz recentemente a aquisição do plano VIVO Fibra 700 MB, mas a Vivo não muda o modem. Continuei com o modem do 300 mb, aquele quadrado da Askey.
Mas infelizmente o wifi desse modem é no máximo 802.11 ac (wifi 5) e ele não consegue transmitir mais do que 450 mbps ou 58 MB/s.
Liguei duas vezes em momentos diferentes para falar sobre isso e chamar um técnico e falar sobre o modem. Mas parece que os técnicos sabem menos que os usuários. Os dois não entenderam o que eu estava falando quando mencionei largura de banda, canais e frequência de transmissão. O primeiro teve a audácia em dizer que a Vivo é obrigada a transmitir a velocidade no cabo, e por wifi, não, insinuando que wifi há perda de sinal e a Vivo nada pode fazer. O segundo, veio até minha casa para trocar meu modem pelo, pasmem, mesmo modem. Dizia que o modem era mais novo e que a poeira do antigo poderia afetar a velocidade do wifi. Falou também para eu comprar um repetidor para por no quarto que resolveria. Se eu fosse seguir o que eles falaram certamente eu levaria só prejuízo. Uma pena profissionais da área falarem essas coisas.
Eu tinha certeza que o problema era a limitação na transmissão wifi do modem. Enfim, na raiva da situação acabei comprando do meu próprio bolso um Tp-Link AX73 (AX5400) com wifi 802.11 AX (wifi 6) e pronto. Tudo se resolveu e consigo obter baixas latências e uma velocidade no wifi de 700 mbps (85 MB/s) e 350 mbps de upload, como desejado.
Eu fiquei decepcionado e bravo por ter que gastar um dinheiro considerável tudo porque a empresa não sabe nem o que está oferecendo. Me parecia até uma falta de comunicação interna, em que o time de engenharia desenvolve a tecnologia e o time de marketing e vendas não está nem aí para os requisitos, querendo vender do jeito mais barato achando que é tudo igual, ignorando todas as necessidades daquele serviço. Dá aquela vontade de entrar com uma ação por propaganda enganosa só para obrigar eles a pagarem o valor do meu roteador. Mas já passou.
Mas que fique de aviso para vocês que desejarem pegar um plano alto, acima dos 500 mbps. Fiquem atentos poque vocês podem adquirir o plano e ter que comprar um roteador a parte para
obter 100% do plano. E a Vivo poderá querer enganá-los com desculpas bestas sobre perda de velocidade do wifi, que convenhamos, hoje já não cola mais.
Abraços!