[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Estou procurando alguém que tenha tido o mesmo problema que eu e que conseguiu saber a causa (e possivelmente achou alguma solução):

Estou com o MitraStar GPT-2742GX4X5v6 (Firmware: GL_g1.13_100XNT0b17_2 - Hardware: tmp_hardware2.0) e ao trocar o range de IPs de 192.168.15.1 para 192.168.1.1 o DHCP dele para de funcionar após umas 24h~48h dele ligado, porém só relacionado à entrega de endereços IPv4, os IPv6 continuam sendo entregues normalmente...

Isso não acontecia antes, por volta de umas 2 semanas atrás, começou a acontecer do nada... Já resetei ele e reconfigurei algumas vezes, mas o problema sempre volta depois de umas 24h~48h... Também os métodos para acessar as configurações avançadas desse aparelho não funcionam nessa versão de Firmware e de Hardware, então se alguém souber de algum modo novo para acessar tais configurações, poste aqui!

Obs.: Não adianta mandar eu esquecer ele e comprar um roteador bom pra fazer o papel de servidor DHCP pois essa "solução" não é viável pra mim, então se sua resposta for essa, nem precisa responder!
Todo equipamento de operadora, via de regra é uma bosta, porque eles prezam o valor pago para o fabricante e compram em quantidades absurdas...

Não sei qual é o motivo de precisar trocar a faixa de ip da HGU, mas se realmente está com problemas, peço uma visita técnica e force eles a trocarem o seu equipamento, se não trocarem, comsumidor.gov.br...

Minha HGU está jogada dentro do armário, eu só uso ela quando tenho problemas fora da minha rede e preciso acionar o técnico, aí coloco ela e deixo o povo se matar, viram as costas, volta pra casinha, durmir de novo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E dá pra atualizar e/ou reverter atualização manualmente nesse equipamento? Porque eu não consigo nem acessar o menu de configurações avançadas dele, haja visto que todos os métodos que eu vi o pessoal usando por aí não funcionam nessa versão de Firmware/Hardware!
Infelizmente não dá...

A atualização vem pelo TR-069, caso esteja ativa, porém, você não acha a firmware dessa HGU em canto algum para reverter a atualização, nem os técnico possuem..

Entendo isso, porém cabe informar que eu não tenho uma conexão doméstica, eu tenho Vivo Empresas (700 Megas por R$ 150,00), pagando IPv4 fixo por fora (+ R$ 50,00), então penso que o equipamento para uso EMPRESARIAL deveria ser diferente do equipamento para uso DOMÉSTICO, devendo ser mais robusto, ter possibilidade de configurações avançadas liberada, ter Firmware previsto para lidar bem com mudança de range de IP, abertura de portas, troca de DNS, etc...

Engano seu cara...
A HGU é exatamente e mesma 💩 em qualquer um dos planos...
Abre um ticket no suporte e pede para trocar essa bomba ai e veja se tem um pouco de paz...

Agora, tu roda servidores com IP dinâmicos (via dhcp)? 😲😧😵‍💫

Última edição:
Me tirem uma dúvida! Moro em um bairro que tem cobertura da Internet da Vivo. Não sei se é fibra ou se é infra da antiga GVT. Nunca vi nenhum vendedor porta a porta vendendo planos. Isso significa que a rede está abandonada pela operadora? Como sei se é fibra ou não? Eu consegui ver a plaquinha amarela com nome vivo.

Me tirem uma dúvida! Moro em um bairro que tem cobertura da Internet da Vivo. Não sei se é fibra ou se é infra da antiga GVT. Nunca vi nenhum vendedor porta a porta vendendo planos. Isso significa que a rede está abandonada pela operadora? Como sei se é fibra ou não? Eu consegui ver a plaquinha amarela com nome vivo.
Não existe isso de vendedor porta a porta...
Até onde eu sei, a Vivo só tem planos de fibra, exceto em regiões remotas...
Liga no 10315 e especula se na sua rua tem ou não.

No site efetivamente aparece a disponibilidade ao inserir suas informações? Esse é o primeiro passo.

Só a plaquinha não que dizer muita coisa, pode ser uma fibra conectando uma empresa ou uma torre de celular, teria que ver se há CTOs nos postes próximos, pesquisa no Google ou mesmo aqui no fórum pra ver como eles são.

A VIVO tem fibra e a tecnologia da antiga GVT.
Par metálico vem sendo descontinuado e removido há bastante tempo, novos contratos são apenas por fibra.

Eles tem vendedor sim porta a porta.
Normalmente terceirizados que trabalham por comissão e frequentemente alguém se queixa que paga mais caro que no site, melhor entrar em contato de outras formas.

Pessoal, recentemente me mudei para o Litoral de SP. E a Vivo passou a fiação no meu prédio nesta última semana.

Acontece que, já sou cliente da Vivo há decadas e nunca tive um probleminha se quer. Em São Paulo (Capital), consegui me livrar de todos os equipamentos da vivo. Uso um XZ000-G3 e um ASUS AX82-U. Tudo funcionava perfeitamente em SP. Porém, agora, aqui no litoral, não estou conseguindo subir a rede nem por reza braba. A ONT registra tudo certinho, mas no momento da autenticação no roteador via PPPoE não registra. Por nada!

A vivo está mudando algo? Fiz o mesmo procedimento que sempre fiz em são paulo e que sempre funcionou, mas que de uma hora pra outra, não está mais funcionando aqui no litoral.

Alguém tem alguma ideia se, de fato, é um bloqueio interno? E se eles realizam bloqueios específicos por determinada região? Antigamente morava na ZL de SP (Casa). Era tudo aberto, liberado, podia mexer a vontade..

Agora, no Litoral de SP (Baixada Santista) / Prédio, não vai por nada.

Esse exitlag vale a pena?
Geralmente sim, mas não faz milagre em todos os jogos e em alguns até piora.

Dá pra testar por 3 dias e tirar suas próprias conclusões.

Pessoal, recentemente me mudei para o Litoral de SP. E a Vivo passou a fiação no meu prédio nesta última semana.

Acontece que, já sou cliente da Vivo há decadas e nunca tive um probleminha se quer. Em São Paulo (Capital), consegui me livrar de todos os equipamentos da vivo. Uso um XZ000-G3 e um ASUS AX82-U. Tudo funcionava perfeitamente em SP. Porém, agora, aqui no litoral, não estou conseguindo subir a rede nem por reza braba. A ONT registra tudo certinho, mas no momento da autenticação no roteador via PPPoE não registra. Por nada!

A vivo está mudando algo? Fiz o mesmo procedimento que sempre fiz em são paulo e que sempre funcionou, mas que de uma hora pra outra, não está mais funcionando aqui no litoral.

Alguém tem alguma ideia se, de fato, é um bloqueio interno? E se eles realizam bloqueios específicos por determinada região? Antigamente morava na ZL de SP (Casa). Era tudo aberto, liberado, podia mexer a vontade..

moro em santos, troquei a HGU da vivo pela ODI SFP, nunca testei ONU vendida no varejo. Deu um trabalho até encontrar os valores certos da HGU pra autenticar a ODI, tive q recorrer as configurações da minha ONT antiga da vivo, só assim consegui fazer subir no status O5 real. Recomendo visitar o tópico referente ao assunto, lá tem muito mais informação sobre o assunto q aqui.

Esse exitlag vale a pena?
Vamos ao exemplo da claro, ela está com problema em servidores da Vultr. Isso impacta o COD bo6, na claro eu tenho 240ms sem exitlag e com o exitlag esse problema some. Como você pode ver, às vezes ele consegue contornar os problemas da operadora. Já para fora do Brasil você consegue pings melhores.
mJo6Ksj.png

sVIqScU.png

Até onde eu sei, a Vivo só tem planos de fibra, exceto em regiões remotas...
Não mesmo.
Moro em capital, e aqui só tem VDSL da antiga GVT na maioria dos bairros.
E em várias cidades que conheço é dessa forma.
No Estado de São Paulo realmente a Vivo tem a maior parte da cobertura em fibra, como você disse.
Mas saiu de SP, a coisa muda de figura.

Última edição:

Simples... entra no site da Vivo, coloca o seu CEP e veja quais planos aparecem disponíveis... se aparecer os planos de 300, 500, 700, etc... então é fibra.... rede ótica é passiva, portanto demanda pouca manutenção... então rede abandonada não faz muito sentido...

Simples... entra no site da Vivo, coloca o seu CEP e veja quais planos aparecem disponíveis... se aparecer os planos de 300, 500, 700, etc... então é fibra.... rede ótica é passiva, portanto demanda pouca manutenção... então rede abandonada não faz muito sentido...
Pior que as informações do site da Vivo não são confiáveis.
Aqui onde moro, por exemplo, indica que tem fibra disponível sem ter. É possível fazer o pedido, inclusive.
O endereço mais próximo com fibra da Vivo fica a 5 ou 6 km daqui.

• Curtir
Reações: YO!
E ai, pessoal. Se poderem me esclarecer um pouco caso alguém já tenha passado.
Tenho um plano vivo total com fixo incluso a 2,00 reais e pago 182,00 reais ao total.
No app da vivo tenho os beneficios do vivo total por 150,00 mas não menciona o fixo ao assinar, caso eu atualize o plano pelo app posso perder o fixo? Ou ele continua funcionando e é atualizado o valor?
Tentei negociar pelo instagram e eles so me responderam que essa promoção é valida somente para novos assinantes, e não posso perder o numero fixo.

Redes distintas...

Vai precisar "descobrir" com a rede da baixada funciona nessa questão de autenticação.

Em SP capital acontece isso também. Alguns bairros onde a fibra chegou primeiro eles utilizam OLT da Huawei que permite autenticar quase qualquer ONU/ONT se você tiver o slid, sítios mais recentes é quase sempre OLT Alcatel e essas aí você tem que fazer configurações como no tópico de trocar a ONU ou comprar alguma ONU que deixe configurar quase tudo nela e aí você conseguirá subir a conexão. As configurações tem no tópico de substituição tb. As Tplink so funcionam na Vivo 1 quando a OLT não é da Alcatel, pois só exigem SLID válido.

Tenho um plano vivo total com fixo incluso a 2,00 reais e pago 182,00 reais ao total.
No app da vivo tenho os beneficios do vivo total por 150,00 mas não menciona o fixo ao assinar, caso eu atualize o plano pelo app posso perder o fixo? Ou ele continua funcionando e é atualizado o valor?
Tentei negociar pelo instagram e eles so me responderam que essa promoção é valida somente para novos assinantes, e não posso perder o numero fixo.
perde o fixo

Em SP capital acontece isso também. Alguns bairros onde a fibra chegou primeiro eles utilizam OLT da Huawei que permite autenticar quase qualquer ONU/ONT se você tiver o slid, sítios mais recentes é quase sempre OLT Alcatel e essas aí você tem que fazer configurações como no tópico de trocar a ONU ou comprar alguma ONU que deixe configurar quase tudo nela e aí você conseguirá subir a conexão. As configurações tem no tópico de substituição tb. As Tplink so funcionam na Vivo 1 quando a OLT não é da Alcatel, pois só exigem SLID válido.
Boa Skullao...

Tem algum comando que a gente rode na ONU que ajuse descobrir em qual ONT estamos conectado?
Se sim, acho que seria de grande ajuda ao pessoal que está passando dificuldades.

Em todos os lugares só vejo a Vivo usar conectores SC APC. Nunca vi nenhuma operadora de fibra óptica usar LC.
Sim, a Vivo e outras só usam o APC mesmo... não sei bem o motivo, talvez custo, talvez padronização...

Mas se você tiver usando a VSol, basta comprar o cabinho adaptador no ML...

Vivo total por 150 é sem o fixo, com o fixo fica em 170

Tive Vivo Fibra por umas semanas aqui em casa, ate o LOS comecar a piscar vermelho e ficar 2 semanas sem internet. Nunca chegava nos 700mbps, nem no cabo. Era uma josta...

10507093727.png

Gostaria de compartilhar um relato aqui e vi que o colega @kerberos2001 é de BH e teve o mesmo problema que eu.

No final do ano de 2024, em Novembro mais ou menos, agendei uma visita técnica pois o meu sinal da Vivo estava sempre caindo, desde que a instalação havia sido realizada, quase todos os dias o sinal era LOS ou caía por alguns segundos. Eu achava aquilo muito estranho, e até achei que o meu problema era com a CTO que é a CTO pinheirinho e até relatei isso no meu post #45,231 em Julho.

"Nossa, mas você ficou de Julho até novembro com esse problema?"

Na verdade, sim e não. Como eu tenho 2 internets, fiquei usando a Blink por um bom tempo ou todas as vezes que a Vivo caía.

E então, em Novembro, consegui resolver com a visita deste técnico e hoje, 27 de Janeiro o problema não voltou mais.

Qual era o problema? Era algo muito simples! Não era nada de ter que trocar a CTO, passar um novo drop, problemas na região ou algo do tipo.

A minha CTO fica em uma posição em que o vento é constante, e o vento balança a CTO e tudo junto, isso fazia com que a CTO me desconectasse por um tempo mesmo que os níveis de sinal estivesse muito bom.

O técnico colocou uma cinta na CTO para que ela parasse de balançar e também colocou uma presilha no meu drop que prende na CTO, depois disso, o sinal nunca mais caiu.

Então, fica o alerta para todos. Quando vocês pedirem a Vivo Fibra no endereço e vocês, certiffique com o técnico se a CTO tá fixa e se ela não vai balançar e o seu drop está bem preso e fixo na CTO, caso contrário, você poderá ter problemas como eu tive.

No meu caso, os níveis de sinal estavam muito bons, não tinha emendas no percurso da fibra, HGU estava ok e mesmo assim caía todos os dias, e o problema todo era: o vento! 🌬️

Só quem viveu sabe (Antiga Vivo ex-GVT VDSL 50mb):
Achei duas dessa guardadas. Pena não ter ficado com aquele roteador grande deles que ficava em pé e as portas eram Gb.

Tá na caixa dele:

O outro roteador:

Última edição:
Gostaria de compartilhar um relato aqui e vi que o colega @kerberos2001 é de BH e teve o mesmo problema que eu.

No final do ano de 2024, em Novembro mais ou menos, agendei uma visita técnica pois o meu sinal da Vivo estava sempre caindo, desde que a instalação havia sido realizada, quase todos os dias o sinal era LOS ou caía por alguns segundos. Eu achava aquilo muito estranho, e até achei que o meu problema era com a CTO que é a CTO pinheirinho e até relatei isso no meu post #45,231 em Julho.

"Nossa, mas você ficou de Julho até novembro com esse problema?"

Na verdade, sim e não. Como eu tenho 2 internets, fiquei usando a Blink por um bom tempo ou todas as vezes que a Vivo caía.

E então, em Novembro, consegui resolver com a visita deste técnico e hoje, 27 de Janeiro o problema não voltou mais.

Qual era o problema? Era algo muito simples! Não era nada de ter que trocar a CTO, passar um novo drop, problemas na região ou algo do tipo.

A minha CTO fica em uma posição em que o vento é constante, e o vento balança a CTO e tudo junto, isso fazia com que a CTO me desconectasse por um tempo mesmo que os níveis de sinal estivesse muito bom.

O técnico colocou uma cinta na CTO para que ela parasse de balançar e também colocou uma presilha no meu drop que prende na CTO, depois disso, o sinal nunca mais caiu.

Então, fica o alerta para todos. Quando vocês pedirem a Vivo Fibra no endereço e vocês, certiffique com o técnico se a CTO tá fixa e se ela não vai balançar e o seu drop está bem preso e fixo na CTO, caso contrário, você poderá ter problemas como eu tive.

No meu caso, os níveis de sinal estavam muito bons, não tinha emendas no percurso da fibra, HGU estava ok e mesmo assim caía todos os dias, e o problema todo era: o vento! 🌬️
O milagre aí foi não ter quebrado o conector lá da CTO, já que é de plástico.
Se caía e voltava com o balanço do vento, com certeza ficou envergando o conector de um lado pro outro dentro do slot.

O milagre aí foi não ter quebrado o conector lá da CTO, já que é de plástico.
Se caía e voltava com o balanço do vento, com certeza ficou envergando o conector de um lado pro outro dentro do slot.

Exato.

Por isso, a necessidade de olhar com o técnico que está instalando pra ver se está tudo fixo, conectado e que nada esteja balançando ou bambo.

Minha sorte é que o técnico que veio aqui teve boa vontade, subiu no poste e olhou isso, mas nem todos são assim.

Users who are viewing this thread

Voltar