[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Essa parte de não estender eu entendo. Mas o que não entendi até agora é por onde o tal cabo irá passar. É debaixo da terra? Vai ter que quebrar o chão da garagem?

Isso que não está claro pra mim. Deixa eu ver se entendi, ele entra por alguma espécie de tubulação até chegar nesse armário preto. Aí eles puxam o varal a partir do armário preto até chegar ao meu quarto?

Qual é a trajetória do cabo da fibra se como vc diz ele não pode vir do poste até chegar na quina e daí pro topo do edifício e só então descer pro meu quarto?
O correto é sair um cabo do poste da rua, ir para o postinho do seu condomínio e a partir dele ir pela tubulação seja subterrânea ou por dentro da parede até o DG do condomínio, e a partir do DG pela tubulação nas paredes até seu imóvel, como a fiação elétrica, estão se negando a instalar pela falta desta infraestrutura em seu condomínio, pelo menos na minha cidade até 2 andares estão instalando como você quer, puxando direto para a parede, acima disso tem que entrar até o DG onde tem uma caixa de split chamada CDOI igual a da foto da Oi, vem um cabo só da rua e a partir dela que partem os cabos para os apartamentos, tudo internamente em conduítes.
Edit: Vi as fotos, a Vivo teria que instalar por conta dela uma caixinha naquela que tem outros fios e o cabo da NET, mas como o conduíte deve estar entupido eles não devem fazer pois não adiantaria nada, só resta eles cederem a reclamação e instalarem a fibra avulsa pela parte externa do prédio como você deseja.

Última edição:
O conduite que está entupido é aquele que vai do armário preto até a sala.

Fiz um vídeo pra vc entender melhor, onde mostro a trajetória desse armário até chegar no meu apto, subindo pelas escadas...

Aos 30 segundos dá pa ver que está uma salada enorme nesse conduite aí, não passa GUIA (a menos que exista alguma mágica pra arrancar tudo). Na sala há um ponto de linha fixa, mas meu armário está obstruindo (e não dá pra afastar o armário, da última vez que isso foi tentado ele descolou ao meio!), razão pela qual eu não mandei ligar a extensão de linha fixa quando a NET veio aqui, apenas em 2 quartos fora o meu, que liga o modem do 120 Mega e é o ponto principal.

Entendeu por que eu mandei instalar o cabo metálico (50 Mega) entrando pela caixa do ar e no estilo varal (a la antena externa de TV)? Então se a fibra tiver que passar pelo conduite que vai do armário preto até minha sala pode esquecer.

É por essa razão que eu questiono esse negócio de adequação e cabeamento predial, porque no fim das contas pra mim (pelo menos PRA MIM) não há outro método de instalar fibra óptica a não ser que seja no varal também, entrando pela caixa do ar.

Última edição:
O conduite que está entupido é aquele que vai do armário preto até a sala.

Fiz um vídeo pra vc entender melhor, onde mostro a trajetória desse armário até chegar no meu apto, subindo pelas escadas...

Aos 30 segundos dá pa ver que está uma salada enorme nesse conduite aí, não passa GUIA (a menos que exista alguma mágica pra arrancar tudo). Na sala há um ponto de linha fixa, mas meu armário está obstruindo (e não dá pra afastar o armário, da última vez que isso foi tentado ele descolou ao meio!), razão pela qual eu não mandei ligar a extensão de linha fixa quando a NET veio aqui, apenas em 2 quartos fora o meu, que liga o modem do 120 Mega e é o ponto principal.

Entendeu por que eu mandei instalar o cabo metálico (50 Mega) entrando pela caixa do ar e no estilo varal (a la antena externa de TV)? Então se a fibra tiver que passar pelo conduite que vai do armário preto até minha sala pode esquecer.

É por essa razão que eu questiono esse negócio de adequação e cabeamento predial, porque no fim das contas pra mim (pelo menos PRA MIM) não há outro método de instalar fibra óptica a não ser que seja no varal também, entrando pela caixa do ar.

Então, a única solução é cederem a sua reclamação e instalar o cabo pela parte externa, no mais não há nada a fazer.

Peraí, eles estavam querendo passar o cabo da fibra, que inclusive é totalmente diferente do cabo Ethernet convencional (esse azul que entra no meu quarto), por esse conduíte do meu vídeo do YouTube? Quer dizer que irão montar toda uma estrutura e inclusive adicionar algo no armário preto, mas no fim querer jogar tudo pelo conduíte dos 30 segundos do meu vídeo?

Se for isso a VIVO é mais estúpida do que eu pensei.

Estou dizendo isso porque já tive problema com 50 Mega da GVT, que ficou ruim justamente na época que era instalada dessa forma (e quando sabe-se lá como passava por esse conduíte). Aí rebaixaram pra 35, e desligaram as extensões de linha fixa (com elas acredito que dava perdas). No entanto a medição da velocidade até chegar ao armário preto era boa. E ao subir é que ficava com perda severa (e quedas). A solução foi instalar como um varal. OBS: a perda no 50 Mega começou após 1 ano de uso. Durante 1 ano ficou perfeito. Alguma coisa degradou internamente. E a distância até a central não chegava a mais de 600 metros.

Digo que é estupidez porque não tem como resolver os problemas de conduites desses edifícios de décadas de idade. Ou se tiver garanto que a VIVO não vai querer bancar ou se incomodar.

A solução pro edifício é derrubar e construir outro, com estrutura menos PORCA.

E a da VIVO é tomar vergonha na cara e parar com frescura só porque quer lucrar o máximo possível, tendo a estrutura bonitinha pra atender mais.

Eu conversei com técnicos da própria empresa e eles disseram (antes que alguém diga que é só minha opinião) que esse pessoal de fibra é assim mesmo, cheios de burocracia e empecilhos.

Última edição:
Que meu edifício é um lixo maior ainda que deveria ser totalmente demolido e construído outro eu concordo

Mas vejam como são as coisas

Eu fui o único a solicitar fibra. Aí o cara desiste de instalar porque segundo ele se outro morador solicitasse teria que passar pelo mesmo procedimento de novo, de puxar do poste via aéreo até o topo do edifício e jogar o cabo a lá instalação de antena externa pra TV. Segundo ele seria um problema fazer isso porque arriscaria até quebrar telha subindo lá em cima e pans...

Ah, mas peraí... vc quer melzinho na chupeta, ê? Você quer uma tubulação prontinha pra servir café, chá e biscoito pra vc?

Sem contar o fato de que o conduíte aqui de dentro do edifício entupiu, então fui obrigado a instalar tipo varal o cabo metálico. Eu digo o conduíte já quando sobe pro meu primeiro andar.

Então vá lá e construa toda a estrutura, ora. Eu acho engraçado que um único caboclo peça o serviço e os caras venham não pra instalar pra ele, mas pra fazer uma prospecção de futuros clientes. No fim das contas a VIVO não está instalando porra nenhuma, apenas sondando pra ver se compensa pra ela colocar essa tecnologia.

O que mais me irrita é que está levando dias e dias pra vir essa tal equipe de adequação e ligarem pra mim, ainda que seja isso que vão fazer pra instalar. Aí tem que meter Anatel e consumidor.gov no meio pra ver se algo é feito.

Outra coisa, ainda que a Vivo instale qualquer parada lá fora o cabo ainda assim terá que entrar pela caixa do ar condicionado, pra poder chegar ao meu quarto, local onde o cabo da NET está passando. O cabo não poderá entrar pelo conduíte conforme expliquei. Então qual é o impedimento de instalar desde já pra mim? Cabeamento predial e adequação só se for pro DG que fique lá embaixo.

Tirei algumas fotos pra vcs entenderem melhor:

Aqui é o que eu chamei de "DG" (acho que não é esse o nome, mas enfim...)

Pelo que entendi após fazer lá fora a tal "adequação" a VIVO colocaria algo a mais nesse armário preto, que está essa nojeira.

Esse é meu quarto, o ponto principal. Reparem que o cabo da NET está entrando pela caixa do ar. Havia um cabo AZUL justamente da VIVO, do 50 Mega, mas será retirado se a fibra for instalada, pois não está ligado em lugar algum.

Aqui já é dentro do meu quarto. E foi instalado nele como ponto principal não apenas porque o conduite entupiu, mas porque eu quero que seja aqui já que na sala fica ruim de controlar tudo, e meu PC está próximo. A última foto é do modem da NET.

Reparem que era só puxar justamente desse poste da imagem para essa quina do edifício e daí subir até lá em cima, e jogar o fio pela janela do MEU QUARTO. Mas o cara da VIVO teve que parar porque um supervisor não deixou.

Esta foto é da vista fora da garagem, próxima aquele quadro preto das primeiras imagens.

OBS importante: meu quarto fica DO OUTRO LADO do prédio, e não desse mesmo lado onde o poste (e o armário preto) estão. Por isso é que o cabo precisa subir até o topo e só depois ser jogado pra frente do edifício.

Agora me expliquem que tipo de "adequação" esses técnicos irão fazer aí.

Vai ter que quebrar o chão?

Porra, era tão simples e já podiam ter feito, só jogar o cabo lá em cima e entrar pela caixa do ar.

A Vivo não instala um cliente "avulso" em prédios.

A adequação demora uns meses, e o síndico tem que aprovar.

Se tudo der certo, vão instalar uma caixinha assim lá no DG de Telecom do seu prédio:

Vivo-Fibra-CTO-Interna.jpg

Que interessante.

Estava me preparando psicologicamente para ligar para a VIVO achando que minha fidelidade (300mbps = R$149,99) acabaria neste mês e aparentemente ela foi renovada automaticamente (parcela 1/12 na descrição da fatura).

Pra turma que tem 100~200Mbps: tá rolando alguma vantagem/bônus nessas velocidades? Quanto vocês estão pagando?

Minha ideia ainda é ligar para tentar reduzir o custo, especialmente porque a Oi chegou por aqui com 200mbps por R$99 e, apesar do upload inferior, deve ser considerada.

Meses? Porra, eu já estava com o PAUL na mão... logo vi que tava bom demais pra ser verdade

Maratonista,

Acredito que a vivo está tentando evitar que você se torne um cliente infeliz. Os padrões técnicos existem por motivos, incluindo sua fibra não ficar rompendo recorrentemente e você ficar sem serviço.
É de interesse da vivo ter o máximo de clientes, porém, também não faz sentido ter que ficar reparando uma linha recorrentemente. Hoje você parece estar bravo por a vivo se recusar a instalar de uma forma que você acha aceitável, talvez no futuro você ficasse mais bravo ainda por a internet não funcionar de uma forma que você considera aceitável. Entendo que a vivo está se protegendo e protegendo você também no processo.

Converse com o tal supervisor aí, veja como funciona o processo de adequação predial e entenda como você pode ajudar do lado do condomínio. Se tudo der certo, você e seus vizinhos devem passar a ter uma opção de conexão extremamente estável como a que eu tenho em casa e acredito que diversos colegas por aqui também têm, acredito que justamente por seguir esses padrões rígidos.

Não é bravo por recusar fazer uma instalação da melhor maneira, é porque eu lembro todo dia que estamos num país fodido chamado BRASIL, em que nada é feito em prazos razoáveis e sem enorme burocracia, isso quando é feito. Você viu aí que eu liguei pro SAC e volta e meia pegava um atendente totalmente sem noção que passava informação completamente errada e incoerente. Tive que tentar algumas vezes até pegar um posicionamento melhor. Em qualquer país minimamente sério os caras já estariam tentando instalar da forma como vc explicou, mas aqui o papo é de que vai levar meses ou, como foi quando fizeram o downgrade de 50 pra 35, dizer SE FODE AÍ, não VAMOS PERDER 2 minutos tentando manter vc na melhor velocidade.

Eu ainda não esqueci essa palhaçada, sendo que rebaixaram minha rua pra 15 (enquanto isso eu era o único usando 35, que coisa, não?) e levei anos pra contratar 50 de novo.

É esse tipo de situação que eu tento evitar a todo custo porque já imagino a sacanagem que vai vir pela frente, e de todos os lados, seja do SAC, seja da equipe técnica local.

A incompetência já se percebe pelo fato de que mandaram o técnico instalar uma linha nova quando no dia anterior eu fui bem claro ao dizer que era portabilidade. Algo de bom vir de alguém ou alguma empresa no Brasil não é regra. É exceção.

Que interessante.

Estava me preparando psicologicamente para ligar para a VIVO achando que minha fidelidade (300mbps = R$149,99) acabaria neste mês e aparentemente ela foi renovada automaticamente (parcela 1/12 na descrição da fatura).

Pra turma que tem 100~200Mbps: tá rolando alguma vantagem/bônus nessas velocidades? Quanto vocês estão pagando?

Minha ideia ainda é ligar para tentar reduzir o custo, especialmente porque a Oi chegou por aqui com 200mbps por R$99 e, apesar do upload inferior, deve ser considerada.

eu dei uma reclamada, ficou por + 12 meses mesmo valor que pagava anteriormente a adesão do plano.

Que interessante.

(...)
Lembro que você e eu conseguimos esse valor na mesma época, há um ano...
Fui conferir a descrição da minha fatura, e estava a mesma informação “Desconto Prom. Internet R$ 35,00 1/12”.

Então, isso significa que não precisaremos entrar em contato e negociar um novo desconto?

Vários técnicos da Vivo estão "acampados" aqui em frente com barraca fazendo fusão das fibras numa caixa subterrânea e começaram lançar um novo cabeamento e deixar vários rolinhos de fibra nos postes, inclusive ao lado de CTO's já instaladas, o que poderiam estar fazendo ?
Parece quando foram começar a rede no bairro, mas já esta tudo pronto faz 9 meses e com CTO's em todas as ruas um poste sim e outro não.

Lembro que você e eu conseguimos esse valor na mesma época, há um ano...
Fui conferir a descrição da minha fatura, e estava a mesma informação “Desconto Prom. Internet R$ 35,00 1/12”.

Então, isso significa que não precisaremos entrar em contato e negociar um novo desconto?
Isso mesmo, renovaram a fidelidade automaticamente.

Por hora vou deixar quieto mas quando tiver tempo/saco vou entrar em contato com eles para reduzir meu custo mensal, mesmo que isso implique em uma eventual redução na velocidade.

Depois de muitos anos com a NET, assinando apenas internet, cancelei o serviço com eles.

Estava no Plano Fibra (que não é fibra, pois chegava na sala de casa via cabo coaxial) de 60 Mb por R$ 104,99. Em janeiro liguei lá pois queria passar pra um plano com mais velocidade ao preço de novo assinante, mas não aceitaram minha oferta. Em março acabou a fidelidade 12 meses (que quando você muda de plano eles te empurram isso).

Assinei a Vivo com 200 Mb por R$ 119,90 e a fibra vai pra dentro do meu apartamento. Resumindo, estou extremamente satisfeito com a velocidade (principalmente de upload) e meu ping no Battlefield era de 32 e agora caiu pra 11.

De quebra fui assistir Rei Leão com minha esposa por conta da Vivo também.

Sobre os relatos dos colegas acima, no meu condomínio eles não conseguiram usar as caixas de passagem que a NET e ALGAR usam para levar a internet pra dentro do condomínio, mas como meu apartamento é de frente a rua (e eu sou o primeiro cliente do condomínio), a fibra foi direto para o quarto onde ficará o roteador. Mesmo que eles conseguissem passar essa fibra pra dentro do condomínio, o desafio seria maior quando chegasse na sala do meu apto, pois não tem como levar pro quarto, tentei via cabo de rede, mas pelas caixas de passagem do apto não é possível.

fibravivo.jpg

Caramba, toda vez eu passo por um perrengue com essa Vivo, minha localização não disponibiliza de Fibra, portanto o máximo da velocidade é 50MB, plano que nem existe mais no site.

Ocorre que, eu usava 25 por R$ 104,90, eles ligaram alegando que iria aumentar para 50, mantendo o mesmo valor.
No mês passado veio 109 e um valor quebrado pois veio dois valores distintos para a velocidade da internet, um valor X para 25 e outro valor X para 50, totalizando os 109, porém nesse mês veio 125,90 e ao ligar lá sou informado que foi "reajuste" da Anatel.

Vejo os relatos informando velocidades muito superiores por valores muito abaixo, como conseguir? Sou cliente bem antigo, desde a época da GVT, mas o preço só vai aumentando e a qualidade diminuindo... Infelizmente a outra alternativa que eu tenho é 35 da NET, mas não vem ao caso, gostaria de permanecer com a operadora que utilizo, porém nunca consigo negociar esses valores.

Algum segredo?
No mais, TKS.

Falae galera, tem anos q num venho no forum! hahahaha

Eu moro nas 700N em Brasília. Depois de anos enrolando a gente, passando fiber nas cidades em volta e nada aki, dizendo q o GDF tava empacando pra autorizar furarem buraco, finalmente a Telefuk... usou a tubulação da GVT! hahahaha cambada de...

Eu vi no dia q estavam passando a fiber na tubulação, e há algumas semanas me ligaram oferecendo a fiber. Eu tenho VDSL 50Mbps desda época da GVT. Na época q mudei pra esse ap dei sorte de ter 1 porta livre. Técnico já me falou algumas vezes qd vinha dar algum suporte q o DSLAM lá tem 50 portas VDSL mais uma penca de ADSL2. As portas VDSL estão lotadas, 1 estragada, quem quisesse contratar internet teria q ficar no ADSL2 15Mbps, isso se conseguisse sinal pra essa velocidade.

De concorrentes tem a Telemerd usando cabo metálico da época da Telebrasília com no máximo 5Mbps. Uma vez, só de sacanagem eu liguei no SAC deles perguntando qt tinha, e fiquei no headphone mexendo no PC. A vendedora totalmente desmotivada me deixou esperando *1h* no telefone, num entendendo pq eu num desligava hahahaha até q venci na disputa do cansaço e ela me falou.

E a MERD com cabo coaxial, 240Mbps. Esses *** instalaram o TAP no telhado do bloco (nas 700, cada bloco é formado por um punhado de prédios, tudo grudado um no outro) no telhado de um ap, em área privada. Toda vez q eles precisam acessar o TAP é preciso pedir pro dono do lá dar acesso. Disse q os tecnicos quebravam as telhas lá e por isso colocou cadeado pra eles num subirem mais. Ele já ameaçou a MERD de cortar o coaxial preto e derrubar o link do bloco inteiro! hahahaha

Anyway, finalmente a fiber da Telefuk foi instalada aki. Tá muito bom, funcionando redondo os 300/150. Impressionante, nas medidas do PingPlotter ganhei redução de 20ms na latência, em relação ao VDSL!

Deu um baita trabalho os tecnicos passarem a fiber, é muito legal ver ela ali saindo da parede e ligada no modem. Claro, nesses mais de 20 anos de internet a tecnologia baixou muito de preço e isso q viabilizou termos fiber em casa. No buraco lá fora colocaram uma caixa com 8 portas, a minha foi a 2ª a instalar. Esse buraco cobre metade do bloco, então 8 portas deve dar conta da demanda.

Agora eu ando é preocupado coa falta de concorrência. Telemerd com 5Mbs é risível. Eles fazem marketing falando do Oi Fibra, mas num sabem dizer onde nessa cidade existe isso. A MERD tinha vantagem por trazer TV pelo coaxial, agora ela ficou pra trás e com força.

A tubulação da GVT é fodástica, são tubos grossos q vão sendo ligados em buracos bem grandes no chão. Posso dizer com grande possibilidade de certeza q nenhuma outra empresa nunca vai conseguir uma tubulação desse nível em Brasília, bem provável q nenhuma outra consiga cavar buraco mais. Quem tem, tem. A Telemerd tem a tubulação da Telebrasília, mas essa é bem mais modesta. A MERD alugou a tubulação da CEB (CEMIG do DF) q passa embaixo da rua.

Agora, coa melhor tubulação da cidade e passado fiber, num existe nem tecnologia e nem infraestrutura física superior à da Telefuk. E além de num precisar pagar aluguel ainda podem alugar pra outras empresas.

Quanto à franquia, como eu disse meu plano é da época da GVT, sem limite. Deu muito rolo conseguir migrar, tenho gravado o vendedor dizendo q é uma "migração de tecnologia" e naum uma nova venda. Ele tb diz na ligação q a Vivo num tem franquia, ele prometeu enviar o contrato por email e num chegou nada. Então, se um dia nosso querido e amado salve-salve presidente fizer conchavo e liberar limite e a Telefuk quiser aplicar sobre mim, eu to bem equipado pra entrar na justiça e exigir internet ilimitada.

Uma pergunta, vcs sabem como anda a situação do IPv6? Pelo pouco q eu olhei, o modem tá recebendo um mas é FE80, q seria equivalente ao 10.0.0.0 no IPv4. Dá a entender q eles tem infraestrutura com suporte a IPv6 mas eles num tem IP pra fornecer pra gente, é isso?

Essa parte de não estender eu entendo. Mas o que não entendi até agora é por onde o tal cabo irá passar. É debaixo da terra? Vai ter que quebrar o chão da garagem?

Isso que não está claro pra mim. Deixa eu ver se entendi, ele entraria (após adequação?) por alguma espécie de tubulação até chegar nesse armário preto. Aí eles puxam o varal a partir do armário preto até chegar ao meu quarto?

Qual é a trajetória do cabo da fibra se como vc diz ele não pode vir do poste até chegar na quina e daí pro topo do edifício e só então descer pro meu quarto?

Olha, a fiber q a Telefuk instalou aqui em casa é uma cinza. A fiber em si - o cara me monstrou qd foi instalar - é finíssima, grossura dum fio de cabelo, e é simplex. Ela é envolta por um pástico com grossura de fio elétrico, mas ele é bem duro. Dobra, mas é bem mais duro q um cabo metálico, por exemplo. É mais resistente q um cabo normal.

O problema de fiber é q num dá pra simplesmente emendar. Um cabo metálico eles emendam qts vezes precisar. Já fiber num dá, então é complicado ela ficar exposta. Aí vai de cada empresa querer arriscar, e se o tecnico tem autorização, ou aceita fazer escondido, etc. O amigo mostrou foto de na casa dele passando do poste até o quarto e pimba. No fim, pode tanto ficar lá por décadas sem ninguem mexer, como pode alguém vandalizar.

Como exemplo, aki no ap q moro ele foi construído em 86. Pra época, ele tem boa estrutura. Tem caixa de eletricidade com 1 rede pra cozinha, 1 pro banheiro - num tem 1 exclusivo pro chuveiro - e 1 pros 2 quartos e a sala. O ideal era ter um par pra cada cômodo separado, 1 pras tomadas elétricas e 1 pras lâmpadas, aí os disjuntores delas tem corrente menor q os das tomadas. E 1 exclusivo pro chuveiro. Cada quarto tem 2 pontos elétricos, a cozinha tem 3.

A tubulação pra telefone é separada da elétrica. Tem um buraco na rua na frente da porta, de onde sai um tubo pro nosso prédio, um q sei q vai pro prédio da esquerda - foi onde instalaram a 1ª fiber - e um outro q num sei pra onde vai. Qd a GVT cavou a tubulação dela, ela levou um tubo pra esse buraco. Esse buraco é exclusivo pra telefone e tenho quase certeza q ele é da Telebrasília.

Desse buraco vai um tubo pra uma caixa muito parecida coa sua da foto, cheia de cabos e aparelhos. Tem 1 q é do prédio e vai pros 6 aps, 1 da Telemerd e 2 da GVT - pouco tempo depois q vim morar aki tive problema de queda de sinal e eles instalaram um cabo novinho pra tentar resolver. A fiber passa por essa caixa, ela entra pelo tubo q vem de fora e já vai direto pro outro q sobe.

Subindo, vai pro 2º andar onde tem outra caixa, acredito q os 6 aps passam por ela. Só tem 1 aparelho, ss cabos metálicos vão até ele e dele vai pros aps. Antes eu pensava q essa caixa fosse só pros aps do 3º andar, mas na instalação da fiber vi q o do meu ap tb tá nela. A fiber passa aí da mesma forma, chegando pelo tubo vindo de baixo e entrando no q vem pro ap.

Daí tem o ponto telefônico da sala, depois o da cozinha, e depois vai pros quartos, q é 1 caixa só ligada aos 2 quartos. É bom q uso ela pra passar meu UTP tb.

Bom, na instalação q fizeram aqui, como descrito a fiber passa por tubulação interna na parede, e vem de fora pelo chão, nada exposto/pendurado no ar. Nas 2 caixas a fiber fica exposta, cabe da boa fé dos moradores e de tecnicos num mexer, basta 1 alicate e já era.

No buraco da GVT lá fora, a tampa de ferro é *muito* pesada. E num tem ponto pra segurar, é preciso usar um ferro pra encaixar num buraco q mal cabe um dedo pra conseguir levantar ela.

O correto é sair um cabo do poste da rua, ir para o postinho do seu condomínio e a partir dele ir pela tubulação seja subterrânea ou por dentro da parede até o DG do condomínio, e a partir do DG pela tubulação nas paredes até seu imóvel, como a fiação elétrica, estão se negando a instalar pela falta desta infraestrutura em seu condomínio, pelo menos na minha cidade até 2 andares estão instalando como você quer, puxando direto para a parede, acima disso tem que entrar até o DG onde tem uma caixa de split chamada CDOI igual a da foto da Oi, vem um cabo só da rua e a partir dela que partem os cabos para os apartamentos, tudo internamente em conduítes.
Edit: Vi as fotos, a Vivo teria que instalar por conta dela uma caixinha naquela que tem outros fios e o cabo da NET, mas como o conduíte deve estar entupido eles não devem fazer pois não adiantaria nada, só resta eles cederem a reclamação e instalarem a fibra avulsa pela parte externa do prédio como você deseja.

Poisé, é compreensível eles num quererem passar fiber por cima do prédio todo. A MERD adora fazer isso, vai cabo coaxial pra tudo q é lado, mas coaxial pode cortar e emendar à vontade né...

Interessante no seu prédio terem esse CDOI aí. Aki a Telefuk tá fazendo como eu descrevi no outro post: em cada buraco na rua colocam uma caixa preta redonda, com 1 porta no meio e 8 circulares em volta, de onde sai as fibers pros aps. Nenhuma caixa é instalada no prédio.

Inclusive, o tecnico q instalou a 1ª fiber da caixa deixou uma guia na tubulação, e qd foram instalar a minha isso ajudou, e eles deixaram uma guia lá pro próximo q precisar. Isso deixa claro q a Telefuk num tem intenção nenhuma de instalar esse CDOI dentro dos prédios, vai ser sempre instalação individual coa fiber saindo da rua direto pro modem no quarto do Consumidor.

Como eu disse, vai do risco q cada empresa quiser assumir, e do tecnico querer instalar sem contar pra ninguém como fez. Se ele instalar dando a volta no prédio, a empresa num ficar sabendo, e ninguém nunca mexer pra precisar de manutenção, pronto.

Mas definitivamente num é "só" passar por cima do prédio e jogar do outro lado.

Última edição:

Cara, entendo completamente sua dificuldade. Há meio século as casas eram feitas com 1 tomada elétrica por cômodo e tava ótimo, era 1 TV e pronto, e tinha q ser instalada onde a tomada ficava. Qd veio o VCR, passou-se a usar T.

Como eu disse, no ap q moro, construído em 86, já tem 2 pontos elétricos em cada quarto e a cozinha tem 3. Hoje precisamos de tomada elétrica até pra carregar celular, nossa demanda hoje é muito maior.

Na minha casa, onde nasci e cresci, num tem tubulação pra telefone. Qd instalou, usou tubulação externa presa na parede. Já aki no ap, q num tem 10 anos a menos q minha casa, já tem tubulação pra telefone.

Agora com fiber vivemos uma necessidade nova. Como eu disse, no prédio aki são 2 caixas com aparelhos onde os cabos metálicos de telefone são conectados. Com fiber num dá pra fazer essas conexões, essas caixas num servem pra nada e deixam a fiber exposta.

Seu prédio aí tem essa caixa pequena no 2º andar, toda zoneada e obstruída. Claramente a tubulação num foi dimensionada pra demanda atual. O tecnico quer q o condomínio contrate um pedreiro pra sair furando as paredes, arrancar toda a tubulação e os cabos, instalar uma tubulação nova e adequada pra fiber, e aí um eletricista instale novo cabeamento "telefônico" pra todo mundo. Aí eles vão aí e instalam a fiber deles, talvez com um aparelho dentro do prédio pra fazer a distribuição.

Se vc diz q o condomínio é uma zorra e isso é inviável de ser feito, o jeito é vc convencer a empresa a improvisar com oq tem disponível e assumir o risco resultante. Ou vc banca toda a obra e dá de presente pros vizinhos, talvez cobrando abatimento futuramente, qd eles começarem a usar *sua* tubulação. Se eu fosse o dono do ap e tivesse q custear, eu até botava cadeado!

Peraí, eles estavam querendo passar o cabo da fibra, que inclusive é totalmente diferente do cabo Ethernet convencional (esse azul que entra no meu quarto), por esse conduíte do meu vídeo do YouTube? Quer dizer que irão montar toda uma estrutura e inclusive adicionar algo no armário preto, mas no fim querer jogar tudo pelo conduíte dos 30 segundos do meu vídeo?

Se for isso a VIVO é mais estúpida do que eu pensei.

Digo que é estupidez porque não tem como resolver os problemas de conduites desses edifícios de décadas de idade. Ou se tiver garanto que a VIVO não vai querer bancar ou se incomodar.

A solução pro edifício é derrubar e construir outro, com estrutura menos PORCA.

E a da VIVO é tomar vergonha na cara e parar com frescura só porque quer lucrar o máximo possível, tendo a estrutura bonitinha pra atender mais.

Calma. Fiber num é cabo coaxial cara. Fiber tem limite pra ser dobrada, e num pode ser cortada e emendada. Num é "o pessoal de fibra" q é cheio de burocracia, é limitação do material. Num é eletricidade q tá passando lá dentro, é luz! É melhor, mais rápido, mas tem limitações físicas.

Vc já se respondeu aí. Os gerentes dela num querem hoje fazer vendas, pra depois começarem a ter trocentos problemas de cabos rompidos e amassados, tendo q arcar com altos custos pra ficar reinstalando tudo, tendo q rescindir contrato e enfrentar processo na justiça.

Pra vc ter ideia, nesses mais de 5 anos q tô nesse ap, umas 3 vezes tive problema de queda de sinal na GVT. A cada poucos anos o cabo metálico oxida, e a solução sempre foi inutilizar o cabo e usar outro novo q tava disponível e nunca tinha sido usado. Na 2ª vez os tecnicos tavam com preguiça e queriam manter o cabo em uso de qqr jeito, ao ponto de um deles chegar a me ameaçar mudar de VDSL pra ADSL2 e derrubar meu link de 50Mbps pra 15Mbps! O cara me ameaçou pq eu insistia em reclamar!! pq minha internet ficava caindo e voltando várias vezes ao dia!

Se com cabo metálico dá essas treta, imagina com fiber, q é muito mais frágil! Imagina elas sendo rompidas e gerando custo alto pra reinstalar tudo toda vez! Chegando ao ponto de ser financeiramente inviável e os gerentes preferindo rescindir os contratos a ficar mando manutenção. Imagina se num prédio com 6 aps tiver 4 usando fiber, com elas passando todas penduradas no ar.

Entende pq eles estão preferindo perder a venda? Pq estão te pressionando a fazer reforma no prédio e resolver de vez essa limitação aí, construir uma tubulação nova e adequada? Num é frescura da parte deles, é assumir risco. Se agora nesse momento eles conseguirem te forçar a reformar o prédio, vai ser excelente pra eles e de certa forma bom pra vc.

E num adianta dizer q a solução é derrubar o prédio e construir outro. Isso num existe. Prédio num é como casa onde fazemos oq quisermos. Prédio é condomínio, só seria possível demolir e construir outro se todos os proprietários aceitassem *e* tivessem grana pra custear a obra *e* lugar pra ficarem nesse tempo.

Galera, venho pedir ajuda para um problema já passado outra vez: preciso desativar o IPV6 do meu novo modem.

A fonte do meu modem antigo (Mitrastar) queimou e por isso vinheram trocar o modem aqui de casa. Trocaram por um Askey RTV9015VW. Porém, depois de muito procurar e tentar alternativas na internet, ainda não consegui desativar o Ipv6 do mesmo. Já desativei todas as opções em "Lan Ipv6" desse Askey e meus downloads ainda estão falhando.

Opções desativadas:
LAN IPv6 Setting:
-Lan Global Address Setting
-RA Setting
-DHCPv6 Setting

Mas mesmo desativando todas as opções acima alguns downloads maiores (3gb, 4gb, 5gb etc) estão sendo interrompidos. Estou mexendo em outras coisas do Ipv6 (filtro etc) na tentative desesperada de desativar isso, mas sem sucesso.

Alguém pode me dar um help?

Galera, venho pedir ajuda para um problema já passado outra vez: preciso desativar o IPV6 do meu novo modem.

A fonte do meu modem antigo (Mitrastar) queimou e por isso vinheram trocar o modem aqui de casa. Trocaram por um Askey RTV9015VW. Porém, depois de muito procurar e tentar alternativas na internet, ainda não consegui desativar o Ipv6 do mesmo. Já desativei todas as opções em "Lan Ipv6" desse Askey e meus downloads ainda estão falhando.

Opções desativadas:
LAN IPv6 Setting:
-Lan Global Address Setting
-RA Setting
-DHCPv6 Setting

Mas mesmo desativando todas as opções acima alguns downloads maiores (3gb, 4gb, 5gb etc) estão sendo interrompidos. Estou mexendo em outras coisas do Ipv6 (filtro etc) na tentative desesperada de desativar isso, mas sem sucesso.

Alguém pode me dar um help?

forma simples e rapida e por em Bridge.

forma simples e rapida e por em Bridge.
O que mais isso afetaria a minha internet?
Aliás, não queria ser chato, mas por em 'bridge' seria uma alternativa a somente desativar o Ipv6 isoladamente? Pois eu preferiria essa última opção.
Outra coisa: existe uma opção aqui em Bridge, vou procurar e já edito aqui!

------------- EDITADO

Existe uma opção chamada 'Wan Configuration', e logo abaixo dela outra chamada 'Channel Mode', esta última está como Bridge. Isso quer dizer que meu modem já está em Bridge?

Última edição:
O que mais isso afetaria a minha internet?
Aliás, não queria ser chato, mas por em 'bridge' seria uma alternativa a somente desativar o Ipv6 isoladamente? Pois eu preferiria essa última opção.
Outra coisa: existe uma opção aqui em Bridge, vou procurar e já edito aqui!

toda configuração serie realizada a partir de outro roteador > ou pc com discado direito. agora se você não tem outro roteador em casa só olhando a fundo as config. desse modem. agora por curiosidade o que está afetando o ipv6 na sua rede? no caso está matando os downloads? como sabe que é o ipv6 que está causando isso?

toda configuração serie realizada a partir de outro roteador > ou pc com discado direito. agora se você não tem outro roteador em casa só olhando a fundo as config. desse modem. agora por curiosidade o que está afetando o ipv6 na sua rede? no caso está matando os downloads? como sabe que é o ipv6 que está causando isso?
Exato, está fazendo os downloads falharem. Sei porque no meu modem antigo o problema só foi resolvido depois que desativei o mesmo, inclusive outros problemas de falha de conexão em celulares aqui em casa também foram resolvidos.

OBS: acho que encontrei a opção!

Logo onde está 'Bridge', existe algumas opções e também uma chamada 'PPPoE', que quando as marco, em seguida disponibilizam a opção Ipv4/Ipv6, somente Ipv4 ou somente Ipv6.

Seria isso?

Exato, está fazendo os downloads falharem. Sei porque no meu modem antigo o problema só foi resolvido depois que desativei o mesmo, inclusive outros problemas de falha de conexão em celulares aqui em casa também foram resolvidos.

OBS: acho que encontrei a opção!

Logo onde está 'Bridge', existe algumas opções e também uma chamada 'PPPoE', que quando as marco, em seguida disponibilizam a opção Ipv4/Ipv6, somente Ipv4 ou somente Ipv6.

Seria isso?

provavelmente é nessa opção. faz o teste marcando somente ipv4 e testa https://ipv6test.google.com

engraçado voce falando sobre isso, aqui passo pelo problema ao navegar no Instagram, demora muito a aparecer as coisas, tem hora que nem carrega os comentários, ligo o 4G do cel abre na hora... será que pode ser isso? kkkk vou fazer o teste também. xD

Users who are viewing this thread

Voltar