[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Pela ATT, vc chuta que está quantos metros do DSLAM?

É difícil falar em taxas de atenuação usando o VDSL, não é a mesma coisa de quando opera no ADSL. Além disso, tem muito modem que buga nisso e mostra taxa de atenuação errada.

De qualquer forma, uma vez que está instalado, o provedor que se vire para resolver o problema... Daí não vale mais dizer que o armário está longe e que a linha não qualifica. O armário pode estar até no Polo Norte, eles que deem um jeito ao invés de vir com downgrade.
 
Destaque-se que se fosse NET ou algum provedor de fibra (até mesmo a própria Vivo) não existiria esse aproveitamento de cabo do condomínio, eles simplesmente usariam os seus próprios cabos. Se quando é coaxial ou fibra eles passam cabos próprios e novos, porque quando é no par metálico eles podem fazer esse tipo de reaproveitamento, e pior, com um cabo que nem é deles? Pagamos taxa de instalação, ficamos fidelizados, pra que então?

Pessoal precisa passar a policiar os técnicos nesse tipo de caso para que no momento da instalação esses espertos parem de fazer essa economia porca e usem cabeamento próprio zerado.

Melhor ainda que o cara não consegue fechar a OS. Imagino que isso deva facilitar para pressionar o técnico a botar cabeamento novo.

Isso é extremamente comum de acontecer. O técnico vê que já tem fiação e quer reaproveitar. Como eu gosto de acompanhar essas coisas, sempre peço cabo e tomadas novas. Foi assim na instalação do meu apartamento e na casa dos meus pais. Só deixei reaproveitar o coaxial interno que ligam as TVs ao modem, creio que por não tomar chuva não vão oxidar.
 
Essa sua linha não suporta 50 megas. Pela sua taxa de atenuação, você deve estar entre 900 a 1000 metros do armário de distribuição, sendo que 1000 metros é o limite para fazer instalação de 25 megas. A menos que exista um DSLAM mais próximo da sua residência (até 600 metros) e seja possível fazer uma "transferência" da sua linha, 50 megas aí não vai rolar de jeito algum.

O pior é que de acordo com o Google Maps estou a 665,72 m de distância do armário de distribuição (fiz a medição traçando uma rota, e não em linha reta)... Mas talvez eu esteja enganado quanto à localização dele.

O certo seria abrir um chamado técnico para tentarem consertar isso (provavelmente vão diminuir a sua taxa de sincronismo e você vai perder parte do overhead, mas deve ficar mais estável).

O último técnico que esteve aqui disse que o problema das quedas quando começa a chover se deve ao fato de que existe(m) emenda(s) no cabo. E para resolver só trocando TUDO. Ele disse que voltaria pra trocar, mas nunca apareceu e eu fui deixando pra lá. Justamente porque já tinha a intenção de migrar para um Vivo Fibra “verdadeiro”, que hoje, graças a você, sei que não está disponível para meu endereço.:D

Diga-se de passagem, que o limite do ADSL2+ para o sincronismo no upstream é de 1400. Um sincronismo a 1280 (que a princípio é o padrão da GVTreta) é forçar a barra, isso para dar problemas na prática daqui para a esquina. Das duas, uma: ou eles deveriam usar uma taxa de sincronismo menor (e em todo caso até mesmo limitar o upload a 768k ao invés de 1 mega), ou deviam botar os 15 megas em VDSL para acabar com esse tipo de coisa.

Como eu disse antes, esse problema de quedas na conexão quando começa a chover começou logo após eu alterar a velocidade de 10 Mbps para 15 Mbps. Mas o interessante é que o upload sempre foi o mesmo (1 Mbps).

Não tenho argumentos suficientes para convencer um técnico da GVT (Vivo) quanto ao limite do sincronismo, então o jeito é torcer para que as quedas não voltem assim que as chuvas começarem por aqui daqui uns dias.o_O

Quanto às franquias; acho que vou seguir sua sugestão e esperarei pra ver o que acontecerá no começo de 2017.;)

Vou ficar com os 15 Mbps, mesmo pagando R$ 20,00 a mais por mês. Não vou arriscar alterar a velocidade para o Mega 50 (ou Mega 25), saindo assim do meu plano que NÃO tem nenhuma cláusula de franquia nele.:)

Uma última pergunta: quando eu resolver alterar para 25 Mbps a Vivo será obrigada a alterar para VDSL2 e, consequentemente me enviará outro modem?
 
O pior é que de acordo com o Google Maps estou a 665,72 m de distância do armário de distribuição (fiz a medição traçando uma rota, e não em linha reta)... Mas talvez eu esteja enganado quanto à localização dele.

Bom, a minha estimativa não é exata., pode haver uma série de fatores de interferências, inclusive essas emendas que você cita.

Quanto à localização dele, bom, esse é um dos grandes mistérios. Nem sempre eles estão necessariamente na rua, além disso, não é qualquer armário, tem que ser o armário da GVT. E a GVT em muitos lugares não é de colocar o armário exatamente nas ruas, mas sim em algum espaço particular alugado, não é à toa que difícil para a maioria de nós aqui encontrar a localização exata deles.

Pode parecer bizarro, mas acho que o melhor lugar para você descobrir a real distância do seu armário é no 103 15,e diria que é mais confiável do que os técnicos. Mas já lhe adianto que se seu cálculo tiver certo não vai ter 50 megas, no máximo 25.

O último técnico que esteve aqui disse que o problema das quedas quando começa a chover se deve ao fato de que existe(m) emenda(s) no cabo. E para resolver só trocando TUDO. Ele disse que voltaria pra trocar, mas nunca apareceu e eu fui deixando pra lá. Justamente porque já tinha a intenção de migrar para um Vivo Fibra “verdadeiro”, que hoje, graças a você, sei que não está disponível para meu endereço.:D

Como eu disse antes, esse problema de quedas na conexão quando começa a chover começou logo após eu alterar a velocidade de 10 Mbps para 15 Mbps. Mas o interessante é que o upload sempre foi o mesmo (1 Mbps).

Não tenho argumentos suficientes para convencer um técnico da GVT (Vivo) quanto ao limite do sincronismo, então o jeito é torcer para que as quedas não voltem assim que as chuvas começarem por aqui daqui uns dias.o_O

Quanto às franquias; acho que vou seguir sua sugestão e esperarei pra ver o que acontecerá no começo de 2017.;)

Vou ficar com os 15 Mbps, mesmo pagando R$ 20,00 a mais por mês. Não vou arriscar alterar a velocidade para o Mega 50 (ou Mega 25), saindo assim do meu plano que NÃO tem nenhuma cláusula de franquia nele.:)

Uma última pergunta: quando eu resolver alterar para 25 Mbps a Vivo será obrigada a alterar para VDSL2 e, consequentemente me enviará outro modem?

O seu problema não é apenas de sincronismo no upload, sua margem SNR de upstream também está muito baixa, isso somada às quedas durante chuvas já é o suficiente para abrir chamado, se eles não consertarem dê queixa neste site: https://www.consumidor.gov.br/

E esse seu modem é apenas ADSL, então sim, se você fizer upgrade para 25 ou 50 eles vão te enviar um modem VDSL. Se você fizer upgrade para 100 megas ou mais aí eles vão te enviar um outro equipamento conhecido como ONT (Optical Network Terminal).

Em tempo, o pessoal não é obrigado a renovar desconto (então não necessariamente você está deixando de pagar menos). O último valor que eu vi de 15 mega avulso (pouco antes da fusão) era 105 reais. Ao que me consta aí em Goiânia os 50 mega avulso está por 120.
 
Última edição:
Essa linha está boa para GVT? Esse sinal está uma merda né? SNR muito baixo...

I6LhaZv.png
Está no limite que é 6dB... se colocar um cabo FEB bom da caixa do poste até sua casa, diminui e muito a chance de quedas.
 
Algum tem vivo na região de balneário camboriú? Como é o serviço? Estou cogitando assinar a de 50mb depois de anos com a net 10mb (agora 15mb).
 
aqui na minha rua a vivo ta chegando ate 15 megas agora é meu pano é de 4 megas é eu queria mudar pra 8 megas agora que é o msm preço mais eles nao querem mudar pra min so pra quem tem 1 ou 2 megas que o preço é inferior eu ligo la eles dizem que só da pra mudar pra 10mb
 
aqui na minha rua a vivo ta chegando ate 15 megas agora é meu pano é de 4 megas é eu queria mudar pra 8 megas agora que é o msm preço mais eles nao querem mudar pra min so pra quem tem 1 ou 2 megas que o preço é inferior eu ligo la eles dizem que só da pra mudar pra 10mb

Deu pra entender nada, amigo. Tenta escrever as situações de maneira separada.
Só entendi que você quer 8 mega.
 
Acho que entendi, você tem 4 mega e quer mudar pra 8 mega, mas eles só querem te vender 10 Mega.

O preço é diferente mesmo? Pelo menos pra São Paulo-SP aparece R$ 69,90 no combo, tanto pra 8 quanto pra 10 Mega.
 
Já aconteceu com alguém da velocidade da internet ficar ruim, nos testes do speedtest ficar em torno de 3/3 num plano de 35/3, reiniciei o modem e voltou ao normal, já aconteceu com alguem ?
 
...seu problema não é apenas de sincronismo no upload, sua margem SNR de upstream também está muito baixa, isso somada às quedas durante chuvas já é o suficiente para abrir chamado, se eles não consertarem dê queixa neste site: https://www.consumidor.gov.br/

Quando entrar em contato com a GVT (Vivo) pra abrir um chamado, vou perguntar onde fica exatamente o armário.:)

Porém irei ler o tópico onde o @Mosqueteirors mostra como melhorar o SNR, talvez eu consiga ter uma melhora no sinal.

...esse seu modem é apenas ADSL, então sim, se você fizer upgrade para 25 ou 50 eles vão te enviar um modem VDSL. Se você fizer upgrade para 100 megas ou mais aí eles vão te enviar um outro equipamento conhecido como ONT (Optical Network Terminal)...

Bom, pelo menos, caso eu arrisque migrar para o Vivo Fibra 25 Mega, receberei um modem VDSL2. Que pelo que entendi deixará a conexão estável, se comparado ao que tenho hoje com 15 Mega (modem ADSL2+). Ou não?

E, mais uma vez, muito obrigado @Internet, por ter tido paciência com tantas perguntas que fiz. MUITO OBRIGADO MESMO!:)

Ah! Quando (se) eu mudar pra um plano VDSL2 comentarei aqui os resultados.
 
Bom, pelo menos, caso eu arrisque migrar para o Vivo Fibra 25 Mega, receberei um modem VDSL2. Que pelo que entendi deixará a conexão estável, se comparado ao que tenho hoje com 15 Mega (modem ADSL2+). Ou não?

E, mais uma vez, muito obrigado @Internet, por ter tido paciência com tantas perguntas que fiz. MUITO OBRIGADO MESMO!:)

Ah! Quando (se) eu mudar pra um plano VDSL2 comentarei aqui os resultados.

VDSL2 é diferente de fibra amigo, não é vivo fibra 25mb... e se você mudar, pode cair no plano com franquia, não esquece... abraço.
 
VDSL2 é diferente de fibra amigo, não é vivo fibra 25mb... e se você mudar, pode cair no plano com franquia, não esquece... Abraço.

Sim, depois que comecei a participar deste tópico, e com os esclarecimentos do @Internet, percebi que o Vivo Fibra de verdade não está disponível para todos. E que, infelizmente, para mim só até 25 Mbps, e com cabo metálico (VDSL2).

O que eu quis dizer em minha última mensagem é que, caso eu resolva migrar para o Vivo Fibra 25 Mega (nome dado ao plano no site da Vivo atualmente), receberei um modem VDSL2. E ele resolverá o problema de instabilidade que tenho atualmente com o modem ADSL2+ (15 Mbps).

Resumidamente:
Permanecendo no contrato antigo que firmei em 2014, terei até 15 Mbps de download e até 1 Mbps de upload e sem NENHUMA FRANQUIA. Isso por R$ 139,80 ao mês (internet + telefonia fixa). Mas terei que solicitar a visita de um técnico para que ele descubra o motivo das quedas quando começa a chover. E se ele estiver com muita preguiça, poderá sugerir a redução de 15 MB para 10 MB...o_O

Firmando um novo contrato, terei até 25 Mbps de down e até 2 Mbps de up, porém com SOMENTE 130 GB de FRANQUIA. Isso por R$ 149,80 ao mês (internet + telefonia fixa). E talvez sem a necessidade de “forçar” o técnico a refazer o cabeamento até o armário. Mas 25 Mbps com míseros 130 GB de franquia não serve pra mim!:eek:

O que resolvi foi deixar tudo como está (15 Mega) até o começo de 2017, quando saberemos exatamente o que a Anatel fará à respeito das franquias.

Abraços!
 
Última edição:
Sim, depois que comecei a participar deste tópico, e com os esclarecimentos do @Internet, percebi que o Vivo Fibra de verdade não está disponível para todos. E que, infelizmente, para mim só até 25 Mbps, e com cabo metálico (VDSL2).

O que eu quis dizer em minha última mensagem é que, caso eu resolva migrar para o Vivo Fibra 25 Mega (nome dado ao plano no site da Vivo atualmente), receberei um modem VDSL2. E ele resolverá o problema de instabilidade que tenho atualmente com o modem ADSL2+ (15 Mbps).

Resumidamente:
Permanecendo no contrato antigo que firmei em 2014, terei até 15 Mbps de download e até 1 Mbps de upload e sem NENHUMA FRANQUIA. Isso por R$ 139,80 ao mês (internet + telefonia fixa). Mas terei que solicitar a visita de um técnico para que ele descubra o motivo das quedas quando começa a chover. E se ele estiver com muita preguiça, poderá sugerir a redução de 15 MB para 10 MB...o_O

Firmando um novo contrato, terei até 25 Mbps de down e até 2 Mbps de up, porém com SOMENTE 130 GB de FRANQUIA. Isso por R$ 149,80 ao mês (internet + telefonia fixa). E talvez sem a necessidade de “forçar” o técnico a refazer o cabeamento até o armário. Mas 25 Mbps com míseros 130 GB de franquia não serve pra mim!:eek:

O que resolvi foi deixar tudo como está (15 Mega) até o começo de 2017, quando saberemos exatamente o que a Anatel fará à respeito das franquias.

Abraços!

Se isso estiver realmente com emendas expostas à intempéries é só uma questão de tempo até isso dar problema de vez, não vai ser 25 megas que vai te salvar disso não.

Esses downgrades* que são feitos aí constituem quebra de contrato, o provedor não pode se esquivar de fornecer a velocidade contratada após a instalação alegando degradação ou distância em relação ao armário.

*Cabe um asterisco porque me parece que nem sempre é exatamente o técnico que atende quem faz o downgrade. O que eles costumam fazer é induzir o cliente a solicitar o downgrade na central de atendimento. Pelo menos é isso que eu tenho entendido, mas como não tenho experiência pessoal com downgrade, então fica difícil dar essa exatidão.
 
Sim, depois que comecei a participar deste tópico, e com os esclarecimentos do @Internet, percebi que o Vivo Fibra de verdade não está disponível para todos. E que, infelizmente, para mim só até 25 Mbps, e com cabo metálico (VDSL2).

O que eu quis dizer em minha última mensagem é que, caso eu resolva migrar para o Vivo Fibra 25 Mega (nome dado ao plano no site da Vivo atualmente), receberei um modem VDSL2. E ele resolverá o problema de instabilidade que tenho atualmente com o modem ADSL2+ (15 Mbps).

Resumidamente:
Permanecendo no contrato antigo que firmei em 2014, terei até 15 Mbps de download e até 1 Mbps de upload e sem NENHUMA FRANQUIA. Isso por R$ 139,80 ao mês (internet + telefonia fixa). Mas terei que solicitar a visita de um técnico para que ele descubra o motivo das quedas quando começa a chover. E se ele estiver com muita preguiça, poderá sugerir a redução de 15 MB para 10 MB...o_O

Firmando um novo contrato, terei até 25 Mbps de down e até 2 Mbps de up, porém com SOMENTE 130 GB de FRANQUIA. Isso por R$ 149,80 ao mês (internet + telefonia fixa). E talvez sem a necessidade de “forçar” o técnico a refazer o cabeamento até o armário. Mas 25 Mbps com míseros 130 GB de franquia não serve pra mim!:eek:

O que resolvi foi deixar tudo como está (15 Mega) até o começo de 2017, quando saberemos exatamente o que a Anatel fará à respeito das franquias.

Abraços!
Fez a melhor escolha amigo, melhor ter 15Mbps e poder baixar 1TB+ ao invés de 25Mbps e ter 130GB só pra baixar, num dia vai isso fácil.

Mas conversa com o pessoal técnico se não arrumam o cabeamento pra ti sem fazer downgrade.. manda colocar FEB direto do poste que te garanto que não cai mais, nem com a terceira guerra.
 
Youtube tá horrível nas últimas semanas. Tem hora que fica rodando, rodando, rodando a bolinha pro vídeo iniciar... Outra nem inicia ou fica impossível mudar a qualidade do vídeo.
 
Oi gente. Vim atualizá-los sobre meu caso. O técnico que veio segunda-feira, fez o mesmo que o de sábado. Nos 5 minutos que ficou aqui, não mexeu em nada e insistiu para que eu fizesse downgrade. Não aceitei. Liguei de novo reclamando e pedindo um técnico que não tivesse preguiça de trabalhar. Pois bem, hoje veio um que não mediu esforços. Verificou armário, poste e por último a tomada e adivinhem, como um colega citou, o problema era na tomada telefônica. Aparentemente sofreu uma descarga elétrica onde partiu um dos fios que estava com mal contato. Na verdade tava tudo torrado por dentro rsrs . Ele realizou a troca do fio e colocou um modem novo, Arcadyan vrv7006. Pela experiência de vocês, deixo esse modem ou fico com o Pace mesmo?
 
Oi gente. Vim atualizá-los sobre meu caso. O técnico que veio segunda-feira, fez o mesmo que o de sábado. Nos 5 minutos que ficou aqui, não mexeu em nada e insistiu para que eu fizesse downgrade. Não aceitei. Liguei de novo reclamando e pedindo um técnico que não tivesse preguiça de trabalhar. Pois bem, hoje veio um que não mediu esforços. Verificou armário, poste e por último a tomada e adivinhem, como um colega citou, o problema era na tomada telefônica. Aparentemente sofreu uma descarga elétrica onde partiu um dos fios que estava com mal contato. Na verdade tava tudo torrado por dentro rsrs . Ele realizou a troca do fio e colocou um modem novo, Arcadyan vrv7006. Pela experiência de vocês, deixo esse modem ou fico com o Pace mesmo?

Acho que o Pace é melhor.
 
Oi gente. Vim atualizá-los sobre meu caso. O técnico que veio segunda-feira, fez o mesmo que o de sábado. Nos 5 minutos que ficou aqui, não mexeu em nada e insistiu para que eu fizesse downgrade. Não aceitei. Liguei de novo reclamando e pedindo um técnico que não tivesse preguiça de trabalhar. Pois bem, hoje veio um que não mediu esforços. Verificou armário, poste e por último a tomada e adivinhem, como um colega citou, o problema era na tomada telefônica. Aparentemente sofreu uma descarga elétrica onde partiu um dos fios que estava com mal contato. Na verdade tava tudo torrado por dentro rsrs . Ele realizou a troca do fio e colocou um modem novo, Arcadyan vrv7006. Pela experiência de vocês, deixo esse modem ou fico com o Pace mesmo?
Arcadyan é um lixo, o Pace é 1000x melhor.
 
Oi gente. Vim atualizá-los sobre meu caso. O técnico que veio segunda-feira, fez o mesmo que o de sábado. Nos 5 minutos que ficou aqui, não mexeu em nada e insistiu para que eu fizesse downgrade. Não aceitei. Liguei de novo reclamando e pedindo um técnico que não tivesse preguiça de trabalhar. Pois bem, hoje veio um que não mediu esforços. Verificou armário, poste e por último a tomada e adivinhem, como um colega citou, o problema era na tomada telefônica. Aparentemente sofreu uma descarga elétrica onde partiu um dos fios que estava com mal contato. Na verdade tava tudo torrado por dentro rsrs . Ele realizou a troca do fio e colocou um modem novo, Arcadyan vrv7006. Pela experiência de vocês, deixo esse modem ou fico com o Pace mesmo?

Tenho um Arcadyan desse e sinceramente achei ele melhor que o PACE.
Apesar de não ter desbloqueio ainda para o mesmo, a estabilidade é melhor.
Fora que o Wi-Fi é mimo 2x2 300Mbps
Chip Lantiq (intel)
 
Tenho um Arcadyan desse e sinceramente achei ele melhor que o PACE.
Apesar de não ter desbloqueio ainda para o mesmo, a estabilidade é melhor.
Fora que o Wi-Fi é mimo 2x2 300Mbps
Chip Lantiq (intel)

Todos os VDSL, exceto o Sagemcom 2760, da Vivo (e GVT) são 2x2 MIMO 300 Mbps.
Só que o MitraStar tem metade da RAM do resto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo