TL; DR: Recomendo que usem um destes servidores NTP aqui:
- b.st1.ntp.br
- c.st1.ntp.br
- d.st1.ntp.br
(Ao longo deste post eu contextualizo o motivo desta recomendação. É que como ele acabou ficando muito extenso, eu não queria que o ponto mais importante ficasse perdido no meio de um mar de letras)
Cara, eu te juro que não é nada pessoal, mas vou ter que te refutar novamente,
igual tive que fazer na oportunidade anterior. Não há relação nenhuma com o suporte ou não ao NTS. Vou colocar aqui a explicação que já dei anteriormente
aqui:
Pra matar essa charada de uma vez por todas, há uns meses atrás eu escrevi um pequeno código em Python pra testar vários servidores NTP (incluindo todos os IPs por trás de cada DNS) , IPv4 e IPv6, NTP v3 e v4, e com source port 123 e aleatórias (no range que chamam de "Dynamic Ports" - de 49152 a 65535 - na
RFC 6335).
Pra quem mais quiser fazer o teste na sua rede, o código tá aqui (apenas 78 linhas) e é bem simples de rodar (só tem dnspython e scapy como dependências):
https://github.com/yuripg1/network-toolbox/blob/main/ntp_test.py
E o resultado do teste executado na minha rede (Vivo em Porto Alegre/RS) está nesse CSV aqui:
https://github.com/yuripg1/network-toolbox/blob/main/ntp_test_output_vivo.csv
Agora com esta metodologia muito mais precisa, prevendo todos os cenários do meu interesse em código, a visão ficou 100% clara.
(Antes meus testes foram meio imprecisos pois eu tentei utilizar vários dispositivos diferentes mas as coisas meio que saíram do controle - Sincronização de relógio do Windows, ntpd no Debian do roteador Ubiquiti EdgeRouter, chrony no Ubuntu Linux que uso no dia-a-dia, NTP Client no roteador MikroTik, entre outros - acabou que ficou muito confuso na hora de tirar conclusões, e eu achei, erroneamente, que havia distinção de comportamento entre NTP versão 3 e versão 4, enquanto que isso não se confirmou no teste mais recente com melhor metodologia)
Em resumo: a Vivo bloqueia tráfego UDP inbound na porta 123 (tanto em IPv4 quanto em IPv6), porém whitelista IPs (todos IPv4) de alguns servidores específicos do NTP.br.
No cenário do Windows, que usa porta origem 123, a sincronização funcionou com estes IPs do NTP.br (aparentemente whitelistados):
Porém a sincronização não funcionou com estes IPs do NTP.br:
Ou seja:
- Nenhum endereço IPv6 do NTP.br está whitelistado, então nenhum deles funciona
- O gps.ntp.br possui 2 endereços IPv4, porém a Vivo só whitelista 1 deles (apenas o que o NTP.br divulga no site deles)
Posto isso, minha recomendação para configurar no Windows é nesta ordem:
- b.st1.ntp.br / c.st1.ntp.br / d.st1.ntp.br - Possuem apenas endereços IPv4 e todos estão whitelistados pela Vivo, portanto todos funcionam. Estes devem funcionar para todo mundo e são as opções que eu recomendo

- a.ntp.br / b.ntp.br / c.ntp.br / a.st1.ntp.br - Possuem endereços IPv4 e IPv6, com todos os IPv4 whitelistados pela Vivo e funcionando, enquanto que nenhum dos IPv6 o são e, portanto, não funcionam. Para quem só tem IPv4 configurado, estes também devem funcionar normalmente. Já para quem possui conectividade IPv6, estes podem apresentar problemas esporádicos pois funcionará quando o cliente NTP fizer uso de IPv4 mas não funcionará quando fizer uso de IPv6
- gps.ntp.br - Este é o que eu menos recomendo pois possui 4 IPs, sendo 2 IPv4 e dois IPv6, porém apenas 1 endereço IPv4 está whitelistado pela Vivo e funcionando, enquanto os demais 3 não funcionam
O NTP Pool Project é um caso bem curioso. Ele "funciona", mas só quando entrega um IP que é do próprio NTP.br. Como ele agrupa um punhado de servidores NTP públicos e os entrega num DNS deles, ele pode te entregar vários IPs que não funcionam, até entregar um IP do NTP.br que vai funcionar.
No último teste que eu conduzi, o DNS deles me entregou 4 IPs, sendo 1 deles pertencente ao NTP.br. E, veja só, este IP foi o único que funcionou no cenarário do Windows (porta origem 123). Testei tanto o pool.ntp.br quanto o br.pool.ntp.br:
Então, no final das contas, se os únicos IPs que funcionam são do NTP.br, então é melhor eu apontar pra um servidor do NTP.br logo ehheheheheh