[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

??? Anatel é uma agência reguladora das TELECOMUNICAÇÕES, não decide onde os servidores ficam ou como as empresas distribuem suas operações. Talvez você devesse se informar melhor sobre o papel da entidade reguladora antes de sair abrindo reclamação na de forma equivocada, isso atrapalha o real trabalho deles.
Chefe, se vc conseguisse ser um pouco menos analfabeto funcional, entenderia que no meu caso, onde, tem de um lado, uma empresa merda que é essa eletronic arts que n me um canal de suporte, a saida minha, como consumidor é, provocar o meu provedor, por meio da anatel, pra que meu provedor nessa relação PJ X PJ reclame junto a eletronic arts ou google cloud que é quem hospeda esses servidores lixos da ea alguma saida. Se ao inves de me atacar, me desse uma saida plausível e inteligente, eu n precisaria estar perdendo meu tempo respondendo post ignorante igual o seu.

??? Anatel é uma agência reguladora das TELECOMUNICAÇÕES, não decide onde os servidores ficam ou como as empresas distribuem suas operações. Talvez você devesse se informar melhor sobre o papel da entidade reguladora antes de sair abrindo reclamação na de forma equivocada, isso atrapalha o real trabalho deles.
Mas o pior que a grande maioria do público gamer aqui no Brasil pensa assim, cara. Infelizmente.
Eu não sei se isso é desconhecimento de como funcionam os jogos online, ou "passagem de pano" pras desenvolvedoras de jogos, que são as mantenedoras dos servidores e reais culpadas desse tipo de problema.
Nenhuma operadora vai bancar mais servidores em outras localidades, ou vai exigir alguma coisa de outra empresa que não impacta nos resultados financeiros dela.
Basta lembrar de como funcionam os serviços de streaming: a Claro, Vivo, TIM e demais empresas tem servidores regionalizados, mas quem banca 100% o custo e a implantação dos tais CDNs são as empresas de conteúdo, como Netflix, Amazon, Meta, Google e outras. As operadoras não movem um só dedo pra dar infra pra essas empresas.
Então, enquanto as desenvolvedoras de jogos não tomarem essa iniciativa, nada vai mudar.

Última edição:
Já tentei, coloquei "10080 Minutos" (equivalente a exatos 7 dias), mas não resolveu!
Tem muitos dispositivos na rede? Reparou se ocorre apenas em alguns deles ou é generalizado independentemente de estar conectado via cabo ou wi-fi?

Chefe, se vc conseguisse ser um pouco menos analfabeto funcional, entenderia que no meu caso, onde, tem de um lado, uma empresa merda que é essa eletronic arts que n me um canal de suporte, a saida minha, como consumidor é, provocar o meu provedor, por meio da anatel, pra que meu provedor nessa relação PJ X PJ reclame junto a eletronic arts ou google cloud que é quem hospeda esses servidores lixos da ea alguma saida. Se ao inves de me atacar, me desse uma saida plausível e inteligente, eu n precisaria estar perdendo meu tempo respondendo post ignorante igual o seu.
Cara, acho que você tem que se acalmar e entender como funciona um fórum de discussão.
O fato do colega discordar ou mesmo não entender o seu ponto de vista, não te dá o direito de ofender, chamando ele de analfabeto funcional.
Aqui não é o Twitter, meu caro.

Tem muitos dispositivos na rede? Reparou se ocorre apenas em alguns deles ou é generalizado independentemente de estar conectado via cabo ou wi-fi?
Tem um PC, dois smartphones e, de vez em quando, outro PC... Isso acontece com TUDO que está ligado na rede, ou seja, depois dessas 24h~48h, TODOS os equipamentos simplesmente perdem os IPv4 e não adianta reiniciar o MitraStar que não volta mais (inclusive não dando nem pra acessar a página de configurações dele), então ele passa a enviar apenas IPv6 pros aparelhos, tanto via cabo quanto via Wi-Fi... A única "solução" pra ele voltar a fornecer os IPv4 é resetar ele com um palito e reconfigurar tudo novamente...

Basta lembrar de como funcionam os serviços de streaming: a Claro, Vivo, TIM e demais empresas tem servidores regionalizados, mas quem banca 100% o custo e a implantação dos tais CDNs são as empresas de conteúdo, como Netflix, Amazon, Meta, Google e outras. As operadoras não movem um só dedo pra dar infra pra essas empresas.
Espaço físico, energia, conectividade, técnicos para manutenção e monitoramento também custam e normalmente quem banca é o provedor, no mais é isso aí mesmo.

Tem um PC, dois smartphones e, de vez em quando, outro PC... Isso acontece com TUDO que está ligado na rede, ou seja, depois dessas 24h~48h, TODOS os equipamentos simplesmente perdem os IPv4 e não adianta reiniciar o MitraStar que não volta mais (inclusive não dando nem pra acessar a página de configurações dele), então ele passa a enviar apenas IPv6 pros aparelhos, tanto via cabo quanto via Wi-Fi... A única "solução" pra ele voltar a fornecer os IPv4 é resetar ele com um palito e reconfigurar tudo novamente...

Isso tem cara de hardware defeituoso ou firmware com problema. Já tentou atualizar / reverter atualização?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

TODOS os jogos deveriam ter um/dois servidores no norte/nordeste do Brasil assim como EUA, principalmente jogos de FPS como Valorant, CS, etc.

1) Servidor em Manaus (Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e Macapá)
2) Servidor em Fortaleza (Belém e todo o Nordeste)

Tem coisa que não é só com as operadoras, há muita falta de interesse por parte das desenvolvedoras e distribuidoras também.

Isso não é viável para todos os jogos. Um servidor precisa ter jogadores suficientes pra uma experiência adequada, senão você não encontra partidas pra disputar. Eu jogo Rocket League, o servidor é pra toda a América do Sul e mesmo assim em alguns modos leva um bom tempo pra encontrar partida.

Última edição:
Isso tem cara de hardware defeituoso ou firmware com problema. Já tentou atualizar / reverter atualização?
E dá pra atualizar e/ou reverter atualização manualmente nesse equipamento? Porque eu não consigo nem acessar o menu de configurações avançadas dele, haja visto que todos os métodos que eu vi o pessoal usando por aí não funcionam nessa versão de Firmware/Hardware!

Se começou 'do nada' pode ter sido causado por alguma atualização de firmware recente, o negócio é esperar até que outra atualização (talvez) resolva o problema ou de repente abrir chamado para que troquem o equipamento, já vi muitas queixas desses HGUs com wifi6 mas creio que esse problema em específico não é muito comum então pode ser defeito ou alguma configuração adicional que está fazendo.

Nesse "reconfigurar tudo novamente" você faz o que além de trocar a faixa de ips? Experimentou não mexer em nada após o reset pra ver se se repete?

Pode jogar pedras mas se usasse equipamento próprio muito provavelmente não estaria passando por isso.

Nesse "reconfigurar tudo novamente" você faz o que além de trocar a faixa de ips? Experimentou não mexer em nada após o reset pra ver se se repete?
Eu mantenho servidores rodando aqui, então o "reconfigurar tudo" é atribuir IPv4 fixo para o servidor, para um dispositivo de IoT ligado via cabo de rede, e abrir 5 portas para os servidores e 1 porta para o dispositivo de IoT, além de trocar o nome e senha da rede mista de Wi-Fi, a senha padrão de acesso admin dele e configurar os DNS para 1.1.1.1/1.0.0.1...

Finalmente a VIVO Fibra chegou no meu bairro... kkkkkkkkk
Amanhã eles vem instalar os meus 700mb... espero que não precise reclamar tanto porque a fibra de 600mb que tenho é deles também só que de provedor de bairro, porém bem mais caro que o da Vivo.

Em breve volto aqui pra pedir dicas.

Olha, se você conseguisse deixar de lado um pouco esse ataque de "estrelismo" e pensar um pouco mais sobre o que está fazendo, talvez visse que a Anatel não tem absolutamente nada a ver com o seu problema. A Anatel regula telecomunicações, ou seja, serviços como SMS, Telefonia móvel e fixa, WhatsApp, Facebook Messenger, e não um jogo da EA. Tentar pressionar seu provedor ou abrir ticket pra quem não tem nada a ver com a história só vai atrapalhar quem realmente tem um problema sério.
Literalmente, é como se você fosse numa UPA, esperar uma consulta para só reclamar que não tem hospital perto da sua casa. O médico vai olhar pra sua cara, te dar um clonazepam sublingual e mandar você procurar a solução no lugar certo, porque ele não pode fazer nada. Então, ao invés de gastar seu tempo com essas ideias brilhantes, que tal focar em algo mais eficiente? Só uma sugestão!:pense:

Eu mantenho servidores rodando aqui, então o "reconfigurar tudo" é atribuir IPv4 fixo para o servidor, para um dispositivo de IoT ligado via cabo de rede, e abrir 5 portas para os servidores e 1 porta para o dispositivo de IoT, além de trocar o nome e senha da rede mista de Wi-Fi, a senha padrão de acesso admin dele e configurar os DNS para 1.1.1.1/1.0.0.1...
Servidores internos, direcionamento de portas, fixar ip, trocar dns... nada disso combina com o propósito do equipamento que as operadoras costumam entregar para um uso doméstico convencional.

Acho que vc está esperando demais dele mas não vou me estender para não gerar discussão desnecessária, anos atrás investi em um roteador para lidar com os equipamentos cabeados e um access point para lidar os equipamentos wi-fi e nunca mais me incomodei com esse tipo de pormenor, o HGU só "converte" o sinal que chega na fibra e nada mais.

Boa sorte na empreitada, torço para que se resolva logo ou para que algum colega traga alguma ideia que te ajude de alguma forma.

Pessoal, alguém de SP capital conseguiu fechar esse plano?

Concluo o cadastro, sou enviado para a equipe de vendas no whatsapp e lá eles falam que não seria esse valor e sim R$150,00. Acham que pela Anatel e/ou Ouvidoria consigo fechar nesse valor?
Se conseguir, não esquece daquele feedback maroto kkkkk

Dia 10 vou aderir, pq terei 12 dias pra conseguir até acabar a minha fidelidade com a Oi, senão der vou negociar com eles outra fidelidade...Nada a reclamar da Oi, só quero o pós-pago e no mínimo 400MB de fibra.

Servidores internos, direcionamento de portas, fixar ip, trocar dns... nada disso combina com o propósito do equipamento que as operadoras costumam entregar para um uso doméstico convencional.

Acho que vc está esperando demais dele mas não vou me estender para não gerar discussão desnecessária, anos atrás investi em um roteador para lidar com os equipamentos cabeados e um access point para lidar os equipamentos wi-fi e nunca mais me incomodei com esse tipo de pormenor, o HGU só "converte" o sinal que chega na fibra e nada mais.

Boa sorte na empreitada, torço para que se resolva logo ou para que algum colega traga alguma ideia que te ajude de alguma forma.
Aqui o HGU6 esta em Bridge desde a instalação e tem sido zero dor de cabeça.
A Grande vantagem dele em relação ao HGU normal e que esquenta muito menos (mesmo em bridge).

Entendo isso, porém cabe informar que eu não tenho uma conexão doméstica, eu tenho Vivo Empresas (700 Megas por R$ 150,00), pagando IPv4 fixo por fora (+ R$ 50,00), então penso que o equipamento para uso EMPRESARIAL deveria ser diferente do equipamento para uso DOMÉSTICO, devendo ser mais robusto, ter possibilidade de configurações avançadas liberada, ter Firmware previsto para lidar bem com mudança de range de IP, abertura de portas, troca de DNS, etc...
Aqui o HGU6 esta em Bridge desde a instalação e tem sido zero dor de cabeça.
Não está certo eu ser obrigado a investir dinheiro para comprar um roteador "profissional" só porque o da Vivo é tão lixo que não permite sequer coisas simples e básicas sem bugar completamente!

Entendo isso, porém cabe informar que eu não tenho uma conexão doméstica, eu tenho Vivo Empresas (700 Megas por R$ 150,00), pagando IPv4 fixo por fora (+ R$ 50,00), então penso que o equipamento para uso EMPRESARIAL deveria ser diferente do equipamento para uso DOMÉSTICO, devendo ser mais robusto, ter possibilidade de configurações avançadas liberada, ter Firmware previsto para lidar bem com mudança de range de IP, abertura de portas, troca de DNS, etc...

Não está certo eu ser obrigado a investir dinheiro para comprar um roteador "profissional" só porque o da Vivo é tão lixo que não permite sequer coisas simples e básicas sem bugar completamente!
Então troca para uma operadora que entregue o equipamento do jeito que você quer.

Só podemos lidar com as informações que você fornece mas sendo gpon na prática acho que não há diferença em termos de configuração do equipamento ou na conexão em si.

Se acha que estão te lesando de alguma forma julgo importante entrar em contato com eles e registrar sua insatisfação (caso ainda não tenha feito), de repente há algum ajuste ou atualização remota que possam fazer para corrigir isso.

Não é mandatório mas certamente facilita as coisas e evita dissabores como o que esta passando, especialmente se o seu ganha pão depende disso.

Mudando totalmente de assunto aqui, galera...
De vez em quando aparece umas promoções da VIVO:
  • 100 reais para um plano de 600 Megas (de download, 300 Mega de upload)
  • 50 reais para um plano de 300 Megas (de download, 150 Mega de upload
  • E assim por diante!
Ocorre que, toda vez que aparecem estas promoções, e eu tento fazer o upgrade... a VIVO meio que me ignora, diz que não sou elegível (por já ser cliente), etc!

Há algo o que fazer para que eu consiga aderir à essas velocidades x preços?

O que vocês recomendam?
Costuma funcionar qdo você muda de velocidade(pra cima, por geralmente o valor ficar igual ao que vc já paga ou talvez superar), para baixo não dá mesmo, talvez pelo consumidor.gov
Uma estratégia é tentar diversas vezes até a responda ser boa, ou então ir anotando protocolo e número do pedido e quando se cansar de tentar, consumidor.gov e anexar tudo, prints e protocolos.

Chefe, se vc conseguisse ser um pouco menos analfabeto funcional, entenderia que no meu caso, onde, tem de um lado, uma empresa merda que é essa eletronic arts que n me um canal de suporte, a saida minha, como consumidor é, provocar o meu provedor, por meio da anatel, pra que meu provedor nessa relação PJ X PJ reclame junto a eletronic arts ou google cloud que é quem hospeda esses servidores lixos da ea alguma saida.

Seu post é de uma sucessão de absurdos.

Não é competência da anatel resolver isso. Do ponto de vista regulatorio, a anatel considera que o ping não pode exceder 80ms para outro ponto do território nacional. Seu ping é 20ms. Logo, é improcedente. No mais, eles não vão instalar um servidor aí em Goiânia só pq tu reclamou que tem um ping 17ms maior que um paulista...

(...) me desse uma saida plausível e inteligente (...)
Bom, dado os transtornos que esse grave problema tem ocasionado a você, a única "saida plausível e inteligente" é você sair daí de Goiânia e se mudar imediatamente para o Município de São Paulo. Ai vc não vai ter mais o problema do ping.

Se vc for rápido, ainda consegue pegar o voo 3547 da LATAM, que sai as 4h10 do aeroporto daí de Goiânia...

Espaço físico, energia, conectividade, técnicos para manutenção e monitoramento também custam e normalmente quem banca é o provedor, no mais é isso aí mesmo.
Sem dúvida, mas não se engane: compensa pra empresa, e isso aí só é bancado por conta de ser economicamente viável.
Não tenha dúvida que esses cálculos financeiros foram feitos.
O que se economiza com investimento em expansão de backbone que seria necessário pra bancar o tráfego dessas empresas de conteúdo na infra das operadoras dá e sobra pra bancar energia, conectividade e mão de obra, já que expansão de backbone tem custos em dólar, e é muito mais custoso de ser feito do que a simples montagem de um CDN.

Seu post é de uma sucessão de absurdos.

Não é competência da anatel resolver isso. Do ponto de vista regulatorio, a anatel considera que o ping não pode exceder 80ms para outro ponto do território nacional. Seu ping é 20ms. Logo, é improcedente. No mais, eles não vão instalar um servidor aí em Goiânia só pq tu reclamou que tem um ping 17ms maior que um paulista...

Bom, dado os transtornos que esse grave problema tem ocasionado a você, a única "saida plausível e inteligente" é você sair daí de Goiânia e se mudar imediatamente para o Município de São Paulo. Ai vc não vai ter mais o problema do ping.

Se vc for rápido, ainda consegue pegar o voo 3547 da LATAM, que sai as 4h10 do aeroporto daí de Goiânia...
dada a ironia que com toda a certeza , essa que n sera passiva de advertencia, perder tempo respondendo isso aqui , mas é o que temos. Varios colegas aqui tiveram respostas ao post em bom nivel e geraram conteudo, coisa que alguns menos n geram, ainda bem que são poucos. como de fato foi o seu post. mas em suma, a sua dica é que Em 2025 , a saída pra jogar competitivo em igualdade é mudar se de estado e abandonar a familia, coisa essa que vc n deve nem ter eu acredito. mas como eu mesmo disse anteriormente o que me resta é esperar que esse cenario das CDNs sofram mudanças, algo que mts aqui contribuiram com bom conteudo disseram que tb anseiam. Cita a anatel como agencia reguladora mas que nao tem responsabilidade alguma nesse problema, mas devo realmente ter dó de uma pessoa que nao conhece o basico , de um adm publica e nunca deva ter ouvido falar em descentralização e desconcentração do Estado, que é a origem legal das agencias reguladoras. Falar que a anatel nao tem responsabilidade alguma sobre o modo que o trafego de dados no brasil hoje se tornou, é repito mais uma vez, de uma ignorancia extrema

Última edição:
Sem dúvida, mas não se engane: compensa pra empresa, e isso aí só é bancado por conta de ser economicamente viável.
Não tenha dúvida que esses cálculos financeiros foram feitos.
O que se economiza com investimento em expansão de backbone que seria necessário pra bancar o tráfego dessas empresas de conteúdo na infra das operadoras dá e sobra pra bancar energia, conectividade e mão de obra, já que expansão de backbone tem custos em dólar, e é muito mais custoso de ser feito do que a simples montagem de um CDN.
Sim CDN de conteúdo é um investimento que ajuda a diminuir muito o custo da operação da operadora, pois quanto mais perto o conteúdo (CDN) menos carga (tráfego) na rede logo a rede demanda menos investimento de expansão durante X prazo.

Users who are viewing this thread

Voltar