[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Exato.

Por isso, a necessidade de olhar com o técnico que está instalando pra ver se está tudo fixo, conectado e que nada esteja balançando ou bambo.

Minha sorte é que o técnico que veio aqui teve boa vontade, subiu no poste e olhou isso, mas nem todos são assim.
Mas também, né? Que cagada do pessoal de rede externa da Vivo.
Tem que ser um serviço muito do meia boca de implantação da rede pra CTO ficar bamba e ninguém da equipe notar isso.
Amadorismo total.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só quem viveu sabe (Antiga Vivo ex-GVT VDSL 50mb):
Achei duas dessa guardadas. Pena não ter ficado com aquele roteador grande deles que ficava em pé e as portas eram Gb.

Tá na caixa dele:

O outro roteador:
Pense numa pessoa privilegiada você, pois só quem conseguia ter 50 Mb na finada GVT era quem morava perto do armário.
Eu tinha também 50 Mb pelo fato de morar com um dos armários da GVT aqui na esquina de casa.
Fica a só 3 casas da minha.

Tem que ser um serviço muito do meia boca de implantação da rede pra CTO ficar bamba e ninguém da equipe notar isso.
Amadorismo total.

Pense numa pessoa privilegiada você, pois só quem conseguia ter 50 Mb na finada GVT era quem morava perto do armário.
Eu tinha também 50 Mb pelo fato de morar com um dos armários da GVT aqui na esquina de casa.
Fica a só 3 casas da minha.
Né isso Amigo kkkkk o armário da finada GVT era/é aqui na esquina, há poucos metros daqui de casa e vinha o contratado sempre. A esquina á frente > um bar ao lado > minha casa á frente.

Amadorismo total.

Normal, estamos no Brasil.

O cliente se não perguntar, fica por isso mesmo.

Ou você dá a sorte de um técnico muito gente boa, esforçado e dedicado.

Eu participo de um grupo de Telecom no Facebook chamado Telecom da Depressão, se você ler os comentários... :facepalm:

Teve um cliente de algum canto desse Brasil que postou uma coisa lá falando de perda de pacote de uma empresa X aí.
não vou mencionar nome de cliente/técnico/empresa por que não vem ao caso

E um técnico aleatório no grupo respondeu lá assim: "Se fosse comigo, eu cortava seu drop pra fazer você cancelar, cliente chato do ***"

Na postagem do rapaz, havia várias reaçoes com emoji de 😂

Então não pensem que esses técnicos estão fazendo seu trabalho com todo amor e dedicação do universo, muitos deles, não tem a mínima vontade de estarem ali, só estão porque precisam sustentar suas famílias e podem agir de má fé só pra prejudicar o cliente.

Então não pensem que esses técnicos estão fazendo seu trabalho com todo amor e dedicação do universo, muitos deles, não tem a mínima vontade de estarem ali, só estão porque precisam sustentar suas famílias e podem agir de má fé só pra prejudicar o cliente.
Assim como na esmagadora maioria dos lugares, é cada vez mais raro receber um bom atendimento...

Normal, estamos no Brasil.

O cliente se não perguntar, fica por isso mesmo.

Ou você dá a sorte de um técnico muito gente boa, esforçado e dedicado.

Eu participo de um grupo de Telecom no Facebook chamado Telecom da Depressão, se você ler os comentários... :facepalm:

Teve um cliente de algum canto desse Brasil que postou uma coisa lá falando de perda de pacote de uma empresa X aí.
não vou mencionar nome de cliente/técnico/empresa por que não vem ao caso

E um técnico aleatório no grupo respondeu lá assim: "Se fosse comigo, eu cortava seu drop pra fazer você cancelar, cliente chato do ***"

Na postagem do rapaz, havia várias reaçoes com emoji de 😂

O problema é que o cliente brasileiro normalizou ser maltratado, e botou na cabeça que "dá trabalho" ir atrás dos próprios direitos.
É isso que diferencia o consumidor brasileiro do consumidor dos demais países, não o fato de ser Brasil apenas.
As empresas sabem disso, e os poucos clientes que procuram seus direitos acabam tornando compensador pro empregador não investir em atendimento de qualidade.
90% dos consumidores não fazem nem isso que você fez, de negociar uma solução com o técnico, que é a primeira coisa a se fazer.
Vão só em rede social ficar de "mi mi mi" e reclamando da empresa, como se isso resolvesse alguma coisa.
Outro dia tive que quase implorar pra um amigo meu entrar no Juizado Especial contra as Lojas Americanas, pois alguém invadiu o sistema de lá e furtou os dados de vários clientes, inclusive o dele.
Aí fizeram um cartão da Americanas no nome dele, e deixaram mais de 20 mil Reais em compras pra ele pagar.
Ele não queria ir atrás, pois segundo ele, "não ia dar em nada".
De tanto eu insistir, ele procurou o Juizado, e a Americanas no fim foi condenada a retirar o débito do nome dele, e ele ainda recebeu 10 mil reais em indenização.
Se todo mundo tivesse esse tipo de iniciativa, num instante a coisa mudava de figura.
Esse tipo de pensamento como o do meu amigo é o que condena todos nós a sermos mal atendidos.

Última edição:
Boa Skullao...

Tem algum comando que a gente rode na ONU que ajuse descobrir em qual ONT estamos conectado?
Se sim, acho que seria de grande ajuda ao pessoal que está passando dificuldades.
Nessas ONUs não sei, acho q a vsol deve ter algum comando q mostre. Na ODI com o firmware do triple oxygen
tutorial3.png
ele mostra no web panel, via ssh tem um comando q mostra o vendor ID da OLT e você precisa da tabela pra saber qual marca é. omcicli mib get 131. Joga o hexadecimal q ele retorna no chat gpt, irá mostrar a marca da OLT. Olt Vendor ID: 0x48575443. Irá ser traduzido para HTWC e com essa sigla, você confere na tabela a seguir a marca:

IDVendor Name
HWTCHuawei
ZTEGZTE
ALCLNokia/Alcatel-Lucent
UBNTUbiquiti
FHTTFiber Home
RTKGRealtek
TPLGTP-Link
SCOMSercomm
LEOXLeox by LeoLabs

Nessas ONUs não sei, acho q a vsol deve ter algum comando q mostre. Na ODI com o firmware do triple oxygen
tutorial3.png
ele mostra no web panel, via ssh tem um comando q mostra o vendor ID da OLT e você precisa da tabela pra saber qual marca é. omcicli mib get 131. Joga o hexadecimal q ele retorna no chat gpt, irá mostrar a marca da OLT. Olt Vendor ID: 0x48575443. Irá ser traduzido para HTWC e com essa sigla, você confere na tabela a seguir a marca:

IDVendor Name
HWTCHuawei
ZTEGZTE
ALCLNokia/Alcatel-Lucent
UBNTUbiquiti
FHTTFiber Home
RTKGRealtek
TPLGTP-Link
SCOMSercomm
LEOXLeox by LeoLabs
Com o HGU em bridge também é possível ver informações básicas sobre o concentrador.

Exemplo no Mikrotik:

1738008617945.png

E consultar em algum site tipo o https://macvendors.com/:
1738008648055.png

E também dá pra descobrir através do bom e velho Wireshark.

Gostaria de compartilhar um relato aqui e vi que o colega @kerberos2001 é de BH e teve o mesmo problema que eu.

No final do ano de 2024, em Novembro mais ou menos, agendei uma visita técnica pois o meu sinal da Vivo estava sempre caindo, desde que a instalação havia sido realizada, quase todos os dias o sinal era LOS ou caía por alguns segundos. Eu achava aquilo muito estranho, e até achei que o meu problema era com a CTO que é a CTO pinheirinho e até relatei isso no meu post #45,231 em Julho.

"Nossa, mas você ficou de Julho até novembro com esse problema?"

Na verdade, sim e não. Como eu tenho 2 internets, fiquei usando a Blink por um bom tempo ou todas as vezes que a Vivo caía.

E então, em Novembro, consegui resolver com a visita deste técnico e hoje, 27 de Janeiro o problema não voltou mais.

Qual era o problema? Era algo muito simples! Não era nada de ter que trocar a CTO, passar um novo drop, problemas na região ou algo do tipo.

A minha CTO fica em uma posição em que o vento é constante, e o vento balança a CTO e tudo junto, isso fazia com que a CTO me desconectasse por um tempo mesmo que os níveis de sinal estivesse muito bom.

O técnico colocou uma cinta na CTO para que ela parasse de balançar e também colocou uma presilha no meu drop que prende na CTO, depois disso, o sinal nunca mais caiu.

Então, fica o alerta para todos. Quando vocês pedirem a Vivo Fibra no endereço e vocês, certiffique com o técnico se a CTO tá fixa e se ela não vai balançar e o seu drop está bem preso e fixo na CTO, caso contrário, você poderá ter problemas como eu tive.

No meu caso, os níveis de sinal estavam muito bons, não tinha emendas no percurso da fibra, HGU estava ok e mesmo assim caía todos os dias, e o problema todo era: o vento! 🌬️
Puts...

Eu tive um problema semelhante quando morava no centro de Santo André...
Ainda era o padrão antigo de fibra, 25 mbits... com aquela fibra que os técnicos faziam a fusão com a máquina e instalavam aquela "caixinha" dentro de casa...
Era bizarro, mas no centro, com o passar dos ônibus nos buracos da rua, vibrava o poste e com o tempo, a fibra foi rompendo e sempre que passava um ônibus mais rápido, vibrava a rua, o poste a a CTO...
Quando descobrimos, os técnicos se olhavam entre si com cara de "WTF" :insane:...

Ai resolveram remover a caixa toda do poste e refizeram novamente... refizeram todos os conectores, travaram a CTO com cinta de aço no poste, ficou top demais...

Negócio de louco mesmo, só vendo para botar uma fé na encrenca... engraçado que os vizinhos tinham o mesmo problema, mas nunca abriram uma reclamação.

Eu nunca tive problema com técnicos...
Sempre os recebo bem, os trato bem, café, água gelada, refri se tiver, etc...
Já fui técnico de rua em outra área e a gente sofre para vários c@r@l**(* !!!

Então, deixo o cara a vontade, faz o trampo de boa, se precisar de ajuda, quando teve a instalação, ajudei a passar o drop, etc...
Só uma vez que reclamei na Net de um técnico que chegou em casa 100% travado (bêbado mesmo), aí é froidz... :monkey:

Última edição:
Boa Skullao...

Tem algum comando que a gente rode na ONU que ajuse descobrir em qual ONT estamos conectado?
Se sim, acho que seria de grande ajuda ao pessoal que está passando dificuldades.

Sim, a Vivo e outras só usam o APC mesmo... não sei bem o motivo, talvez custo, talvez padronização...

Mas se você tiver usando a VSol, basta comprar o cabinho adaptador no ML...
Não tenho certeza absoluta, mas se a memória não falha as informações fornecidas pelo omcicli mib get 131 permitem descobrir a marca da OLT, só não tenho lembrança mesmo de como identificar. Se der 414C434C vai ser ALCL em ASCII ou seja, Alcatel. Você consegue subir Tplink aí na sua vivo né? Poderia verificar a marca da sua OLT?

Última edição:
Seguinte galera. Moro em APT. Tenho a vivo fibra (total pro 500mb) há 3 anos. já troquei de endereço 2x e não tive problemas, nunca caia.
Agora mudei pra Itaquera - SP e com 1 mês de instalação já caiu 2x (1 com a queda de luz, que não voltou mas a dos vizinhos voltaram) e outro agora desde ontem de madrugada.
O negócio é que, da ultima vez que caiu o tecnico veio, ligou na vivo (pq o sinal rx e tx e o GPON estava de boassa, a vivo falou pra ele que não estava na VLAN, colocou na VLAN e voltou na hora.

Hoje, aconteceu a mesma coisa (só que sem a energia cair), meus vizinhos estão funcionando, sinal/potencia tudo OK, só não autentica/associa o GPON. E isso em menos de 1 mês de instalação no novo endereço.
Como tenho o contato do técnico, ele vai vir novamente, mas já avisei a ele que se cair de novo do mesmo jeito eu prefiro ir pra Anatel. Porque se toda vez cair e a culpa é no sistema da Vivo, não precisa de técnico pra isso. Ultimo update é que vai abrir uma preventiva. E eu sigo sem internet

(queria colocar um print aqui do roteador com o sinal mas eu to sem internet... ta foda)
Link:
Estabelecido
Potência Rx:
-21.300 dBm
Potência Tx:
2.500 dBm

Internet Sessão PPP não autenticado

Uma coisa é fazer serviço mal-feito e sem vontade. Apesar de não concordar, até posso entender (pois fatores como salário baixo e má gestão dos funcionários por parte da empresa pode resultar isso). Com esse pessoal, tento ser educado e ter paciência (que obviamente vai até certo limite).

Mas agir de má fé para prejudicar o cliente é outra coisa. Isso é falta de caráter, bandidagem mesmo. Desses aí sinceramente tenho medo de tê-los entrando em minha casa.

Assim como na esmagadora maioria dos lugares, é cada vez mais raro receber um bom atendimento...

Então, deixo o cara a vontade, faz o trampo de boa, se precisar de ajuda, quando teve a instalação, ajudei a passar o drop, etc...
Só uma vez que reclamei na Net de um técnico que chegou em casa 100% travado (bêbado mesmo), aí é froidz... :monkey:

Uma coisa é fazer serviço mal-feito e sem vontade. Apesar de não concordar, até posso entender (pois fatores como salário baixo e má gestão dos funcionários por parte da empresa pode resultar isso). Com esse pessoal, tento ser educado e ter paciência (que obviamente vai até certo limite).

Mas agir de má fé para prejudicar o cliente é outra coisa. Isso é falta de caráter, bandidagem mesmo. Desses aí sinceramente tenho medo de tê-los entrando em minha casa.

(Só uma observação porque vi que 3 quotaram uma parte do meu texto sobre minha crítica aos técnicos das operadoras)

Não generalizo, ok? Sei que há muitos técnicos que são bacana e o que me atendeu foi um desses. Porém, se vocês verem esse grupo do Facebook "Telecom da Depressão" vocês terão nojo de alguns posts e comentários, rs.

Enquanto aqui no Adrena somos clientes e discutimos sobre o lado cliente mais técnico, nesse grupo é o oposto.

Enfim, sem mais delongas pra gente não sair do assunto do tópico.

Última edição:

Aqui nunca tive problemas com técnicos "ao vivo", a maioria dos problemas foram causados pela TEL, terceirizada da vivo. Na penúltima vez o técnico apareceu basicamente com um drop e um sonho kkkkkkkkk. Deixaram o coitado sem carro em dia de serviço, teve q pedir material emprestado e quando foi fazer a fusão descobriu q a máquina estava quebrada. Depois disso tive problema com o supervisor q não respondia sobre o problema da VLAN, combinou tudo certinho e no dia não apareceu, mandei mensagem umas 3 vezes mas nada do cidadão responder. Não tive outra escolha a não ser descer o cacete no consumidor.gov, só assim pra resolverem meu problema.

Seguinte galera. Moro em APT. Tenho a vivo fibra (total pro 500mb) há 3 anos. já troquei de endereço 2x e não tive problemas, nunca caia.
Agora mudei pra Itaquera - SP e com 1 mês de instalação já caiu 2x (1 com a queda de luz, que não voltou mas a dos vizinhos voltaram) e outro agora desde ontem de madrugada.
O negócio é que, da ultima vez que caiu o tecnico veio, ligou na vivo (pq o sinal rx e tx e o GPON estava de boassa, a vivo falou pra ele que não estava na VLAN, colocou na VLAN e voltou na hora.

Hoje, aconteceu a mesma coisa (só que sem a energia cair), meus vizinhos estão funcionando, sinal/potencia tudo OK, só não autentica/associa o GPON. E isso em menos de 1 mês de instalação no novo endereço.
Como tenho o contato do técnico, ele vai vir novamente, mas já avisei a ele que se cair de novo do mesmo jeito eu prefiro ir pra Anatel. Porque se toda vez cair e a culpa é no sistema da Vivo, não precisa de técnico pra isso. Ultimo update é que vai abrir uma preventiva. E eu sigo sem internet

(queria colocar um print aqui do roteador com o sinal mas eu to sem internet... ta foda)
Link:
Estabelecido
Potência Rx:
-21.300 dBm
Potência Tx:
2.500 dBm

Internet Sessão PPP não autenticado
é gente. meio dia já e nada de internet voltar. E meus vizinhos todos com internet. Vou direto no consumidor.gov?

Trabalho com TI em casa a tarde e não da pra ficar dando esses moles com internet. Menos de 1 mês eu ficar já 2 dias sem

é gente. meio dia já e nada de internet voltar. E meus vizinhos todos com internet. Vou direto no consumidor.gov?

Trabalho com TI em casa a tarde e não da pra ficar dando esses moles com internet. Menos de 1 mês eu ficar já 2 dias sem

SE couber no seu orçamento, recomendo que você tenha 2 links na sua casa.

Pra quem trabalha em home office, a redundância é importante.

Acho pertinente, e apesar de parecer ser algo externo/sistêmico peça para o técnico trocar o HGU quando voltar, não é normal ele "perder" configuração dessa forma.

E como sugeriu a colega, se começar a incomodar demais talvez seja o caso de contratar outro provedor para ter redundância ou mesmo trocar de provedor, no caso dos maiores infelizmente às vezes a qualidade de serviço não é a mesma em todas as regiões, porém, acaba voltando na questão anterior que é o fato de seus vizinhos estarem com a conexão ok.

Não...

Para ir ao Consumidor, você precisa dos protocolos...
Aguarde e como o Neo disse, peça para trocar a HGU, encha o saco do cara sem dó...
Se persistir, aí sim... vá ao Consumidor

Minha vivo Fibra não está autenticando, alguem sabe o motivo? O usuario e senha pppoe ta cliente@cliente / cliente mas nada de conectar. Aparentemente o sinal ta chegando normalmente…

Última edição:
Pessoal boa noite sera que alguem consegue me ajudar,
Tenho um modem ASKEY RTF3507VW-N1 junto com um roteador TPlink AX10, Qual a melhor configuracao pra manter os dois funcionando juntos, eu lembro de um tutorial que deixar o roteador na mesma rede do modem, algo assim, mas nao acho mais, era algo de desabilitar o DHCP, realmente nao lembro, se alguem puder passar o passo a passo eu agradeco...

Desisti de colocar o modem da vivo em bridge... vou manter ele do jeito q esta e deixar o TPlink cuidando de tudo

Obrigado

Pessoal boa noite, me tirem uma duvida
Ainda não é possivel deixar o modem wifi 6 askey da vivo em bridge e o telefone fixo funcionando né?
o /padrao nunca mais vai voltar tbm né?

Minha vivo Fibra não está autenticando, alguem sabe o motivo? O usuario e senha pppoe ta cliente@cliente / cliente mas nada de conectar. Aparentemente o sinal ta chegando normalmente…

Não sei se vocês são da mesma região mas parece o mesmo problema que o @RagaMelo reportou mais cedo, o post dele está mais acima nessa mesma página.

Pessoal boa noite sera que alguem consegue me ajudar,
Tenho um modem ASKEY RTF3507VW-N1 junto com um roteador TPlink AX10, Qual a melhor configuracao pra manter os dois funcionando juntos, eu lembro de um tutorial que deixar o roteador na mesma rede do modem, algo assim, mas nao acho mais, era algo de desabilitar o DHCP, realmente nao lembro, se alguem puder passar o passo a passo eu agradeco...

Desisti de colocar o modem da vivo em bridge... vou manter ele do jeito q esta e deixar o TPlink cuidando de tudo

Obrigado
Pessoalmente não recomendo manter dois roteadores/gateways ativos na rede pois às vezes isso causa dor de cabeça justamente nessa parte (configuração/entendimento), em seu lugar eu provavelmente deixaria o tp-link trabalhado como access point, a menos que queira usar alguma funcionalidade específica do tp-link e/ou tenha muita dor de cabeça com o HGU atuando em modo padrão (roteador)

Só consigo pensar na opção de ativar DMZ no equipamento da vivo apontando para o IP de wan que o tp-link pegar quando conectá-lo a ele, isso se você tiver alguma necessidade de roteamento entrante, do contrário basta simplesmente conectar todos os seus dispositivos (com e sem fio) somente ao tp-link e usá-lo normalmente, apenas desativando wi-fi do HGU para minimizar interferências e eventual confusão na utilização no dia a dia.

Deixar ambos atuando no roteamento pode te deixar com nat duplo, que para um uso trivial não é problema, e provavelmente também ficará sem ipv6, o que em algumas regiões pode deixar a experiência ligeiramente até mais fluída.

Users who are viewing this thread

Voltar