[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Caso teu plano seja 500mb e tá batendo 500 ou mais você se deu muito bem de não estar no perfil errado, normalmente pra essa velocidade eles jogam num perfil errado onde o download chorando chega no máximo de 480, o upload bate uns 270.
Aqui é o plano de 600 mega.
Restaurei de fábrica o roteador da Asus e voltou ao normal (670 down - 340 Up)
Vai entender rsrsrs

Acordei com o modem com uma luz vermelha piscando, já é a terceira vez em 1 mês sem internet. Liguei na central e disseram que só amanhã de manhã para um técnico verificar o problema.
Contratei a Vivo pensando em estabilidade e atendimento rápido, ao contrário de um provedor regional que eu tinha, no fim os dois tem o mesmo atendimento, com a diferença que eu pagava 50 reais a menos no regional...

Cancelei o plano hoje mesmo, esperava muito mais qualidade da empresa, me senti como na fase terrível do Speedy em 2008/09.

Há um mês, eu cancelei o Amazon Prime e peguei a Netflix.
No dia 02/09, vi a notícia no Tecnoblog e obtive novamente o Prime por Cortesia/12 meses.
Agora meu plano está com Exitlag, Amazon Prime e Netflix.

______

Dica: Não percam mais o tempo de vocês ligando na Vivo para alteração de plano, cancelamento, reparo, etc.

A Vivo agora tem atendimento também pelo Discord. Então, quem é gamer aqui no fórum e gosta de usar o Discord, podem concentrar todo o atendimento feito no 10315 no Discord deles: https://discord.gg/vivogaming

Os atendentes são muito bons e entendem as nossas demandas.

O fato de você poder colocar assinaturas de streaming no seu plano, atendimento via Discord e Exitlag, faz da Vivo uma operadora muito à frente das outras.

Eu estou amando 💜
Que massa isso. Vi aqui. Não sabia dessa. Valeu pela info.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu consegui desbloquear o acesso pelo /padrão.

Já fica o aviso, a HGU vai ser resetada.

O primeiro passo é desconectar a fibra da HGU (Reconecte apenas quando concluir toda a configuração)

Segundo passo, acessa o endereço de instalador com o login support e a senha da HGU.
192.168.15.1/instalador

Ao acessar, você vai ver as opções Vivo 1 e Vivo 2.
É simples, você altera a opção e clica em aplicar (Se o seu HGU for Vivo 1, você altera para Vivo 2 e vice versa).

Vai reiniciar sozinho após você aplicar. Assim que ligar, você abre novamente o endereço de instalador, volta para a região que estava antes e aplica. Isso é muito importante, pq se ficar na região errada você não vai conseguir conectar na internet.

Após a reinicialização, você já vai ter acesso ao /padrão. Então é só fazer todas as configurações necessárias e dar um reboot ao concluir.

Você pode desabilitar o TR069 nas configurações pelo /padrão. Isso vai evitar o bloqueio do endereço/padrão.
Em alguns modelos de HGU essa opção fica cinza e não tem como desativar. ( De acordo com relatos aqui no fórum, é possível alterar via SSH, mas não sei como fazer isso)

Feito tudo isso, você pode plugar a fibra novamente e após estabelecer o sinal você dá reboot e pode usar normalmente.
Antes ao entrar na opção INSTALADOR aparecia já ticado qual era a Região da minha VIVO, depois de um problema tenso de quedas rotineiras e eu reclamar no Consumidor.gov, devido aos parâmetros ruins, eles arrumaram e agora ao entrar pra verificar não está selecionado mais qual é a minha região. Está em branco o VIVO 1 e VIVO 2.

Eu acho que a minha era VIVO 2. Não sou de SP.

Última edição:
Acordei com o modem com uma luz vermelha piscando, já é a terceira vez em 1 mês sem internet. Liguei na central e disseram que só amanhã de manhã para um técnico verificar o problema.
Contratei a Vivo pensando em estabilidade e atendimento rápido, ao contrário de um provedor regional que eu tinha, no fim os dois tem o mesmo atendimento, com a diferença que eu pagava 50 reais a menos no regional...

Cancelei o plano hoje mesmo, esperava muito mais qualidade da empresa, me senti como na fase terrível do Speedy em 2008/09.
Estou passando por isso…
Mas e aí, não empurraram multa por rescisão?
Aqui desde quinta sem internet.. sexta e hoje acabei vindo para trabalhar no escritório pq não dá para confiar nos prazos de reparo informado por eles…pior que ou é isso ou é Tim…

Estou passando por isso…
Mas e aí, não empurraram multa por rescisão?
Aqui desde quinta sem internet.. sexta e hoje acabei vindo para trabalhar no escritório pq não dá para confiar nos prazos de reparo informado por eles…pior que ou é isso ou é Tim…
Falta 1 mês para completar o prazo de 1 ano da fidelidade, disseram que vou ter que pagar, mas vou brigar para não ter porque eles não estão oferecendo o serviço de acordo. Contratei Desktop, que é um provedor do interior de SP, e vou contratar outro mais barato pra deixar de backup.

Vou fazer a tentativa de deixar dois mais baratos, deve ser melhor que depender de 1 só que é caro.

Falta 1 mês para completar o prazo de 1 ano da fidelidade, disseram que vou ter que pagar, mas vou brigar para não ter porque eles não estão oferecendo o serviço de acordo. Contratei Desktop, que é um provedor do interior de SP, e vou contratar outro mais barato pra deixar de backup.

Vou fazer a tentativa de deixar dois mais baratos, deve ser melhor que depender de 1 só que é caro.

Complicado
Registrei no ReclameAqui, Consumidor.org e Anatel..
Continuo sem internet, e até o momento nenhum retorno deles..ligando todos os dias e guardando os protocolos..

Pessoal, ,mais alguem recebeu email da vivo com pesquisa falando sobre wifi7 e planos de 5gpbs na fibra ?? Na pesquisa tinha a pergunta se eu aceitaria pagar 600 reais em 5gpbs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom, 600 reais por 5gb é um preço ate ok, ainda mais considerando o histórico de careira da vivo.

Naturalmente, eu não pagaria esse valor, mas 5gb por 600 reais abriria caminho para redução de preço nas outras velocidades.

Mas sim, com certeza ia ter gente que ia pagar esse valor... bastaria eles saberem vender... posicionar como um serviço mais premium, da mesma forma que fizeram quando lançaram o speedy fibra em 2007...

Bom, há má prestação de serviço, então o correto é a multa ser dispensada, nos termos das normativas da Anatel.

Mas na pior das hipóteses, deve vir cobrando proporcional, que seria 1/12 de 300, ou seja, 25 reais...

Bom, 600 reais por 5gb é um preço ate ok, ainda mais considerando o histórico de careira da vivo.

Naturalmente, eu não pagaria esse valor, mas 5gb por 600 reais abriria caminho para redução de preço nas outras velocidades.

Mas sim, com certeza ia ter gente que ia pagar esse valor... bastaria eles saberem vender... posicionar como um serviço mais premium, da mesma forma que fizeram quando lançaram o speedy fibra em 2007...

Bom, há má prestação de serviço, então o correto é a multa ser dispensada, nos termos das normativas da Anatel.

Mas na pior das hipóteses, deve vir cobrando proporcional, que seria 1/12 de 300, ou seja, 25 reais...
Poxa, se for verdade que role novas velocidades acho que talvez eu pegaria esse plano aí. Cancelaria todos links que tenho menos o de ip fixo e a livetim de backup que tá saindo 60 reais e pegaria, eu acho. Mas gostaria de ver portfólios novos por parte da Vivo antes de qualquer decisão.

Pessoal, ,mais alguem recebeu email da vivo com pesquisa falando sobre wifi7 e planos de 5gpbs na fibra ?? Na pesquisa tinha a pergunta se eu aceitaria pagar 600 reais em 5gpbs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Manda print kkkkk

eu tenho 500mbs da tim so que so esta batendo 480mbs se eu der o reset no modem sera se eu pego a velocidade correto ?
Acredito que não.
No meu caso, a velocidade de 600MB era normalmente atingida no HGU da Vivo.
O problema estava no meu roteador Asus. Então restaurando o Asus o problema foi resolvido.

Caros, vocês sabem quais são os modelos de OLT que a Vivo utiliza na planta?
Depende do Estado, mas aqui em SP desde a época que era Speedy Fibra utilizavam Huawei e Alcatel, atualmente acredito que até substituíram algumas Huawei por Alcatel(acredito ser por causa do embargo do EUA). Nos estados fora de SP como a infra já estava quase toda montada pela GVT acredito que não mexeram muito.

Tenho uma dúvida bem descabida com abertura de portas com a HGU da vivo:

— Modelo: RTF3507VW-N1
— Hardware: REV2_B2
— Fw: BR_SV_g000_R3507VWN1001_s42

Manjo bastante de wifi e medianamente do avançado de redes, mas abrir portas entre PC > Vivo sempre sofri bastante, atualmente minha topologia é:

HGU vivo + TV > ER7206 v2 via Omada Software 5.14.30.7

Windows 11 Build 22634.4112

Já que deixar a HGU com TV em bridge o máximo que consegui foi demorar 10minutos para trocar um canal, se meu velho n assistesse tv, ja teria mandado de vala a TV e deixado bridge pro ER7206 + Omada Controller se virarem, porem tive que deixar a HGU da vivo como principal

Rodo junto o Pi-Hole via docker na faixa do ER7206

------------------

Embora eu não tivesse o ER7206 há dois meses, também não conseguia abrir apenas usando a HGU. Agora, mesmo com o ER7206 conectado à HGU e ao DMZ, o firewall do Windows desativado, e tendo configurado as portas de entrada e saída UDP/TCP, a porta 25565 (sim, para o servidor de Minecraft) ainda aparece como fechada da LAN para a WAN. Além disso, o DMZ na HGU não permite verificar na faixa do ER7206, que é 16.2, organizada assim por mim, já que a Vivo é 15.1.

port check:

port forwardding HGU:

tentativa DMZ:

deixei a HGU na faixa padrão .15.1/24
e por organização deixei o ER7206 uma faixa após, por organização .16.1/24

Alguém poderia ajudar, o que estou fazendo de errado?

Depende do Estado, mas aqui em SP desde a época que era Speedy Fibra utilizavam Huawei e Alcatel, atualmente acredito que até substituíram algumas Huawei por Alcatel(acredito ser por causa do embargo do EUA). Nos estados fora de SP como a infra já estava quase toda montada pela GVT acredito que não mexeram muito.
Ericsson também

Manjo bastante de wifi e medianamente do avançado de redes, mas abrir portas entre PC > Vivo sempre sofri bastante, atualmente minha topologia é:

Já que deixar a HGU com TV em bridge o máximo que consegui foi demorar 10minutos para trocar um canal, se meu velho n assistesse tv, ja teria mandado de vala a TV e deixado bridge pro ER7206 + Omada Controller se virarem, porem tive que deixar a HGU da vivo como principal

------------------

Embora eu não tivesse o ER7206 há dois meses, também não conseguia abrir apenas usando a HGU. Agora, mesmo com o ER7206 conectado à HGU e ao DMZ, o firewall do Windows desativado, e tendo configurado as portas de entrada e saída UDP/TCP, a porta 25565 (sim, para o servidor de Minecraft) ainda aparece como fechada da LAN para a WAN. Além disso, o DMZ na HGU não permite verificar na faixa do ER7206, que é 16.2, organizada assim por mim, já que a Vivo é 15.1.

port check:

port forwardding HGU:

tentativa DMZ:

O erro que está dando na tela de DMZ parece ser por ter usado uma subnet diferente do que está configurado no ONT/HGU da Vivo (192.168.16.x ao invés de 192.168.15.x). Se eu entendi direito como você está fazendo a rede, ali você tem que colocar o IP do ER7206 na subnet da vivo (192.168.15.x) e dentro do ER7206 fazer o DMZ ou port forwarding para o computador que você quer liberar as portas.

Independente da arquitetura que você estiver usando, te recomendo debugar as coisas da seguinte forma:
  1. Desative o DMZ e/ou port forward para o IP do seu computador.
  2. Conecte o seu computador por cabo diretamente na ONT (192.168.15.x). Se não puder por cabo, pode ser por Wifi da ONT.
  3. Ao invés de desativar o firewall, configure uma regra de entrada na porta 25565 para qualquer endereço de rede. (Desativar o firewall nunca é uma boa opção)
  4. Abra o servidor de Minecraft.
  5. Conecte outro dispositivo na mesma subnet que o computador, pode ser através do Wifi ou cabo, porém tem que estar conectado direto no ONT.
  6. Nesse segundo dispositivo, use um port scan para verificar se a porta 25565 do seu computador esta aberta.
    1. Isto é para verificar se dentro da rede interna você consegue acessar o servidor.
    2. Você pode usar o nmap caso use um Windows/Linux ou o portdroid no Android.
    3. Se nem assim conseguir acessar, o problema está em alguma configuração do seu computador e nem adianta ficar quebrando a cabeça tentando mexer com o ONT.
  7. Se a porta aparecer aberta, tente colocar o IP do seu computador na DMZ e usar o port scan do site que você estava tentando.
  8. Se ela aparecer aberta, pronto, tá funcionando. Porém sugiro tentar fazer o port forward ao invés de colocar tudo em DMZ, mais seguro, certo?

Como detalhe adicional sobre o DMZ/Port Forwarding tem uma particularidade no meu aparelho (Askey RTF8115VW) que não sei se acontece com todo mundo.

Para que funcione a entrada, só funciona se eu alterar a Política Padrão do firewall para Aceitar. Se essa opção fizer o que entendo, ao invés do firewall funcionar bloqueando tudo e liberando só as exceções, passaria a aceitar tudo e só a bloquear as regras configuradas. Isso vai contra as boas práticas, pois é mais seguro ver que algo não funciona por não estar liberado, do que saber que algo está exposto na internet e sendo acessado indevidamente.

Porém essa foi a única forma que consegui fazer funcionar. Parece que as regras de permissão criadas são ignoradas independente de como são criadas, tanto as regras que são criadas automaticamente quando se cria o redirecionamento, como também as regras que criei manualmente liberando todas as portas, em todos os protocolos, para todas as origens e destinos.

Então se puderem compartilhar a experiência de vocês quanto a isso, eu ficaria agradecido. :)

------------------

port check:

port forwardding HGU:

tentativa DMZ:

Vc não tá com double NAT?
Vc falou que deixou a HGU da vivo como principal, então ela ainda tá como servidor DHCP, né?
Seu Omada vc desligou o servidor DHCP, ou ele também tá atuando dessa forma?

Minha impressão (posso estar enganado, me corrija caso sim) é que vc tá com double NAT, com dois servidores DHCP, onde seu Omada é cliente do HGU e também servidor pros demais dispositivos conectados nele.
Nesse caso, vc deveria ter um IP na faixa .15.x que foi oq o HGU associou pro seu Omada, e esse IP é que vc vai colocar na DMZ.
No seu omada que vc configuraria o port forward pro seu dispositivo na faixa .16.x

Tenho um setup similar aqui em casa com double NAT e meu roteador principal na DMZ das HGUs, onde meu roteador quem faz o trabalho de realizar os port forwards.

Mas caso tenha configurado as subnets direitinho e tenha apenas um único servidor DHCP, pode ser só frescura do front-end. Esse front da HGU da vivo tem umas validações bem toscas feitas por js, vc pode editar isso facilmente pra ignorar no próprio navegador.

Pode mostrar como tá a aba de DHCP da HGU só pra confirmar qual dos casos se aplica pra vc?

Como detalhe adicional sobre o DMZ/Port Forwarding tem uma particularidade no meu aparelho (Askey RTF8115VW) que não sei se acontece com todo mundo.

Para que funcione a entrada, só funciona se eu alterar a Política Padrão do firewall para Aceitar. Se essa opção fizer o que entendo, ao invés do firewall funcionar bloqueando tudo e liberando só as exceções, passaria a aceitar tudo e só a bloquear as regras configuradas. Isso vai contra as boas práticas, pois é mais seguro ver que algo não funciona por não estar liberado, do que saber que algo está exposto na internet e sendo acessado indevidamente.

Porém essa foi a única forma que consegui fazer funcionar. Parece que as regras de permissão criadas são ignoradas independente de como são criadas, tanto as regras que são criadas automaticamente quando se cria o redirecionamento, como também as regras que criei manualmente liberando todas as portas, em todos os protocolos, para todas as origens e destinos.

Então se puderem compartilhar a experiência de vocês quanto a isso, eu ficaria agradecido. :)
Askey RTF3507VW-N2 aqui.
No meu não mexi em absolutamente nada no firewall. Como tô com double NAT (não quis perder tempo configurando bridge), só fiz colocar meu roteador principal com um IP estático no DHCP e configurei ele na DMZ, nada mais. Segue prints das configs:
pCniXR9.png

IqGScbl.png

Z3bvhzl.png

tô com double NAT (não quis perder tempo configurando bridge), só fiz colocar meu roteador principal com um IP estático no DHCP e configurei ele na DMZ, nada mais.

Cara... eu tinha um modem igual ao seu, mesmo modelo... e sinceramente acho mais simples configurar bridge do que isso que fez usando DMZ.

Alias, super velho esse modem (o meu acho que tinha 5 anos). Abri um chamado na Vivo reclamando de sinal, e o técnico substituiu o modem por um modelo novo... com Wifi6 (que nunca usarei). Falei pra ele que queria o modem em modo bridge e ele mesmo já deixou configurado pra mim.

Outro motivo pra usar em bridge é o suposto bug com o resolvedor de DNS dele. Não sei se tem fundamento pq nunca usei em modo roteador.
Edit: Ah, esse bug se refere ao N1. Talvez o N2 não tenha. Talvez.

Última edição:
Vc não tá com double NAT?
Vc falou que deixou a HGU da vivo como principal, então ela ainda tá como servidor DHCP, né?
Seu Omada vc desligou o servidor DHCP, ou ele também tá atuando dessa forma?

Minha impressão (posso estar enganado, me corrija caso sim) é que vc tá com double NAT, com dois servidores DHCP, onde seu Omada é cliente do HGU e também servidor pros demais dispositivos conectados nele.
Nesse caso, vc deveria ter um IP na faixa .15.x que foi oq o HGU associou pro seu Omada, e esse IP é que vc vai colocar na DMZ.
No seu omada que vc configuraria o port forward pro seu dispositivo na faixa .16.x

Tenho um setup similar aqui em casa com double NAT e meu roteador principal na DMZ das HGUs, onde meu roteador quem faz o trabalho de realizar os port forwards.

Mas caso tenha configurado as subnets direitinho e tenha apenas um único servidor DHCP, pode ser só frescura do front-end. Esse front da HGU da vivo tem umas validações bem toscas feitas por js, vc pode editar isso facilmente pra ignorar no próprio navegador.

Pode mostrar como tá a aba de DHCP da HGU só pra confirmar qual dos casos se aplica pra vc?

Askey RTF3507VW-N2 aqui.
No meu não mexi em absolutamente nada no firewall. Como tô com double NAT (não quis perder tempo configurando bridge), só fiz colocar meu roteador principal com um IP estático no DHCP e configurei ele na DMZ, nada mais. Segue prints das configs:
pCniXR9.png

IqGScbl.png

Z3bvhzl.png
Então, pelo fato dele ter falado de duas subnets diferentes também me pareceu que está em double-nat. Porém como ele disse que antes não tinha o outro equipamento e ainda assim não funcionava, preferi focar em explicar os passos para verificar cada coisa independentemente. É bom que as pessoas aprendam a pensar nos problemas de forma separada, ao invés de tentar fazer tudo e não saber onde está o problema. haha

Sobre o que perguntei, valeu pela resposta e prints. Realmente dá pra ver que nem regra tem, só foi o DMZ e boa... Lembro que o meu funcionou assim pra mim há alguns anos, porém se hoje eu colocar qualquer coisa na DMZ sem trocar a política, simplesmente só não vai. haha
E sim, já resetei ele pro padrão de fábrica diversas vezes, inclusive tenho ele com o avançado liberado e tentei fazer as coisas manualmente por lá também, mas dá no mesmo.

Uma outra coisa, vocês falaram -N1 e -N2. Onde fica essa informação? Pois no meu o modelo só aparece o modelo, sem mais nada. A única coisa que tem além disso, é a versão do hardware, que o meu é o REV5.

Cara... eu tinha um modem igual ao seu, mesmo modelo... e sinceramente acho mais simples configurar bridge do que isso que fez usando DMZ.

Alias, super velho esse modem (o meu acho que tinha 5 anos). Abri um chamado na Vivo reclamando de sinal, e o técnico substituiu o modem por um modelo novo... com Wifi6 (que nunca usarei). Falei pra ele que queria o modem em modo bridge e ele mesmo já deixou configurado pra mim.

Outro motivo pra usar em bridge é o suposto bug com o resolvedor de DNS dele. Não sei se tem fundamento pq nunca usei em modo roteador.

Só uma sugestão:
Coloca esse texto todo do Github em Spoiler, please. Além de deixar a página com muito texto, ainda tá em cor branca e queima meus olhos por eu usar tudo no tema dark. haha

Fora isso, é fácil de evitar isso alterando os endereços DNS fornecidos pelo DHCP por outros, como o Google e Cloudflare, não? Se fosse pra levar em conta usar bridge ou não por esse motivo, eu nem me preocuparia. Agora, se tivesse problema na entrega dos endereços DHCP, aí seria outra história.

Última edição:
Pessoal que assina vivo saberia me dizer como funciona o processo deles de expansão da rede?!

Moro em um condomínio de casas em que a vivo cabeou somente as primeiras casas da rua princpal. Na minha casa não chega o cabeamento.

O que fazer nesse caso?

Postei isso a um tempo atrás e nesse meio tempo teve umas tratativas do síndico com os moradores para reunir um quantitativo suficiente de assinaturas mas aparentemente eles não fazem questão de ter a vivo por lá. Estão satisfeitos com a claro coaxial e uma local.

Queria saber se há uma forma da vivo puxar o cabeamento apenas para a minha residência.

não vejo vantagens de usar em bridge. Antigamente eu tinha TV, então bridge era dor de cabeça. Agora que já tá configurado assim há anos, só não vejo o pq mexer.
Sim, ele é bem antigo mesmo, tenho desde que meu plano era de 100MB.
Não uso wifi dele, e sinal da fibra tá bom, não vejo pq mexer.
Não uso ele como servidor DNS, mas sim o meu roteador principal, então não é bronca pra mim.

Então, pelo fato dele ter falado de duas subnets diferentes também me pareceu que está em double-nat. Porém como ele disse que antes não tinha o outro equipamento e ainda assim não funcionava, preferi focar em explicar os passos para verificar cada coisa independentemente. É bom que as pessoas aprendam a pensar nos problemas de forma separada, ao invés de tentar fazer tudo e não saber onde está o problema. haha
Sim sim, sua sugestão foi super válida, só quis acrescentar e tentar esclarecer.
Sobre o que perguntei, valeu pela resposta e prints. Realmente dá pra ver que nem regra tem, só foi o DMZ e boa... Lembro que o meu funcionou assim pra mim há alguns anos, porém se hoje eu colocar qualquer coisa na DMZ sem trocar a política, simplesmente só não vai. haha
E sim, já resetei ele pro padrão de fábrica diversas vezes, inclusive tenho ele com o avançado liberado e tentei fazer as coisas manualmente por lá também, mas dá no mesmo.
Estranho :/

Uma outra coisa, vocês falaram -N1 e -N2. Onde fica essa informação? Pois no meu o modelo só aparece o modelo, sem mais nada. A única coisa que tem além disso, é a versão do hardware, que o meu é o REV5.
iWWOavz.png

Final do modelo do meu.

Pessoal, o exitlag vale a pena?
Hoje jogo Warzone e o ping aqui fica em 9~10ms. Sera q melhora algo?

Pessoal, o exitlag vale a pena?
Hoje jogo Warzone e o ping aqui fica em 9~10ms. Sera q melhora algo?
Só se vc se mudar pra dentro do servidor da empresa, Ping baixo demais já, não tem pra quê mexer em algo.

Users who are viewing this thread

Voltar