Se a solução é reformar a tubulação do prédio, então que a Vivo faça isso por conta e risco dela, e não meu ou de todos os moradores daqui, que evidentemente não irão querer bancar só porque eu entre todos eles quero contratar a banda larga. Eu não sei se ficou claro dos meus posts, mas eu sou a única pessoa que está contratando a fibra ótica da VIVO, então eu não posso chegar para o condomínio e pedir que tenham um custo elevado para reformar uma tubulação, e a gente sabe que esse tipo de serviço é extremamente caro e complexo.
Eu entendo sua situação, mas reflita como oq eu imagino q os gerentes da Telefuk estão pensando. Eu tinha entendido q vc era o único do prédio querendo instalar, isso piora ainda mais pro seu lado pq o prédio torna caro e arriscado pra empresa, e tudo isso pra 1 Consumidor só. Se fosse um grupo querendo instalar, eles ficariam mais propensos a custear a reforma ou aceitar gambiarra, mas sendo 1 só fica difícil.
Acho q vc tá errado qd diz q a empresa deve custear a reforma, ela num é culpada se o prédio num foi dimensionado pra necessidade de hoje ou se fiber é mais frágil q cabos de cobre. Se é área privada, é responsabilidade dos proprietários adequarem pra receber a infra.
Por exemplo, se eu quiser trocar toda a fiação elétrica da minha casa o custo pra fazer isso jamais será menos que alguns milhares de reais, e condomínio algum da face da Terra irá bancar isso pra um único morador, a menos que haja necessidade extrema.
Não há condição alguma de jogar essa conta pro síndico já que sou só eu querendo e além disso mesmo que incorra em benefício pros demais moradores se trata de uma possibilidade futura e pode ser perfeitamente que os outros 5 jamais venham a contratar fibra. Aliás um deles não vai fazer isso porque é um parente meu, que usa meu Wi-Fi e mora no mesmo andar.
Então a VIVO deveria sim instalar igualzinho como a NET fez com o Virtua. Se isso vai implicar em dar problema com a fibra também é suposição.
Isso é problema q passa todos q moram em condomínio. Onde eu moro por exemplo todo o azulejo da parede da porta de entrada foi arrancando com os anos e caindo, tá tudo no cimento, muito feio. Eu num importo, mas outro morador poderia querer reformar. Se eu fosse o dono do ap, num aceitaria pagar a reforma.
O exemplo da rede elétrica é bom. Na minha casa, qd meu pai foi reformar, eu aproveitei e comprei 3 hastes de cobre e 1 cabo, e mandei o pedreiro enterrar as hastes no chão do meu quarto, ligar elas com o cabo, e puxar um fio pra parede. Fiquei com um aterramento fodástico. Aqui já num tem aterramento, e pra instalar teria q reformar tudo. Dificilmente num prédio construído sem aterramento tem reforma pra instalar, pq a maioria das pessoas num importam.
Outro exemplo é qd a prefeitura constroi saneamento básico e leva água encanada pra casas q já existem. Eles botam o medidor, uma torneira do lado, e pronto. O dono da casa q vá comprar caixa dágua e canos e instale cozinha, banheiro, etc.
Outro é a CEMIG. Antigamente cada casa construída fazia a caixa do relógio dum jeio, *todas* colocavam a porta a caixa pra dentro de casa, e o cara q vem ler a medição precisa bater a campainha, esperar virem abrir, voltar outro dia se num tiver ninguém na hora, etc. Há uns 10 anos a CEMIG num aceita mais isso, pra ligar a eletricidade a caixa precisa seguir o padrão q definiram, o relógio precisa ficar visível da rua. Quem tá com eletricidade num é forçado a reformar e a leitura continua sendo feita como antes, mas se por qqr motivo eles desligarem, pra religar é obrigado a reformar tudo. Nunca a CEMIG vai pagar reforma nos muros das casas.
No condomínio, ou vc custeia a reforma toda e dá um jeito de fazer eles pagarem depois, ou convence eles dos benefícios q possam ter. Todos estão usando essa tubulação de algum jeito. Diferente do q eu disse antes, vc num pode reformar e trancar pra só vc usar e os outros precisarem de autorização, só pq vc reformou sozinho. O síndico pode até te proibir de reformar com dinheiro seu, se ele quiser encasquetar.
Vc tb num pode obrigar a empresa a instalar fora do padrão q ela definiu. Cabe a ela decidir por quebrar o próprio padrão pra vender pra vc, ou por perder a venda.
O problema é que a atendente foi bem clara quando disse que eu não seria cobrado pela instalação da fibra e fixo. E o técnico antes de ir embora disse também que a adequação seria bancada por eles. Com o devido acatamento, se é possível instalar mesmo que de forma menos cômoda e a VIVO não quer então ela tem que bancar o método mais propício pra eles. Mas vamos ver a desculpa que irão dar hoje.
Acho q o CDC num cobre isso como propaganda enganosa hein... Fica fácil pra um advogado enquadrar isso em pré-venda, qd o vendedor tá oferecendo um serviço antes de verificar a viabilidade/aprovação. É igual um banco te ligar oferecendo algo, vc aceitar, e aí a avaliação de risco de crédito num aprovar. Só qd o tecnico vai no local q pode ser visto se o prédio tem condição pra instalar.
Uma coisa é a vendedora dizer q a instalação é por custo da empresa qd o prédio tá adequado pra instalação padrão. Outra é precisar reformar toda a tubulação telefônica pra poder instalar. Eles vão dizer q é de graça sim, e vai ser instalado de graça depois da reforma ser feita.
Se você conversou com o técnico (mais de um) e não tem jeito de resolver isso de outra forma -se é que você me entende-, converse com seu sindico e veja se alguma coisa pode ser feita internamente, caso contrário continue com sua operadora atual e desencana com isso ao menos por hora.
É oq eu falei lá atrás. Se o tecnico quiser instalar fora do padrão, escondido da empresa - seja por suborno ou camaradagem -, pode mesmo ocorrer da fiber ficar passando por cima do prédio por décadas sem nunca ter problema. Como pode dar algum problema não relacionado, e qd um tecnico vier e ver q tá fora do padrão, ele se negar a mexer. Ou um tecnico vir instalar pra outra pessoa e ver como tá e denunciar, e te desligarem.
Vou contar outra história. Aqui onde moro é um bloco, com uns 6 prédios pequenos todos encostados um no outro. Cada prédio tem o imóvel comercial no 1º andar e o subsolo q *geralmente* é ligado ao comercial, e os residenciais nos andares de cima. Cada prédio foi construído por uma construtora diferente.
Meu prédio num tem acesso ao telhado, o acesso só existe pelo 2º andar dos aps duplex da cobertura. Qd eu fui tentar instalar a MERD aqui, o tecnico "precisou" subir no telhado e pra isso eu precisei montar toda uma logística com 2 vizinhos pra eles deixarem ele passar por dentro dos aps deles e chegar lá. Ele subiu, ficou 3 minutos, de longe viu q o TAP tava com todas as portas usadas, e foi embora.
O TAP da MERD tá em outro prédio, nesse o corredor coletivo tem um alçapão no teto q dá acesso direto ao telhado, sem precisar passar por nenhuma área privada. Desse TAP sai os cabos pra todos os outros prédios do bloco. Acontece q várias vezes os tecnicos da MERD subiram lá direto sem falar com ninguém e quebraram telhas do morador da cobertura, ele só via depois deles já terem ido embora.
Resultado, ele botou uma grade lá e cadeado. Acabou, num dá mais pra acessar o TAP. Pra fazer uma instalação nova, precisa pedir autorização dele. Moradores de outros prédios q num tem nada a ver com akele lá. E ele já brigou coa empresa, ameaçando cortar o cabo preto q alimenta o TAP e derrubar internet e TV de *todo mundo* do bloco.
Pois eu com muita dificuldade consegui q ele desse acesso, o tecnico foi lá e viu q todas as portas estavam em uso. Ele ligou pro supervisor pra avisar, eu consegui q ele me passasse o telefone e conversar. Ele resolveu então autorizar q o tecnico botasse uma emenda numa das portas e conectasse nela 2 outras pessoas, e liberasse 1 porta exclusiva pra mim, pq eu tava contratando 240Mbps.
Assim foi feito, mas 2 meses depois o sinal caiu. Percebi um cabo novo passando pra uma porta de um outro prédio, suponho q fizeram mais uma instalação nova, e o FDP do tecnico me desconectou sem nem me colocar pendurado com outra pessoa, tirou de vez.
Na boa, se fosse regra dar problema ao fazer da maneira mais rápida e rasteira eu ficaria quieto, mas se é exceção e não regra então me parece que o técnico da Vivo quer isso mesmo, que é molhar a mão dele pra ter um trabalhinho a mais de jogar o fio da mesma maneira que o coaxial da NET, e parar com essa frescura. Então faça o seguinte, só instale em prédios construídos um ano atrás. Que tal? Aí vamos ver qual será o alcance dessa porcaria.
Cara, há uns posts vc reclamou "do país", onde "tudo dá trabalho". E agora tá querendo fazer "do jeitinho brasileiro". Sério?
Se fosse só o caso do tecnico de má vontade, preguiça, ou querendo suborno pra fazer oq devia fazer pelo salário, bastaria vc remarcar a instalação e outro viria e faria. Se ninguém quer fazer, é pq o gerente da área q definiu o padrão pra instalação disse q num é pra improvisar. Releia meu 1º post sobre esse assunto!! Leia eu dizendo mais de 1 vez q poderia ser feito no improviso e ficar décadas sem problema.
Num é questão de ser regra ou exceção, é de assumir risco. Vc só perde sua credibilidade qd trata fiber e coaxial como a mesma coisa e num vê os riscos e interesses dos executivos da empresa.
Sim, isso q enfrentamos de inadequação predial pras limitações de fiber é um problema amplo e grave. Esse é 1 dos motivos de terem relutado por tanto tempo a levar fiber pra residências. Em empresa, a obra de adequação e a instalação são pagas pela renda da atividade - ou, se a atividade num viabilizar o custo, num instala e fica sem -, e se algum funcionário mexer e danificar ele paga a conta, daí ninguém mexe.
Em residência é diferente, poucos aceitariam pagar a instalação, qt mais obra de adequação. Se depois de problema, como um primo visitando a casa ou um cachorro puxar e romper a fiber, o Consumidor vai exigir q a empresa custeie a reinstalação completa, ou prefere cancelar.
Agora finalmente começaram a colocar fiber, e as dificuldades vão aparecendo, e eles tem q decidir como lidar com elas. É muito fácil pra gente exigir q a empresa faça da forma q for possível e assuma todos os riscos. A empresa tem interesse em vender, os vendedores tem metas. Foi decidido q é melhor perder vendas, principalmente em prédios onde só 1 morador tem interesse, do q vender a qqr custo e depois ter alto custo de suporte e manutenção.