[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

(...) É tipo comparar um chocolate Lindt com um chocolate Arcor: o Arcor não é muito ruim, mas é bem inferior ao Lindt... (...)


Gostei da analogia!!! :) kkkkk

Seguindo o racioncínio: sinceramente não considero nenhum provedor atual padrão Lindt. Se a Oi é Arcor, então a Vivo e Claro seriam talvez um Hersheys na melhor das hipóteses... 🤣
 
Última edição:
Pessoal, a Vivo tem algum chat para negociar valores? Tentei pelo aplicativo e não achei.
 
A Vivo caiu em Fortaleza toda pelo visto, pois conhecidos que moram em outros bairros e são assinantes da operadora também relataram estar sem conexão. Uma vez um usuário aqui disse que os datacenters da Vivo aqui não tinham qualquer redundância ou coisa do tipo, começo a achar que procede isso, pois é bem frequente essas quedas que afetam a cidade toda.
Não sei como vcs conseguem usar a vivo aí no nordeste. Toda semana tem B.O
 
Desgraça pouca é bobagem, o modem (MitraStar N2) com 3 semanas de uso já deu defeito.

Como estava sem sinal desde ontem, desliguei o modem e decidi ligar hoje,
mas o botão de ligar simplesmente deu defeito, acho que na mola, e não permanece ligado, pqp. É só soltar e ele desliga.

Fiz isso pois onde morava antes, era comum o sinal já ter voltado, mas o modem continuar piscando em vermelho e sem conexão. Só voltava a sincronizar quando desligava e religa. Já tinha visita agendada para amanhã de manhã, mas não sei se o técnico anda com modem e se consegue solicitar um novo e realizar a troca no mesmo dia, eu acho difícil.

O Askey que tinha antes era bem mais robusto, pois já desliguei várias pelo botão pra voltar a conexão, e nunca havia dado esse problema. Da próxima vez vou tirar da tomada se precisar desligar o HGU.

Não sei como vcs conseguem usar a vivo aí no nordeste. Toda semana tem B.O

Depende do bairro, no meu atual "só" caiu umas 4 ou 5 vezes desde setembro do ano passado, mas no antigo era toda semana praticamente. Mas agora são os modems da Vivo que estão me dando dor de cabeça rs.
 
Em geral, considerando o que postam no tópico da Oi, as rotas da Oi em geral são piores que a da vivo. Não que a Oi seja muito ruim, mas segundo os relatos, é um serviço "sub standard". É tipo comparar um chocolate Lindt com um chocolate Arcor: o Arcor não é muito ruim, mas é bem inferior ao Lindt...

Além disto, é mais fácil corrigir o problema de perfil na vivo do que os problemas crônicos de ping da Oi.
O user literalmente reportou que não tinha nenhum problema de ping e funcionava bem pra ele. Mudar pra vivo dificilmente traria alguma mudança na percepção dele, e o único argumento do outro user foi "é ruim pq é oi".

E a vivo é ruim em várias regiões, também, como relatos nessa própria página.
Mas o ideal seria o outro colega tentar ver alguém que tenha vivo e testar, ou assinar por sete dias a vivo. Aí ele pode tirar as próprias conclusões, até pq cada lugar é de um jeito...
Nisso eu concordo e tb indiquei.
da uma olhada no tópico da OI antes parceiro. se o problema da OI fosse so problema de perfil a mesma não teria falido e não teria tantas reclamações.
Como se a vivo fosse salva de reclamações além da de perfil, não entendo o pq vc gosta de defender tanto operadora quando todas são umas merdas com vários problemas (vida essa exata página).
Sou da ideia de que não se mexe em time que se está ganhando.

Não sei como vcs conseguem usar a vivo aí no nordeste. Toda semana tem B.O
Tenho saudades da GVT, a qualidade do DSL deles era bem melhor que meus últimos anos com a fibra da vivo :(
 
Consertaram o de 700 moçada.

15403146797.png


Já o de 500mb voltou a ficar todo zoado, agendar outra visita. pft...
 
Consertaram o de 700 moçada.

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Já o de 500mb voltou a ficar todo zoado, agendar outra visita. pft...
Putz que bosnia...o meu o técnico veio e resolveu em 20 minutos, bem tranquilo, menos mal...

Minha outra briga com a Vivo agora é uma alteração de data de vencimento que não pedi, a atendente ilustre não sei de onde fez o favor de alterar...de qualquer forma no meu "dossie" entregue ao Procon, Consumidor e demais sites de "briga" (rsrs) vai resolver esse detalhe.
 
Putz que bosnia...o meu o técnico veio e resolveu em 20 minutos, bem tranquilo, menos mal...

Minha outra briga com a Vivo agora é uma alteração de data de vencimento que não pedi, a atendente ilustre não sei de onde fez o favor de alterar...de qualquer forma no meu "dossie" entregue ao Procon, Consumidor e demais sites de "briga" (rsrs) vai resolver esse detalhe.
Isso acontece quando migra pro next. Quando eu tinha a Vivo aqui, meu vencimento era dia 5 (Siebel) aí alterei a velocidade de 300 pra 500 megas e foi pro next com vencimento dia 21. Eu achei estranho quando vi no extrato e precisei pedir a alteração via Consumidor tb.
 
Isso acontece quando migra pro next. Quando eu tinha a Vivo aqui, meu vencimento era dia 5 (Siebel) aí alterei a velocidade de 300 pra 500 megas e foi pro next com vencimento dia 21. Eu achei estranho quando vi no extrato e precisei pedir a alteração via Consumidor tb.
Então, a minha briga com a vivo sempre é pela falta de informação, tudo que é inerente à contrato DEVE sempre ser informado na ligação, ainda que a mesma atendente tivesse me explicado essa situação sistêmica, eu depois faria uma alteração aqui na data da minha preferência, mas a bendita informação falha deles é que me deixa com o saco na lua, o produto em si internet (ao menos aqui onde moro) é bom, mas enfim, o que gostei que do consumidor e Procon eles me deram uma primeira devolutiva, informando que as reclamações que registrei já estavam pra ser atendidas (ainda que seja um blá blá blá, a ferramenta dá esse susto neles)
 
Pessoal, a Vivo tem algum chat para negociar valores? Tentei pelo aplicativo e não achei.
No site tem um WhatsApp lá, porém eles não são alternativo, sempre se limitam a dizer que o preço mínimo é esse de 120 500 Mb, questiono eles dizendo que quero apenas 300mb, alegam ser 120
 
A Vivo Fibra está impraticável nas últimas semanas para mim. Tanto em casa quanto no trabalho está extremamente instável, com download e upload tristes em vários momentos do dia. Pensando seriamente em desistir do produto (assinatura vem da época da GVT).
 
A Vivo Fibra está impraticável nas últimas semanas para mim. Tanto em casa quanto no trabalho está extremamente instável, com download e upload tristes em vários momentos do dia. Pensando seriamente em desistir do produto (assinatura vem da época da GVT).
Tem alguma alternativa viável na sua região?
 
TIM passou a atender no endereço. Blink também atende aqui mas usa CGNat. No tópico da tim fibra me falaram para conferir se é rede própria ou neutra.
Mesmo sendo rede própria, seria bom verificar na sua região se a Tim presta ou não por garantia. Boa sorte aí caso realize a mudança.
 
A Vivo Fibra está impraticável nas últimas semanas para mim. Tanto em casa quanto no trabalho está extremamente instável, com download e upload tristes em vários momentos do dia. Pensando seriamente em desistir do produto (assinatura vem da época da GVT).
vc pode tentar reclamar no canais certos e tentar ficar com o serviço mas que todos problemas sejam resolvidos.
Mas se não tiver como mesmo pode tentar se arriscar nas outras opções. e se tiver em período de carência... a operadora cancela sem multa.
vai cair numa tim da vida ou local derrpente é fazer besteira. principalmente na tim sendo rede própria ou não.. só olhar o tópico deles
Então, a minha briga com a vivo sempre é pela falta de informação, tudo que é inerente à contrato DEVE sempre ser informado na ligação, ainda que a mesma atendente tivesse me explicado essa situação sistêmica, eu depois faria uma alteração aqui na data da minha preferência, mas a bendita informação falha deles é que me deixa com o saco na lua, o produto em si internet (ao menos aqui onde moro) é bom, mas enfim, o que gostei que do consumidor e Procon eles me deram uma primeira devolutiva, informando que as reclamações que registrei já estavam pra ser atendidas (ainda que seja um blá blá blá, a ferramenta dá esse susto neles)
consumidor é muito bom.
 
Alguém aqui usa Xbox? no 5g não passa dos 170mb de download.
 
A Vivo Fibra está impraticável nas últimas semanas para mim. Tanto em casa quanto no trabalho está extremamente instável, com download e upload tristes em vários momentos do dia. Pensando seriamente em desistir do produto (assinatura vem da época da GVT).
Os sinais estão normais?
Você já tentou solicitar visita técnica?
TIM passou a atender no endereço. Blink também atende aqui mas usa CGNat. No tópico da tim fibra me falaram para conferir se é rede própria ou neutra.
Sobre a TIM, cabe o alerta de que ela tem cancelado contratos que consomem mais de 2TB por mês (sim, é um absurdo, mas eles fazem). Se vc tem um consumo perto desta faixa, tenha cautela ao assinar a TIM.
 
Neste link, ao ir no plano com Amazon Prime (500mb), fica o valor de 120 R$ para vocês também?

Mas ao clicar em "consultar" e preencher os dados, o Amazon simplesmente some do pacote kk
 
Eu vi a discussão que surgiu lá pelo dia 12 sobre sincronização de hora com servidores NTP e queria ter feito alguns testes no fim-de-semana passado pra entender em definitivo qual era a real desse negócio, mas logo na sexta-feira 13 rompeu a fibra aqui na minha rua e só resolveram nesta terça-feira última.

Pois agora consegui fazer os testes e me espantei com o que vi de regras de firewall (tão fazendo até DPI checando versão do NTP, pelo visto 😱).

Primeiro, suporte a NTS não parece fazer diferença nenhuma. O NTS só usa TCP na porta 4460 ou 443 pra troca de chaves. A sincronização em si ainda acontece com NTP via UDP na porta 123 (a especificação do NTS até prevê a possibilidade do servidor sinalizar uma porta diferente durante a troca de chaves, mas os servidores que testei com NTS - time.cloudflare.com e stratum 1 do NTP.br - usam a porta 123 padrão, mesmo, e isso parece ser o mais comum entre servidores que suportam NTS). Logo, com NTS ou sem NTS, ainda se está sujeito às mesmas regras de firewall da Vivo.

Segundo, a Vivo parece manter uma lista de endereços IPv4 de servidores NTP whitelistados (somente sob determinadas situações - explico mais adiante). Nos meus testes limitados, só consegui determinar que todos (menos 1) dos servidores do NTP.br estão whitelistados:

200.160.0.8 (a.ntp.br) - Ok
200.189.40.8 (b.ntp.br) - Ok
200.192.232.8 (c.ntp.br) - Ok
200.160.7.186 (a.st1.ntp.br) - Ok
201.49.148.135 (b.st1.ntp.br) - Ok
200.186.125.195 (c.st1.ntp.br) - Ok
200.20.186.76 (d.st1.ntp.br) - Ok
200.160.7.197 (gps.ntp.br) - Ok
200.160.7.193 (gps.ntp.br) - Não ok - Provavelmente não foi whitelistado por não constar no site do NTP.br

Quanto às regras de firewall implementadas, observei o seguinte:

Obs.: todas as notas abaixo levam em consideração a perspectiva do cliente (no caso, do meu roteador)
  • IPv4
    • De/para IPs de servidores NTP whitelistados pela Vivo
      • NTP versão 3
        • Permite requisições NTP (UDP outbound) com porta origem 123 e porta destino 123. Também permite a respectiva resposta NTP (UDP inbound), que igualmente tem porta origem 123 e porta destino 123. Esta regra acaba sendo a mais importante para quem usa Windows (descrevo mais sobre isso mais adiante)
        • Parece bloquear demais requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem diferente de 123 e/ou respostas NTP (UDP inbound) com porta origem 123 e porta destino diferente de 123
      • NTP versão 4
        • Permite requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem diferente de 123. Também permite a respectiva resposta NTP (UDP inbound), que tem porta origem 123 e porta destino diferente de 123
        • Parece bloquear demais requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem 123 e/ou respostas NTP (UDP inbound) com porta origem 123 e porta destino 123
    • De/para demais IPs
      • NTP versão 3
        • Parece bloquear todas requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem qualquer e/ou respostas NTP (UDP inbound) com porta origem 123 e porta destino qualquer. Ou seja, parece bloquear tudo que for NTP versão 3 que não envolva os IPs whitelistados
      • NTP versão 4
        • Permite requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem diferente de 123. Também permite a respectiva resposta NTP (UDP inbound), que tem porta origem 123 e porta destino diferente de 123
        • Parece bloquear demais requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem 123 e/ou respostas NTP (UDP inbound) com porta origem 123 e porta destino 123
  • IPv6
    • Parece simplesmente bloquear pacotes UDP inbound com porta destino 123
Nesse post aqui eu já tinha deixado meu rant sobre a Vivo bloquear indiscriminadamente pacotes ICMP Destination Unreachable em IPv4. Agora isso só reforça um dos motivos pra quem é cliente da Vivo adotar IPv6 de vez (com dual-stack, claro). Se livrar das gambiarras do passado com IPv4 e usufruir de regras de firewall muito mais sensatas em IPv6.

A RFC 5905 do NTP versão 4 é de junho de 2010. ntpd e chrony já suportam NTP versão 4 desde antes da RFC 5905 ser publicada, enquanto o timesyncd já nasceu com suporte a NTP versão 4. Então a maioria das plataformas que vemos por aí já possuem implementações maduras e conseguem driblar algumas dessas restrições malucas da Vivo no IPv4 (se usar uma porta diferente de 123 no lado do cliente, claro). E se usar IPv6, também dribla algumas dessas restrições (de novo, desde que use uma porta diferente de 123 no lado do cliente). Deve ser por isso que eu, particularmente, não tinha notado esses problemas todos de NTP até levantarem a discussão aqui no fórum.

A única grande m*, mesmo, é a implementação do Windows (e olha que tô falando de Windows 11 com todas atualizações em dia, hein), que insiste em usar NTP versão 3 com porta origem 123 e porta destino 123 (suporte a NTS, então, passa longe). Numa rede doméstica normal, o Windows de um cliente da Vivo só vai conseguir sincronizar o relógio se usar um dos servidores whitelistados em IPv4. Em IPv6, por usar porta origem 123 e porta destino 123, o Windows não vai conseguir sincronizar o relógio com nenhum servidor (pois vai sempre ser barrado pelas regras de firewall da Vivo) e vai sempre fazer fallback para IPv4 no caso do NTP.

Agora já consigo escutar alguém falando "mas eu uso o pool.ntp.org no Windows e tá sincronizando o relógio". Isso acontece pois entre os IPs ofertados pelo pool.ntp.org (também br.pool.ntp.org, etc), estão alguns IPs do próprio NTP.br. Então quando a gente escuta aqueles relatos conflitantes de "funcionou com pool.ntp.org" e "não funcionou com pool.ntp.org", tudo indica que é só uma questão de qual IP do pool que o Windows acabou usando naquele momento. Agora, no momento que escrevo, o NTP Pool Project diz ter 20 servidores IPv4 ativos no Brasil (mas só alguns desses são os IPs do NTP.br whitelistados pela Vivo).

Dá pra melhorar um pouco a situação do Windows e escapar da whitelist adicionando uma regra de Source NAT no IPv6 (se o roteador permitir), fazendo com que o Windows consiga sincronizar o relógio com qualquer servidor NTP com suporte a IPv6 (time.google.com, time.cloudflare.com, a.ntp.br, b.ntp.br, c.ntp.br, a.st1.ntp.br, gps.ntp.br, etc).

Código:
action=src-nat chain=srcnat out-interface-list=wan-interface-list protocol=udp src-port=123 to-ports=49152-65535

vD1acsT.png


Agora deixando de falar de Windows, pensando na figura geral, acabei configurando a mesma regra de Source NAT pra IPv4 também. Me abre a possibilidade de usar qualquer servidor NTP sem cair em bloqueios da Vivo (desde que o cliente use NTP versão 4).
 
tenho xbox aqui está normal. são paulo capital

TB sou da capital, alto de Pinheiros, tá ruim faz meses e só Xbox , resto dos downloads estão normais , problema que no Xbox one era velocidade máxima ... Vou tentar ligar lá
 
O sinal voltou ontem mesmo e a Vivo cancelou a visita ténica, achei até melhor. O espírito MacGyver baixou em mim e resolvi o problema do botão de energia não permanecer ligado enfiando dois pedaços de palito de dente pra calçar e travar o botão :joia:.
 
TB sou da capital, alto de Pinheiros, tá ruim faz meses e só Xbox , resto dos downloads estão normais , problema que no Xbox one era velocidade máxima ... Vou tentar ligar lá
liga la.. omeu é xbox one.... sou da região central. tive problema uma vez ano passado na hora de fazer download do fifa 2023
estava vindo 200mb
 
Eu vi a discussão que surgiu lá pelo dia 12 sobre sincronização de hora com servidores NTP e queria ter feito alguns testes no fim-de-semana passado pra entender em definitivo qual era a real desse negócio, mas logo na sexta-feira 13 rompeu a fibra aqui na minha rua e só resolveram nesta terça-feira última.

Pois agora consegui fazer os testes e me espantei com o que vi de regras de firewall (tão fazendo até DPI checando versão do NTP, pelo visto 😱).

Primeiro, suporte a NTS não parece fazer diferença nenhuma. O NTS só usa TCP na porta 4460 ou 443 pra troca de chaves. A sincronização em si ainda acontece com NTP via UDP na porta 123 (a especificação do NTS até prevê a possibilidade do servidor sinalizar uma porta diferente durante a troca de chaves, mas os servidores que testei com NTS - time.cloudflare.com e stratum 1 do NTP.br - usam a porta 123 padrão, mesmo, e isso parece ser o mais comum entre servidores que suportam NTS). Logo, com NTS ou sem NTS, ainda se está sujeito às mesmas regras de firewall da Vivo.

Segundo, a Vivo parece manter uma lista de endereços IPv4 de servidores NTP whitelistados (somente sob determinadas situações - explico mais adiante). Nos meus testes limitados, só consegui determinar que todos (menos 1) dos servidores do NTP.br estão whitelistados:

200.160.0.8 (a.ntp.br) - Ok
200.189.40.8 (b.ntp.br) - Ok
200.192.232.8 (c.ntp.br) - Ok
200.160.7.186 (a.st1.ntp.br) - Ok
201.49.148.135 (b.st1.ntp.br) - Ok
200.186.125.195 (c.st1.ntp.br) - Ok
200.20.186.76 (d.st1.ntp.br) - Ok
200.160.7.197 (gps.ntp.br) - Ok
200.160.7.193 (gps.ntp.br) - Não ok - Provavelmente não foi whitelistado por não constar no site do NTP.br

Quanto às regras de firewall implementadas, observei o seguinte:

Obs.: todas as notas abaixo levam em consideração a perspectiva do cliente (no caso, do meu roteador)
  • IPv4
    • De/para IPs de servidores NTP whitelistados pela Vivo
      • NTP versão 3
        • Permite requisições NTP (UDP outbound) com porta origem 123 e porta destino 123. Também permite a respectiva resposta NTP (UDP inbound), que igualmente tem porta origem 123 e porta destino 123. Esta regra acaba sendo a mais importante para quem usa Windows (descrevo mais sobre isso mais adiante)
        • Parece bloquear demais requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem diferente de 123 e/ou respostas NTP (UDP inbound) com porta origem 123 e porta destino diferente de 123
      • NTP versão 4
        • Permite requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem diferente de 123. Também permite a respectiva resposta NTP (UDP inbound), que tem porta origem 123 e porta destino diferente de 123
        • Parece bloquear demais requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem 123 e/ou respostas NTP (UDP inbound) com porta origem 123 e porta destino 123
    • De/para demais IPs
      • NTP versão 3
        • Parece bloquear todas requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem qualquer e/ou respostas NTP (UDP inbound) com porta origem 123 e porta destino qualquer. Ou seja, parece bloquear tudo que for NTP versão 3 que não envolva os IPs whitelistados
      • NTP versão 4
        • Permite requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem diferente de 123. Também permite a respectiva resposta NTP (UDP inbound), que tem porta origem 123 e porta destino diferente de 123
        • Parece bloquear demais requisições NTP (UDP outbound) com porta destino 123 e porta origem 123 e/ou respostas NTP (UDP inbound) com porta origem 123 e porta destino 123
  • IPv6
    • Parece simplesmente bloquear pacotes UDP inbound com porta destino 123
Nesse post aqui eu já tinha deixado meu rant sobre a Vivo bloquear indiscriminadamente pacotes ICMP Destination Unreachable em IPv4. Agora isso só reforça um dos motivos pra quem é cliente da Vivo adotar IPv6 de vez (com dual-stack, claro). Se livrar das gambiarras do passado com IPv4 e usufruir de regras de firewall muito mais sensatas em IPv6.

A RFC 5905 do NTP versão 4 é de junho de 2010. ntpd e chrony já suportam NTP versão 4 desde antes da RFC 5905 ser publicada, enquanto o timesyncd já nasceu com suporte a NTP versão 4. Então a maioria das plataformas que vemos por aí já possuem implementações maduras e conseguem driblar algumas dessas restrições malucas da Vivo no IPv4 (se usar uma porta diferente de 123 no lado do cliente, claro). E se usar IPv6, também dribla algumas dessas restrições (de novo, desde que use uma porta diferente de 123 no lado do cliente). Deve ser por isso que eu, particularmente, não tinha notado esses problemas todos de NTP até levantarem a discussão aqui no fórum.

A única grande m*, mesmo, é a implementação do Windows (e olha que tô falando de Windows 11 com todas atualizações em dia, hein), que insiste em usar NTP versão 3 com porta origem 123 e porta destino 123 (suporte a NTS, então, passa longe). Numa rede doméstica normal, o Windows de um cliente da Vivo só vai conseguir sincronizar o relógio se usar um dos servidores whitelistados em IPv4. Em IPv6, por usar porta origem 123 e porta destino 123, o Windows não vai conseguir sincronizar o relógio com nenhum servidor (pois vai sempre ser barrado pelas regras de firewall da Vivo) e vai sempre fazer fallback para IPv4 no caso do NTP.

Agora já consigo escutar alguém falando "mas eu uso o pool.ntp.org no Windows e tá sincronizando o relógio". Isso acontece pois entre os IPs ofertados pelo pool.ntp.org (também br.pool.ntp.org, etc), estão alguns IPs do próprio NTP.br. Então quando a gente escuta aqueles relatos conflitantes de "funcionou com pool.ntp.org" e "não funcionou com pool.ntp.org", tudo indica que é só uma questão de qual IP do pool que o Windows acabou usando naquele momento. Agora, no momento que escrevo, o NTP Pool Project diz ter 20 servidores IPv4 ativos no Brasil (mas só alguns desses são os IPs do NTP.br whitelistados pela Vivo).

Dá pra melhorar um pouco a situação do Windows e escapar da whitelist adicionando uma regra de Source NAT no IPv6 (se o roteador permitir), fazendo com que o Windows consiga sincronizar o relógio com qualquer servidor NTP com suporte a IPv6 (time.google.com, time.cloudflare.com, a.ntp.br, b.ntp.br, c.ntp.br, a.st1.ntp.br, gps.ntp.br, etc).

Código:
action=src-nat chain=srcnat out-interface-list=wan-interface-list protocol=udp src-port=123 to-ports=49152-65535

vD1acsT.png


Agora deixando de falar de Windows, pensando na figura geral, acabei configurando a mesma regra de Source NAT pra IPv4 também. Me abre a possibilidade de usar qualquer servidor NTP sem cair em bloqueios da Vivo (desde que o cliente use NTP versão 4).
Aqui a tempos atras tinha parado de funcionar todos os endereços NTP do ntp.br e também os padrões do windows.
Todos os NTS, incluindo o gps.ntp.br que também é NTS, continuaram funcionando.
Outro dia que comentaram sobre isso, eu testei e os NTP voltaram a funcionar.
 

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