Pessoal, boa noite!
Alguém saberia o motivo da velocidade da internet ser reduzida para cerca de 45% quando o modem da operadora é colocado em modo bridge? O modem é o MitraStar GPT-GPT2741GNAC-N2 e a região é Vivo 2.
Não tenho telefone nem TV, então pra colocar em bridge eu acesso o 192.168.15.1 e coloco em bridge através do menu "Modo da WAN".
Em seguida, eu conecto o modem (porta LAN1) no roteador Asus RT-AC59U V2 (porta WAN), faço a configuração do roteador pelo site router.asus.com (onde coloco os dados PPPoE) e finalizo a instalação.
Também já tentei colocar em bridge pelo /padrão, mas o resultado final foi o mesmo: velocidade reduzida.
Tem alguma outra configuração que eu deveria fazer? Penso que o roteador Asus faça a configuração "automática", mas talvez esteja enganado.
Minha internet é fibra de 300 mbps, mas infelizmente a placa de rede do meu notebook (Realtek RTL8106E) é apenas "fast ethernet" então nunca vi mais que 90 mbps nos testes de velocidade (sempre via cabo), mas colocando em bridge dificilmente passa dos 40 mbps. Por Wi-Fi (Intel Dual Band AC-3160) já vi velocidades proximas dos 300 mbps contratados, mas ao colocar o modem em modo bridge essa velocidade cai em aproximadamente 90%.
Qualquer ajuda será bem-vinda.
Aproveito pra perguntar: o quão bom seria um adaptador de rede gigabit USB? Eles funcionam bem e poderiam, potencialmente, melhorar minha conexão no geral? Teriam sugestões de modelos? Estou pensando em trocar meu plano da Vivo para 500 mbps (minha fatura iria diminuir de R$ 170 para R$ 150 e ganharia mais 200 mbps de velocidade) e pegaria um desses adaptadores caso fizesse a troca.