[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

O do load balance foi vacilo mesmo, vi fora de casa na pressa, depois que vi a merda que fiz e até apaguei.
Minha experiência em telecom é muito mais que isso. Não fui só call center ou backoffice (onde pegava problemas assim), fui consultor (onde resolvia muito BO de Fibra junto com CO). Passagem por Vivo, TIM, TIM Live, Claro, Oi e NET. Conheço os por trás. Não tem como dizer que não.

Os que ajudam muito aqui, eu dou muito valor e acho que esses caras deveriam ser mais seguidos e valorizados. Tipo Killme, FabianoSR, entre outros.
O que eu tô falando é de dar dica errada de como resolver um problema, eu vendo isso sei que a pessoa vai seguir, vai fazer um rodeio danado, se estressar e não vai conseguir. Tem operadora que ri da cara de cliente que reclama em órgãos menores, já vi, fiquei puto com isso, mas é assim que funciona pra algumas. Já vi videomontagem de uma operadora zuando a outra em evento, mesmo os funcionários que trabalhavam nessa, ficaram putos e reclamaram ao vivo pra todo mundo ver, maior treta, a ponto da operadora em questão pedir desculpas pela zueira. O vídeo ofendia os clientes da operadora rival, essa operadora que exibiu o vídeo esqueceu que os funcionários dela poderiam ser clientes da outra. Mano, o lado de lá é embaçado.

O SpeedRacer 17 batendo cabeça no tópico da Claro lá que não conseguia pedir as coisas no nome dele, aquele problema enfrentei várias vezes com clientes. É bem complexo de resolver, mas dei o caminho pra ele resolver. Eu nem ligo pra quem fica dando rage aí no que eu posto, se eu ajudei alguém no tópico, isso sim vale a pena. Foi pra isso que eu aprendi essas coisas. Se ajudei, o objetivo foi alcançado.
Desculpa mais quem ajudou o speedRacer foi eu e outros users do tópico bem antes de vc ser assinante da claro. Inclusive ele ficou trocando mensagens inbox comigo até resolver o problema e depois agradeceu. Vários casos de sucesso aqui no fórum, foram resolvidos através do site do consumidor. Inclusive a vivo tem um canal direto com essa plataforma. Muito mais efetivo que anatel. È só usar a ferramenta de pesquisa do fórum e localizar e comprovar como vc esta enganado, e desse vai induzir os colegas do fórum ao erro e desencorajar os clientes com problemas em serviços das operadoras.

Última edição:
Rapaziada, tenho Vivo Fibra 700mb com HGU 6 e IP FIXO e MESMO ASSIM, não consigo resolver o problema de packetloss pra jogos como CS2, VALORANT, etc. Fica impossível de jogar, pois o lag e atraso que sinto é impossível.

Como tentativa de resolução, Já fiz de tudo, tentei de tudo (Anatel, consumirdor, técnicos sem conhecimento, gerente, técnico COM CONHECIMENTO) nada.

O uso de programas como NOPING, Exitlag também não funcionam pois deixam a conexão ainda pior e sinto mais lag. VPN tampouco, fora que o preço é absurdo de caro.

Existe alguma coisa que posso fazer? Eu realmente queria resolver esse problema pra começar a streamar.. tenho um público que me acompanha nas redes.

Alguem ME AJUDA, nobres gurus da internet.

Paz

irei contratar o link dedicado pra ver se muda. estou na mesma. e nao use exitlag noping pq so ira mascarar os pacotes e eles irem fora de ordem ou atrasados.

irei reportar aqui no post da minha experiencia tentando ir atras de link dedicado residencial

irei contratar o link dedicado pra ver se muda. estou na mesma. e nao use exitlag noping pq so ira mascarar os pacotes e eles irem fora de ordem ou atrasados.

irei reportar aqui no post da minha experiencia tentando ir atras de link dedicado residencial
A questão no caso é que o problema não está na Vivo.

Rapaziada, tenho Vivo Fibra 700mb com HGU 6 e IP FIXO e MESMO ASSIM, não consigo resolver o problema de packetloss pra jogos como CS2, VALORANT, etc. Fica impossível de jogar, pois o lag e atraso que sinto é impossível.

Como tentativa de resolução, Já fiz de tudo, tentei de tudo (Anatel, consumirdor, técnicos sem conhecimento, gerente, técnico COM CONHECIMENTO) nada.

O uso de programas como NOPING, Exitlag também não funcionam pois deixam a conexão ainda pior e sinto mais lag. VPN tampouco, fora que o preço é absurdo de caro.

Existe alguma coisa que posso fazer? Eu realmente queria resolver esse problema pra começar a streamar.. tenho um público que me acompanha nas redes.

Alguem ME AJUDA, nobres gurus da internet.

Paz

Aqui acontece a mesma coisa. EM TODOS os jogos existe um delay inexplicável. No CS2 por exemplo, mesmo eu atirando 2 segundos antes o cada da um tiro (em qualquer lugar da tela dele) e tomo hs. As vezes na trocação, eu vejo que o cara errou e MUITO o tiro, mas o jogo interpreta como hs. Eu atiro certinho e os tiros passam por dentro do adversário. O ping fica baixo mas este ping da Vivo é o maior FAKE que já vi. Eles fazem mutreta para mascarar o ping real, não tenho nenhuma dúvida disso. Pois parece que estou jogando com 500 de ping ou mais.

No EA FC 24 é um delay que chega a uns 4 segundos. É delay de comando, delay de IA, é delay de tudo. Essa conexão é uma verdadeira porcaria. Só estou esperando a Oi chegar por aqui para fazer o teste pois jogar qualquer coisa online na Vivo é parecer um noob completo.

Aqui acontece a mesma coisa. EM TODOS os jogos existe um delay inexplicável. No CS2 por exemplo, mesmo eu atirando 2 segundos antes o cada da um tiro (em qualquer lugar da tela dele) e tomo hs. As vezes na trocação, eu vejo que o cara errou e MUITO o tiro, mas o jogo interpreta como hs. Eu atiro certinho e os tiros passam por dentro do adversário. O ping fica baixo mas este ping da Vivo é o maior FAKE que já vi. Eles fazem mutreta para mascarar o ping real, não tenho nenhuma dúvida disso. Pois parece que estou jogando com 500 de ping ou mais.

No EA FC 24 é um delay que chega a uns 4 segundos. É delay de comando, delay de IA, é delay de tudo. Essa conexão é uma verdadeira porcaria. Só estou esperando a Oi chegar por aqui para fazer o teste pois jogar qualquer coisa online na Vivo é parecer um noob completo.
Na mesma aqui amigo. No cs e apex mesmo com 4ms, 0 packet loss, parece que estou com 200 de ping. Como se o jogo estivesse dessincronizado com o servidor. Impossível de jogar, as vezes melhora só de madrugada.

Leia com bastante calma o contrato do link dedicado que você for adquirir.
Por padrão em quase todos contratos é considerado uma perda de pacote de até 1% como "dentro dos padrões", ou "normal".
estou na mesma. e nao use exitlag noping pq so ira mascarar os pacotes e eles irem fora de ordem ou atrasados.
Eles fazem mutreta para mascarar o ping real, não tenho nenhuma dúvida disso
:naza:

ja prepara o bolso $$$

Na mesma aqui amigo. No cs e apex mesmo com 4ms, 0 packet loss, parece que estou com 200 de ping. Como se o jogo estivesse dessincronizado com o servidor. Impossível de jogar, as vezes melhora só de madrugada.

Sim, é isso mesmo. Parece que o jogo é um para você e outro para o adversário. Aqui de madrugada é difícil ficar bom, costuma ser das 10 horas da manhã até as 2 horas da tarde. Passou disso, vira uma conexão discada. As vezes o Youtube trava, não carrega. Eu tenho a Vivo a uns anos. Sempre foi ruim, mas agora conseguiu estar muito pior.

Eu já fiz um teste e até comentei aqui. Usei meu celular com internet 4G em modo router e joguei umas partidas para ver o resultado. O ping era de uns 40ms mas é MUITO mais LISO. Isso porque ainda foi via wireless. Agora a Vivo com Fibra é essa porcaria. Eu já desisti, vi que não tem jeito.

Por padrão em quase todos contratos é considerado uma perda de pacote de até 1% como "dentro dos padrões", ou "normal".

Procura saber o que a Vivo faz em seus servidores que irá entender o que estou falando. Basta procurar no Youtube com funcionários, ex funcionários e empresas que dão suporte. Aqui eu moro longe de SP mas pego IP de SP e o ping é de quem está em SP. Bom, não vou entrar em detalhes, basta pesquisar sobre o assunto.

Sim, é isso mesmo. Parece que o jogo é um para você e outro para o adversário. Aqui de madrugada é difícil ficar bom, costuma ser das 10 horas da manhã até as 2 horas da tarde. Passou disso, vira uma conexão discada. As vezes o Youtube trava, não carrega. Eu tenho a Vivo a uns anos. Sempre foi ruim, mas agora conseguiu estar muito pior.

Eu já fiz um teste e até comentei aqui. Usei meu celular com internet 4G em modo router e joguei umas partidas para ver o resultado. O ping era de uns 40ms mas é MUITO mais LISO. Isso porque ainda foi via wireless. Agora a Vivo com Fibra é essa porcaria. Eu já desisti, vi que não tem jeito.

Procura saber o que a Vivo faz em seus servidores que irá entender o que estou falando. Basta procurar no Youtube com funcionários, ex funcionários e empresas que dão suporte. Aqui eu moro longe de SP mas pego IP de SP e o ping é de quem está em SP. Bom, não vou entrar em detalhes, basta pesquisar sobre o assunto.
Exatamente o teste que eu fiz com o 4G do celular TIM, 40 ms o jogo fica bem mais liso.

So te avisando que OI morreu. Sabemos do CGNAT e na vivo isso não existe. agora mutreta para esconder o ping? essa é nova

Última edição:

o contrato eh de um ano. mas o arrependimento de 7 dias existe.

So te avisando que OI morreu. Sabemos do CGNAT e na vivo isso não existe. agora mutreta para esconder o ping? essa é nova
Desde quando a oi tem cgnat?

E enquanto a oi continuar fornecendo e atendendo clientes, não diria que morreu. Pior dos casos a infra segue lá e alguma outra empresa pega, não acho que ninguém vá ter problemas com seus contratos existentes.

A VLAN ta certa? eu não uso em modo bridge mas ja ouvi falar q tinha q mudar a Vlan, acho que para 10?
Mas aonde tem essa opção para verificar? aqui nos menus do modem não achei nada...

sobre mascarar o ping real, nao sao as operadoras, e sim ate os jogos.
o que voce ve no scoreboard eh um average bem average..

TODA internet tem um jitter na latencia.. vc vai ver fixo 5ms, mas na verdade tem spikes de 30ms as vezes ate 50ms..
o proprio cs2 em alguns momentos tentou ajudar mostrando net_connection_stats , e o antigo cq_netgraph

pra ver internet direito precisa de um probe e osciloscope (e mt skill, wireshark eh modo easy)
pra ver energia ...
pra ver ...
pra ver...

equipamentos de 50k dolares, e skill que nao eh facil de achar ou barata.

jogo com pouca oscilacao na latencia = game engine can do less interpolation as more granular network data is available. Overall, this will output more server-accurate rendering

ou seja vc realmente ve o boneco inimigo de uma maneira mais facil e real de jogar.

internet eh uma das coisas mais importantes pra ter resultado em jogo online.

a verdade eh que tudo gira em torno de dinheiro.. e vc so sabe que ta sendo enganado/sofrendo se voce conseguir VER as coisas.

VER eh o comeco de tudo. so que depth of knowledge = $$/tempo..

Tá acontecendo sempre? Eu jogo Warzone e não tenho visto esse problema.
Não, de umas semanas pra cá, agora 03:01 da manhã sem condições de jogar, lag monstro, travadeira total. Sinal está OK. Downdetector diz que a tanto na VIVO quanto os servidores de Call of Duty sem relatos de problema ou massiva.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não acho que uma operado do nível da Vivo deveria se envolver em uma rede compartilhada com outras empresas. A maioria das pessoas contratam os serviços Vivo por conta da segurança da rede dela e da confiança que ela passa. Entrar em redes neutras ela vira mais do mesmo.
Também acho, imagina uma VIVO dentro da rede da Vtal ? 🤦🏻
Para quem joga vai ser horrível, a não ser que eles resolvam esse problema.

Entregar menos velocidade do que a concorrência e cobrar mais caro, depois que perder cliente vão arrumar os perfis.
Da vontade, se os clientes fizessem tudo isso imagina ? Aposto que iriam esse problema estaria resolvido da noite para o dia. A operadora que cobra mais caro de todas. A claro que na minha visão tem o valor razoável e olha o overhead ? E não chega nem os pés em relação aos preços praticados pela VIVO. Ter uma cancelamento massivo ainda é pouco.

E ainda para ajudar fiquei sem internet no final da manhã e só foi voltar após as 18h, deu rompimento em uma derivação, após a concessionária de Equatorial ao colocar o poste danificar os dutos que vai para caixa subterrânea.

Última edição:

Boa sorte.

Só lembre-se que um link dedicado é caro (na Embratel 100mb era mais de 800 reais, e na vivo é mais de mil reais), sem falar que se o problema estiver no servidor de destino, não vai ter link dedicado que vai resolver.

Tem como você compartilhar um desses vídeos falando sobre isso ou o termo exato que eu consiga achá-los? Me interessei em ver.

Desde quando a oi tem cgnat?

E enquanto a oi continuar fornecendo e atendendo clientes, não diria que morreu. Pior dos casos a infra segue lá e alguma outra empresa pega, não acho que ninguém vá ter problemas com seus contratos existentes.
A Oi não pratica CGNAT mesmo. Quem disse isso nunca usou a Oi. Como você disse, ela não morreu, só se colocou a venda. Enquanto ninguém compra, ela tá lá, fazendo sucesso no BBB e sendo escolhida como a mais bem vista entre os clientes atualmente. Quando alguém comprar a carteira de clientes dela, só vai mudar o nome, mas continuará sendo o mesmo serviço. Atualmente eu tô até pensando em pegar de volta a Oi que eu transferi pra uma amiga e ainda tá no meu nome e oferecer pra ela assinar a Claro no lugar. Atualmente estão com uma promoção de 500 por 89.

Não, de umas semanas pra cá, agora 03:01 da manhã sem condições de jogar, lag monstro, travadeira total. Sinal está OK. Downdetector diz que a tanto na VIVO quanto os servidores de Call of Duty sem relatos de problema ou massiva.

Também acho, imagina uma VIVO dentro da rede da Vtal ? 🤦🏻
Para quem joga vai ser horrível, a não ser que eles resolvam esse problema.

Da vontade, se os clientes fizessem tudo isso imagina ? Aposto que iriam esse problema estaria resolvido da noite para o dia. A operadora que cobra mais caro de todas. A claro que na minha visão tem o valor razoável e olha o overhead ? E não chega nem os pés em relação aos preços praticados pela VIVO. Ter uma cancelamento massivo ainda é pouco.

E ainda para ajudar fiquei sem internet no final da manhã e só foi voltar após as 18h, deu rompimento em uma derivação, após a concessionária de Equatorial ao colocar o poste danificar os dutos que vai para caixa subterrânea.

Você joga no PC ou console? Eu jogo no console, mas no CoD praticamente é o mesmo servidor, já que joga todo mundo junto no mesmo. Vou testar hoje pra ver se percebo o problema.
Sobre a Vivo, eles na rede neutra de outros, só os clientes que não procuram saber mesmo (a maioria na verdade) é que vão continuar assinando ela pelo nome, então a estratégia deles vai dar certo, ela ir pra rede de uma Vtal onde tem operadoras cobrando muito mais barato que ela, pra vender nos preços atuais na mesma rede, os clientes que manjam das coisas, se for mesmo preço não escolheriam a Vivo na Vtal, sabendo que tem TIM ou Oi mais baratas.
Sobre a Claro é isso, uma operadora no mesmo nível de qualidade da Vivo, preços mais baratos, sempre tem promoções surgindo e overhead generoso, quem testar antes de comprar, escolhe ela.

Cara. Ok. Eu acredito, sim, que tu tá tendo uma experiência ruim nos jogos online. Sinto muito por isso. Mas fica difícil levar a sério quando o relato não aparenta ter lá muita metodologia por trás, e tu ainda me larga um "ping fake". Doeu de ler isso. Sério.

Tá seguro de que é uma questão de rede? Se for rede, já tentou fazer alguma captura de pacotes e uma análise nela? Como tá o consumo de CPU durante os jogos (melhor visualizar os cores individualmente, inclusive, caso revele algum saturado)? Tem conseguido quantos FPS nos cenários mais críticos (geralmente gostam de analisar os 1% piores ou alguma proporção próxima).

Eu admito minha ignorância no tópico de jogos online, então não sei te apontar exatamente que metodologias seguir e que critérios analisar pra determinar melhor a(s) causa(s) da tua experiência ruim, mas dá pra achar material dando algumas pistas sobre como fazê-lo. Eis um exemplo:

E quem disse de esconder IP ?

:limo:
vc mesmo!

Cara. Ok. Eu acredito, sim, que tu tá tendo uma experiência ruim nos jogos online. Sinto muito por isso. Mas fica difícil levar a sério quando o relato não aparenta ter lá muita metodologia por trás, e tu ainda me larga um "ping fake". Doeu de ler isso. Sério.

Tá seguro de que é uma questão de rede? Se for rede, já tentou fazer alguma captura de pacotes e uma análise nela? Como tá o consumo de CPU durante os jogos (melhor visualizar os cores individualmente, inclusive, caso revele algum saturado)? Tem conseguido quantos FPS nos cenários mais críticos (geralmente gostam de analisar os 1% piores ou alguma proporção próxima).

Eu admito minha ignorância no tópico de jogos online, então não sei te apontar exatamente que metodologias seguir e que critérios analisar pra determinar melhor a(s) causa(s) da tua experiência ruim, mas dá pra achar material dando algumas pistas sobre como fazê-lo. Eis um exemplo:

ping fake... fonte: youtube

Última edição:
Cara, esse negócio de reclamar em Consumidor é perda de tempo, já falei aqui. A questão é quando alguém posta isso toda hora, achando que tá ajudando, na verdade tá atrapalhando e fazendo você e outros perderem tempo ou se estressar. Quem é da área sabe como são vistos alguns órgãos de reclamação. Uns são respeitados, outros nem fazem conta. Acho que aqui deveriam deixar para quem tem o conhecimento, trabalhou anos em telecom no backoffice pegando casos assim, lidando com CO, vendas e marketing, quem conhece o dia a dia, o por trás das telecom, ajudar quem tá com dificuldade por aqui. Tem muitas pessoas da área aqui no fórum. Seria mais eficiente. Se você quer tentar mais uma vez a sair do erro de perfil, pode me mandar mensagem privada que eu explico, posso tentar te ajudar.
Caro Jacias, serei sincero com você. Algum tempo atrás, eu era um frequentador assíduo desse fórum, ficava literalmente o dia inteiro com uma guia aberta no computador, fazendo minhas obrigações, e dando aquela verificada básica no fórum a cada meia horinha. Essas suas discussões, argumentos infundados, paredes de texto desnecessárias e todas essas coisas me fizeram perder a vontade de frequentar esse fórum tão famoso e com tanta história na internet BR.

Não bastando as recomendações totalmente equivocadas de equipamentos, não bastando as discussões desnecessárias criando narrativas fantasiosas, agora você vem aqui e me diz que reclamar no maior meio de reclamação do Governo Federal é algo inútil. Meu amigo, é impressionante, sempre que começa a pipocar notificações em meu e-mail de várias publicações em um certo tópico do Adrenaline, parece que tenho uma premonição do que está acontecendo e dou aquela olhadinha só para confirmar.

É, está complicado, confesso que também já estou exaurido demais para continuar te alertando sobre essas coisas, fui relutante em escrever esse texto, mas sinto que ficaria pensando nisso durante o meu dia.

Obrigado a todos os demais, pela grandiosa ajuda provida, quando precisei.

Caro Jacias, serei sincero com você. Algum tempo atrás, eu era um frequentador assíduo desse fórum, ficava literalmente o dia inteiro com uma guia aberta no computador, fazendo minhas obrigações, e dando aquela verificada básica no fórum a cada meia horinha. Essas suas discussões, argumentos infundados, paredes de texto desnecessárias e todas essas coisas me fizeram perder a vontade de frequentar esse fórum tão famoso e com tanta história na internet BR.

Não bastando as recomendações totalmente equivocadas de equipamentos, não bastando as discussões desnecessárias criando narrativas fantasiosas, agora você vem aqui e me diz que reclamar no maior meio de reclamação do Governo Federal é algo inútil. Meu amigo, é impressionante, sempre que começa a pipocar notificações em meu e-mail de várias publicações em um certo tópico do Adrenaline, parece que tenho uma premonição do que está acontecendo e dou aquela olhadinha só para confirmar.

É, está complicado, confesso que também já estou exaurido demais para continuar te alertando sobre essas coisas, fui relutante em escrever esse texto, mas sinto que ficaria pensando nisso durante o meu dia.

Obrigado a todos os demais, pela grandiosa ajuda provida, quando precisei.
Bom, estamos num fórum de discussão, opiniões diferentes sempre irão existir num fórum assim. Senão ele não faria sentido. Desde que tô aqui minha intenção é colaborar com o conhecimento e a experiência que adquiri ao longo dos anos e das empresas que trabalhei. Não é minha intenção fazer ninguém parar de ler o fórum. Tanto que, falei para as pessoas que precisam de ajuda pra me procurarem no privado, assim eu ajudo em particular, sem interferências de opiniões externas. Sobre os órgãos, não é minha opinião, em mais de uma empresa eu trabalhei, tratam alguns órgãos com piada, com desdém. Menos a Anatel e Procon. E eu não concordo, pra mim o cliente deve ser sempre a maior prioridade. Estou num grupo de técnicos, consultores e infra, meu, o que zoam da cara de cliente lá não é pouco, me revolta. Reclamam principalmente que cliente só quer velocidade, mas não precisa mais do que 50 Mega, que a maioria dos clientes são burros ou chatos, essas coisas. Como eu disse, o lado de lá é embaçado. Desde meus tempos de loja eu era xingado por colegas por ajudar demais. Gerente me ameaçava. Ele queria que eu só fizesse o necessário pra pessoa comprar e ir embora. Mas eu ajudava em outras configurações.

Última edição:
Pomba.. O parâmetro que eu achei no site da Anatel sobre perda de pacote foi esse:

Link: https://www.gov.br/anatel/pt-br/dad...-qualidade-do-servico-de-banda-larga-fixa-scm
Existe algum outro indicador que a Anatel use? Porque eu também nunca ouvi falar nessa história de 30% de perda de pacotes, até porque.... Rapaz, se 5% de perda já é uma droga pra alguns serviços, 30% do tráfego ser perdido vai ser uma beleza... Nível bOi DSL aqui lá pros idos de 2011-12, era inútil em horário de pico

Tem também essa questão de índice de resolução, então... Quer botar pressão nessas telecom infelizmente é isso, é abrir reclamação e ficar marcando como não resolvido, infelizmente.
Fiz o teste aqui na Boi vdsl e não tive perda de pacotes.
Como só sobrou eu de cliente a rede está liberada :limo:

Users who are viewing this thread

Voltar