[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Alguém tem alguma manha pra atualizarem a velocidade nova contratada? Ligo no 10315 e falam que ainda está pendente. Já resetei o hgu pra ver se sobe o perfil novo, mas nada também. Mudei de 300 para 700 mas até hoje nada, nem no app meu vivo aparece a velocidade nova, continua no perfil de 300
 
Alguém tem alguma manha pra atualizarem a velocidade nova contratada? Ligo no 10315 e falam que ainda está pendente. Já resetei o hgu pra ver se sobe o perfil novo, mas nada também. Mudei de 300 para 700 mas até hoje nada, nem no app meu vivo aparece a velocidade nova, continua no perfil de 300

qdo eu troquei foi assim tbm, passou o prazo, passou mais um pouco e só "pendente"... no meu caso o problema foi a necessidade de trocar "de sistema" p/ fazer a alteração da velocidade (eu estava no sistema antigo, no plano de 300 e o plano de 700 é no sistema novo deles, o tal de next).... pega um protocolo no atendimento normal (pode ser o protocolo da solicitação da troca mesmo ou liga da uma reclamada q o prazo passou, só p/ pegar um protocolo) e depois liga na ouvidoria.... eles (ouvidoria) me migraram na hora de sistema e fizeram a alteração durante a própria ligação...
 
Boa noite Galera,
Sou daqui da capital de SP e tenho a VIVO FIBRA,
Tentei por duas vezes remover o modem da operadora 'Mitrastar GPT-2741GNAC-N1' , Comprei o TP-Link XZ000-G3 e um Ufiber Loco para substituir o modem, porém a internet não sobe de jeito nenhum, aparece lá que a fibra está conectada, ai eu insiro o SLID e GPON Hexadecimal, ele NÃO da sinal de internet, alguém poderia me ajudar? tentei clonar o MAC e todas as informações do modem da operadora e mesmo assim não funciona de jeito nenhum, sabem se existe mais alguma limitação pelo lado da operadora?
 
já tinha testado com outros cabos...e o mesmo cabo bate 500 megas em modo router...tá como gigabit mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, nesse caso seria melhor o que?

Desabilitar o dhcp da vivo ou do router?

Fazer um dmz da vivo para o ip do ax6000?

Vi que no ax6000 tem o modo de ip estatico, seria melhor setar o ip para a mesma rede da vivo (15.2), e desabilitar o dhcp?

Pelo que estou vendo...o vivo tá com o dhcp ligado (xxx.xxx.15.1) e o do router também (xxx.xxx.31.1)

@kig, imagino que você já tenha tentado um "Factory Reset" antes de mudar o Mitrastar para Bridge, sem sucesso. Caso não tenha feito isso, acho que vale a pena tentar.

Como diversos outros colegas, tenho um Mitrastar (modelo GPT-2741GNAC-N1, firmware b32) em Bridge, com o modo alterado pelo método "normal", e sempre consegui a velocidade máxima do meu plano. Infelizmente, você parece estar com a velocidade limitada em modo Bridge -- não faz muito sentido, e deve haver alguma explicação/solução, mas deixemos isso de lado, por ora. Sendo assim, gostaria de sugerir o seguinte (vou tentar me lembrar de cabeça para evitar voltar meu modem para modo Router):

Na ONT Mitrastar:
- Factory Reset (recomendado para se certificar de começar uma configuração "limpa")
- Mantenha o modo "Router" (que parece ser a única forma de conseguir utilizar a velocidade máxima contratada)
- Deixe o DHCP habilitado
- Conecte a porta WAN do AX6000 à porta LAN 1 do Mitrastar
- Faça uma reserva de IP, assignando 192.168.15.2 para o MAC Address do seu AX6000 (verifique o MAC na tela de dispositivos conectados à ONT)
- Coloque o IP 192.168.15.2 no campo DMZ
- Desabilite os sinais Wi-Fi de 2.4 e 5GHz, para evitar interferência
- O Mitrastar não será utilizado para controlar sua rede local

No Roteador AX6000
- Factory Reset (opcional, mas útil para se certificar de começar uma configuração "limpa")
- Mantenha o modo IP Automático/Dinâmico (uma vez que a reserva configurada na ONT já vai forçar que o AX6000 receba o IP 192.168.15.2)
- Para a rede local, use uma subnet diferente daquela já utilizada pelo modem. Por exemplo, 192.168.31.1, como você mencionou
- Deixe o DHCP habilitado
- O AX6000 será utilizado, com todas as suas funções, para controlar sua rede local

Sim, você estará em "Duplo NAT", mas com o AX6000 em DMZ (e aproveitando a velocidade máxima). Em tese, isso não deveria criar problemas mais sérios. Mas somente o uso contínuo mostrará se isso é verdade ou não para o seu caso específico.

Espero não ter me esquecido de nada. Boa sorte e conte-nos os resultados!
 
Última edição:
Pessoal, a Vivo está bloqueando por limite de franquia igual a Tim? Me mudei para um bairro que só tem a TIM e a Vivo, estou decidindo ainda.
 
já tinha testado com outros cabos...e o mesmo cabo bate 500 megas em modo router...tá como gigabit mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, nesse caso seria melhor o que?

Desabilitar o dhcp da vivo ou do router?

Fazer um dmz da vivo para o ip do ax6000?

Vi que no ax6000 tem o modo de ip estatico, seria melhor setar o ip para a mesma rede da vivo (15.2), e desabilitar o dhcp?

Pelo que estou vendo...o vivo tá com o dhcp ligado (xxx.xxx.15.1) e o do router também (xxx.xxx.31.1)

Eu uso aqui a anos em bridge,.

Tenta reset roteador da vivo e tenta.

Se o problema continuar abre chamado na vivo que tecnico quando vir ele deixa velocidade certa mesmo em brigde.

Dmz etc gera duplo nat e vai ficar com outro roteador da Vivo esquentando muito a toa.
 
Pessoal, a Vivo está bloqueando por limite de franquia igual a Tim? Me mudei para um bairro que só tem a TIM e a Vivo, estou decidindo ainda.
nada disso vai de vivo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite Galera,
Sou daqui da capital de SP e tenho a VIVO FIBRA,
Tentei por duas vezes remover o modem da operadora 'Mitrastar GPT-2741GNAC-N1' , Comprei o TP-Link XZ000-G3 e um Ufiber Loco para substituir o modem, porém a internet não sobe de jeito nenhum, aparece lá que a fibra está conectada, ai eu insiro o SLID e GPON Hexadecimal, ele NÃO da sinal de internet, alguém poderia me ajudar? tentei clonar o MAC e todas as informações do modem da operadora e mesmo assim não funciona de jeito nenhum, sabem se existe mais alguma limitação pelo lado da operadora?
não entendo qual é tesão de vcs querer tirar a HGU da vivo.. é so colocar ela em bridge e pronto
Vc dançou pq esse equipamento não deve ser compativel com a OLT da sua região.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém tem alguma manha pra atualizarem a velocidade nova contratada? Ligo no 10315 e falam que ainda está pendente. Já resetei o hgu pra ver se sobe o perfil novo, mas nada também. Mudei de 300 para 700 mas até hoje nada, nem no app meu vivo aparece a velocidade nova, continua no perfil de 300
se não me engano é de 48 a 72 horas alteração de velocidade
 
não entendo qual é tesão de vcs querer tirar a HGU da vivo.. é so colocar ela em bridge e pronto
Vc dançou pq esse equipamento não deve ser compativel com a OLT da sua região.
Ok, entendo que sob circunstâncias normais, inicializações/reinicializações não devem ser frequentes. Também é provável que o tamanho físico e o consumo de energia do modem da Vivo não importem para muitos. Também imagino que o hardware/software do modem da Vivo em bridge deva atender aos requisitos da maioria sem problemas.

Mas, por exemplo, quando você tá no meio do expediente de trabalho e ocorre uma perda de conexão/energia por qualquer motivo, aí eu fico bem grato de ter um terminal GPON que inicializa e sincroniza em pouquíssimos segundos. Ou então, como outro exemplo, quando você tá conduzindo alguns testes que exijam a reinicialização da rede e o processo todo acaba sendo mais ágil.

Também prefiro (mas daí dá pra argumentar que é algo muito subjetivo) ter um terminal GPON cujo hardware/software é focado nessa função, sem um monte de funcionalidades implementadas que eu não preciso (que só servem para potencialmente desperdiçar recursos - CPU e memória - e causar eventuais instabilidades no aparelho, mesmo que não estejam sendo utilizadas ou que estejam desativadas), ocupando um mínimo de espaço físico e consumindo pouca energia. Eu inclusive sequer faço o VLAN tagging no terminal GPON. Prefiro deixar o máximo de responsabilidades sob controle do roteador, que é muito mais fácil de gerir/inspecionar (ok, também dá pra alterar a bridge na interface WAN do modem da Vivo para não fazer o VLAN tagging, então isso não é exclusividade de usar um outro aparelho).

Em resumo, é muito subjetivo, mas há quem enxerge vantagens suficientes para motivar a troca.
 
Já acompanhei várias postagens suas em vários tópicos de operadoras aqui perguntando sobre a mudança da Claro e dúvida entre qual operadora escolher. Cara, conselho meu, a Vivo é muito boa na fibra, esse valor de 700 Mega tá ótimo, antes ele custava 200 mesmo, hoje tá 150. Se vai escolher a Vivo, não demore, Vivo é operadora que acaba muito rápido as portas disponíveis nos locais onde ela tem cobertura e pra abrir vaga de novo é bem difícil porque ninguém cancela quando contrata ela. Se você pensar demais, fica sem porta.
Fiz a solicitação ontem, agendei pra segunda-feira. Vamos aguardar.
 
Boa tarde,

Esse valor de R$ 120 no de 500 mega, se eu ligar lá, e pedir esse valor, eles liberam? eu ia contratar 700, mas só de pensar nos problemas que pode dar, que é o problema de perfil, e que eu tive quando troquei pra 500 mega, já bate o desânimo, e até o momento os 500 está suprindo bem.
 
já tinha testado com outros cabos...e o mesmo cabo bate 500 megas em modo router...tá como gigabit mesmo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, nesse caso seria melhor o que?

Desabilitar o dhcp da vivo ou do router?

Fazer um dmz da vivo para o ip do ax6000?

Vi que no ax6000 tem o modo de ip estatico, seria melhor setar o ip para a mesma rede da vivo (15.2), e desabilitar o dhcp?

Pelo que estou vendo...o vivo tá com o dhcp ligado (xxx.xxx.15.1) e o do router também (xxx.xxx.31.1)
complementando ooque o colega tinha falado acima
uso em bridge aqui também com ax1800 e nunca tive problemas
Acho que a solução está ai.. deixar em bridge
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz a solicitação ontem, agendei pra segunda-feira. Vamos aguardar.
vc pode usar por 7 dias se não gostar pode cancelar sem multa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde,

Esse valor de R$ 120 no de 500 mega, se eu ligar lá, e pedir esse valor, eles liberam? eu ia contratar 700, mas só de pensar nos problemas que pode dar, que é o problema de perfil, e que eu tive quando troquei pra 500 mega, já bate o desânimo, e até o momento os 500 está suprindo bem.
sim eles precisam praticar os valores do site para qualquer cliente sendo novo ou antigo
se não conseguir.. uma reclamação no consumidor ja resolve.
 
complementando ooque o colega tinha falado acima
uso em bridge aqui também com ax1800 e nunca tive problemas
Acho que a solução está ai.. deixar em bridge
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


vc pode usar por 7 dias se não gostar pode cancelar sem multa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


sim eles precisam praticar os valores do site para qualquer cliente sendo novo ou antigo
se não conseguir.. uma reclamação no consumidor ja resolve.
Ótimo, irei ligar lá agora kkkk
Valeu, J4nus
 
Voltou a internet aqui finalmente.
 
Voltou a internet aqui finalmente.

Teve um amigo que voltou hoje tbm, mesma situação que a sua eu acho, depois de 1 semana sem energia, voltou a internet, só que alguns vizinhos estavam sem, o técnico veio e cagou a internet de todo mundo, aí ficou todo mundo sem internet e só voltou hoje.

Foto que ele mandou:

mbY5BxS.png
 
Migrei dos 600Mbps pra 700Mbps, só que a velocidade ainda não está certa ( segunda o vivo, demora cerca de 24 horas pra alterar )

velocidade atual:

4da1f897-3d44-482c-a256-1bc0a75bcdc1.png
 
Já pode ligar para vivo, não existe isso de ir mudando a velocidade aos poucos.
Vou esperar até amanhã pois hoje a vivo não quer me atender. Talvez porque logo que a internet voltou ( depois do rompimento da fibra que relatei e que refizeram o cabeamento na rua ) e veio até técnico hoje aqui pra colocar minha fibra na caixa ( do prédio ) que não estava ainda também, logo ligo pedindo pra migrar pra 700Mbps.

Acho claro que deve ser erro de perfil, e que tenha que vir até técnico aqui novamente.

Espero que de certo, pois fiquei hoje mais de 1 hora tentando falar com o suporte na URA da vivo e só o cancelamento me atendeu e me disse pra aguardar mesmo as 24 horas ou 5 dias que ia pro BKO pra acertar a velocidade.

Não sei ao certo o que fazer...
 
Testes feitos agora ( velocidade oscila demais ):

166acf79-578a-45e0-b6df-f8be1c3338c7.png


44a07c6a-6476-4aa0-b9cc-2004fd4470af.png


924a610a-2d73-42d2-a031-fa73bd89cffc.png


8294f9a7-cfa3-4fd2-be3a-5eca0e0a186a.png


7dd6042d-0bcf-4dd9-ac91-f25185cc0cd9.png


773b9c88-b399-4737-854d-4fc974bf4323.png
 
Última edição:
Testes feitos agora ( velocidade oscila demais ):

166acf79-578a-45e0-b6df-f8be1c3338c7.png


44a07c6a-6476-4aa0-b9cc-2004fd4470af.png


924a610a-2d73-42d2-a031-fa73bd89cffc.png


8294f9a7-cfa3-4fd2-be3a-5eca0e0a186a.png


7dd6042d-0bcf-4dd9-ac91-f25185cc0cd9.png


773b9c88-b399-4737-854d-4fc974bf4323.png
Um teste de velocidade possui muitas nuances que não enxergamos no simples print do resultado. Como está a carga da sua rede naquele momento? Como está a carga da rede da operadora na sua região naquele momento? Como está a carga do servidor usado no teste de velocidade naquele momento? Que servidor foi utilizado no teste de velocidade? Então, para que o teste seja um pouco mais rico e fique melhor de comparar com outros testes em outros dias, sugiro o seguinte roteiro:

1) Utilize o Speedtest CLI.

https://www.speedtest.net/apps/cli

2) Sempre prefira realizar os testes de velocidade com o computador conectado via cabo de rede.

3) Procure desconectar da rede temporariamente dispositivos que podem consumir largura de banda significativa. Dispositivos IoT podem ser ignorados, mas vale a pena desligar o Wi-Fi dos celulares e tablets, desligar as TVs conectadas à internet, desconectar outros computadores, etc. Vai que algum dispositivo tá usando da largura de banda em segundo plano.

4) Verifique a versão do Speedtest CLI com o argumento --version para que saibamos o que está sendo executado.

Código:
$ ./speedtest --version
Speedtest by Ookla 1.2.0.84 (ea6b6773cf) Linux/x86_64-linux-musl 6.2.0-36-generic x86_64

The official command line client for testing the speed and performance
of your internet connection.

5) Verifique quais servidores estão mais próximos de você com o argumento --servers e observe que cada servidor possui um ID que pode ser usado caso queiramos realizar testes com servidores específicos.

Código:
$ ./speedtest --servers
Closest servers:

    ID  Name                           Location             Country
==============================================================================
 37740  CH Tech                        Guaíba              Brazil
 36605  Localnet                       Guaíba              Brazil
 30281  STEC-GUAIBA                    Guaíba              Brazil
 14143  Claro net vírtua              Porto Alegre         Brazil
 36132  RSSul Telecom                  Porto Alegre         Brazil
 17678  RLNET                          Porto Alegre         Brazil
 38008  EdgeUno                        Porto Alegre         Brazil
 24878  RSnetPOA                       Porto Alegre         Brazil
 38210  i9NET                          Porto Alegre         Brazil
 38068  LPInternet                     Porto Alegre         Brazil

6) Realize os testes de velocidade com o argumento --selection-details para que saibamos quais servidores foram avaliados e quais apresentam as menores latências. Isto é importante para sabermos quais são as nossas melhores opções de teste. O Speedtest deve escolher automaticamente o servidor com a menor latência para fazer o teste de velocidade. Também recomendo, se possível, realizar testes separados utilizando somente IPv4 e IPv6 (ajuda a determinar caso o problema somente ocorra em um dos protocolos).

IPv4:

Código:
$ ./speedtest --selection-details

   Speedtest by Ookla

Selecting server:
      37740:  45.01 ms; CH Tech - Guaíba
      36605:  44.48 ms; Localnet - Guaíba
      30281:  43.68 ms; STEC-GUAIBA - Guaíba
      14143:  48.51 ms; Claro net vírtua - Porto Alegre
[error] Error: [101] Network unreachable
      36132: Failed; RSSul Telecom - Porto Alegre
      17678:   3.00 ms; RLNET - Porto Alegre
      38008:  43.94 ms; EdgeUno - Porto Alegre
      24878:   3.46 ms; RSnetPOA - Porto Alegre
      38210:   4.58 ms; i9NET - Porto Alegre
      38068:  27.84 ms; LPInternet - Porto Alegre
      Server: RLNET - Porto Alegre (id: 17678)
         ISP: Vivo
Idle Latency:     3.26 ms   (jitter: 0.07ms, low: 3.20ms, high: 3.37ms)
    Download:   709.89 Mbps (data used: 347.8 MB)                                                   
                 10.25 ms   (jitter: 0.70ms, low: 3.78ms, high: 12.10ms)
      Upload:   356.49 Mbps (data used: 462.4 MB)                                                   
                  2.18 ms   (jitter: 12.95ms, low: 1.35ms, high: 222.44ms)
 Packet Loss:     0.0%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/a479ceb9-a78b-4a69-8318-613b35c20413

AisWtBV.png


IPv6:

Código:
$ ./speedtest --selection-details

   Speedtest by Ookla

Selecting server:
[error] Error: [101] Network unreachable
[error] Error: [101] Network unreachable
      37740: Failed; CH Tech - Guaíba
[error] Error: [101] Network unreachable
[error] Error: [101] Network unreachable
      36605:  42.39 ms; Localnet - Guaíba
      30281:  43.32 ms; STEC-GUAIBA - Guaíba
      14143: Failed; Claro net vírtua - Porto Alegre
[error] Error: [101] Network unreachable
      36132: Failed; RSSul Telecom - Porto Alegre
      17678:  23.20 ms; RLNET - Porto Alegre
      38008:  42.98 ms; EdgeUno - Porto Alegre
      24878:   3.94 ms; RSnetPOA - Porto Alegre
      38210: Failed; i9NET - Porto Alegre
      38068: Failed; LPInternet - Porto Alegre
      Server: RSnetPOA - Porto Alegre (id: 24878)
         ISP: Vivo
Idle Latency:     4.66 ms   (jitter: 0.15ms, low: 4.56ms, high: 4.89ms)
    Download:   700.77 Mbps (data used: 343.8 MB)                                                   
                 11.51 ms   (jitter: 1.03ms, low: 4.92ms, high: 13.74ms)
      Upload:   351.79 Mbps (data used: 446.2 MB)                                                   
                  3.84 ms   (jitter: 0.73ms, low: 2.98ms, high: 16.23ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/d6688baf-933e-4e30-93c6-fedb39efe756

TXU97w5.png


7) Se não obtiver as velocidades esperadas, é preciso também se certificar de que não se trata de problema com o servidor usado no teste de velocidade. Para isso, observe quais outros servidores registraram as menores latências nos testes anteriores e tente realizar novos testes com eles. Por exemplo, no meu teste com IPv4 que mostrei, o Speedtest escolheu automaticamente o servidor RLNET - Porto Alegre (17678), mas eu poderia testar também com os servidores RSnetPOA - Porto Alegre (24878) e i9NET - Porto Alegre (38210). Escolhido(s) o(s) novo(s) servidor(es), use o argumento --server-id=XYZ pra definir o servidor usado no teste de velocidade (XYZ sendo o ID do servidor).

Código:
$ ./speedtest --server-id=XYZ
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de complementar: por favor, nos confirme que os testes estão sendo realizados com o computador conectado via cabo de rede. Só para eliminarmos a variável do Wi-Fi do problema enfrentado.
 
Mudei de servidor no speedtest e olha a velocidade:

1018ca5b-96b0-47ec-84dd-3b85c80c4e44.png


f74d060c-b80c-4e7b-bbc7-2dfb4cd8b06a.png


5de3607f-be61-4b5c-81ed-5838efd3b79f.png


1e283a1e-9e5b-498c-b498-688656e201f0.png


5d510ae4-c7fe-44fc-bbda-e2e13a611eae.png



O problema que o que define a velocidade mesmo é o download, e na steam estou pegando a mesma velocidade que tinha antes praticamente, 79MB/s o que x8 equivale à 632Mbps.
 
Mudei de servidor no speedtest e olha a velocidade:

1018ca5b-96b0-47ec-84dd-3b85c80c4e44.png


f74d060c-b80c-4e7b-bbc7-2dfb4cd8b06a.png


5de3607f-be61-4b5c-81ed-5838efd3b79f.png


1e283a1e-9e5b-498c-b498-688656e201f0.png


5d510ae4-c7fe-44fc-bbda-e2e13a611eae.png



O problema que o que define a velocidade mesmo é o download, e na steam estou pegando a mesma velocidade que tinha antes praticamente, 79MB/s o que x8 equivale à 632Mbps.
*79 MB/s = 662.70 Mbps
 
Baixando um video do youtube consigo em média 92MB/s

teste.png


Já no steam consigo agora 84MB/s

Velocidade atual:

702bcff3-36a8-4cba-98e6-10fc9f34bc87.png


cfa03423-5d22-408d-8496-830ee0550767.png


7380bb17-9815-46d2-a5b9-f7bbf862303b.png


b9d7ec69-eedf-4dcb-a121-ddede9df423a.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo