[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

NÃO TENHO TV no pacote. O motivo é que esse modem da vivo é péssimo

O HGU normalmente faz 3 coisas diferentes: O "Modem" converte a Fibra para ethernet. O Roteador cria a rede por DHCP e faz o roteamento dos pacotes, e o rádio Wifi converte essa rede para dispositivos sem-fio.

Se o modem para você é péssimo, talvez seja necessário pedir para a Vivo troca-lo por um ONT, se houver disponibilidade, pois como disse, é o MAC Adress do ONT quem faz a "autenticação" na rede da Vivo.

No caso do roteamento, qual é o problema que você enfrentou para chegar a conclusão que ele seria péssimo?

Se o problema é no rádio Wifi, como também mostrei, é comum usar outros equipamentos tipo Access Points com maior poder de cobertura.

Se o problema for com o roteamento e Wifi, é possível manter seu HGU em Bridge e colocar um roteador que lhe atenda para gerenciar uma rede independente, levando em consideração que as portas do seu HGU ficarão indisponíveis para esta rede.

Última edição:
Boa notícia para os capixabas! Guarapari - ES, é a primeira cidade do Espírito Santo a ter Vivo Fibra chegando dentro da casa do cliente, por FTTH. Os preços e as velocidades já estão sendo comercializados no site. Basta digitar Guarapari - ES na tela de geolocalização (aquela telinha chata que te obriga a identificar sua região) que aparece no site.

Segundo o técnico, Vitória estará comercializando as velocidades apartir desse mês. (Esqueci de perguntar sobre Vila Velha e Serra.)

Aqui em Jardim da Penha, em frente ao meu prédio, já tem o CTO com os cabos enrrolados e a plaquinha amarela (FIBRA VIVO - Não Toque). Andando pelas ruas da Praia do Canto, todos os prédios e casas já possuem na frente o CTO com os cabinhos enrolados.

Uma coisa que notei: Entre os dia 20 e 26 do mês de Maio, as velocidades no SpeedTest da Ookla estavam batendo mais de 100mb na primeira rajada e depois se normalizando na velocidade do cliente. (Aqui tenho VDSL2+ 50mega). Mesma coisa no upload. Provavelmente, a Vivo estava testando os novos equipamentos, roteadores, na central.

Porém, esses testes com novos equipamentos foram desligados no dia 27/05. O teste voltou ao normal, com as velocidades subindo gradativamente.

Conclusão: Quem estiver ansioso por Vivo Fibra FTTH em Vitóra, Vila Velha, fiquem atentos no site da VIVO, no dia 01/06/2019 (depois de amanhã). Lembrando, não é nada certo, apenas uma previsão.

Última edição:
Boa notícia para os capixabas! Guarapari - ES, é a primeira cidade do Espírito Santo a ter Vivo Fibra chegando dentro da casa do cliente, por FTTH. Os preços e as velocidades já estão sendo comercializados no site. Basta digitar Guarapari - ES na tela de geolocalização (aquela telinha chata que te obriga a identificar sua região) que aparece no site.

Segundo o técnico, Vitória estará comercializando as velocidades apartir desse mês. (Esqueci de perguntar sobre Vila Velha e Serra.)

Aqui em Jardim da Penha, em frente ao meu prédio, já tem o CTO com os cabos enrrolados e a plaquinha amarela (FIBRA VIVO - Não Toque). Andando pelas ruas da Praia do Canto, todos os prédios e casas já possuem na frente o CTO com os cabinhos enrolados.

Uma coisa que notei: Entre os dia 20 e 26 do mês de Maio, as velocidades no SpeedTest da Ookla estavam batendo mais de 100mb na primeira rajada e depois se normalizando na velocidade do cliente. (Aqui tenho VDSL2+ 50mega). Mesma coisa no upload. Provavelmente, a Vivo estava testando os novos equipamentos, roteadores, na central.

Porém, esses testes com novos equipamentos foram desligados no dia 27/05. O teste voltou ao normal, com as velocidades subindo gradativamente.

Conclusão: Quem estiver ansioso por Vivo Fibra FTTH em Vitóra, Vila Velha, fiquem atentos no site da VIVO, no dia 01/06/2019 (depois de amanhã). Lembrando, não é nada certo, apenas uma previsão.
Um descaso que acho que essas operadoras e a cidade de Cariacica gente pra caramba mora la, Outro dia passando na região a trabalho vi somente a algar cabeando la.
espero que a vivo libere essa venda logos vou sair do vdsl da oi e contratar esses 300mb

Está pagando quanto na mensalidade?

Eu tô nessa também mas nem cheguei a ir atrás, até porque considero justo haver uma multa no cenário de downgrade.

Minha fidelidade vai até Agosto e à princípio vou esperar, quem sabe até lá 300Mbps não seja o plano mais rápido e/ou os valores fiquem melhores.

Tô pagando 150, queria reduzir

Não existe isso. Se pagou 2x tem que gerar o crédito para o próximo vencimento e você pagar apenas a diferença. Não importa se já gerou fatura, é seu direito exigir que gerem nova fatura com esse crédito.

Sim, ficou para o mês de junho o crédito. Mas não debitou na de maio entende? Então fui obrigado a pagar o de maio pra ganhar o abatimento na do mês de junho! Mas a Vivo já restaurou tudo aqui quando prometi q ia pagar em até 3 dias e liberaram.

'Promessa de pagamento', praticamente qualquer operadora tem alguma opção similar a essa na URA.

Se você ligou e resolveu a questão financeira supõe-se que o atendente fez isso no sistema então provavelmente a lentidão deve ter outra causa.

Já reiniciou seu modem?

Então tive q deixar desligado por uns minutos ai deu tudo certo!

Se conseguir alguma notícia sobre Vila Velha com os técnicos, pode trazer aqui para o tópico?

Um descaso que acho que essas operadoras e a cidade de Cariacica gente pra caramba mora la, Outro dia passando na região a trabalho vi somente a algar cabeando la.
espero que a vivo libere essa venda logos vou sair do vdsl da oi e contratar esses 300mb
Cariacica eu realmente não sei te informar. Mas lembro que em 2009, Serra teve a GVT juntamente com Vitória e Vila Velha. Chegaram adsl 35 mega nas três cidades em simultâneo. Vamos torcer.

Se conseguir alguma notícia sobre Vila Velha com os técnicos, pode trazer aqui para o tópico?
Com certeza! Se surgir alguma novidade de Vila Velha, posto aqui.

O HGU normalmente faz 3 coisas diferentes: O "Modem" converte a Fibra para ethernet. O Roteador cria a rede por DHCP e faz o roteamento dos pacotes, e o rádio Wifi converte essa rede para dispositivos sem-fio.

Se o problema for com o roteamento e Wifi, é possível manter seu HGU em Bridge e colocar um roteador que lhe atenda para gerenciar uma rede independente, levando em consideração que as portas do seu HGU ficarão indisponíveis para esta rede.

Vamos por partes, porque sou leigo. Em palavras simples defina o que é ONT e o que é HGU. Quer dizer que o modem da vivo não é um modem? Caso não seja apenas um modem eu não teria como substitui-lo por um modem da minha preferência? Posso dizer que o wifi desse modem da vivo é muito fraco, fiz varias medições com aplicativos do android que medem a frequencia. Encontrei ainda outro problema nesse modem. Na area frontal onde tem as luzinhas indicativas, fica um sinal vermelho piscando sem parar embaixo do desenho correspondente a um telefone. Já perguntei sobre isso aqui no forum, mas ninguem soube responder.

Pessoal da vivo esta passando fibra a todo vapor aqui em Vitoria capital do Espirito santo.
5 da matina a negaiada ja esta nas ruas lançando e outra equipe pondo as ctos posteriormente
Aqui em blumenau SC estao em ritmo lento, pessoal que faz as caixas de emedas "subterraneas" e lançam os cabos sao terceirizados, sao da stalker engenharia, no meu bairro ja esta implantado, peguei o plano com 200 mb, internet muito boa

Estão oferecendo aqui no condomínio, finalmente adequaram.

Tenho net virtua 120mb e sempre foi perfeita. Alguém de Goiânia q tenha a fibra da Vivo para opinar?

Vamos por partes, porque sou leigo. Em palavras simples defina o que é ONT e o que é HGU. Quer dizer que o modem da vivo não é um modem? Caso não seja apenas um modem eu não teria como substitui-lo por um modem da minha preferência? Posso dizer que o wifi desse modem da vivo é muito fraco, fiz varias medições com aplicativos do android que medem a frequencia. Encontrei ainda outro problema nesse modem. Na area frontal onde tem as luzinhas indicativas, fica um sinal vermelho piscando sem parar embaixo do desenho correspondente a um telefone. Já perguntei sobre isso aqui no forum, mas ninguem soube responder.
Vamos por partes, uma só, procurar pelo em ovo dá nisso ai!

Fiquei sem internet ontem o dia inteiro, o modem estava sincronizando com a velocidade mas não estava recebendo ip
Liguei na central e não acharam o problema, no final agendaram o técnico.

A noite recebo um e-mail falando que o problema tinha sido resolvido e cancelaram o agendamento com o técnico.

Agora sequer o modem consegue fazer o sincronismo, só a luz de ligado esta acesa no modem.

eeeeeeeeeee vivo, ta me trolando?

Uso um Unifi UAP AC LR em minha conexão Vivo. Pelo app Smart WiFi Vivo, no celular mesmo, consegui criar uma rede para convidados. Há como limitar a banda ou somente pelas configurações do Unifi? Alguém saberia me dizer?

Imagino que sua rede Guest da Vivo não tenha ligação com a rede do UNifi.. o que voce habilitou foi mais um SSID saindo do HGU, não do Unifi..

Ou seja, mais um que não sabe a resposta.
Apesar da falta de respeito com vários outros colegas que já tentaram te ajudar, vamos lá:

A VIVO costuma vender conexões com nome "VIVO Fibra" mas se a chegada a internet até a sua casa for por par metálico (cabo de telefone) isso significa que a conexão não é por Fibra.

Entendi que hoje você tem 25Mb e que, descontente com o WiFi do equipamento fornecido pela VIVO optou por comprar um roteador próprio, certo? Qual é o equipamento que a VIVO te forneceu e qual é o que você comprou (marca/modelo, se possível)?

Nessa 'manobra' da instalação do equipamento você encontrou alguma dificuldade na utilização do serviço? Se tudo estiver funcionando bem não vejo motivos para você quebrar a cabeça com configurações adicionais.

Em tempo: Em alguns dos posts anteriores você disse que queria utilizar somente o equipamento que comprou, caso a conexão realmente seja por Fibra óptica isso não será possível, caso seja por cabo telefônico há opções de equipamentos com essa funcionalidade mas implicaria em mais gastos (caso não seja possível devolver o que você acabou de comprar).

E respondendo algo que você perguntou em outro tópico: Via de regra não há diferença em utilizar equipamentos "tudo em um" ou separados, com essa velocidade de internet a única diferença sensível será no alcance/velocidade do WiFi dentro de casa, opte pelo que funcionar melhor.

Apesar da falta de respeito com vários outros colegas que já tentaram te ajudar, vamos lá:

Nessa 'manobra' da instalação do equipamento você encontrou alguma dificuldade na utilização do serviço? Se tudo estiver funcionando bem não vejo motivos para você quebrar a cabeça com configurações adicionais..

Estranho vc dizer que faltei com o respeito. Apenas respondi uma grosseria de maneira recíproca. Se o cara não sabe ou não quer ajudar, não há motivos para dizer que procuro "pêlo em ovo", releia as respostas e veja quem começou com o desrespeito.
Minha unica objeção a esse modem da vivo é que ele é fechado e não me permite realizar algumas operações.

Estranho vc dizer que faltei com o respeito. Apenas respondi uma grosseria de maneira recíproca. Se o cara não sabe ou não quer ajudar, não há motivos para dizer que procuro "pêlo em ovo", releia as respostas e veja quem começou com o desrespeito.
Minha unica objeção a esse modem da vivo é que ele é fechado e não me permite realizar algumas operações.
Na verdade me referi a essa parte:

Ou seja, mais um que não sabe a resposta.

Se puder responda os demais questionamentos que fiz acima e podemos tentar te ajudar melhor com o seu problema/necessidade.

Na verdade me referi a essa parte:

Se puder responda os demais questionamentos que fiz acima e podemos tentar te ajudar melhor com o seu problema/necessidade.

Pois é, apenas respondi a altura, vc devia reclamar com quem começou com a baixaria.
O modem que me enviaram é um Askey RTV9015VW e o meu roteador é um Asus RT-AC51U. Vivo "fibra" 25 mega. Se puder me indicar a marca/modelo de algum modem+roteador que eu possa substituir esse modem askey agradeço.

Pois é, apenas respondi a altura, vc devia reclamar quem começou com a baixaria.
O modem que me enviaram é um Askey RTV9015VW e o meu roteador é um Asus RT-AC51U. Vivo "fibra" 25 mega. Se puder me indicar a marca/modelo de algum modem+roteador que eu possa substituir esse modem askey agradeço.
Não esquenta, quem está aqui a mais tempo sabe que o colega em questão ocasionalmente aparece com comentários desse tipo, e também peço desculpas se o ofendi em meus posts anteriores.

Bem, você tem alguma necessidade de roteamento avançada que o Askey não atenda da forma que está? Um equipamento "tudo em um" bastante popular é o TP-Link TD-W9970 e não deve ser difícil encontrá-lo pelo ML.

Outra opção seria colocar o Askey em bridge (transparente) e configurar o Asus para fazer a "discagem", mas para uma pessoa leiga essa é uma manobra que requer 3 coisas importantes:
1) Analisar a real necessidade dentro do seu uso cotidiano (há um termo em inglês bem interessante: *If it ain't broke, don't fix it*);
2) Estudar a viabilidade disso com o equipamento que você tem tem (não sei se são todos os equipamentos e versões de firmware do Askey que permitem isso);
3) Executar os procedimentos corretamente, sob risco de ficar sem internet e ter que chamar um técnico da VIVO ou um conhecido com mais experiência para ajudá-lo a restabelecer sua conexão.

Por fim -e a meu ver- mais importante: Não sei se o TP-Link em questão é melhor ou pior que o Asus que você já tem em termos de WiFi (alcance & velocidade), como entendi que esse era seu objetivo principal provavelmente eu não faria tal troca.

Bem, você tem alguma necessidade de roteamento avançada que o Askey não atenda da forma que está? Um equipamento "tudo em um" bastante popular é o TP-Link TD-W9970 e não deve ser difícil encontrá-lo pelo ML.

Outra opção seria colocar o Askey em bridge (transparente) e configurar o Asus para fazer a "discagem", mas para uma pessoa leiga essa é uma manobra que requer 3 coisas importantes:

Por fim -e a meu ver- mais importante: Não sei se o TP-Link em questão é melhor ou pior que o Asus que você já tem em termos de WiFi (alcance & velocidade), como entendi que esse era seu objetivo principal provavelmente eu não faria tal troca.

A necessidade que tenho é justamente colocar o Askey em modo bridge para poder usar o Asus. Algo que ainda não consegui e acho que nem tem como fazer com aquele modem fechado da vivo. Por isso mesmo penso em adquirar um modem "tudo em um". Minha duvida agora é a seguinte: Se eu conectar o roteador direto no modem (sem modo bridge) e usar desse modo somente quando quiser usar o wifi, ele vai continuar com duplo nat em equipamentos como o celular?

A necessidade que tenho é justamente colocar o Askey em modo bridge para poder usar o Asus. Algo que ainda não consegui e acho que nem tem como fazer com aquele modem fechado da vivo. Por isso mesmo penso em adquirar um modem "tudo em um". Minha duvida agora é a seguinte: Se eu conectar o roteador direto no modem (sem modo bridge) e usar desse modo somente quando quiser usar o wifi, ele vai continuar com duplo nat em equipamentos como o celular?
Independente de estar conectado via cabo ou WiFI qualquer coisa ligada ao Asus estará sujeita ao Duplo NAT sim, mas isso não é o fim do mundo e para grande parte dos acessos triviais não faz a menor diferença.

Outra alternativa fazer o contrário: colocar o Asus em bridge, assim ele vira um Access Point. Não sei se é o caso do AC51U mas alguns equipamentos tem essa opção nas configurações (link).

Se precisar fazer isso manualmente o procedimento é relativamente simples:

- Configurar o WiFi como quiser (já deve estar Ok).
- (opcional) Configurar o IP fixo no Asus (atualmente deve ser 192.168.0.1 ou 192.168.1.1, alterar para 192.168.15.2, por exemplo (mesma faixa de IP do Askey), apenas para que você possa acessar o Asus depois se precisar;
- Desativar o Servidor DHCP no Asus;
- Fazer a conexão entre o Askey e o Asus usando uma das portas LAN ao invés da WAN/Internet (no Asus).

Dessa forma você elimina o duplo NAT.

Independente de estar conectado via cabo ou WiFI qualquer coisa ligada ao Asus estará sujeita ao Duplo NAT sim, mas isso não é o fim do mundo e para grande parte dos acessos triviais não faz a menor diferença.

Outra alternativa fazer o contrário: colocar o Asus em bridge, assim ele vira um Access Point. Não sei se é o caso do AC51U mas alguns equipamentos tem essa opção nas configurações (link).

Se precisar fazer isso manualmente o procedimento é relativamente simples:

- Configurar o WiFi como quiser (já deve estar Ok).
- (opcional) Configurar o IP fixo no Asus (atualmente deve ser 192.168.0.1 ou 192.168.1.1, alterar para 192.168.15.2, por exemplo (mesma faixa de IP do Askey), apenas para que você possa acessar o Asus depois se precisar;
- Desativar o Servidor DHCP no Asus;
- Fazer a conexão entre o Askey e o Asus usando uma das portas LAN ao invés da WAN/Internet (no Asus).

Dessa forma você elimina o duplo NAT.

É realmente uma otima opção. Isso elimina o duplo nat também para o pc ou apenas wifi? Existe algum aplicativo android para eu poder ver pelo celular se o wifi esta com duplo nat? Mas se o roteador asus tem um Servidor DHCP, ele não poderia ser usado também como modem?
Outra duvida, caso eu use um modem inferior de digamos, 300 mbps e o roteador suportar até 450 mbps, a velocidade ficaria reduzida aos 300 mbps?

Vivo is the new Oi.

2m6o6es.jpg

Rede VDSL ex-GVT. Caucaia/CE.

Última edição:
Vivo is the new Oi.

<blockquote class="imgur-embed-pub" lang="en" data-id="a/uYan21s" ><a href="//imgur.com/a/uYan21s">TAR Vivo ex-GVT.</a></blockquote><script async src="//s.imgur.com/min/embed.js" charset="utf-8"></script>

Rede VDSL ex-GVT. Caucaia/CE.
Aqui em frente - eu to em fortaleza - ta do mesmo jeito. Vivo ta bem ruimzinha. Fora que os provedores pequenos tao chegando com tudo.

Users who are viewing this thread

Voltar