[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Passei por algo parecido, porém foi para instalar um provedor pequeno no prédio onde eu moro. A tubulação dos fios da Vivo eram completamente arcaicos, pobres e super finos, onde só passaria o cabo da Vivo e mais nenhum outro. Logo, pra que fosse realizada a instalação dessa fibra no prédio precisou realizar uma nova adaptação, onde um cano PVC ficasse perto da caixa de telefone, passasse em cima dos muros das garagens e um rasgo no chão até chegar no canto do prédio e puxar os fios da fibra pra cima do telhado do prédio pra realizar a instalação da CTO onde fica as caixas d'águas. Pensa se isso foi fácil? Praticamente lutei sozinho conversando todo dia com o síndico sobre isso e tentar agilizar ao máximo essa instalação, pois ela seria benéfica para que outras empresas tmb pudessem usar essa tubulação (inclusive uma outra pequena não conseguiu realizar a instalação pra vizinha por conta disso).

Felizmente tudo deu certo e hj tenho fibra que tento sonhava, mas não deixa do prédio ter essa culpa por não ter se atualizado à novas instalações tudo por conta dos condôminos de outros anos recusarem pq iria ter gastos. Ora, é óbvio que vai ter, mas será um gasto visando a longo prazo e pra colocar isso na cabeça de alguém que não entende de infraestrutura e tem o maldito pensamento de "se está funcionando agora, não precisa mexer pq tá bom" é foda.

Agora tenho uma dúvida galera, alguém pode me informar se esse plano da Vivo é fibra msm ou é aquele H deles pra justificar como fibra pq é plano maior de internet? Canso de ver isso acontecer, tanto que o plano que tenho aqui em casa no boleto da Vivo diz "Vivo Fibra 15mb", mas na vdd é o maldito e velho ADSL.

ou essa parada de depender de condomínio é foda msm, eu como sindico se me da uma dessa de problema de tubulação, uso na hora a verba de manutenção que a gente faz aqui pra resolver esse tipo de problema, mas realmente se depender de uns certos seres aqui do meu prédio tb nada vai pra frente. é FODA!

ate nos 50Mb a vivo pode instalar via VDSL, as únicas velocidades que obrigatoriamente são instaladas na fibra são as de 100Mb pra cima.

ti falar que aqui na minha rua como só tem a rede de fibra eles usam gpon tb pra instalação de velocidades menores, nos locais aonde tem as duas redes não tenho a minima ideia de qual eles dão prioridade pra instalação.

Agora tenho uma dúvida galera, alguém pode me informar se esse plano da Vivo é fibra msm ou é aquele H deles pra justificar como fibra pq é plano maior de internet? Canso de ver isso acontecer, tanto que o plano que tenho aqui em casa no boleto da Vivo diz "Vivo Fibra 15mb", mas na vdd é o maldito e velho ADSL.
Esse plano é VDSL, se tivessem as opçoes acima de 50 Mega ai sim seria Fibra Óptica, a não ser em novas praças como minha cidade onde tem 5, 15, 25, 100 e 300 Mega por Fibra Óptica.

mas realmente se depender de uns certos seres aqui do meu prédio tb nada vai pra frente. é FODA!
Se eu te falar que tem condôminos que recusam uma coisa dessa só pq ou o síndico não foi o que ele votou ou por picuinha eu não estarei mentindo, tanto que existe isso no prédio onde eu moro!
Esse plano é VDSL, se tivessem as opçoes acima de 50 Mega ai sim seria Fibra Óptica, a não ser em novas praças como minha cidade onde tem 5, 15, 25, 100 e 300 Mega por Fibra Óptica.
Vlw, sabia que não era fibra, até pq a Vivo não realizou (pelo que eu saiba) nenhuma instalação de fibra ou caixa emenda. Tem uma instalada perto do prédio azul, mas que eu não consigo saber de quem é.

tnGgVSo.png

Alá o que diz a matéria (desliguem o Adblock):

“Seria necessário contratar uma empresa de engenharia especializada em telecomunicações para refazer esse sistema, mas custa caro e nem todo condomínio está disposto a arcar com isso”, conclui. O preço varia segundo a estrutura de cada edifício, mas o serviço pode custar até 400 000 reais."

E tudo isso porque o técnico não pode perder 5 minutos pra jogar um cabo de um poste até um armário a 10 metros de distância.

Parabéns aos envolvidos.

Isso me lembra (novamente) o caso do 50 Mega (antes estava no 35). Por 1 ano usei numa boa, até que um belo dia ficou ruim DIRETO. A operadora sequer me informou o motivo, reclamei na Anatel, reabri queixa, processei na justiça... nada. O técnico simplesmente veio aqui e fez o downgrade. E a distância obviamente se 50 Mega sempre pegou bem não foi o motivo, pois daqui até o armário era no máximo 600 metros. Na época parece que pedi pra desligar as extensões de linha fixa, pra melhorar o sinal. O que eu constatei é que o conduite vindo do armário até o primeiro andar até chegar na sala do meu apto estava obstruído.

Qual foi a solução? Qual foi a solução? Downgrade no 35 Mega, que sempre funcionou (e depois dessa continuou funcionando) bem. Mas aí eu constatei que o sinal chegava 100% até vir ao armário. Parâmetros do VDSL2 ótimos, velocidade máxima. Ninguém chegou e disse "vamos no esquema de varal puxar um cabo".

Até rebaixar minha rua pra 15 Mega (e por anos) fizeram. Até que um belo dia (concorrência, né? é a mágica que faz a tal "viabilidade técnica" mudar do dia pra noite...) pude contratar 50 de novo. Mas aí o técnico que veio não foi filho da puta e fez o esquema de puxar o cabo do armário lá embaixo até o meu quarto, que passou a ser o novo ponto principal. Antes era na sala e da sala puxava pro meu quarto.

Só que nessa eu pedi pra desligar a sala (até porque tem um armário no meio dela que uma vez fui afastar e ele se partiu ao meio). Ligou no quarto e pimba! Funcionou perfeitamente o 50 Mega! E por anos. Qualquer problema no cabo metálico era SEMPRE externo, jamais interno. O problema é que pra fazer esse esquema de varal foi necessário dar uma volta no cabo pela garagem toda, e usar fixa-fio atéeeeeeeeee chegar no meu quarto. Meu pai que trabalha instalando antena de TV até ajudou o técnico nessa.

Resumo da ópera: foi possível voltar a ter 50 Mega (e teria sido possível desde o dia em que degradou a tubulação interna do apartamento) graças a boa vontade do técnico que veio instalar.

Se tivesse sido qualquer outro arrombado teria NEGADO a instalação e eu teria continuado no 35. Ou sequer teria instalado, se fosse algo novo.

E isso que não comentei da operadora SONEGAR velocidades mesmo sem sequer testar se o cliente consegue receber com sinal bom, como a Oi fazia com o Velox, vendendo tipo 300, 600 Kbps mesmo a linha aguentando 1, 2, 4 Mega, no ADSL. Aí a GVT chegou e do dia pra noite essas velocidades como num passe de mágica passaram a ser oferecidas!

Entenderam por que eu insisto que seria prudente ao menos tentar passar esse cabo da maneira menos cômoda, do que obrigar ao impossível?

Mas claro que a operadora não vai fazer isso, porque a última coisa que esses caras querem é que mais e mais pessoas tenham acesso a internet de qualidade. Como eu expliquei, se pudessem vender 1 Mega gastando uma merreca pra implementar e cobrando horrores, fariam isso sem pensar duas vezes.

Olhem esse trecho revelador:

"Operadoras como Vivo, TIM e NET reconhecem o problema da região central e afirmam que estudam soluções para ele. Em alguns casos, as próprias companhias acabam investindo na infraestrutura do condomínio, seja porque o custo-benefício compensa para as empresas (que poderão atender a várias unidades e reaver o dinheiro aplicado), seja porque o condomínio insiste muito para que isso aconteça. "

Em bom português: "se eu não estiver vendendo pra 500 ao mesmo tempo então vou mandar o condomínio pagar a conta daquele 1 cliente que quer"

Então vão catar coquinho, ora, se o interesse é só vender pra vários. Não venham com esse papo furado de que o cabo estraga, que é norma disso e daquilo, o que a operadora quer é passar a perna.

Alá o que diz a matéria (desliguem o Adblock):

“Seria necessário contratar uma empresa de engenharia especializada em telecomunicações para refazer esse sistema, mas custa caro e nem todo condomínio está disposto a arcar com isso”, conclui. O preço varia segundo a estrutura de cada edifício, mas o serviço pode custar até 400 000 reais."

E tudo isso porque o técnico não pode perder 5 minutos pra jogar um cabo de um poste até um armário a 10 metros de distância.

Parabéns aos envolvidos.

Isso me lembra (novamente) o caso do 50 Mega (antes estava no 35). Por 1 ano usei numa boa, até que um belo dia ficou ruim DIRETO. A operadora sequer me informou o motivo, reclamei na Anatel, reabri queixa, processei na justiça... nada. O técnico simplesmente veio aqui e fez o downgrade. E a distância obviamente se 50 Mega sempre pegou bem não foi o motivo, pois daqui até o armário era no máximo 600 metros. Na época parece que pedi pra desligar as extensões de linha fixa, pra melhorar o sinal. O que eu constatei é que o conduite vindo do armário até o primeiro andar até chegar na sala do meu apto estava obstruído.

Qual foi a solução? Qual foi a solução? Downgrade no 35 Mega, que sempre funcionou (e depois dessa continuou funcionando) bem. Mas aí eu constatei que o sinal chegava 100% até vir ao armário. Parâmetros do VDSL2 ótimos, velocidade máxima. Ninguém chegou e disse "vamos no esquema de varal puxar um cabo".

Até rebaixar minha rua pra 15 Mega (e por anos) fizeram. Até que um belo dia (concorrência, né? é a mágica que faz a tal "viabilidade técnica" mudar do dia pra noite...) pude contratar 50 de novo. Mas aí o técnico que veio não foi filho da puta e fez o esquema de puxar o cabo do armário lá embaixo até o meu quarto, que passou a ser o novo ponto principal. Antes era na sala e da sala puxava pro meu quarto.

Só que nessa eu pedi pra desligar a sala (até porque tem um armário no meio dela que uma vez fui afastar e ele se partiu ao meio). Ligou no quarto e pimba! Funcionou perfeitamente o 50 Mega! E por anos. Qualquer problema no cabo metálico era SEMPRE externo, jamais interno. O problema é que pra fazer esse esquema de varal foi necessário dar uma volta no cabo pela garagem toda, e usar fixa-fio atéeeeeeeeee chegar no meu quarto. Meu pai que trabalha instalando antena de TV até ajudou o técnico nessa.

Resumo da ópera: foi possível voltar a ter 50 Mega (e teria sido possível desde o dia em que degradou a tubulação interna do apartamento) graças a boa vontade do técnico que veio instalar.

Se tivesse sido qualquer outro arrombado teria NEGADO a instalação e eu teria continuado no 35. Ou sequer teria instalado, se fosse algo novo.

E isso que não comentei da operadora SONEGAR velocidades mesmo sem sequer testar se o cliente consegue receber com sinal bom, como a Oi fazia com o Velox, vendendo tipo 300, 600 Kbps mesmo a linha aguentando 1, 2, 4 Mega, no ADSL. Aí a GVT chegou e do dia pra noite essas velocidades como num passe de mágica passaram a ser oferecidas!

Entenderam por que eu insisto que seria prudente ao menos tentar passar esse cabo da maneira menos cômoda, do que obrigar ao impossível?

Mas claro que a operadora não vai fazer isso, porque a última coisa que esses caras querem é que mais e mais pessoas tenham acesso a internet de qualidade. Como eu expliquei, se pudessem vender 1 Mega gastando uma merreca pra implementar e cobrando horrores, fariam isso sem pensar duas vezes.

Olhem esse trecho revelador:

"Operadoras como Vivo, TIM e NET reconhecem o problema da região central e afirmam que estudam soluções para ele. Em alguns casos, as próprias companhias acabam investindo na infraestrutura do condomínio, seja porque o custo-benefício compensa para as empresas (que poderão atender a várias unidades e reaver o dinheiro aplicado), seja porque o condomínio insiste muito para que isso aconteça. "

Em bom português: "se eu não estiver vendendo pra 500 ao mesmo tempo então vou mandar o condomínio pagar a conta daquele 1 cliente que quer"

Então vão catar coquinho, ora, se o interesse é só vender pra vários. Não venham com esse papo furado de que o cabo estraga, que é norma disso e daquilo, o que a operadora quer é passar a perna.
As regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não obrigam as prestadoras de serviços de telecomunicações a instalar cabos no interior dos edifícios. Os condomínios são os responsáveis por executar os reparos necessários para receber o cabeamento, ainda que isso possa ser negociado diretamente com as operadoras, para que elas façam o serviço. “Nesses empreendimentos, as tubulações geralmente já estão saturadas”, explica Basílio Perez, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), que representa o setor.

Pronto, resolvido seu problema.
Aumente sua velocidade na Claro/NET ou procure um provedor local que faça esse serviço de instalação em seu prédio.

Eu inicialmente achei que o problema todo se resumia a gastos de condomínio ou algo simplezinho, mas o buraco é bem mais embaixo. O que quero dizer é que esse negócio de tubulação passa não um cabinho de nada, vem de operadora diferente que pode até não estar mais em uso (mas a VIVO não pode mexer)...
O problema é que não tem caixa no chão, aparentemente é tudo esgoto ou se ficarem quebrando é arriscado romper tubulação de água.

Normal, na mesma tubulação passar cabo de várias empresas. Como eu te disse, aqui hoje tem 2 cabos pretos da GVT (compostos por dezenas de pares de cabos metálicos) e 1 antigão provavelmente ainda da época da BrT.

Vc pode ler na minha descrição como tudo passa por um cano grosso q sai dum buraco bem na frente da porta, provavelmente da época da Telebrasília, pra onde vai o cano do buraco da GVT feito há 1 década. Esse mesmo buraco tem outro cano q vai pros prédios da esquerda e por onde passa a 1ª fiber instalada aqui.

Num é de estranhar se aí fizeram tudo sem um buraco de acesso, desleixo reina principalmente décadas atrás. Fazem mal feito em vez de investir mais um pouco e facilitar depois.

Agora, essa de "tudo esgoto" tá estranho. Aproveitaram os canos de esgoto pra passar os cabos de telefonia?! Ou vc tá dizendo q os tecnicos estão furando o chão a esmo e encontrando tubulação de água e de esgoto? É muito desleixo se estiverem fazendo isso.

A questão não é apenas o gasto, é a complexidade de uma obra dessas e como eu disse antes é fantasia querer fazer algo desse tipo pra um morador só, aliás, nem se todos os 6 quisessem ao mesmo tempo acho que mandariam fazer, porque aí se trata de uma tubulação que percorre uns 10 metros até sair do edifício e ir pra rua.

A questão é q eles num querem passar fiber pra 1 morador só. Querem ou preparar o prédio pra atender a futuros interessados, ou acham melhor perder a venda. Pq agora é só pra vc, mas se no futuro outra pessoa quiser, ela vai exigir q façam pra ela a mesma gambiarra q fizeram pra vc. Daí é melhor agora já reformar tudo e resolver.

E o que a VIVO fez até agora? Eles querem saber onde está a caixa no solo do edifício, pra poder desobstruir. Mas não acharam.

É isso mesmo. Aqui quase num conseguiram passar, a tubulação entre o armário do 1º andar e do 2º tava obstruído, puxavam e num passava. Tiveram q colocar detergente na ponta pra deslisar e conseguir passar, foi um sufoco.

O seu aí tá um lixo, até com aparelho pendurado. Mesmo num sendo Consumidor da empresa, vc devia exigir q eles arrumem isso. Diz q o aparelho deles tá atrapalhando passagem de algum cabo seu.

Como eu já falei, a tubulação do seu prédio num foi feita pra passar tantos cabos. Normal na época q só tinha a Telemig e só esperavam 1 cabo passando. O jeito é quebrar e fazer uma tubulação maior.

Ela é uma vista distante dessa garagem e do piso que está do lado direito dela. Dá pra ver ao fundo (canto superior direito) exatamente onde quebraram o chão.

Entendi agora, eles quebraram o chão do quintal q dá pra garagem. Se quem construiu o prédio fez a tubulação fazer curva, foi trabalho muito porco mesmo.

Mas seu prédio tá muito bem conservado e ainda tem garagem hein! Muito melhor q aqui q tá tudo caindo, dá até dó quebrar o chão aí. O problema num é a idade, é ser mal feito mesmo.

Aí vieram quebrar o chão ou querer abrir caixa que fica no piso. Mas até agora só se viu caixa de esgoto/água. E pode ser que nem exista caixa alguma. Podem ter construído esse edifício sem isso.

Se num tem tampa no chão, certamente num tem buraco/caixa nenhum mesmo. É só um cano q passa por baixo do terreiro/garagem até lá. E se tá com dificuldade de encontrar onde o cano tá passando, fica complicado mesmo.

Teria q olhar da rua por onde passa, e aí ir seguindo o cano, furando o caminho até chegar no armário. É um desperdício fazer isso sem colocar pelo menos 1 buraco no chão com tampa, pra facilitar instalações futuras.

É triste mas essa obra num é responsabilidade do ISP, é do condomínio. Ele tem q entregar um ponto de entrada do lado do muro em algum lugar, pro ISP usar e passar a fiber. Se essa tubulação num existe ou tá obstruída, o condomínio tem q fazer a obra adequando.

Se o síndico aí é de má vontade, complica muito. É obrigação do condomínio fornecer infraestrutura pra passagem de água, eletricidade, comunicação, etc. Se a Cemig precisar trocar o cabeamento elétrico e tiver obstruído, ela nunca faria obra pra desobstruir, nunca!

E aí, como o morador fica, se o condomínio for omisso? Se algo assim acontece comigo, eu pensaria em ir num advogado e ver a possibilidade de processar o condomínio pra obrigar a pagar. Aqui ia ser pior ainda, pq num tem condomínio, é cada morador por si na área comum. Por isso q eu pensaria, se tivesse q fazer a obra sem mais ningém pagar, em botar cadeado em tudo e num deixar ninguém usar. Num quiseram pagar a obra achando q num era do interesse deles, então agora a tubulação é só minha e só eu posso usar, eles me paguem ou façam a deles.

No seu caso aí, se tá tão difícil achar a tubulação, acho q o menos complicado é mesmo passar uma nova. Um buraco reto e estreito, do ponto onde a fiber vai entrar, direto até a caixa lá dentro. Sendo estreito dá pra passar carro. Esse piso vermelho é q vai ficar caro de cobrir depois.

Depois desse esforço todo, num seria agora a hora de chegar no síndico e pedir pra ele reconsiderar, e fazer a obra direito pra atender todo mundo? Se mesmo depois de ver q vai precisar quebrar tudo ainda assim ele num quiser fazer, então vc tá livre pra fazer da sua forma sem dar satisfação pra ninguém, ninguém vai poder reclamar de transtorno.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Enfim, não entendo o que vão fazer, mas o que deu pra perceber até agora é que se for algo que precisa mobilizar mais que um morador, e sim o edifício inteiro, então FODEU, e no mundo real as pessoas não vão querer passar por tamanho transtorno só pra que 1 entre 6 (ou ainda que fosse 2 de 6) tenham internet.

O que detonou tudo foi esse cabo da NET, que é grosso pra caralho, e que só Deus sabe como entrou por essa tubulação aí.

Bom, se fosse comigo e um vizinho precisasse, eu apoiaria totalmente. Num pagaria pq o ap num é meu e já gastei uma boa grana trocando tomadas elétricas e torneiras e disjuntores, o dono q ia ter q pagar, mas se fosse meu eu pagaria sim minha parte pra obra.

Eu num duvido nada q foi os tecnicos da MERD q ao passar o cabo deles acabaram obstruindo.

E não é só a questão financeira, o problema é que se precisar (vamos supor) quebrar o chão todinho da garagem, onde as pessoas irão estacionar? Na rua? Pro ladrão levar? Já levaram carro até aqui dentro (felizmente abandonaram depois, e foi recuperado), imagina lá fora... Ou gastar uma nota com estacionamento?

Não dá, é por isso que eu falei que seria melhor mandar derrubar o prédio inteiro e construir outro, pra começar essa porcaria tem 3 andares, e hoje ninguém constrói assim.

Eu sei q vc tá desabafando, mas precisa ser mais prático pra buscar uma solução.

Se precisar fazer alguma obra, vai sim ficar sem garagem por uns dias. Ora, então num dá mais pra fazer obra nenhuma no prédio?! Isso num existe! Ainda mais se tiver tubulação passando por baixo da garagem. Eventualmente obras são necessárias.

Vc pode tentar fazer uma tubulação sua, q passa rente ao muro e entra direto do lado da parede, com um buraco e tampa na curva. Assim ainda fica mais fácil fazer obra depois.

Vcs 6 são proprietários coletivos do imóvel. Se todos concordassem, até dava pra derrubar tudo e construir um prédio maior com mais aps. Mas a construtora ia ficar com quase tudo, pq demolir um prédio é construir outro é caríssimo e vcs certamente num tem dinheiro pra investir. E ainda teriam q mudar pra algum lugar durante a construção q pode levar mais de 1 ano. O custo com aluguel queimaria todo o rendimento. E se quebrar o chão da garagem já tá complicado, oq diria fazer todo mundo mudar pra construir o prédio!

O resto q vc falou, eu já te expliquei trocentas vezes e vc insiste em fingir de bobo, aí complica.

Última edição:
Não é se fazer de bobo. Se vc não leu então leia a matéria lá de cima, que o outro user ali até viu, pra fazer uma obra dessas se gasta rios e mais rios de dinheiro e se for algo que implique em ficar pagando a vida toda pra todo mundo ou que fique bem salgado os moradores (e o síndico junto) vão me mandar (com o perdão da expressão) tomar no cu. Não sou eu que não quero, por mim derrubariam tudo e construiriam tudo novo, mas se eu tiver que vender meu rim só pra ter uma internet melhor então não tem como.

Eu vou repetir porque parece que vc é que não está entendendo: condomínio nenhum deste planeta faria isso pra apenas 1 entre 6 moradores e aposto o quanto vc quiser que mesmo que os 6 quisessem a Vivo e ainda por cima fibra não se sujeitariam a passar por tamanho transtorno. É fácil pra caralho ficar conjecturando que da pra fazer assim e assado, mas quando se trata de fazer uma modificação dessa magnitude ainda mais num edifício velho é algo que ninguém, mas ninguém mesmo quer fazer ou mexer.

Você não viu ali a matéria chutando milhares e milhares de reais? Você acha que todo esse transtorno sai de graça?

Enfim, pra não me alongar ainda mais, espero que arrumem uma solução nem que seja fazer uma tubulação só pra Vivo ou pelo menos vejam se da pra puxar direto, porque de resto é fantasia, porra, os caras não tem nem equipamento que detecta onde o cabo está debaixo da terra (acho que é georadar o nome), que custa um nota, vc quer agora que reformem o prédio?

Hahahahaha, vamos rir... acho que vc se esqueceu que mora num país fodido chamado Brasil, isso aqui meu caro se vc mexer é capaz de estragar de vez. Sem contar que implicaria em alterar cabo de outra operadora que pode cortar o acesso à internet do vizinho, em mexer talvez em cabo de energia que alimenta o portão de garagem....

Eu não quero nem pensar pra não me estressar mais ainda. E afirmo que o técnico ia instalar no esquema de varal, mas o supervisor é que pediu pra parar. Esse pessoal de fibra quer é melzinho na chupeta e vender só pra vários. Releia a minha explicação sobre o downgrade dos 50 mega e reflita como funcionários preguiçosos e mal intencionados por si só são capazes de detonar com uma empresa.

Felizmente tudo deu certo e hj tenho fibra que tento sonhava, mas não deixa do prédio ter essa culpa por não ter se atualizado à novas instalações tudo por conta dos condôminos de outros anos recusarem pq iria ter gastos. Ora, é óbvio que vai ter, mas será um gasto visando a longo prazo e pra colocar isso na cabeça de alguém que não entende de infraestrutura e tem o maldito pensamento de "se está funcionando agora, não precisa mexer pq tá bom" é foda.

... Tem gente q num sabe e nem quer saber diferença entre fiber, coaxial, metálico, ar. Tem gente q acha o mais moderno ter internet 4G sem precisar instalar nada em casa.

No ap da MRV q eu infelizmente comprei e só dá prejuízo, eu cobrei tubulação pra passar UTP, disse q era um absurdo construirem prédio novo - quase 10 anos atrás! - sem tubulação pra cabeamento estruturado... a vendedora me disse na cara lavada q num precisa mais pq é só usar WiFi!!!

Se num querem, azar o deles. Oq me deixa indignado é alguém ter a oportunidade de ajudar outra pessoa, necessitada, e num aceitar por maldade, mesquinharia. Algo q ele depois vai se beneficiar. Fiber, uma vez instalada, vai ficar lá 50 anos sem precisar trocar!!

É fiber, tenho instalado aqui e posso garantir. Procure posts anteriores meu q eu detalho como é e como foi feita a instalação.

Se te venderem e ainda colocarem na fatura e ser ADSL, pode processar por propaganda enganosa.

ate nos 50Mb a vivo pode instalar via VDSL, as únicas velocidades que obrigatoriamente são instaladas na fibra são as de 100Mb pra cima.

ti falar que aqui na minha rua como só tem a rede de fibra eles usam gpon tb pra instalação de velocidades menores, nos locais aonde tem as duas redes não tenho a minima ideia de qual eles dão prioridade pra instalação.

Vou te dizer q não hein. Se eles falam só a velocidade e omitem a tecnologia de last mile, aí eles podem usar oq bem entenderem. Agora, se falam q é uma certa tecnologia, eles tem q cumprir.

Podem por exemplo fazer como a Escuro, "Claro Gamer Ultra Mega Power", usar termos genéricos. Agora, se chamarem "Vivo Fibra", tem q ser fibra, acabou, pq existe essa tecnologia.

É como se fizessem um plano "Velox ADSL" e te dessem um dial up com ligação ilimitada pro telefone do provedor. Poderiam chamar o plano de "Velox Tempo Ilimitado" e dar dial up pra vc ficar ligando o dia inteiro pagando um valor fixo. E, ainda assim, se no marketing te induzissem a entender q "tempo ilimitado" é uma tecnologia nova diferente do dial up, vc ainda estaria coberto pelo CDC q diz q a propaganda é enganosa por omissão de informação ou indução de erro.

Outro exemplo é ADSL x ADSL2 x VDSL. ADSL é limitado a 5Mbps, ADSL2 a 15Mbps e VDSL a 50Mbps. Se vc contrata 2Mbps, eles vão preferir te colocar no ADSL. Mas, se num tiver porta suficiente no DSLAM ADSL, eles tem q te colocar no ADSL2. Nada impede de colocarem alguém em VDSL com velocidade de 5Mbps.

Se venderem "Vivo Fibra" de 5Mbps, vão ter q te colocar em fiber, mesmo ADSL suportando a velocidade.

Eles faziam isso mesmo. é Pq o backbone num aguentava todo mundo nessa velocidade, eles queriam vender em quantidade, e queriam proteger o pessoal de belorizonte.

Lembro há décadas qd tava viajando de ônibus e vi eles passando a fibra do lado a estrada. Passou por toda a MG050 até Divinópolis. Depois liberaram ADSL pra contratação, eu fui o 1º da cidade a instalar. Depois disso *nunca mais* fizeram obra pra expandir a capacidade do backbone.

Ficaram quase 20 anos limitando todo mundo a 256Kbps. Em Belorizonte já tinha 2Mbps e a gente nada de expandir. Até eu sair da cidade, nunca liberaram nem 512Kbps. Fiquei sabendo q depois q provedores pequenos começaram a investir eles liberaram 2Mbps. Deixaram a gente preso no 256Kbps pra q o pessoal de Belorizonte pudesse ter velocidade maior.

O mesmo pra área de cobertura. Colocaram o DSLAM num imóvel comercial onde na época da Telemig era o atendimento deles, a gente podia ir lá e ser atendido pesencialmente! Aí a gente q morava perto desse imóvel tinha ADSL. O resto da cidade ficou sem. Eles prometeram logo no início q iam expandir pra outras centrais. *Nunca* expandiram! NUNCA! Até hoje tem só 1 DSLAM na cidade.

Num duvido q eles arrependeram de ter levado ADSL pra gente, e se num tivesse sido a boa alma de algum gerente ter ordenado passarem a fiber pela rodovia, ainda hoje estariam oferecendo só dial up lá!

... Tem gente q num sabe e nem quer saber diferença entre fiber, coaxial, metálico, ar. Tem gente q acha o mais moderno ter internet 4G sem precisar instalar nada em casa.

No ap da MRV q eu infelizmente comprei e só dá prejuízo, eu cobrei tubulação pra passar UTP, disse q era um absurdo construirem prédio novo - quase 10 anos atrás! - sem tubulação pra cabeamento estruturado... a vendedora me disse na cara lavada q num precisa mais pq é só usar WiFi!!!

Se num querem, azar o deles. Oq me deixa indignado é alguém ter a oportunidade de ajudar outra pessoa, necessitada, e num aceitar por maldade, mesquinharia. Algo q ele depois vai se beneficiar. Fiber, uma vez instalada, vai ficar lá 50 anos sem precisar trocar!!
Não sei como vc não deu risadas quando ela falou isso. Se fosse eu já estaria dando vários motivos dos quais essa resposta dela não tem nada a ver e só iria prejudicá-la. Mas é isso que vc falou msm, as pessoas acham que internet é como se fosse 4G, é só ter uma antena fora do prédio que a internet funcionará de boas. A tubulação que eu consegui fazer com que o síndico colocasse visava exatamente isso, ajudas os outros moradores a terem seu livre arbítrio de escolherem quaisquer provedores de internet para usarem sem problemas.

E posso de dizer mais: Tem condomínios que fiquei sabendo que só houve adequação para realizar a manutenção de tubulação para fibra óptica se NENHUM OUTRO PROVEDOR entrasse no prédio. Se fosse escolher outro que usasse outra tubulação que os condôminos criassem. Olha só a patifaria que acontece e isso não é só aqui no meu bairro não, tem bairros de bacanas onde isso é "comum" de acontecer msm sendo proibido por lei!
É fiber, tenho instalado aqui e posso garantir. Procure posts anteriores meu q eu detalho como é e como foi feita a instalação.

Se te venderem e ainda colocarem na fatura e ser ADSL, pode processar por propaganda enganosa.
Não tenho como saber se é fibra pq não nenhum pessoal da Vivo realizando instalações de fibra nos postes aqui perto do bairro e da região, somente a caixa emenda que mostrei na imagem onde quem realizou a instalação foi o pessoal da Algar Tech. Sei disso pq eu vi no carro dos técnicos a logomarca com essa escrita. E a Vivo está cobrando na fatura os 15mb ADSL que eu contratei como sendo Fibra, sendo que é uma baita mentira. Eu só não processo pq estou para cancelar essa internet, mas preciso ir no consumidor.gov pq eles estão querendo me cobrar multa pra desvincular o plano de internet com o do delefonfe com a justificativa que é um único pacote só que foi contratado, sendo que a última vez que fiz um pedido para aumentar a internet (na vdd nem pedi, ameacei cancelar a internet e me ofereceram esse plano do nada alegando que era somente para clientes antigos) foi em Dezembro de 2017! Se fosse algum plano "casado" já era pra ter terminado em Dezembro de 2018.

Vou te dizer q não hein. Se eles falam só a velocidade e omitem a tecnologia de last mile, aí eles podem usar oq bem entenderem. Agora, se falam q é uma certa tecnologia, eles tem q cumprir.

Podem por exemplo fazer como a Escuro, "Claro Gamer Ultra Mega Power", usar termos genéricos. Agora, se chamarem "Vivo Fibra", tem q ser fibra, acabou, pq existe essa tecnologia.

É como se fizessem um plano "Velox ADSL" e te dessem um dial up com ligação ilimitada pro telefone do provedor. Poderiam chamar o plano de "Velox Tempo Ilimitado" e dar dial up pra vc ficar ligando o dia inteiro pagando um valor fixo. E, ainda assim, se no marketing te induzissem a entender q "tempo ilimitado" é uma tecnologia nova diferente do dial up, vc ainda estaria coberto pelo CDC q diz q a propaganda é enganosa por omissão de informação ou indução de erro.

Outro exemplo é ADSL x ADSL2 x VDSL. ADSL é limitado a 5Mbps, ADSL2 a 15Mbps e VDSL a 50Mbps. Se vc contrata 2Mbps, eles vão preferir te colocar no ADSL. Mas, se num tiver porta suficiente no DSLAM ADSL, eles tem q te colocar no ADSL2. Nada impede de colocarem alguém em VDSL com velocidade de 5Mbps.

Se venderem "Vivo Fibra" de 5Mbps, vão ter q te colocar em fiber, mesmo ADSL suportando a velocidade.

cara a vivo é toda errada com os nomes dos planos, todos os planos da rede de cobre da antiga gvt estão sendo vendidos como vivo fibra, e adivinha? nada é feito com relação isso :shrug: , e não to defendendo a morto se eu fosse cliente de xDSL e viesse na conta como "vivo fibra" eu msm já teria processado ela.

o que citei é, que ate a velocidade de 50Mb a vivo instala o que tiver disponivel na rua seja cobre ou fibra e vai chamar o plano de fibra de qual quer jeito, pra garantir 100% de instalação fibra nela só planos a partir de 100Mb.

Essa de não liberar velocidades mesmo anunciando que as vende porque a operadora não investiu em backbone e em expandir a rede até as minhas pregas sabem. Mas vem cá, você acha que isso impede a Vivo ou qualquer outra de cometer crime contra o Código do Consumidor e anunciar algo que é incapaz de fornecer? Não. Eles e todos os outros na cara de pau fazem isso mesmo, só idiotas acreditam que é de interesse da operadora vender a velocidade mais alta possível, não meu filho, ela está ali como estratégia de marketing, pra ancoragem de preços, pra qualquer coisa, menos pra que 99% contrate.

É só ver o que fizeram com minha rua. Eu era da GVT desde 2009, em 2011 saí se não me engano de 35 pra 50 mega. Depois que deu problema na tubulação do apto reduziram pra 35. Aí nos anos seguintes (época que inclusive não havia NET a velocidades e condições razoáveis) tiveram a capacidade de reduzir minha rua pra 15 mega (!!!!!!!). Quer dizer, eu estava no 35 e o sistema da GVT dizia que novos assinantes ou velhos não poderiam contratar mais que 15.

Depois de anos é que o 50 mega passou a ser possível de contratar. E quando eu contratei a NET em 2018 não havia possibilidade de fibra. Mas o que eu chamo atenção é que o antigo 100 mega em fibra da GVT já era ofertado desde 2009! E agora que existe 100, 200, 300 mega e tudo em fibra acontece esse problema.

Tudo isso se resume a ALGUÉM TEM QUE PAGAR ESSA CONTA, seja da expansão da operadora pra levar a tecnologia onde não implantou, seja pra adequar o condomínio, seja pra... e os filhas das putas não querem gastar um centavo EM NADA. Ora, mas se não querem deveriam é fazer o que eu sugeri. Só que não, fibra é sempre a mesma história: ou instala pra 50 de uma vez só ou foda-se, não tem viabilidade técnica e tchau.

Porra, há décadas dizemos aqui que a maior cagada foi insistir nesse lixo de cabo metálico, se as operadoras tivessem investido em fibra lá atrás eu não teria tido que contratar a NET e talvez o cabo que tivesse entrando nesse meu armário fosse justamente pra isso.

Bom dia.

Não sei qual o motivo mas fazem 3 semanas que a vivo não troca meu ip, ou melhor, ela até tenta renovar mas quando volta esta com o mesmo ip. Eu mesmo já reiniciei a ONT pot duas vezes e retorna com o mesmo ip, IpV4. Algum inconveniente nisto? Será falta de IpV4? Como sou assinante antigo, tenho ONT Huawei e BHS D-Link DMG 6661, que apresenta problemas com IpV6. Alguém já teve este comportamento?

Alguém me da um help.

Fiz a migração de um plano metálico para um plano fibra de 100M. Por 1 ano a Vivo deveria entregar 200M por degustação, porem isso não ocorreu. Instalaram semana passada, liguei reclamando e a atendente que o vendedor não inseriu a degustação no momento da venda e que se agora quisesse a degustação teria que contratar separado.

Não sei se existi isso de inserir ou não, porem antes da instalação a Vivo me ligou para confirmar o que foi vendido. Lembro claramente da confirmação do plano, 100M + 100M degustação por 12 meses, o problema que não tenho numero de protocolo nem a gravação desta conversa.

O que posso fazer?

Bom dia.

Não sei qual o motivo mas fazem 3 semanas que a vivo não troca meu ip, ou melhor, ela até tenta renovar mas quando volta esta com o mesmo ip. Eu mesmo já reiniciei a ONT pot duas vezes e retorna com o mesmo ip, IpV4. Algum inconveniente nisto? Será falta de IpV4? Como sou assinante antigo, tenho ONT Huawei e BHS D-Link DMG 6661, que apresenta problemas com IpV6. Alguém já teve este comportamento?

e ta ruim é? ta excelente... queria eu não trocar ip a cada 72hrs :mr:

Alguém me da um help.

Fiz a migração de um plano metálico para um plano fibra de 100M. Por 1 ano a Vivo deveria entregar 200M por degustação, porem isso não ocorreu. Instalaram semana passada, liguei reclamando e a atendente que o vendedor não inseriu a degustação no momento da venda e que se agora quisesse a degustação teria que contratar separado.

Não sei se existi isso de inserir ou não, porem antes da instalação a Vivo me ligou para confirmar o que foi vendido. Lembro claramente da confirmação do plano, 100M + 100M degustação por 12 meses, o problema que não tenho numero de protocolo nem a gravação desta conversa.

O que posso fazer?
Você negociou tudo por telefone? Não recebeu nenhum e-mail com a sua solicitação?

Anotar todos os protocolos que te informarem é o básico para conseguir pleitear alguma coisa depois, senão -em tese- fica a sua palavra contra a deles.

Tenta abrir um protocolo no consumidor.gov para pleitear isso, talvez seja mais efetivo mas seria fundamental que você tivesse algum protocolo para informar.

Mais importante que uma velocidade diferente esses protocolos são úteis para pleitear uma cobrança indevida, algo relativamente comum em contratações e mudanças de pacote.

Você negociou tudo por telefone? Não recebeu nenhum e-mail com a sua solicitação?

Anotar todos os protocolos que te informarem é o básico para conseguir pleitear alguma coisa depois, senão -em tese- fica a sua palavra contra a deles.

Tenta abrir um protocolo no consumidor.gov para pleitear isso, talvez seja mais efetivo mas seria fundamental que você tivesse algum protocolo para informar.

Mais importante que uma velocidade diferente esses protocolos são úteis para pleitear uma cobrança indevida, algo relativamente comum em contratações e mudanças de pacote.

Sim, foi por telefone e Whatsapp, com um agente de vendas da Vivo que atende meu condomínio. O problema que esses vendedores são terceirizados. Ele e o gerente dele até estão empenhados em resolver o problema, porem acho que não mandam nada dentro da Vivo principalmente quando é pra resolver problemas.

Sim, foi falha minha não anotar todos os protocolos, mas na teoria a Vivo registra internamente no sistema se for levar isso adiante.
Só não estou sabendo mais a quem recorrer, o 10315 e nada é a mesma coisa. Abri um protocolo na Anatel porem la se vão 5 dias, e ai vence o prazo para eu cancelar todo esse negócio e começar de novo sem tomar a multa.

Sim, foi por telefone e Whatsapp, com um agente de vendas da Vivo que atende meu condomínio. O problema que esses vendedores são terceirizados. Ele e o gerente dele até estão empenhados em resolver o problema, porem acho que não mandam nada dentro da Vivo principalmente quando é pra resolver problemas.

Sim, foi falha minha não anotar todos os protocolos, mas na teoria a Vivo registra internamente no sistema se for levar isso adiante.
Só não estou sabendo mais a quem recorrer, o 10315 e nada é a mesma coisa. Abri um protocolo na Anatel porem la se vão 5 dias, e ai vence o prazo para eu cancelar todo esse negócio e começar de novo sem tomar a multa.
A meu ver isso não é motivo para cancelar dentro do período de 7 dias e nem "cancelar todo esse negócio e começar de novo" pois o molho pode sair mais caro que o peixe.

Em seu lugar eu avaliaria o serviço em si durante este período, na pior das hipóteses te dão um desconto pela velocidade que veio supostamente inferior a que foi oferecida por um agente de vendas/terceiro.

Não sei qual plano você contratou mas a diferença de preço entre 100 e 200Mbps no pacote avulso (apenas internet) é de 15 reais, mudei meu plano na semana passada e informaram não haver mais degustação, talvez esse tenha sido o problema no seu contrato.

Via consumidor.gov também não levará menos de 5~10 dias úteis para te retornarem mas geralmente são bem efetivos e ao menos comigo sempre deram boas soluções. Deixe o chamado em aberto e quando entrarem em contato você pode pleitear o aumento da velocidade, um desconto na fatura ou mesmo ambos.

Essa de não liberar velocidades mesmo anunciando que as vende porque a operadora não investiu em backbone e em expandir a rede até as minhas pregas sabem. Mas vem cá, você acha que isso impede a Vivo ou qualquer outra de cometer crime contra o Código do Consumidor e anunciar algo que é incapaz de fornecer? Não. Eles e todos os outros na cara de pau fazem isso mesmo, só idiotas acreditam que é de interesse da operadora vender a velocidade mais alta possível, não meu filho, ela está ali como estratégia de marketing, pra ancoragem de preços, pra qualquer coisa, menos pra que 99% contrate.

É só ver o que fizeram com minha rua. Eu era da GVT desde 2009, em 2011 saí se não me engano de 35 pra 50 mega. Depois que deu problema na tubulação do apto reduziram pra 35. Aí nos anos seguintes (época que inclusive não havia NET a velocidades e condições razoáveis) tiveram a capacidade de reduzir minha rua pra 15 mega (!!!!!!!). Quer dizer, eu estava no 35 e o sistema da GVT dizia que novos assinantes ou velhos não poderiam contratar mais que 15.

Depois de anos é que o 50 mega passou a ser possível de contratar. E quando eu contratei a NET em 2018 não havia possibilidade de fibra. Mas o que eu chamo atenção é que o antigo 100 mega em fibra da GVT já era ofertado desde 2009! E agora que existe 100, 200, 300 mega e tudo em fibra acontece esse problema.

Tudo isso se resume a ALGUÉM TEM QUE PAGAR ESSA CONTA, seja da expansão da operadora pra levar a tecnologia onde não implantou, seja pra adequar o condomínio, seja pra... e os filhas das putas não querem gastar um centavo EM NADA. Ora, mas se não querem deveriam é fazer o que eu sugeri. Só que não, fibra é sempre a mesma história: ou instala pra 50 de uma vez só ou foda-se, não tem viabilidade técnica e tchau.

Porra, há décadas dizemos aqui que a maior cagada foi insistir nesse lixo de cabo metálico, se as operadoras tivessem investido em fibra lá atrás eu não teria tido que contratar a NET e talvez o cabo que tivesse entrando nesse meu armário fosse justamente pra isso.

Cara eu sou da Jaboatão do Guararapes - PE, mesmo estado que o seu e eu posso te afirmar para você ter fibra de uma grande operadora aqui no estado é a coisa mais difícil que existe, infelizmente você vai ter que ir atrás de um provedor assim como eu fiz na minha cidade. Porque essas operadoras tem todo um plano estratégico de investimento e infelizmente não estão investindo um centavo se quer em Pernambuco ou no Nordeste, eles não vou solucionar seu problema a menos que você chame um técnico da operadora e pague um extra a ele. Se você tiver muito precisado do FTTH sugiro procurar um provedor decente ou se mude para um local que te ofereça uma melhor estrutura de tubulações, do contrário só vai ficar se estressando no Fórum. É uma pena ver diversas regiões do país que pagariam o preço da internet de "qualidade" (FTTH) desprezados por essas grandes operadoras, poderiam já estar faturando milhões de R$ no Brasil, mas como tudo nesse país as coisas não andam e posso te dizer que os "pequenos" provedores no Brasil estão auxiliando muitas pessoas a ter acesso a internet de fibra ótica não tenha medo de contratar um, os preços estão até melhores e não possuem pegadinhas de franquias ou multas como você ver nas grandes Teles. Meu provedor por exemplo me oferece alta disponibilidade e baixa latência a um preço muito acessível.

Não sei qual plano você contratou mas a diferença de preço entre 100 e 200Mbps no pacote avulso (apenas internet) é de 15 reais, mudei meu plano na semana passada e informaram não haver mais degustação, talvez esse tenha sido o problema no seu contrato.

A degustação existe sim, se você consultar os planos no site da Vivo (pelo menos na minha cidade) ainda consta a degustação para aquisição do plano 100M + Telefone que foi o plano que contratei.

Via consumidor.gov também não levará menos de 5~10 dias úteis para te retornarem mas geralmente são bem efetivos e ao menos comigo sempre deram boas soluções. Deixe o chamado em aberto e quando entrarem em contato você pode pleitear o aumento da velocidade, um desconto na fatura ou mesmo ambos.

Valeu, vou tentar por ali também. Se não der vou no PROCON, já estou juntando a documentação.

Pra que não digam que eu tenho má vontade, hoje passei um guia, não deu 3 metros e parou. Mas aí joguei água com detergente nessa tubulação (aliás, eu não, fui contra isso, mas quem estava aqui insistiu) e molhei o guia. A quantidade de fio que entrou alcançou o dobro do percurso. Talvez com o cabo de fibra nem chegue, mas seria o caso de tentar novamente. Aposto que pode até ser que consigam.

No entanto a VIVO agora vem com essa conversa de que são 12 dias úteis, e prometeram retorno dessa equipe de adequação semana passada, e semana passada foi pra hoje, segunda. Ligo hoje e dizem que não tem prazo, que tem de esperar. Porra, que merda é essa, estou com queixa no consumidor.gov.br e o prazo pra resposta vence amanhã, não disseram nada, apenas que receberam a queixa e perguntaram o melhor horário pra ligar, na Anatel reabri hoje a reclamação, realmente estamos fodidos se formos contar com a boa vontade dessa empresa. E eu me fodendo aqui com a NET que esse mês aumentou 40 reais, já que acabou o desconto de 1 ano. Agora é 160 reais por 120 mega e esse upload porco de 10.

Eu sabia que quando a Telecomica comprou a GVT o resultado seria esse... uma tragédia anunciada.

Pra que não digam que eu tenho má vontade, hoje passei um guia, não deu 3 metros e parou. Mas aí joguei água com detergente nessa tubulação (aliás, eu não, fui contra isso, mas quem estava aqui insistiu) e molhei o guia. A quantidade de fio que entrou alcançou o dobro do percurso. Talvez com o cabo de fibra nem chegue, mas seria o caso de tentar novamente. Aposto que pode até ser que consigam.

No entanto a VIVO agora vem com essa conversa de que são 12 dias úteis, e prometeram retorno dessa equipe de adequação semana passada, e semana passada foi pra hoje, segunda. Ligo hoje e dizem que não tem prazo, que tem de esperar. Porra, que merda é essa, estou com queixa no consumidor.gov.br e o prazo pra resposta vence amanhã, não disseram nada, apenas que receberam a queixa e perguntaram o melhor horário pra ligar, na Anatel reabri hoje a reclamação, realmente estamos fodidos se formos contar com a boa vontade dessa empresa. E eu me fodendo aqui com a NET que esse mês aumentou 40 reais, já que acabou o desconto de 1 ano. Agora é 160 reais por 120 mega e esse upload porco de 10.

Eu sabia que quando a Telecomica comprou a GVT o resultado seria esse... uma tragédia anunciada.

E segue a saga do rapaz se humilhando pra ter uma Vivo fibra kkkkk. Confesso que to com pena do cidadão.

E eu me f****** aqui com a NET que esse mês aumentou 40 reais, já que acabou o desconto de 1 ano. Agora é 160 reais por 120 mega e esse upload porco de 10.
Aqui não é o local mais adequado mas já pensou em gastar um pouco desse fosfato para tentar reduzir sua fatura na NET/Claro?

Como sua fidelidade acabou não é difícil conseguir pagar até menos do que estava pagando antes.

E se possível tenta maneirar um pouco no linguajar, ninguém é obrigado.

Qualquer desconto que qualquer operadora aplique JAMAIS deixa de vincular por um período que sempre é de + 1 ano.

Se eu saí da fidelidade agora que completou 1 ano é claro que não vou entrar de novo. Eles não vão ser bobos de me dar desconto algum pra daqui a 1 mês eu cancelar.

Com a VIVO também sempre foi assim. Quando completava 1 ano eu sempre precisava passar o atendente na conversa pra ele reduzir a mensalidade (ops, reduzir não, manter o desconto).

Users who are viewing this thread

Voltar