Falae galera, tem anos q num venho no forum! hahahaha
Eu moro nas 700N em Brasília. Depois de anos enrolando a gente, passando fiber nas cidades em volta e nada aki, dizendo q o GDF tava empacando pra autorizar furarem buraco, finalmente a Telefuk... usou a tubulação da GVT! hahahaha cambada de...
Eu vi no dia q estavam passando a fiber na tubulação, e há algumas semanas me ligaram oferecendo a fiber. Eu tenho VDSL 50Mbps desda época da GVT. Na época q mudei pra esse ap dei sorte de ter 1 porta livre. Técnico já me falou algumas vezes qd vinha dar algum suporte q o DSLAM lá tem 50 portas VDSL mais uma penca de ADSL2. As portas VDSL estão lotadas, 1 estragada, quem quisesse contratar internet teria q ficar no ADSL2 15Mbps, isso se conseguisse sinal pra essa velocidade.
De concorrentes tem a Telemerd usando cabo metálico da época da Telebrasília com no máximo 5Mbps. Uma vez, só de sacanagem eu liguei no SAC deles perguntando qt tinha, e fiquei no headphone mexendo no PC. A vendedora totalmente desmotivada me deixou esperando *1h* no telefone, num entendendo pq eu num desligava hahahaha até q venci na disputa do cansaço e ela me falou.
E a MERD com cabo coaxial, 240Mbps. Esses *** instalaram o TAP no telhado do bloco (nas 700, cada bloco é formado por um punhado de prédios, tudo grudado um no outro) no telhado de um ap, em área privada. Toda vez q eles precisam acessar o TAP é preciso pedir pro dono do lá dar acesso. Disse q os tecnicos quebravam as telhas lá e por isso colocou cadeado pra eles num subirem mais. Ele já ameaçou a MERD de cortar o coaxial preto e derrubar o link do bloco inteiro! hahahaha
Anyway, finalmente a fiber da Telefuk foi instalada aki. Tá muito bom, funcionando redondo os 300/150. Impressionante, nas medidas do PingPlotter ganhei redução de 20ms na latência, em relação ao VDSL!
Deu um baita trabalho os tecnicos passarem a fiber, é muito legal ver ela ali saindo da parede e ligada no modem. Claro, nesses mais de 20 anos de internet a tecnologia baixou muito de preço e isso q viabilizou termos fiber em casa. No buraco lá fora colocaram uma caixa com 8 portas, a minha foi a 2ª a instalar. Esse buraco cobre metade do bloco, então 8 portas deve dar conta da demanda.
Agora eu ando é preocupado coa falta de concorrência. Telemerd com 5Mbs é risível. Eles fazem marketing falando do Oi Fibra, mas num sabem dizer onde nessa cidade existe isso. A MERD tinha vantagem por trazer TV pelo coaxial, agora ela ficou pra trás e com força.
A tubulação da GVT é fodástica, são tubos grossos q vão sendo ligados em buracos bem grandes no chão. Posso dizer com grande possibilidade de certeza q nenhuma outra empresa nunca vai conseguir uma tubulação desse nível em Brasília, bem provável q nenhuma outra consiga cavar buraco mais. Quem tem, tem. A Telemerd tem a tubulação da Telebrasília, mas essa é bem mais modesta. A MERD alugou a tubulação da CEB (CEMIG do DF) q passa embaixo da rua.
Agora, coa melhor tubulação da cidade e passado fiber, num existe nem tecnologia e nem infraestrutura física superior à da Telefuk. E além de num precisar pagar aluguel ainda podem alugar pra outras empresas.
Quanto à franquia, como eu disse meu plano é da época da GVT, sem limite. Deu muito rolo conseguir migrar, tenho gravado o vendedor dizendo q é uma "migração de tecnologia" e naum uma nova venda. Ele tb diz na ligação q a Vivo num tem franquia, ele prometeu enviar o contrato por email e num chegou nada. Então, se um dia nosso querido e amado salve-salve presidente fizer conchavo e liberar limite e a Telefuk quiser aplicar sobre mim, eu to bem equipado pra entrar na justiça e exigir internet ilimitada.
Uma pergunta, vcs sabem como anda a situação do IPv6? Pelo pouco q eu olhei, o modem tá recebendo um mas é FE80, q seria equivalente ao 10.0.0.0 no IPv4. Dá a entender q eles tem infraestrutura com suporte a IPv6 mas eles num tem IP pra fornecer pra gente, é isso?
Essa parte de não estender eu entendo. Mas o que não entendi até agora é por onde o tal cabo irá passar. É debaixo da terra? Vai ter que quebrar o chão da garagem?
Isso que não está claro pra mim. Deixa eu ver se entendi, ele entraria (após adequação?) por alguma espécie de tubulação até chegar nesse armário preto. Aí eles puxam o varal a partir do armário preto até chegar ao meu quarto?
Qual é a trajetória do cabo da fibra se como vc diz ele não pode vir do poste até chegar na quina e daí pro topo do edifício e só então descer pro meu quarto?
Olha, a fiber q a Telefuk instalou aqui em casa é uma cinza. A fiber em si - o cara me monstrou qd foi instalar - é finíssima, grossura dum fio de cabelo, e é simplex. Ela é envolta por um pástico com grossura de fio elétrico, mas ele é bem duro. Dobra, mas é bem mais duro q um cabo metálico, por exemplo. É mais resistente q um cabo normal.
O problema de fiber é q num dá pra simplesmente emendar. Um cabo metálico eles emendam qts vezes precisar. Já fiber num dá, então é complicado ela ficar exposta. Aí vai de cada empresa querer arriscar, e se o tecnico tem autorização, ou aceita fazer escondido, etc. O amigo mostrou foto de na casa dele passando do poste até o quarto e pimba. No fim, pode tanto ficar lá por décadas sem ninguem mexer, como pode alguém vandalizar.
Como exemplo, aki no ap q moro ele foi construído em 86. Pra época, ele tem boa estrutura. Tem caixa de eletricidade com 1 rede pra cozinha, 1 pro banheiro - num tem 1 exclusivo pro chuveiro - e 1 pros 2 quartos e a sala. O ideal era ter um par pra cada cômodo separado, 1 pras tomadas elétricas e 1 pras lâmpadas, aí os disjuntores delas tem corrente menor q os das tomadas. E 1 exclusivo pro chuveiro. Cada quarto tem 2 pontos elétricos, a cozinha tem 3.
A tubulação pra telefone é separada da elétrica. Tem um buraco na rua na frente da porta, de onde sai um tubo pro nosso prédio, um q sei q vai pro prédio da esquerda - foi onde instalaram a 1ª fiber - e um outro q num sei pra onde vai. Qd a GVT cavou a tubulação dela, ela levou um tubo pra esse buraco. Esse buraco é exclusivo pra telefone e tenho quase certeza q ele é da Telebrasília.
Desse buraco vai um tubo pra uma caixa muito parecida coa sua da foto, cheia de cabos e aparelhos. Tem 1 q é do prédio e vai pros 6 aps, 1 da Telemerd e 2 da GVT - pouco tempo depois q vim morar aki tive problema de queda de sinal e eles instalaram um cabo novinho pra tentar resolver. A fiber passa por essa caixa, ela entra pelo tubo q vem de fora e já vai direto pro outro q sobe.
Subindo, vai pro 2º andar onde tem outra caixa, acredito q os 6 aps passam por ela. Só tem 1 aparelho, ss cabos metálicos vão até ele e dele vai pros aps. Antes eu pensava q essa caixa fosse só pros aps do 3º andar, mas na instalação da fiber vi q o do meu ap tb tá nela. A fiber passa aí da mesma forma, chegando pelo tubo vindo de baixo e entrando no q vem pro ap.
Daí tem o ponto telefônico da sala, depois o da cozinha, e depois vai pros quartos, q é 1 caixa só ligada aos 2 quartos. É bom q uso ela pra passar meu UTP tb.
Bom, na instalação q fizeram aqui, como descrito a fiber passa por tubulação interna na parede, e vem de fora pelo chão, nada exposto/pendurado no ar. Nas 2 caixas a fiber fica exposta, cabe da boa fé dos moradores e de tecnicos num mexer, basta 1 alicate e já era.
No buraco da GVT lá fora, a tampa de ferro é *muito* pesada. E num tem ponto pra segurar, é preciso usar um ferro pra encaixar num buraco q mal cabe um dedo pra conseguir levantar ela.
O correto é sair um cabo do poste da rua, ir para o postinho do seu condomínio e a partir dele ir pela tubulação seja subterrânea ou por dentro da parede até o DG do condomínio, e a partir do DG pela tubulação nas paredes até seu imóvel, como a fiação elétrica, estão se negando a instalar pela falta desta infraestrutura em seu condomínio, pelo menos na minha cidade até 2 andares estão instalando como você quer, puxando direto para a parede, acima disso tem que entrar até o DG onde tem uma caixa de split chamada CDOI igual a da foto da Oi, vem um cabo só da rua e a partir dela que partem os cabos para os apartamentos, tudo internamente em conduítes.
Edit: Vi as fotos, a Vivo teria que instalar por conta dela uma caixinha naquela que tem outros fios e o cabo da NET, mas como o conduíte deve estar entupido eles não devem fazer pois não adiantaria nada, só resta eles cederem a reclamação e instalarem a fibra avulsa pela parte externa do prédio como você deseja.
Poisé, é compreensível eles num quererem passar fiber por cima do prédio todo. A MERD adora fazer isso, vai cabo coaxial pra tudo q é lado, mas coaxial pode cortar e emendar à vontade né...
Interessante no seu prédio terem esse CDOI aí. Aki a Telefuk tá fazendo como eu descrevi no outro post: em cada buraco na rua colocam uma caixa preta redonda, com 1 porta no meio e 8 circulares em volta, de onde sai as fibers pros aps. Nenhuma caixa é instalada no prédio.
Inclusive, o tecnico q instalou a 1ª fiber da caixa deixou uma guia na tubulação, e qd foram instalar a minha isso ajudou, e eles deixaram uma guia lá pro próximo q precisar. Isso deixa claro q a Telefuk num tem intenção nenhuma de instalar esse CDOI dentro dos prédios, vai ser sempre instalação individual coa fiber saindo da rua direto pro modem no quarto do Consumidor.
Como eu disse, vai do risco q cada empresa quiser assumir, e do tecnico querer instalar sem contar pra ninguém como fez. Se ele instalar dando a volta no prédio, a empresa num ficar sabendo, e ninguém nunca mexer pra precisar de manutenção, pronto.
Mas definitivamente num é "só" passar por cima do prédio e jogar do outro lado.